RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 10:59 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 2256 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149 ... 151  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 12:18 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Dom Mar 24, 2013 10:31 pm
Mensagens: 10
Localização: Campo Grande-MS
João Victor escreveu:
Então é brushless... É só ler no manual a clasula "Calibration".
No geral é assim:

1º) Ligue o Rádio
2º) Com o ESC desligado você vai segurar apertado o botão de SETUP ao lado do botão LIG/DESL e ligar o ESC
3º) Com o controle ligado e na posição NEUTRO (Sem acelerar ou Freiar) você deve apertar o botão de SETUP (Vai piscar 1 vez a luz verde). Isso pode ser uns 3 segundo depois de ligar o ESC. Primeiro passo OK
4º) Com o acelerador no máximo (gatilho pra trás) você dever apertar mais uma vez o botão de setup (Vai piscar 2 vezes). Segundo passo ok
5º) Com o freio no máximo (gatilho pra frente) você dever apertar mais uma vez o botão de setup (Vai piscar 3 vezes). Terceiro passo ok.


Obs: tirado de um post do usuário WanderleiLeite



João Victor,
Fiz essa programação, inclusive é assim que está no manual do ESC.
Porém a RÉ continua muito fraca.... :( :? :cry: :putz:

_________________
Minhas qualificações:
viewtopic.php?f=3&t=41500


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 8:15 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
rodrigoibrito1 escreveu:
Pessoal, boa noite.
Venho pedir ajuda a vocês que são perito no assunto pois estou com um problema que está me desanimando.
Oque acontece é que eu não consigo alinhar meu rc, ele não anda reto de jeito nenhum.
Fiz um upgrade colocando um combo leopard 9t nele, mais não consigo acelerar nem a metade pois o rc anda desgovernado.
Já fiz de tudo, comprei até um paquímetro para deixar os links de toe e camber exatamente com o mesmo tamanho para ver se resolvia, mas não resolveu.
Já refiz suspensão, as rodas giram aparentemente com a mesma facilidade sem nada prendendo...
A última coisa que estou pensando agora é blocar os diff pra ter certeza que não tem uma roda puxando mais que a outra, e se não der, não sei mais oque fazer.
Alguém tem alguma ideia?
Comprei o rc faz alguns dias, e ainda não consegui brincar valendo com ele.

Obrigado e boa diversão. :)


Buenas, Rodrigo!

QUando o teu carro desgoverna, pode ser uma de duas coisas: Ou está com problema no canal do rádio, ou está com folga na roda.

Faça assim: prá testar o rádio, experimente pegar um emprestado com alguém, ou se tiver outro, troque todo o conjunto. Teste. Se continuar igual, é pq não é o rádio.
Prá testar se a roda não está frouxa, com o carro suspenso, acelere o máximo e veja se tem trepidação. Experimente mexer na roda com a mão mesmo, e veja se tem folga. Também com o carro suspenso, vire a direção bem devagar para os lados, e veja se ela tranca ou fica parada depois de virar. Depois vire rápido, e veja o que acontece.

Não creio que o problema seja no teu diff, mas tb vale a pena abrir e lubrificar também. Outra coisa, veja se vc não tem um rolamento travando, se não tem sujeira no conjunto, etc. Como vc disse que refez a susp, não deve ser isso, mas não custa tentar...

No mais, tb não sei o que pode ser. Talvez pilha fraca no rádio, mas aí é barbada de resolver... hehehe

Boa sorte aí com o problema.

[]'s

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 11:35 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
Bushido escreveu:
rodrigoibrito1 escreveu:
Pessoal, boa noite.
Venho pedir ajuda a vocês que são perito no assunto pois estou com um problema que está me desanimando.
Oque acontece é que eu não consigo alinhar meu rc, ele não anda reto de jeito nenhum.
Fiz um upgrade colocando um combo leopard 9t nele, mais não consigo acelerar nem a metade pois o rc anda desgovernado.
Já fiz de tudo, comprei até um paquímetro para deixar os links de toe e camber exatamente com o mesmo tamanho para ver se resolvia, mas não resolveu.
Já refiz suspensão, as rodas giram aparentemente com a mesma facilidade sem nada prendendo...
A última coisa que estou pensando agora é blocar os diff pra ter certeza que não tem uma roda puxando mais que a outra, e se não der, não sei mais oque fazer.
Alguém tem alguma ideia?
Comprei o rc faz alguns dias, e ainda não consegui brincar valendo com ele.

Obrigado e boa diversão. :)


Buenas, Rodrigo!

QUando o teu carro desgoverna, pode ser uma de duas coisas: Ou está com problema no canal do rádio, ou está com folga na roda.

Faça assim: prá testar o rádio, experimente pegar um emprestado com alguém, ou se tiver outro, troque todo o conjunto. Teste. Se continuar igual, é pq não é o rádio.
Prá testar se a roda não está frouxa, com o carro suspenso, acelere o máximo e veja se tem trepidação. Experimente mexer na roda com a mão mesmo, e veja se tem folga. Também com o carro suspenso, vire a direção bem devagar para os lados, e veja se ela tranca ou fica parada depois de virar. Depois vire rápido, e veja o que acontece.

Não creio que o problema seja no teu diff, mas tb vale a pena abrir e lubrificar também. Outra coisa, veja se vc não tem um rolamento travando, se não tem sujeira no conjunto, etc. Como vc disse que refez a susp, não deve ser isso, mas não custa tentar...

No mais, tb não sei o que pode ser. Talvez pilha fraca no rádio, mas aí é barbada de resolver... hehehe

Boa sorte aí com o problema.

[]'s


Boas.
Então cara, Já refiz os diff, fiz limpeza nos rolamentos com wd-40 depois lubrifiquei com óleo, e fiz suspensão. Já medi com paquímetro os links do toe e camber pra deixar idênticos, já zerei trim e alinhei com paquímetro a mesma distância para os dois lados também.

Quanto a folga na roda, tem um pouco sim, que me parece ser normal, está com sextavado de alumínio e tal.
Não acredito ser o rádio...
Agora uma coisa que eu percebi, é que o servo nunca volta para a posição original dele no neutro, a roda sempre fica um pouco mais virada pro lado que você vira o carro. acho que está ai o problema, só não sei como resolver.

E quanto a temperatura, sabe me dizer se não suportar deixar a mão no motor por estar quente está além dos 80°?

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 8:35 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
alguém? :/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Abr 26, 2014 8:45 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
rodrigoibrito1, isso já aconteceu comigo, e pode ser duas coisas: Salva servo frouxo.

Imagem

Tá vendo ali onde tem a porca? Em baixo dela não tem um anel prateado? Gira aquele anel prateado no sentido horário, até ficar bem firme,
ande com o automodelo e veja se ele está indo reto sem perder o controle.

Caso não resolva, sem dúvidas é o segundo problema: Engrenagem do servo quebrada (se for o servo original, provavelmente é isso), o servo original é de plástico, e de qualidade bem podre, ele quebra com uma facilidade incrível, pra resolver só comprando outro com engrenagens de metal.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2014 9:15 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
rodrigoibrito1 escreveu:
alguém? :/


Rodrigo, sobre a temperatura, é muito relativo. Esquentar pouco ou muito depende da qualidade do teu motor.

Eu tinha um Himoto Mastadon 1/18, que no final da bateria original (uma NiMH de 800 mAh), esquentava bastante o motor. Era um RC370, brushed. Nos brusheds, é normal esquentar, claro que não exageradamente, pois o motor tem atrito interno das escovas. Todo atrito gera calor (obrigado, aulas de física do colégio!), mas em demasia pode comprometer a estrutura interna, além de diminuir a vida útil já pequena do motor brushed.

Se for o caso de um brushless esquentando, aí pode ser problema sim. Se você não consegue segurar o motor de tão quente, é porque ele está recebendo muito mais energia do que precisa, o que não necessariamente vai deixá-lo mais rápido. É como o motor de um carro que está regulado para receber uma certa quantidade de combustível, mas recebe mais do que essa regulagem. Vai render quase a mesma coisa, e vai haver desperdício de combustível.

Uma regulagem do ESC pode resolver, mas o ideal é verificar se o seu ESC e o seu motor são compatíveis. ESC's com maior amperagem normalmente pedem motores mais potentes. Se o seu motor é "fraquinho" , você precisa de um ESC de menor amperagem ou de um motor mais fodinha.

Sobre estar ou não aquecendo em demasia, ficar com o motor na mão é um parâmetro muito amplo para estabelecer um superaquecimento. Tente comprar um termômetro para ter certeza, pois não é tão caro quanto comprar um motor novo, caso o seu queime. Mas se ele é brushless e vc não consegue encostar nele sem queimar os dedos, já é um mau sinal.

[]'s

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 2:16 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
João Victor escreveu:
rodrigoibrito1, isso já aconteceu comigo, e pode ser duas coisas: Salva servo frouxo.

Imagem

Tá vendo ali onde tem a porca? Em baixo dela não tem um anel prateado? Gira aquele anel prateado no sentido horário, até ficar bem firme,
ande com o automodelo e veja se ele está indo reto sem perder o controle.

Caso não resolva, sem dúvidas é o segundo problema: Engrenagem do servo quebrada (se for o servo original, provavelmente é isso), o servo original é de plástico, e de qualidade bem podre, ele quebra com uma facilidade incrível, pra resolver só comprando outro com engrenagens de metal.


Oi João, já fiz o aperto desta porca anteriormente, e não resolveu.
O servo ainda não troquei para testar pois não tenho nenhum substituto no momento. Irei desmontar o rc por completo limpando e tirando folgas para ver se resolve.

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 2:21 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
Bushido escreveu:
rodrigoibrito1 escreveu:
alguém? :/


Rodrigo, sobre a temperatura, é muito relativo. Esquentar pouco ou muito depende da qualidade do teu motor.

Eu tinha um Himoto Mastadon 1/18, que no final da bateria original (uma NiMH de 800 mAh), esquentava bastante o motor. Era um RC370, brushed. Nos brusheds, é normal esquentar, claro que não exageradamente, pois o motor tem atrito interno das escovas. Todo atrito gera calor (obrigado, aulas de física do colégio!), mas em demasia pode comprometer a estrutura interna, além de diminuir a vida útil já pequena do motor brushed.

Se for o caso de um brushless esquentando, aí pode ser problema sim. Se você não consegue segurar o motor de tão quente, é porque ele está recebendo muito mais energia do que precisa, o que não necessariamente vai deixá-lo mais rápido. É como o motor de um carro que está regulado para receber uma certa quantidade de combustível, mas recebe mais do que essa regulagem. Vai render quase a mesma coisa, e vai haver desperdício de combustível.

Uma regulagem do ESC pode resolver, mas o ideal é verificar se o seu ESC e o seu motor são compatíveis. ESC's com maior amperagem normalmente pedem motores mais potentes. Se o seu motor é "fraquinho" , você precisa de um ESC de menor amperagem ou de um motor mais fodinha.

Sobre estar ou não aquecendo em demasia, ficar com o motor na mão é um parâmetro muito amplo para estabelecer um superaquecimento. Tente comprar um termômetro para ter certeza, pois não é tão caro quanto comprar um motor novo, caso o seu queime. Mas se ele é brushless e vc não consegue encostar nele sem queimar os dedos, já é um mau sinal.

[]'s


Brushido, obrigado pela resposta.
Eu uso um combo brushless leopard 9t com esc 60 amperes, vou providenciar um termômetro, não há escolha.
Só fiquei confuso quanto a uma coisa, não é o motor que puxa a energia ao invés do esc fornecer como você disse?

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 3:04 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
O ESC alterna a voltagem, assim controlando a velocidade, mas quem determina a corrente é o motor...
E sobre o servo, se ele estiver com engrenagem quebrada, tente girar o servo com a mão e veja se não dá estalos, ou tem uma folga...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2014 11:45 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
É, perdi o tesão!
Desmontei o rc inteiro, peça por peça, em busca de peças trincadas ou tortas, aproveitando também para fazer uma limpeza minuciosa e lubrificação onde necessário. Acontece que após esse trabalho todo não consegui resolver o problema, o rc continua puxando para os lados, e agora parece até estar pior que antes.
Não consigo usar mais que meio gatilho apertado que fica incontrolável. Deixo alinhadinho coisa de horas medindo no paquimetro e tudo e nada resolve. Quando acelera forte puxa pr direita, quando freia puxa pra esquerda, as vezes puxa pro lado que quiser. Tá uma bosta. Perdi o tesão mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2014 11:52 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
O problema não é alinhamento, ja sabia faz tempos... Trocar de servi provavelmente vai resolver, e caso não resolva, o sistema de radio com algum problema. De qualquer forma, vc ja apertou o salva servo?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2014 12:05 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
João Victor escreveu:
O problema não é alinhamento, ja sabia faz tempos... Trocar de servi provavelmente vai resolver, e caso não resolva, o sistema de radio com algum problema. De qualquer forma, vc ja apertou o salva servo?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Sim. Já deixei bem apertado para ver se resolvia e nada.
O servo é novo, usei tres ou quatro vezes antes de por no himoto, nao apresenta nenhuma folga ao forçar com a mão.
A ùnica coisa que está meia desrregulada é o balanceamento do rc. Um lado mais pesado que o outro. Da pra perceber ate olhando pro chassi um lado mais alto que o outro. Tentei fazer um ajuste no parafuso alen que tem na bandeja pra deixar os amortecedores tensionados da mesma forma e regular a altura do chassis para equelibrar os lados e tambem nao resolveu.
Tenso. Já tentei de tudo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2014 12:10 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mesmo com ele na mão, quando vc acelera ele vira?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2014 12:14 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
Eu não sei, esse é meu primeiro automodelo, nunca vi outro himoto andando, nem ao menos outro rc andando de perto.
Mais imagino que o rc tem qualidade o bastante para andar em linha reta, não?
Ele é assim desde que era motor latinha, só que como não atingia muita velocidade dava pra segurar. Agora com o combo leopard e relacao bem longa nao consigo passar dos 42 km/h.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2014 12:16 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Ago 29, 2012 7:53 pm
Mensagens: 22
João Victor escreveu:
Mesmo com ele na mão, quando vc acelera ele vira?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Não. Na mão na mexe a direção.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 2256 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149 ... 151  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB