RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 1:02 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 59 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 5:56 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Muito bom stormridersp! será que vale a pena pegar um desses, ou um Sakura Zero, com o intuito de fazer Drift? Considerando preço e facilidade de encontrar peças. To pensando em trocar de chassi logo menos. Não citei o Sakura D3 CS, pois não pretendo fazer CS com ele. :wink:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 1:11 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Felipe, eu não tenho mta experiencia com drift porém sei que o Sakura é um otimo chassis e muito em conta tbm. O XV-01 é Tamiya e sua qualidade é indiscutivel, os japoneses são culturalmente perfecionistas em tudo o que fazem, porém são mais caros também. Ambos possuem uma infinidade de hop-ups.

O que eu posso te dizer sobre o XV-01 como drifter é o que eu li e vi em videos no youtube. O XV-01 é uma evolução do TA-03F; também 4x4, correia, motor dianteiro e por isso, com o peso distribuido mais na frente do chassis, a traseira fica mais solta mas ao mesmo tempo, muito mais controlavel. Entre o Sakura e o XV-01 Drift, honestamente não sei qual o melhor. Sei que o tamiya tem uma pegada muito mais real que o Sakura.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 1:37 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
stormridersp escreveu:
Felipe, eu não tenho mta experiencia com drift porém sei que o Sakura é um otimo chassis e muito em conta tbm. O XV-01 é Tamiya e sua qualidade é indiscutivel, os japoneses são culturalmente perfecionistas em tudo o que fazem, porém são mais caros também. Ambos possuem uma infinidade de hop-ups.

O que eu posso te dizer sobre o XV-01 como drifter é o que eu li e vi em videos no youtube. O XV-01 é uma evolução do TA-03F; também 4x4, correia, motor dianteiro e por isso, com o peso distribuido mais na frente do chassis, a traseira fica mais solta mas ao mesmo tempo, muito mais controlavel. Entre o Sakura e o XV-01 Drift, honestamente não sei qual o melhor. Sei que o tamiya tem uma pegada muito mais real que o Sakura.


Ah entendi! Obrigado pela opinião e não deixe esse tópico morrer!!! :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 28, 2012 1:46 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Hoje de manha cedinho, antes do trabalho, "terminei" de montar o XV-01 PRO. Faltam alguns detalhes como os suportes das bolhas, e os paralamas e as proteções contra sujeira. Fora isso, preciso encontrar uma solução para aumentar o alcance dos cabos do motor/esc, pois como o motor é dianteiro e o ESC fica posicionado em seu compartimento, localizado mais atrás do chassis, o fio ficou um pouco curto!

Imagem



A montagem foi rapida, mas eu honestamente achei algumas partes um tanto dificeis. Algumas dicas de montagem:

1- Logo no inicio, na montagem dos diferenciais, o kit necessita umas chaves do tipo allen um pouco incomuns, bem pequenas. Na pressa eu acabei lixando com cuidado uma daquelas allen em "L", que vem nos kits normais da Tamiya, com uma Dremel, até conseguir usar nesses parafusinhos. Recomendo a todos que antes de começar a montagem, comprei um desses kits de chaves allens de modelismo.

2- Durante toda a montagem sempre mantive um laptop por perto, sintonizado no youtube no canal de um modelista japones, o tosibon1969. Ele filmou toda a montagem do XV-01 PRO, em HD. O que surpreendo nos videos é o perfecionismo e organização da cultura japonesa. Os videos seguem o manual, capitulo por capitulo. Primeiro ele poe na mesa todos os compenentes que irá utilizar, previamentes preparados e em seguida executa a montagem.

Esses videos são uma PUTA ajuda, uma verdadeira MÃO NA RODA! Sempre que apareciam qualquer duvidas, eu consultava os videos e 99,9% da vezes, ali estava a solução mais rapida e eficaz!

3- Quase todas as conexões do chassis são por ball joints. Eu particularmente tive problemas com esse tipo de conexão no meu DF-03ra. Com o passar do tempo, de tanto por e tirar, abrir e fechar, as ball joints acabaram enfraquecendo e hoje em dia é muito frequente as partes soltarem em batidas e capotadas. Os ball joints que vieram com o XV-01 são claramente muito mais rigidas que as do DF-03ra, mas como precaução, evitarei ao maximos desconta-las. Vale notar que para quase todas as ball joints desse kit, vieram espuminhas para protege-las contra sujeira.

4- Outra grande dificuldade que tive, que na verdade sempre tive em todos os meus kits tamiya, é parafusar os ball joints nos seus respectivos bracinhos. O XV-01 PRO vem com 5 bracinhos desses, TRF e ajustaveis, 2 na frente (ajuste de direção), 1 no servo e outros dois atrás (ajuste de toe-in/out). Antigamente sempre os montei na mão mesmo, na "raça" até começar a sair pele dos dedos, mas nesse kit depois montar os 2 primeiros e sabendo que ainda haveriam outros mais, resolvi improvisar uma ferramenta:

Vendo os videos do tosibon no youtube, vi que ele tem todas as ferramentas de modelismo, tamiya, possiveis e imagináveis. Uma delas era uma chave especifica para montar esses "ball joints". Fora isso ele também tinha tambem um alicate de ponta, com dentes de plastico, para não danificar as partes mais frageis. Pra quem tbm mora no Brasil e tbmnão tem acesso a todas essas ferramentas, aqui vai a minha solução (precaria!), mas que funcionou bem.

Imagem
1- Corte um pequeno pedaço de plastico de uma das arvores de peças do kit.

Imagem
2- Adapte o pedaço de plastico para que ele fique justo, dentro dessa pequena chave hex

Imagem
3- Fixe o ball join que vc deseja parafusar ali dentro. O importante é ficar bem firme!

Imagem
4- Prepare o alicate com papel dobrado e cubra com durex ou fita isolante.

Imagem
5- Aperte!


abs


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Nov 29, 2012 2:46 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Finalmente, ontem terminei de monta-lo. Próximo passo é refazer a instalação elétrica.
Atualmente estou usando um combo da HobbyKing, o X-Car 45A/3000kv Sensored Brushless Combo. Este foi escolhido por alguns outros amigos para equiparem seus futuros XV-01, assim podemos manter uma padronização nossas competições de rally e on-road.

O problema é que os fios do motor/esc e o cabo do sensor são de aproximadamente 100mm e ficaram muito curtos. Como pode ser visto nas fotos desse chassis, ele é todo lacrado contra sujeira e cada componente tem sua posição especifica dentro do chassis. O ESC fica então localizado la atras e precisa de um cabeamento de aproximadamente 200mm.

Outro problema é a bateria, pois o XV-01 possui uma pequena abertura, também na parte posterior do chassis, por onde passar os cabos. Esse design representa uma pequena dificuldade pra quem tem aquele tipo de bateria em que os fios são conectados perpendicularmente, no topo, um de cada lado, como as Turnigy Nanotec. As baterias da Skylipo, que possuem os cabos no canto superior se adaptam perfeitamente ao chassis. O compartimento da bateria no entanto é bastante espaçoso e acredito que de pra colocar qualquer 2S Hardcase dentro, com poucas modificações.

Imagem

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 02, 2012 1:48 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Hoje posso dizer que o RC está 100% terminado. Graças ao vendedor Hobbysan1000 do ML (http://perfil.mercadolivre.com.br/HOBBYSAN1000), que me entregou os fios e conectores que encomendei em tempo recorde, consegui refazer hoje a instalação eletrica do XV-01. Mais dificil que soldar, foi organizar os fios e os componentes dentro do compartimento de eletronicos do chassis. Tive que modificar um pouco a tampa do ESC, mas o resultado foi bom.

Imagem
Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2012 6:38 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Bem interessante o projeto do chassi! Já fez um test-drive nele? :D


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2012 7:11 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Ago 09, 2009 3:27 pm
Mensagens: 1522
Localização: Viçosa-MG
Muito bacana esse chassis. Duas dúvidas:
1. Cade o cabo do sensor do motor?
2. Não era para o ESC ir ali naquele lugar que tem um espaço pro cooler, aí você tira o cooler do ESC e parafusa ali em cima(onde tá a chave liga-desliga)?

_________________
Venom Creeper Chevy C10 - Escala 1.9
CC01 Isuzu - Acompanhe Aqui
SCX10 Dingo
Losi Strike SC
TA03F Drift Car

Itens a venda AQUI


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2012 9:38 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Felipenotdead escreveu:
Bem interessante o projeto do chassi! Já fez um test-drive nele? :D


Fiz aqui na sala de casa, mas falta o cabo do sensor brushless chegar do RJ. Assim que fizer, posto aqui para dizer qual é do motor dianteiro!!

Posso antecipar uma coisa. Esse carrinho vira MUITO! Não que seja um Subaru WRX, mas sim que a direção esterça muito! Otimo para rally e pistas estreitas.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2012 9:44 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
honaiser escreveu:
Muito bacana esse chassis. Duas dúvidas:
1. Cade o cabo do sensor do motor?
2. Não era para o ESC ir ali naquele lugar que tem um espaço pro cooler, aí você tira o cooler do ESC e parafusa ali em cima(onde tá a chave liga-desliga)?


Valeu! Vc tem bons olhos! O cabo do sensor que veio com o combo era de 100mm, por isso o tirei. Estou esperando chegar um de 200mm que encomendei no ML.

Sobre o ESC, na verdade o problema foi que eu gosto de fixar os ESCs nos meus chassis usando velcro ao inves da fita dupla face e por isso, o ESC ficou demasiado alto, um pouco mais que a tampa do compartimento. Aqueles parafusos que vc notou na verdade são para encaixar a tampa da tampa. O kit vem com duas tampas que possuem respiros e podem ser parafusadas ali, cobrindo as duas caixas de componentes para maxima proteção contra sujeira e terra e lama. Eu na verdade prefiro deixar a caixa do ESC aberta para evitar que superaqueça.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 8:29 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Chegou meu cabo do sensor do brushless, mas infelizmente 200mm ficou curto! Preciso de um cabo de 300mm!!! Com esse de 200mm ja da pra andar, mas tive que trazer o ESC mais pra frente e deixa-lo meio na diagonal. O problema é que assim a tampa do compartimento não fecha.

Imagem
Imagem
Imagem


Enquanto isso vai um video escolhido a dedo pro pessoal:

http://youtu.be/OBeLzPUGfO8


Imagem

abs


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 8:24 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Poxa, que azar heim? E tem pra vender cabo sensor de 300mm? E essas rodas douradas já vieram com o Kit? Eu to procurando feito louco umas brancas dessas e não acho em lugar algum.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 9:04 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Fala chará, o cabo de 300mm ja encomendei do ebay, mas virão desde Hong Kong! As rodas são pintadas. Tenho aqui uma tinta dourada PS-13 da tamiya que uso pra pintar as rodas. Como vai poucas sprayadas, a tinta dura seculos!

Como tive que encomendar no Ebay meu cabo do sensor, aproveitei o frete e incluí uma outra bolha da Tamiya. A do Subaru Impreza WRC 2004, ja pintada de fábrica!

Imagem

abs


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 9:17 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
stormridersp escreveu:
Fala chará, o cabo de 300mm ja encomendei do ebay, mas virão desde Hong Kong! As rodas são pintadas. Tenho aqui uma tinta dourada PS-13 da tamiya que uso pra pintar as rodas. Como vai poucas sprayadas, a tinta dura seculos!

Como tive que encomendar no Ebay meu cabo do sensor, aproveitei o frete e incluí uma outra bolha da Tamiya. A do Subaru Impreza WRC 2004, ja pintada de fábrica!

Imagem

abs


Ah sim, tomara que não demore a chegar! Mas você não respondeu se as rodas vieram com o kit/chassi ou comprou separadas. :mrgreen2:

Essas bolhas da Subaru são lindas demais. Eu tinha uma dessa Imagem
Mas a minha tinha mais detalhes, como o roof-scoop e o aerofólio removiveis. Pena que a vendi com meu outro chassi. :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 10:47 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Felipenotdead escreveu:
stormridersp escreveu:
Fala chará, o cabo de 300mm ja encomendei do ebay, mas virão desde Hong Kong! As rodas são pintadas. Tenho aqui uma tinta dourada PS-13 da tamiya que uso pra pintar as rodas. Como vai poucas sprayadas, a tinta dura seculos!

Como tive que encomendar no Ebay meu cabo do sensor, aproveitei o frete e incluí uma outra bolha da Tamiya. A do Subaru Impreza WRC 2004, ja pintada de fábrica!

Imagem

abs


Ah sim, tomara que não demore a chegar! Mas você não respondeu se as rodas vieram com o kit/chassi ou comprou separadas. :mrgreen2:

Essas bolhas da Subaru são lindas demais. Eu tinha uma dessa Imagem
Mas a minha tinha mais detalhes, como o roof-scoop e o aerofólio removiveis. Pena que a vendi com meu outro chassi. :drinks:


Essa sua eu ainda estou tentando comprar. O dia que encontrar uma com um preço razoavel no ebay, encomendo!

As rodas eu comprei no Rcmart algumas, outras com o arthurposer aqui no forum.

abs


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 59 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB