Registrado em: Qui Set 20, 2007 10:06 am Mensagens: 1286 Localização: abcd-sp
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Bom pessoal, não é meu primeiro carro novo, mas peguei um Team Magic E4 novo e montei, tirando fotos de todo o processo e comentando cada parte pra ficar como referência e um guia pra todos, com detalhes, o tópico é bem pesado e recheado de fotos, portanto conexão discada cuidado!!!
Kit : Team Magic E4 503001 Aonde comprei : http://www.automodelismo-rc.com.br Fácilidade de montagem : metade fácil, metade exige paciência e cuidado Prós : Organização, limpeza, praticidade, carro lotado de hop-ups que se comprados separados custariam mais de R$ 600, muito aluminio e peças com qualidade e beleza excepcionais, o chassi mais estreito do mercado(89mm), e mais balanceado (tudo ao centro) Contras : Pouco espaço pra ESC/Receptor, amortecedores prendem o embolo com clip, dificil montagem, não custava vir um jogo de chaves allen em L mesmo,
Tudo começa aqui :
Uma bela e grande cartela de adesivos acompanha o carro, junto com um tubo de antena tamanho GG :
O chassi vem semi-montado, com os bulkheads e outras partes essenciais já posicionadas e fixadas :
As peças vem todas em bags ordenadas e numeradas, por uma dádiva serão abertas na ordem, coisa que não acontece em outros carros pois temos que ir pegando partes de uma bag, e de outra ao mesmo tempo, dá uma confusão e fica muita coisa espalhada aberta na mesa a ponto de misturar e perder (exemplo disso o V-one RRR), esse kit é ordenado de forma que todas as bags são encerradas antes de passar pra próxima :
O manual é muito bem feito e papel especial, não simplesmente uma cópia em papel fininho, a capa é até mesmo um papel tipo avery :
Detalhe da ´assinatura´ do modelo que estão por três partes do carro, incrível mas em detalhes se faz pontos, a Team Magic já tem o pró12 que é incofundivel com os outros pró12 devido ao seu tanque, e no elétrico alem do carro ser inconfundível pela construção, está assinado por todos os lados, sem necessidade de adesivos :
Iniciando a montagem seguindo a ordem, bandejas e pinos dianteiros, montante de pinos de aluminio com variação por posição dos caps, evita que fique comprando outas peças pra fazer o setup do carro, reparem a caixinha abaixo é a de parafusos e arruelas que vem com o kit, todos tambem numerados e assim indicados no manual, ficando super fácil localizar sem precisar ficar medindo parafusos no meio de um monte :
Página do manual, bem clean e prático como se pode notar :
Suporte das estabilizadoras montados nas bandejas, pinos e balls dos amortecedores, assumindo sua posição :
Os Hubs já vem montados nos universais, o que facilita e poupa tempo na montagem, basta colocar o ball do link de direção e está pronto :
Colocado o Caster block/C-hub, de alumínio com 3 graus de caster, detalhe que é rolamentado o contato, o que permite um movimento suave e sem folgas, preciso :
Os pinos do hub/caster block são chanfrados para travar com e-clip, o que garante um movimento excelente e segurança de não ficar soltando como no S400 :
Frente semi-montada :
One-way/Spool dianteiro montado, ele vem desmontado mas é super simples montar, só acoplar as tulipas, e colocar o pino no centro para ser spool, ou deixar sem caso prefira usar como one-way, em alumínio, sensacional :
Spool e Hubs montados no carro, frente tomando forma :
Camber links, muito bem construidos com furo no topo para mexer com a chave e soltar com mais facilidade, sem folga alguma, super justo nos ball, e muito bonito dourado :
O montante da torre dianteira é de alumínio, com a torre já posicionada e estabilizadora fixada :
Montante central de polias, não usual nos carros atuais que usam só duas correias na transmissão, mas com as polias em aluminio, belissimas :
Bumper colocado, super fácil de montar, os postes tambem apesar de parecerem meio moles, o bumper já vem cortado, o que ajuda muito pois em alguns carros como TC5 voce tem que cortar e pode ficar feio :
Começa montagem da parte traseira do carro, com as bandejas tambem :
Detalhe dos montantes de pino da suspensão, com balls pra deixar a suspensão movel, mas com os caps de nylon pra não ter folgas e ser possivel o ajuste de toe só trocando de posição, o traseiro e dianteiro são iguais :
Bandejas montadas com balls de amortecedores e suportes de estabilizadora :
Os hubs tambem vem prontos, só é necessário fazer um corte na parte de baixo de cada um e remover excesso de material, e colocar o ball do camber link em cima, sextavados de aluminio presos por o-ring (mais seguro) na frente e atrás :
Passando pro segundo lote de bags de peças
Traseira semi-montada :
Montando o diff traseiro de esferas, outdrives de aluminio e tampas para proteger da sujeira que ao mesmo tempo são apoio lateral da correia :
Eixo de transmissão, de aluminio, as polias são travadas por pinos, infelizmente as polias não estão aqui agora pois mandei clonar numa oficina :
Torre traseira com montante tambem de aluminio, detalhe pra assinatura do E4 :
Diff traseiro montado e posicionado :
Torre traseira e barra colocada :
Enfim a parte traseira se conclui :
Voltando pra frente, 5o. poste e suporte da antena :
Detalhe do esticador de correia lateral regulável (solta o parafuso, reposiciona e aperta novamente) :
Detalhe da direção do carro, toda rolamentada e com arruelas conicas pra dar a menor folga e atrito possiveis, com precisão :
A placa da direção tambem é de carbono, montada :
Detalhe :
A parte que toma mais tempo, pois tem que esperar as bolhas de ar saírem pra completar com oleo e fechar, mas todos tem o furo superior pra sangrar e as bolhas de ar que entrarem, saírem por conta depois, mesmo assim os eixos travam o embolo (pistão) com e-clip, é muito apertado o espaço e é bem trabalhoso, sem cuidado pode perder os clips fácinho :
Já montados no carro :
Servo da direção posicionado, o carro já vem com salva servo no horn (braço) e é indicado uso de servo low profile (baixo) pra acompanhar o design estreito do chassis :
Preparando pra colocar o coração :
Suporte de bateria em alumínio, como a bateria sai por baixo do carro soltando os parafusos do battery plate, nao é preciso fita filamentosa, e no plate tem dois cavaletes reposicionaveis pra adequar ao uso do carro pra 4cell, 5cell, 6cell e li-po (sem cavaletes) pros packs nao ficarem soltos no plate :
Colocando os coolers do E4, são feitos exclusivamente pro carro uma vez que outros teriam contato com a polia traseira do eixo de transmissão, pois fica bem proximo do motor nao permitindo o encaixe, o mesmo vale pro lateral estilo entrada de ar de F1 :
O kit vem com graxa de diff, chave estrela (roda, balls etc), chave de boca que abrange os turnbuckles (ótima!) e oleo de silicone pros amortecedores, economizaram em mandar uma allen 1.5mm e 2mm pra apertar os parafusos da montagem do carro :
Realmente é um carro inovador e bonito, como todos os outros precisa dos seus pequenos ajustes e adaptações pra render seu máximo.
Complemento 02/07/2008
Ferramentas necessárias (que não vem no kit) : Alicate de corte Alicate de Bico Allen 3mm Allen 2mm Allen 1.5mm Phillips pequena Phillips média Estilete Paquimetro Tesoura
Peso montado (fora pneus e bolha):
Finais do carro montado:
E a bolha temporária pra treinos :
Bom, andei sábado e quarta agora com o carro, um total de 7 packs cada dia, e posso dizer que o carro é um tesão de pilotar, comparado ao T2 (c/ modified) do guilherme que pilotei antes, o carro é super dócil, muito rápido de curvas e estável, montei a bolha ...
... e fui andar, o que a fábrica recomenda mais algum ajuste deixa o setup excelente, e ficam as opniões : - Super fácil de pilotar e ajustar; - Carro com notável desempenho maior nas curvas; - O mito diz que os universais quebram, é verdade, mas há soluções, como tomar cuidado com ajuste do downstop, não forçar a esterção da direção no end point do servo, colocar graxa na ponta do universal e o-rings do lado oposto (tulipa) de dentro para evitar choques secos, e a troca pelos novos alum. 7075 resolvem isso; - As correias originais, pelo menos a traseira e dianteira não aguentam muito freio e se desfazem, parece que a capa delas é feita de nylon ou aquele tipo de material de guarda chuva, muito ruim, lembrando que estou andando de mamba 7700kv com 6cell, numa pista grande e outdoor que conta com sujeira, mas há solução e ela mora aqui ao lado, correias 'nacionais' schneider (http://www.correias.com.br) servem em todo o carro a um preço muito bom, e o melhor, são de borracha, passaram pela prova de fogo com facilidade nesta quarta-feira, aguentam muito mais acelerações e freio bruscos, sem reclamar (trás, lateral e frente):
descobri tambem outra facilidade, a correia dianteira e traseira são a mesma, o que facilita na hora de substituir, apesar do codigo do fabricante ser diferente pras duas, mas é por conta que muda a espessura apenas.
Deixo meus agradecimentos ao coca que me ajudou com os packs, o caio com o setup do esc, careca que me descolou uns pneus dos homologados, e fornecer energia no sabado pra carregar os packs alem das inumeras dicas de todos pra ajuste, cargas, equalização, montagem e etc
Correias - http://www.correias.com.br / http://www.optibelt.com.br Dianteira modelo Omega 3M (passo 3) 144 - 3.5mm original, pode usar 4mm Traseira modelo Omega 3M (passo 3) 144 - 4mm original, maximo 4mm mesmo Lateral modelo Omega 3M (passo 3) 459 - 3mm vai bem
_________________ Bolhas, Rodas, Motores, ESC, Brushless, Lipo, Coroas&Pinhões, Peças, Servos, Rádios, Ferramentas etc
Editado pela última vez por bugnet em Qua Jul 23, 2008 7:26 pm, em um total de 2 vezes.
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