RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Mar 19, 2024 7:16 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 10:56 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
rnelias escreveu:
O calor no RJ castiga mas estamos judiando bastante dos carros com provas de 15 minutos (2 trocas de bateria). Átila já fez endurance de 1 hora. Meu MGT7 teve basicamente 4 packs de bateria sendo que 3 foram gastos na última prova. O motor, um TenShock igual do Átila (2450kv) aquece bem mas aguentou, assim como o ESC (Tekin RX8 Gen1). O carro terminou soltando fumaça que acho que foi do diferencial que estava recém-montado.

Como o Átila tem reportado, o GT é um tanque na pista e dá gosto de pilota-lo. Anda feito um capeta e na hora de parar parece que jogou uma âncora :mrgreen2:


Caraca... vocês pegam pesado!! 15 minutos com motores de mais de 2200kv judia mesmo... pra andar 15min precisa fazer 2 trocas de bateria?! Putz... :blink:

Aqui em SJC temos corridas de buggy 1/8 EP... fazemos corridas de 10min sem troca de bateria (4S). Os motores geralmente são com KV mais baixo tipo 1900kv... e já é suficiente para fazer tempo igual os GP pró. Com uma bateria de 5000mah dá pra andar esses 10min de boa...

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 11:04 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
Gunz, editei o post anterior e coloquei uns dados da crono da última prova. Diria que GP e EP andam praticamente o mesmo com ligeira vantagem pro EP na pista que andamos...

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 12:37 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Gunz escreveu:
O que você quer dizer com "perdoa" mais do que o 1/10?! Quebra menos?!

Usar um motor com menos KV e uma relação mais longa não é melhor?!
No off-road muita gente faz isso... usa motores de 1700-1900kv com pinhão maior.

De velocidade final, esses carros com 4S andam igual os GP?!


Opa!

É um carro menos arisco que os 1/10 na pilotagem, e mesmo se você errar, eu acho mais fácil de corrigir; se não der pra corrigir e você encontrar o mourão... ele dificilmente quebra!

No off-road eu uso motores com menos kV, mas como eu mencionei no primeiro post e o Elias já explicou, o grande problema de projeto do MGT7 é a restrição de relação. O carro já vem com o maior pinhão e a menor coroa central oferecidos pela Mugen, pra ir além disso, teria que adaptar, por isso ficamos presos à motores de maior kV, pra obter velocidade final próxima aos dos nitros (eles têm duas marchas).

Uma alternativa é trocar coroa e pinhão dos diferenciais pelos da versão nitro, mas sai caaaro...

Com bateria 4S e motor 2450kv usando a relação original do carro (que como disse é a maior oferecida), temos velocidade final igual ou pouco maior do que os nitros na reta principal da nossa pista.

Abraço!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 1:52 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
cardinal escreveu:
Opa!

É um carro menos arisco que os 1/10 na pilotagem, e mesmo se você errar, eu acho mais fácil de corrigir; se não der pra corrigir e você encontrar o mourão... ele dificilmente quebra!

No off-road eu uso motores com menos kV, mas como eu mencionei no primeiro post e o Elias já explicou, o grande problema de projeto do MGT7 é a restrição de relação. O carro já vem com o maior pinhão e a menor coroa central oferecidos pela Mugen, pra ir além disso, teria que adaptar, por isso ficamos presos à motores de maior kV, pra obter velocidade final próxima aos dos nitros (eles têm duas marchas).

Uma alternativa é trocar coroa e pinhão dos diferenciais pelos da versão nitro, mas sai caaaro...

Com bateria 4S e motor 2450kv usando a relação original do carro (que como disse é a maior oferecida), temos velocidade final igual ou pouco maior do que os nitros na reta principal da nossa pista.

Abraço!


Saquei!!

Aí complica mesmo... sem puder mexer na relação, só colocando mais KV ou mais bateria (5S ou 6S).

Vocês chegaram a procurar campeonato de GT elétrico no exterior, para ver o que eles usam de equipamento e de regulamento?!

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 04, 2015 2:40 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Gunz escreveu:
Saquei!!

Aí complica mesmo... sem puder mexer na relação, só colocando mais KV ou mais bateria (5S ou 6S).

Vocês chegaram a procurar campeonato de GT elétrico no exterior, para ver o que eles usam de equipamento e de regulamento?!


Ihhhh... nem fala! Pra fazer o regulamento de GT nitro já não foi fácil, por ser uma categoria nova não tem muitos campeonatos estabelecidos.

Nosso regulamento da AARCN para 2016 ainda está num impasse em relação à pneus para a nossa GT EP (na categoria 1/8 GT nitro ficou fechado em pneu AlphaRC nacional).

De GT 1/8 EP o único regulamento que eu achei foi de uma pista australiana.

Lá eles usam baterias 4s:

http://rrcsa.weebly.com/rules--regs.html

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Nov 05, 2015 9:46 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Parece que o engenheiro da Mugen acordou pro problema.

O rnelias tava garimpando informações na web sobre montantes alternativos que permitam usar pinhões maiores no MGT7 eco e nos deparamos com a nova versão do montante dos MBX/MGT eco:

Imagem

Ele provavelmente foi introduzido no truggy MBX7T-R eco lançado recentemente e apareceu primeiro nesse blog alemão: http://blog.modellbau-offner.de/motorbo ... o-oder-so/

São duas peças: E2141A (suporte) e E2141B (gaveta), que substituem as antigas E2121A e E2121B, respectivamente, e que agora permitem usar pinhões de até 23 dentes!

Pelo jeito a nova leva de MGT7 eco que saírem da fábrica já virão com o montante novo (saiu um Part List atualizado que já inclui essa peça, como original do kit): http://www.mugenseiki.com/images/mgt7_e ... artl_e.pdf

Mas ainda não está disponível pra venda em nenhum lugar... Fãããck!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 09, 2015 10:20 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Mais uma etapa, mais uma atualização!

Neste fds tive corrida de GT, tá rolando GT EP e GT nitro misturado desde a etapa passada aqui na AARCN este ano.

Aqui estão os resultados: http://www.myrcm.ch/myrcm/report/pt/22036/154837

Pro GT EP só valem os primeiros 15 minutos da corrida, mas como eu sou fominha, continuo e faço 30 minutos de corrida (3 packs seguidos).

No qualify tive um problema, meu carro simplesmente TRAVOU na metade da reta! Foi o pino do miolo do CVD central dianteiro que soltou, furou a coifa de borracha e pegou no chassi, travando tudo. Mas deu tempo de consertar e fazer a final.

Dessa vez fui com o ESC Xerun 150A + motor Trinity D8 2300kv, tudo tranquilo, apesar da minha bateria soltar uma vez logo depois da primeira troca, e depois meu pinhão afrouxar, ainda deu pra chegar em 3º no final dos 30 minutos.

O XR8 Plus "ressuscitou": foi o BEC dele que falhou. Testei com uma bateria externa acionando o receptor e ele funcionou! Talvez usando um BEC externo ele ainda vai servir.

Abraço!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 09, 2015 10:52 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
Parabéns Átila! Andou muito ontem e representou muito bem os EP!

Ontem foi só derrota pra mim :putz:

Depois de um churrasco de RX8 :rip: soltou o cardan dianteiro logo no comecinho da prova e não deu pra continuar...

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 09, 2015 12:44 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
rnelias escreveu:
Parabéns Átila! Andou muito ontem e representou muito bem os EP!

Ontem foi só derrota pra mim :putz:

Depois de um churrasco de RX8 :rip: soltou o cardan dianteiro logo no comecinho da prova e não deu pra continuar...


Valeu, Elias!

Bora arrumar o carro que dia 06/12 tem corrida de novo!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2015 2:10 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Uma questão que deu muita discussão na elaboração do nosso Regulamento para a categoria GT 1/8 EP foi PNEUS.

Segue uma resenha que pode ser útil pra esclarecer alguns pontos.

Ressalto que esta é minha opinião (pessoal, mas prática) sobre o assunto:

- Sweep 45: oferece bom grip, e ótima durabilidade (aguenta mais de 30/45/60 minutos seguidos; fiz mais de 30 packs de bateria de 7 minutos cada, no mínimo com o mesmo jogo e com grip bom). Conjunto de roda/pneu vem relativamente bem balanceado, bem colado, sem roda empenada. Sensível à temperatura (demora 2 volta pra aquecer; ideal para dias amenos). É muito caro.
GRIP: 8/10
DURABILIDADE: 9/10
CONTROLE DE QUALIDADE: 9/10
DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa

- Sweep 55: grip menor do que o 45, obviamente, mas provavelmente com uma durabilidade ainda maior. Já fiz mais de 30 packs de bateria - 7 minutos cada, no mínimo - com o mesmo jogo e com desempenho aceitável. Conjunto de roda/pneu vem relativamente bem balanceado, bem colado, sem roda empenada. Sensível à temperatura (demora 3 voltas pra aquecer; ideal para dias muito quentes);
GRIP: 7/10
DURABILIDADE: 9/10
CONTROLE DE QUALIDADE: 9/10
DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa

- Combinação Sweep 55 dianteiro e 45 traseiro: fica muito bom no MGT7 eco pois prende mais a traseira e melhora tempos de volta.

- GRP S3 ultra-soft: é um pneu bem macio, demora umas 3 voltas pra aquecer, gruda muito, mas forma "graining", provavelmente pelo fato de ser muito macio (mas existe um composto mais macio que este - o S1). Conjunto pneu/roda vem bem colado e balanceado, mas possui rodas frágeis que empenam facilmente. Preço um pouco mais em conta que o Sweep.
GRIP: 9/10
DURABILIDADE: 7/10 (rodas frágeis)
CONTROLE DE QUALIDADE: 8/10
DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa

- PMT soft: demora umas 2 voltas pra aquecer, mas dá um grip muito bom, tanto que meu carro ficou com muita "frente", é um pneu do tipo direcional. Parece bem colado e bem montado, roda "dish" tende a empenar menos. Preço alto, mas mais em conta que o Sweep.
GRIP: 9/10
DURABILIDADE: Não avaliada
CONTROLE DE QUALIDADE: 8/10
DISPONIBILIDADE NO BRASIL: baixa

- ALPHARC médio: demora 2 voltas pra aquecer, mas dá um grip razoável a bom. Conjuntos de roda/pneu desbalanceados, de 3 jogos que já usei, todos vieram com pelo menos uma roda empenada quando novos. A cinta de tecido/banda de rodagem abrem antes do final da vida útil do pneu. Durabilidade muito ruim (mal termina uma prova de 30, acaba completamente numa corrida de 45 minutos). Não parece tão sensível à temperatura da pista. Relativamente barato.
GRIP: 8/10
DURABILIDADE: 5/10 (desgaste excessivo)
CONTROLE DE QUALIDADE: 6/10 (rodas desbalanceadas, falhas prematuras da banda de rodagem)
DISPONIBILIDADE NO BRASIL: alta

As condições de teste foram todas na AARCN, com temperaturas ambiente variando de ameno (25°C) até muito quente (37°C), pista de asfalto tratada com VLU, e sem usar nenhum aditivo nos pneus (ressalto uma única experiência, no primeiro desafio Nitro x EP de 60 minutos com o Fofura: usar aditivo Sweep num pneu AlphaRC é péééssimo).

Nenhum dos pneus foi testado em condições escaldantes (temperatura ambiente >40°C).

De todas as opções que eu já testei no meu carro, os pneus Sweep apresenta um desempenho muito bom, combinado à durabilidade e controle de qualidade imbatíveis.

Mas como em qualquer categoria, nem só o desgaste "normal" pode acabar com um pneu. No Formulinha por exemplo, já cansei de perder pneus de espuma novinhos, encostando no mourão na primeira volta.

Com o GT, também pode acontecer. Porradas muito fortes empenam as rodas ou desalinham a suspensão. Por exemplo: perdi um jogo de Sweep 45 dianteiro por desgaste na banda interna porque perdi a regulagem de camber numa porrada.

O custo incial dos pneus Sweep indiscutivelmente é compensado pela durabilidade no mínimo 3 vezes maior e pela maior qualidade/uniformidade de montagem, e minha preferência sem dúvida recai sobre essa marca.

Um abraço!

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2015 9:31 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 14, 2012 10:53 pm
Mensagens: 1
Atila e Elias,

Meu carro esta pronto e setupiado.
Não deu para treinar neste final de semana pois, a chuva castigou o Rio.
Agora com 6 packs de baterias novas para 2016:
TrakPower 4s 14,8v 5400mAh 50C no meu MGT7 Eco
Dei uma mexida no amortecedor traseiro diminui a densidade do oleo para 30000
Bolha nova by Shi
Aguardem dia 06/12
Correr com motor tekin T8 2250kv e pinão 17T com coroa 44T


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2015 9:53 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
sergiolang escreveu:
Atila e Elias,

Meu carro esta pronto e setupiado.
Não deu para treinar neste final de semana pois, a chuva castigou o Rio.
Agora com 6 packs de baterias novas para 2016:
TrakPower 4s 14,8v 5400mAh 50C no meu MGT7 Eco
Dei uma mexida no amortecedor traseiro diminui a densidade do oleo para 30000
Bolha nova by Shi
Aguardem dia 06/12
Correr com motor tekin T8 2250kv e pinão 17T com coroa 44T


Boa, Lang!

Nos diffs eu ando com o setup da caixa, mas vou experimentar subir o dianteiro e central pra 500k.

E não pense que uma bolha JZ personalizada pelo Shi vai ser exclusividade sua... :bleh:

Nessa Copa RJ x SP eu acho que vou de XR8 Plus com SpeedPassion 2450kv, pinhão 18 e coroa 44.

Segue aí o convite pra quem quiser vir andar com a gente de 1/8 GT EP:

Inscrições no MyRCM, ou pelo link do FB: https://www.facebook.com/events/465344520316461/

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Dez 18, 2015 11:54 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Galera, saíram os novos montantes do MBX7T R eco, o truggy novo da Mugen que incorporou esse montante que permite usar pinhões de até 23 dentes:

http://www.amainhobbies.com/rc-cars-tru ... 1a/p475239

http://www.amainhobbies.com/rc-cars-tru ... 1b/p475240

Esse montante resolve o problema grave de relação curta do MGT7 eco, mas as duas peças juntas saem por quase 60 doletas. Prejuízo invevitável pra quem comprou um MGT7 dos primeiros lotes (como eu).

O rnelias já tentou com a Mugen USA pra ver se conseguia que eles repassasem o montante novo pra quem tem MGT7 eco de primeira leva e ganhou um NÃO.

Eu tentei pelo distribuidor brasileiro (onde comprei meus dois kits), e também não consegui; então o jeito pra poder usar motores de kV razoáveis é desembolsar 10% do valor do kit e comprar as peças novas.

Meio chata a situação, mas... tirando essa característica, o carro é excelente.

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 17, 2016 10:00 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Ontem tivemos o churrasco de premiação do Campeonato 2015 da AARCN.

E choveu a manhã toda. O que não foi impedimento pro MGT7 eco! KKKK

À tarde a pista secou e tivemos altos pegas, mas mesmo com a pista alagada de manhã teve drift anfíbio de GT, direito à "pular na poça":

Imagem

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2016 4:26 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
Hoje foi feriado aqui no Rio, então aproveitei pra editar um vídeo com a bagunça na água da semana passada...

Acho que ficou legal, abraço!


_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB