Uma questão que deu muita discussão na elaboração do nosso Regulamento para a categoria GT 1/8 EP foi PNEUS.
Segue uma resenha que pode ser útil pra esclarecer alguns pontos.
Ressalto que esta é minha opinião (pessoal, mas prática) sobre o assunto:
- Sweep 45: oferece bom grip, e ótima durabilidade (aguenta mais de 30/45/60 minutos seguidos; fiz mais de 30 packs de bateria de 7 minutos cada, no mínimo com o mesmo jogo e com grip bom). Conjunto de roda/pneu vem relativamente bem balanceado, bem colado, sem roda empenada. Sensível à temperatura (demora 2 volta pra aquecer; ideal para dias amenos). É muito caro. GRIP: 8/10 DURABILIDADE: 9/10 CONTROLE DE QUALIDADE: 9/10 DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa
- Sweep 55: grip menor do que o 45, obviamente, mas provavelmente com uma durabilidade ainda maior. Já fiz mais de 30 packs de bateria - 7 minutos cada, no mínimo - com o mesmo jogo e com desempenho aceitável. Conjunto de roda/pneu vem relativamente bem balanceado, bem colado, sem roda empenada. Sensível à temperatura (demora 3 voltas pra aquecer; ideal para dias muito quentes); GRIP: 7/10 DURABILIDADE: 9/10 CONTROLE DE QUALIDADE: 9/10 DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa
- Combinação Sweep 55 dianteiro e 45 traseiro: fica muito bom no MGT7 eco pois prende mais a traseira e melhora tempos de volta.
- GRP S3 ultra-soft: é um pneu bem macio, demora umas 3 voltas pra aquecer, gruda muito, mas forma "graining", provavelmente pelo fato de ser muito macio (mas existe um composto mais macio que este - o S1). Conjunto pneu/roda vem bem colado e balanceado, mas possui rodas frágeis que empenam facilmente. Preço um pouco mais em conta que o Sweep. GRIP: 9/10 DURABILIDADE: 7/10 (rodas frágeis) CONTROLE DE QUALIDADE: 8/10 DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa
- PMT soft: demora umas 2 voltas pra aquecer, mas dá um grip muito bom, tanto que meu carro ficou com muita "frente", é um pneu do tipo direcional. Parece bem colado e bem montado, roda "dish" tende a empenar menos. Preço alto, mas mais em conta que o Sweep. GRIP: 9/10 DURABILIDADE: Não avaliada CONTROLE DE QUALIDADE: 8/10 DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa
- ALPHARC médio: demora 2 voltas pra aquecer, mas dá um grip razoável a bom. Conjuntos de roda/pneu desbalanceados, de 3 jogos que já usei, todos vieram com pelo menos uma roda empenada quando novos. A cinta de tecido/banda de rodagem abrem antes do final da vida útil do pneu. Durabilidade muito ruim (mal termina uma prova de 30, acaba completamente numa corrida de 45 minutos). Não parece tão sensível à temperatura da pista. Relativamente barato. GRIP: 8/10 DURABILIDADE: 5/10 (desgaste excessivo) CONTROLE DE QUALIDADE: 6/10 (rodas desbalanceadas, falhas prematuras da banda de rodagem) DISPONIBILIDADE NO BRASIL: alta
As condições de teste foram todas na AARCN, com temperaturas ambiente variando de ameno (25°C) até muito quente (37°C), pista de asfalto tratada com VLU, e sem usar nenhum aditivo nos pneus (ressalto uma única experiência, no primeiro desafio Nitro x EP de 60 minutos com o Fofura: usar aditivo Sweep num pneu AlphaRC é péééssimo).
Nenhum dos pneus foi testado em condições escaldantes (temperatura ambiente >40°C).
De todas as opções que eu já testei no meu carro, os pneus Sweep apresenta um desempenho muito bom, combinado à durabilidade e controle de qualidade imbatíveis.
Mas como em qualquer categoria, nem só o desgaste "normal" pode acabar com um pneu. No Formulinha por exemplo, já cansei de perder pneus de espuma novinhos, encostando no mourão na primeira volta.
Com o GT, também pode acontecer. Porradas muito fortes empenam as rodas ou desalinham a suspensão. Por exemplo: perdi um jogo de Sweep 45 dianteiro por desgaste na banda interna porque perdi a regulagem de camber numa porrada.
O custo incial dos pneus Sweep indiscutivelmente é compensado pela durabilidade no mínimo 3 vezes maior e pela maior qualidade/uniformidade de montagem, e minha preferência sem dúvida recai sobre essa marca.
Um abraço!
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