RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Mar 19, 2024 1:08 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Mugen MGT7 eco
MensagemEnviado: Seg Jul 13, 2015 11:31 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Opa, galera!

Este final de semana estreei o meu MGT7 eco.

Montei usando um combo Hobbywing M6B (ESC 150A + motor 4274 2200kv), servo Sanwa HZV-ZV e baterias Trinity RevTech 4s 6950mAh.

Pintei a bolha usando Faskolor nas cores Fasescent Purple e FasFluorescent Orange.

O setup da caixa funcionou bem na nossa pista (AARCN em Niterói) usando pneus Sweep slick 45, só vou precisar alongar um pouco a relação (embora o ideal seria usar um motor com mais Kv neste carro, algo em torno de 2400-2600).

Batemos altos pegas no sábado (3 MGT7 nitro x eu com o eco), mas não tenho vídeos dele andando. Mas qualquer hora aparece na página da AARCN no FB (https://pt-br.facebook.com/aarcnoficial).

Um abraço!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jul 19, 2015 4:26 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Opa, galera!

Este final de semana foi o segundo na pista com o MGT7 eco, e fiz algumas mudanças.

No setup de suspensão não mexi em nada, sigo com o setup recomendado durante a montagem do kit e o carro é um tesão pra pilotar, perfeito usando o pneu Sweep 45.

Mas como eu tinha comentado, ele estava com pouca final em relação aos carros nitro na pista (lembrando que a versão nitro tem câmbio de duas marchas).

Então veio a calhar que tinha feito uma troca de um combo com um amigo e ele me passou um motor TenShock de 2450kv, que gira mais do que o Hobbywing 2200kv que estava nele.

Então, com a mesma relação original (18/44) eu ganhei mais final, e isso me colocou a par dos nitros na final da reta (sendo que no miolo, o torque instantâneo dos motores elétricos continua me dando uma vantagem visível - o carro "estilinga" na retomada, em qualquer ponto de saída de curva).

Também aproveitei pra testar os pneus nacionais Alpha médios (pro regulamento GT nitro, na categoria que vai abrir o ano que vem na AARCN, o regulamento limita para pneus de borracha nacionais).

A impressão que tive é que com acertos do carro dá pra buscar um desempenho próximo aos do Sweep 45, sendo que o carro escapa bem mais de traseira. Particularmente eu gosto de andar com o carro saindo um pouco de traseira, mas embora seja "bonito" de ver, é pouco vantajoso pros tempos de volta.

Enfim, é isso por enquanto.

Abraço!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jul 19, 2015 8:51 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Acompanhando o relato.
Parabéns pelo auto!
Já pensou em motor sensorado?

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jul 19, 2015 9:18 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Electric Mess escreveu:
Acompanhando o relato.
Parabéns pelo auto!
Já pensou em motor sensorado?


Obrigado, Electric Mess!

Ambos os motores que testei nesse carro são sensorados.

Tanto o Hobbywing (XERUN-4274SD-2200KV, part #90060020) quando o TenShock (#X812L /3.5Y, 6 pólos 2450kV).

Talvez não dê pra ver o cabo do sensor pois estou usando um curtinho de 90mm, que passa por baixo do cardã traseiro.

Um abraço!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jul 19, 2015 11:43 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Realmente, não reparei.
Abs

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 17, 2015 1:51 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Opa, galera!

Mais uma atualização do MGT7 eco por aqui.

Neste sábado passado fui pra pista e testei outros dois pneus além dos que eu já tinha testado:

- GRP S3 ultra-soft: é um pneu bem macio, demora umas 3 voltas pra aquecer, gruda muito, mas forma "graining", provavelmente pelo fato de ser muito macio (mas existe um composto mais macio que este - o S1).

- PMT soft: demora umas 2 voltas pra aquecer, mas dá um grip muito bom, tanto que meu carro ficou com muita "frente", é um pneu do tipo direcional.

Dessas duas opções, o PMT é melhor, mas ainda prefiro o Sweep 45 de todos os que testei, pra nossa pista.

Lembrando que testei num clima ameno, com temperatura ambiente de cerca de 25 a 30ºC, pista de asfalto tratada com VLU, e sem usar nenhum aditivo nos pneus.

E finalmente descobri que o GT não é um carro indestrutível, kkkk! Na nossa pista os pegas tem sido no nível DESTRUCTION DERBY, já demos altas pancadas (uns nos outros ou nos mourões) mas pela primeira vez quebrei o carro, quando bati num mourão de divisão da pista, à 45° e bem rápido.

Foi uma pancada espetacular, mas a bandeja só trincou, nada mais quebrou ou entortou. Deu pra fazer uma "gambiarrations" e continuar andando, mas inevitavelmente tenho que trocar essa balança, foi só pra não acabar a brincadeira.

Seguem algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 18, 2015 1:25 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Eae galera, blz?

Dia 05/09 vai rolar um desafio de 1/8 GT na pista da AARCN em Niterói: Nitro X EP!

https://www.facebook.com/events/505725856268321/

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 08, 2015 9:07 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Opa galera!

Mais uma atualização do MGT7 eco.

Ultimamente eu estava usando o ESC de 150a da Hobbywing e o motor TenShock X812L 2450kv.

Mas em função do desafio "Nitro x EP" que aconteceu no sábado passado, eu acabei trocando de motor (pra tentar ganhar autonomia) e também de ESC pois recebi meu Hobbywing XR8 Plus uns dias antes do "pega".

Esse novo ESC da Hobbywing é lindão, quase todo em alumínio, mas também maior e mais pesado do que o HW150a:

HW 150a com fios e conectores = 160g

XR8 Plus sem fios = 126g

XR8 Plus com fios e conectores = 178g

Mesmo assim, não tive dificuldade em instalar no MGT7 eco, e o padrão de furação é o mesmo do ESC mais antigo, embora eu tenha usado só fita dupla face e um zip-tie pra prender.

A única dificuldade foi encontrar um lugar para a chave liga-desliga, que é bem maior do que a de qualquer outro ESC de autos que eu conheça.

E logo na estreia, ele já foi pra porrada! No desafio que rolou, a corrida foi de uma hora, com 6 trocas de baterias, sem respirar!

Tanto o ESC quanto o motor trabalharam mornos, mas eu usei algumas regulagens especificamente para obter maior autonomia (mesmo assim não deu muito certo e tive que fazer mais trocas do que o esperado): reduzi o drag brake de 5% pra 0; reduzi a frenagem de 50 pra 37.5% e diminui um pouco o LVC (cut-off) de 3.2 para 3.0v/célula.

Seguem algumas fotos, e logo mais posto o link com a matéria sobre a corrida que meu amigo ROC do blog Outsiders RC está preparando.

Abraço!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 10, 2015 2:46 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Todas as fotos e uma resenha estão no FB do OutRC:

https://www.facebook.com/media/set/?set ... 294&type=3

Os tempos da prova estão no MyRCM: http://www.myrcm.ch/myrcm/report/pt/22409/156246

Este foi o resultado final:

Condições pista: Seco - Hora inicio: 05.09.2015 13:12:53
Pos N° Nrº piloto Piloto I Nº voltas Tempo finalização Melhor volta Tempo médio
1 1 12 Luciano Serra Fofura 222 1:00:10.643 13.556 16.264
2 2 3 CARDINAL ÁTILA 208 1:00:12.353 13.847 17.367

Mas vai ter revanche, provavelmente em novembro!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 02, 2015 10:34 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Depois de 4 meses "no pau", treinando ou correndo quase todo final de semana, e mais ou menos 100 packs depois, foi hora da revisão dos 100 mil km do MGT7 eco!

As únicas quebras graves que tive com ele foram duas balanças dianteiras, quebraram uma de cada lado, em duas ocasiões diferentes, mas situações parecidas: batendo em diagonal no mourão.

A parte inferior do para-choque eu tive que trocar pois os furos de fixação espanaram. Daria pra usar arruelas, mas preferi trocar a peça inteira.

Como aqui na pista da AARCN o sistema é BRUTO, tem muita porrada nos dias de treino, e eu sempre entro na pista contra os MGT7 nitro/Serpent Cobra GT, acho que o carro aguenta bem as pancadas.

Em termos gerais, o carro desgastou muito pouco, e tirei algumas fotos dos itens principais da manutenção que tive que fazer no carro:

Diferencias com óleos razoavelmente "limpos":
Imagem

Bastante desgaste dos outdrives:
Imagem

"Miolo" dos CVDs sem folga (faço uma marca com a Dremel para o furo já utilizado, e passo pro próximo):
Imagem

Pino da cabeça do CVD com chanfro de desgaste:
Imagem

O pino original da Mugen é 3x13.8mm:
Imagem

Imagem

Resolvi testar os da Hudy (3x14mm), pra ver se aguentam mais:
Imagem

Ferramenta da Mugen para trocar os pinos dos CVDs (tive que comprar esta pois a ferramenta que eu tinha era um saco-pino de corrente de bicicleta e espanou :twisted: )
Imagem

CVD com pino novo:
Imagem

Detalhe do desgaste no pino antigo:
Imagem

Coroa central, com pouquíssimo desgaste, já com os outdrives novos instalados:
Imagem

Tive que trocar também as buchas dos amortecedores, duas estavam quebradas, as outras com folga:
Imagem

Aproveitei pra testar um "quick-release" de baterias, pra enfrentar as provas de 30 minutos que estou correndo contra os nitros (não valem pro campeonato).
Imagem

Fora isso, desmontei os amortecedores e troquei os óleos (não estavam sujos nem turvos), e nenhum tinha vazamento, tudo ok!

Dia 08/11 tem etapa de novo, vou pra cima dos nitro mais uma vez! 8)

https://www.facebook.com/events/134203846935839/

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 03, 2015 7:15 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Muito louco esse GT!! Tenho muita vontade de montar um... aliás, essa categoria GT tem crescido bastante.

Você usa qual motor e bateria?! 4S?

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 10:12 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Gunz escreveu:
Muito louco esse GT!! Tenho muita vontade de montar um... aliás, essa categoria GT tem crescido bastante.

Você usa qual motor e bateria?! 4S?


Eae, Gunz, blz?

GT é um carro apaixonante mesmo, o bicho é um tanque de forte, e muito gostoso de pilotar (rápido, mas que "perdoa" mais do que os 1/10).

Eu comecei usando um combo Hobbywing M6B (ESC 150A + motor 4274 2200kv), mas o carro estava sem final.

Mudei para um motor TenShock 2450kV, ficou bom de final.

Para fazer "endurance" eu troquei o ESC por um Hobbywing XR8 Plus e botei um motor 4068SD de 2250kv.

Só que meu XR8 Plus deu algum pau há umas semanas atrás, daí voltei o Xerun 150A e botei um motor Speed Passion Blaze 2450kV pra testar. Testei também um outro Blaze de 2750kV, mas este força demais o ESC e as baterias, por isso voltei pro 2450kV.

Só uso 4S nesse carro (6900mAh e 5200mAh), pra andar em pista acho que é o ideal o balanço entre peso e performance/runtime.

Aqui em Niterói vai ter COPA RJ x SP nas categorias 1/10 Pro 12 e 1/8 GT nitro no dia 06/12.

Talvez tenha GT EP também, tá convidado!

Abraço!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 10:25 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
cardinal escreveu:
Gunz escreveu:
Muito louco esse GT!! Tenho muita vontade de montar um... aliás, essa categoria GT tem crescido bastante.

Você usa qual motor e bateria?! 4S?


Eae, Gunz, blz?

GT é um carro apaixonante mesmo, o bicho é um tanque de forte, e muito gostoso de pilotar (rápido, mas que "perdoa" mais do que os 1/10).

Eu comecei usando um combo Hobbywing M6B (ESC 150A + motor 4274 2200kv), mas o carro estava sem final.

Mudei para um motor TenShock 2450kV, ficou bom de final.

Para fazer "endurance" eu troquei o ESC por um Hobbywing XR8 Plus e botei um motor 4068SD de 2250kv.

Só que meu XR8 Plus deu algum pau há umas semanas atrás, daí voltei o Xerun 150A e botei um motor Speed Passion Blaze 2450kV pra testar. Testei também um outro Blaze de 2750kV, mas este força demais o ESC e as baterias, por isso voltei pro 2450kV.

Só uso 4S nesse carro (6900mAh e 5200mAh), pra andar em pista acho que é o ideal o balanço entre peso e performance/runtime.

Aqui em Niterói vai ter COPA RJ x SP nas categorias 1/10 Pro 12 e 1/8 GT nitro no dia 06/12.

Talvez tenha GT EP também, tá convidado!

Abraço!


Lembrando que tivemos também a pane do ESC do Lang, um Tekin RX8 Gen2 e motor T8 2650kv (usando relação stock) com bateria Turnigy hardcase 4S (não lembro a capacidade)... fritou o banco de capacitores após uns 17 minutos de corrida (corremos 15 para marcar e depois continua quem quiser)

O calor no RJ castiga mas estamos judiando bastante dos carros com provas de 15 minutos (2 trocas de bateria). Átila já fez endurance de 1 hora. Meu MGT7 teve basicamente 4 packs de bateria sendo que 3 foram gastos na última prova. O motor, um TenShock igual do Átila (2450kv) aquece bem mas aguentou, assim como o ESC (Tekin RX8 Gen1). O carro terminou soltando fumaça que acho que foi do diferencial que estava recém-montado.

Como o Átila tem reportado, o GT é um tanque na pista e dá gosto de pilota-lo. Anda feito um capeta e na hora de parar parece que jogou uma âncora :mrgreen2:

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 10:46 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
cardinal escreveu:
GT é um carro apaixonante mesmo, o bicho é um tanque de forte, e muito gostoso de pilotar (rápido, mas que "perdoa" mais do que os 1/10).

Eu comecei usando um combo Hobbywing M6B (ESC 150A + motor 4274 2200kv), mas o carro estava sem final.

Mudei para um motor TenShock 2450kV, ficou bom de final.


O que você quer dizer com "perdoa" mais do que o 1/10?! Quebra menos?!

Usar um motor com menos KV e uma relação mais longa não é melhor?!
No off-road muita gente faz isso... usa motores de 1700-1900kv com pinhão maior.

De velocidade final, esses carros com 4S andam igual os GP?!

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 10:50 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
Gunz, o suporte do motor do Mugen não permite pinhões maiores. Não sem adaptações... :putz:

E, diria que sim... andamos o mesmo que os GP (diria até que mais pois até o GP trocar de marcha, superamos eles em uns 3-4 carros).

EDIT: fui dar uma fuçada no resultado da crono mas, infelizmente, o carro mais rápido (do Nakad) usou outro sensor que não estava registrado no sistema, entretanto, me lembro que no qualify ficou

1o. Nitro (Nakad => que foi quem venceu a corrida geral)
2o. EP (Átila)
3o EP (Eu)

Melhor tempo do Átila foi 13.279
Melhor tempo meu foi de 14.093
Melhor tempo do Burlet, que é Nitro, foi de 14.834

http://www.myrcm.ch/myrcm/report/en/22035/154831

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Editado pela última vez por rnelias em Qua Nov 04, 2015 11:02 am, em um total de 4 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB