RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Mar 18, 2024 11:41 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Set 27, 2014 12:16 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 19, 2012 11:38 pm
Mensagens: 404
Localização: TERESINA-PIAUÍ
Pessoal, adquiri um M05 recentemente e venho tendo problemas com o mesmo, o carro não anda em linha reta de jeito nenhum, do nada ele puxa para a direita ou para a esquerda, sem sequer que eu mexa no direcional, já procurei em muitos lugares mas não achei nada que me desse uma solução definitiva pra isso, tava todo empolgado para correr com o danado mas isso tem me chateado, se alguém souber de uma solução, favor me avisar pois to batendo cabeça com isso.
OBS: Montei tudo certinho, troquei o salva servo da tamiya por um da traxxas e deixei o angulo dianteiro positivo deu uma melhorada mas mesmo assim continua com essas oscilações. Detalhe, aqui na minha cidade a negada em peso comprou o M05 e QuASE todos os carros estão com esse problema, puxando muito para os lados na reta, teve gente que ja trocou servo, trocou salva servo, fez upgrade de aluminio da direção e até agora nada. A nossa pista é um pouco acidentada(cimento), não sei se isso vem ao caso.

_________________
Voltando a ativa...


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 02, 2014 7:51 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Fev 03, 2011 12:23 pm
Mensagens: 52
Localização: CAXIAS DO SUL
Cara, se não é folga no sistema de direção, pode ser alguma coisa no diferencial, já vi carros com esses sintomas por estar com pouco silicone no diferencial...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 05, 2014 11:48 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:07 pm
Mensagens: 302
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Probo,

Tanto o M05 quanto o M06 tem uma folga no sistema de direção proposital para no caso de pequenos impactos não ocasionar quebra de nenhuma peça. Um dos poucos up´s realmente necessários no M05 e M06 é o sistema de direção em alumínio, dá muita diferença.

http://www.rcmart.com/3racing-m0515lb-steering-track-p-29674.html?cPath=595_744_1389

Outro erro muito comum em quem começa com os minis é montar as bandejas traseiras invertidas, repare na imagem abaixo que as rodas traseiras ficam apontadas para dentro e não reto ou para fora, isto é crucial para que seu carro ande em linha reta.

Imagem

Na dianteira as rodas devem ter cambagem levemente negativa e grau de convergência divergente ou como chamamos no R/C, TOE OUT.

Imagem

Imagem

No caso do diferencial, o silicone não faz diferença se está usando o diferencial planetário original, pois ele não é lacrado e não foi feito para andar com silicone, e sim graxa...se colocar silicone ele vaza...e se colocar graxa fina ela também vaza quando esquenta. Nós que andamos em campeonatos de Mini normalmente optamos por uma graxa muuuuuito mais espessa da Tamiya, que vem por exemplo no M05 Gold, Pro e no M06 Pro e R.

Imagem

Esta embalagem de 1g é de uso único, ou seja, coloque todo o conteúdo de 1g dentro da caixa planetária. Isto fará total diferença.

Este é o set-up básico do M05 para pistas. Claro, além disso, amortecedores á óleo e rolamentos. Fora isto, o resto é só maquiagem...

Abs,

Richard

_________________
___________________
Yokomo BD7 2015 Black
Tamiya M04
Tamiya M05
Tamiya M05 V2
Tamiya M06
Tamiya TB EVO IV
Tamiya TA03F-R Pro
Bolink Super Sport


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 05, 2014 1:47 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 19, 2012 11:38 pm
Mensagens: 404
Localização: TERESINA-PIAUÍ
rickgodoy escreveu:
Probo,

Tanto o M05 quanto o M06 tem uma folga no sistema de direção proposital para no caso de pequenos impactos não ocasionar quebra de nenhuma peça. Um dos poucos up´s realmente necessários no M05 e M06 é o sistema de direção em alumínio, dá muita diferença.

http://www.rcmart.com/3racing-m0515lb-steering-track-p-29674.html?cPath=595_744_1389

Outro erro muito comum em quem começa com os minis é montar as bandejas traseiras invertidas, repare na imagem abaixo que as rodas traseiras ficam apontadas para dentro e não reto ou para fora, isto é crucial para que seu carro ande em linha reta.

Imagem

Na dianteira as rodas devem ter cambagem levemente negativa e grau de convergência divergente ou como chamamos no R/C, TOE OUT.

Imagem

Imagem

No caso do diferencial, o silicone não faz diferença se está usando o diferencial planetário original, pois ele não é lacrado e não foi feito para andar com silicone, e sim graxa...se colocar silicone ele vaza...e se colocar graxa fina ela também vaza quando esquenta. Nós que andamos em campeonatos de Mini normalmente optamos por uma graxa muuuuuito mais espessa da Tamiya, que vem por exemplo no M05 Gold, Pro e no M06 Pro e R.

Imagem

Esta embalagem de 1g é de uso único, ou seja, coloque todo o conteúdo de 1g dentro da caixa planetária. Isto fará total diferença.

Este é o set-up básico do M05 para pistas. Claro, além disso, amortecedores á óleo e rolamentos. Fora isto, o resto é só maquiagem...

Abs,

Richard


Opa Richard, eu ja tinha notado essas folgas excessivas ao montar, eu to pesando no up da TOP CAD que tem na asiatees, o que acha? Eu to usando silicone de 100.000 no diff dianteiro, eu gostei do resultado, ainda não abri pra não ficar triste com a meleca que deve estar lá, quanto aos amortecedores, eu ja to usando uns de 50mm. Quanto a convergência na dianteira, o meu está negativo, ou seja, tá divergindo a cambagem tá em 0, nem negativa nem positiva. Na traseira eu as bandeijas não estão invertidas, eu já arrumei e a convergência também tá negativa.

_________________
Voltando a ativa...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 05, 2014 10:53 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:07 pm
Mensagens: 302
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Probo,

Eu e praticamente todo o pessoal aqui em SP, rodamos com cambagem negativa, tanto na dianteira, quanto na traseira...perde um pouco na reta, mas vc faz curvas mais redondas, então compensa.

Toe-Out na frente, eu uso bem aberto, Toe-In na traseira original, como neste setup abaixo.

Imagem

Uma coisa que faz o carro ficar incontrolável e o fato de colar o pneu na roda de forma incorreta ou até correta, porém não uniforme, o carro anda "sambando" e pulando. Você está rodando com rodas/pneus originais Tamiya? Será que estão bem colados? Não estão tortos?

Tente rodas/pneus Sweep, Shimizu ou Ride, são os preferidos por aqui. Tem também o HPI X-Pattern, mas está descontinuado então não é fácil achar.

Fora isto verifique se o servo está bem aparafusado, se não há folga no salva servo (caso use). Usamos o Savox 1251MG em peso.

Abs,

Richard

_________________
___________________
Yokomo BD7 2015 Black
Tamiya M04
Tamiya M05
Tamiya M05 V2
Tamiya M06
Tamiya TB EVO IV
Tamiya TA03F-R Pro
Bolink Super Sport


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 05, 2014 10:54 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:07 pm
Mensagens: 302
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Sobre as peças TOPCAD, tem a mesma qualidade da 3Racing ou YeahRacing...a Tamiya tem um alumínio mais forte, mas não compensa o custo. Esta peça tira folga sim, mas o ponto forte é dar uma resposta mais rápida na direção por ter rolamentos.

Abs,

Richard

_________________
___________________
Yokomo BD7 2015 Black
Tamiya M04
Tamiya M05
Tamiya M05 V2
Tamiya M06
Tamiya TB EVO IV
Tamiya TA03F-R Pro
Bolink Super Sport


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 06, 2014 6:07 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 19, 2012 11:38 pm
Mensagens: 404
Localização: TERESINA-PIAUÍ
rickgodoy escreveu:
Sobre as peças TOPCAD, tem a mesma qualidade da 3Racing ou YeahRacing...a Tamiya tem um alumínio mais forte, mas não compensa o custo. Esta peça tira folga sim, mas o ponto forte é dar uma resposta mais rápida na direção por ter rolamentos.

Abs,

Richard


Meu link de direção já ta com rolamento, antes de ontem eu fiz uma parada que deixou o carro bem justo mesmo, coloquei a borracha de um servo blue bird e acabou aquela folga doida na dianteira, falta eu testar o carro na pista. O camber do meu tá zero, tenho que arrumar ou fazer uns links para poder regular a cambagem, pois a minha peça ainda é original. A convergencia tpa negativa, toe out, o carro melhorou bastante nas sambadas depois de fazer isso, falta so testar sem a folga do link de direção e alterando a cambagem. Mais tarde eu posto fotos, pois to cansadaço da viagem e ainda não dormi nadinha.

_________________
Voltando a ativa...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB