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MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 3:02 am 
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Pessoal,

Para os que como eu, preferem o bom e velho português à lançar mão do "translator" pra depois ficar decifrando o que ele retorna, pois muitas vezes (a maioria delas) não adianta em nada devido aos termos técnicos, no RCMasters tem muitos artigos e matérias em que publicaram algumas partes traduzidas do "T2 Setup Book", da XRAY, assim como várias outras matérias muito interessantes de Setup em geral. Vale dar uma conferida.

Pra facilitar, seguem os links e pra onde eles vão:

RCMasters: Guia Rápido de Setup

RCMasters: Cambagem, Caster e TOE

RCMasters: Centro de Rolagem

RCMasters: Down Stop

RCMasters: Altura do carro

RCMasters: Droop

RCMasters: Largura do Carro

RCMasters: Amortecedores

RCMasters: Bolhas – Adequando às Normas de Campeonatos!

O bom é que, além de ser tudo em português, explica os porquês das coisas. Se mexer aqui ou ali, explica o efeito esperado/desejado e o retorno causado na dirigibilidade do carro.

O "Guia Rápido de Setup" mesmo é uma "cola" que tenho sempre à mão. Assim como vários outros.

Espero que ajude.

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MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 7:25 am 
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Masiato obrigado por postar os links, cara dei uma lida rapida agora de manhã e tem muita informação sobre todo o acerto do Carro.
Ja vou fazer um documento de Word imprimir e fazer uma apostila para me auxiliar quando for relugar o chassi.

Abraço :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 2:38 pm 
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esses links merecem ser fixos!!! hehehe

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MensagemEnviado: Qua Dez 17, 2008 11:45 pm 
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Orra..Legal demais... me ajudou e muito e tirou alguns conceitos errados que eu tinha....
algumas coisas que eu axava que dava um resultado e na verdade acontece o contrario..
Legal..quem for pensar em competir, esse é um otimo guia..

Vale cada minuto pra ler hein pessoal.. muito bom mesmo!!!
Abs

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MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2008 6:22 pm 
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Pessoal , eu estou com duas duvidas :

As consequencias do setup se aplicam igualmente tanto em on-roads tanto como nos off-roads ?

é normal as rodas traseiras serem um pouco convergentes ?

valeu

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MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2008 8:07 pm 
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Pode ter certeza que sim.
E sim, esse é o "normal". Se não me engano, melhora a estabilidade em retas.


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MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2008 8:23 pm 
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Augusto Beck escreveu:
Pessoal , eu estou com duas duvidas :

As consequencias do setup se aplicam igualmente tanto em on-roads tanto como nos off-roads ?

é normal as rodas traseiras serem um pouco convergentes ?

valeu


Os ajustes de setup se aplicam igualmente sim, mas a pegada dos off-road é bem difrente, na terra o lance é ajustar a suspenção para ficar ideal para ter a melhor resposta do terreno, depois ajustar o CG do carro para os saltos não pode ficar com muita frente, e regular o diff fica mais facil porque geralmente a traçao é 4x2 na traseira (chassis baratos) eu tinha uma rustler que na coroa tinha uma especie de fricção que dava para aliviar, eo diff ficava mais mais suave para sair das curvas.

Referente a convergencia no eixo traseiro eu tambem estava com a mesma duvida que você, o Cold, Alekimura e MSYano me explicaram, bom se a convergencia for negativa isso se chama toe in, melhora na reta a traseira fica menos boba, ganha maior aderencia, tração e nas retomadas de saida de curva.

Abraço :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2008 7:57 am 
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riopretomusic escreveu:
Augusto Beck escreveu:
Pessoal , eu estou com duas duvidas :

As consequencias do setup se aplicam igualmente tanto em on-roads tanto como nos off-roads ?

é normal as rodas traseiras serem um pouco convergentes ?

valeu


Os ajustes de setup se aplicam igualmente sim, mas a pegada dos off-road é bem difrente, na terra o lance é ajustar a suspenção para ficar ideal para ter a melhor resposta do terreno, depois ajustar o CG do carro para os saltos não pode ficar com muita frente, e regular o diff fica mais facil porque geralmente a traçao é 4x2 na traseira (chassis baratos) eu tinha uma rustler que na coroa tinha uma especie de fricção que dava para aliviar, eo diff ficava mais mais suave para sair das curvas.

Referente a convergencia no eixo traseiro eu tambem estava com a mesma duvida que você, o Cold, Alekimura e MSYano me explicaram, bom se a convergencia for negativa isso se chama toe in, melhora na reta a traseira fica menos boba, ganha maior aderencia, tração e nas retomadas de saida de curva.

Abraço :drinks:


Valeu riopretomusic

O meu diff é de engrenagens , e 4x4 , então eu tenho que abrir ele e trocar o oleo para ajustar a dureza do diff , e sinceramente isso é um saco .

valeu

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MensagemEnviado: Sáb Dez 27, 2008 4:49 pm 
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Uma observação sobre as dicas da bolha.
No regulamento dos Elétricos, o aerofólio pode estar a 10mm do ponto extremo do carro, e nos GPs é obrigatoriamente do porta-malas.
Ou seja, nos EPs é permitido deixar o aerofólio mais para trás.

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MensagemEnviado: Sex Jan 09, 2009 2:40 pm 
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PessoaR, eu ja li tudo e estou testando em pista o efeito de cada mudança..
Só tem uma coisa que nao testei porque nao entendi por completo.
Ja li e re-li os guias e ate a folha original da xray (é, em ingles mesmo, sem problemas). O que me perturba é o CENTRO DE ROLAGEM.
entendi como axa-o e como regula, mas nao saquei ainda a mudança dele. sei que tem mudanças na rolagem do chassi, transferencia de peso e etc.
Alguem ajuda? hehe
Abs

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MensagemEnviado: Sáb Jan 31, 2009 10:00 am 
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_HuMMeR_ escreveu:
PessoaR, eu ja li tudo e estou testando em pista o efeito de cada mudança..
Só tem uma coisa que nao testei porque nao entendi por completo.
Ja li e re-li os guias e ate a folha original da xray (é, em ingles mesmo, sem problemas). O que me perturba é o CENTRO DE ROLAGEM.
entendi como acha-o e como regula, mas nao saquei ainda a mudança dele. sei que tem mudanças na rolagem do chassi, transferencia de peso e etc.
Alguem ajuda? hehe
Abs

É exatamente a minha duvida

Alguem sabe responder ?

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 6:19 am 
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agradeço pelo post...

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 7:58 am 
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Não saiu o desenho que eu fiz

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MensagemEnviado: Sáb Abr 10, 2010 2:21 am 
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Pelo que entendi o centro de rolagem é de acordo com a altura e da lincagem do ajuste do camber no suporte da roda, da uma olhada na imagem, quase todos os automodelos tem estes 4 furos que servem justamente para isto.


Augusto Beck escreveu:
_HuMMeR_ escreveu:
PessoaR, eu ja li tudo e estou testando em pista o efeito de cada mudança..
Só tem uma coisa que nao testei porque nao entendi por completo.
Ja li e re-li os guias e ate a folha original da xray (é, em ingles mesmo, sem problemas). O que me perturba é o CENTRO DE ROLAGEM.
entendi como acha-o e como regula, mas nao saquei ainda a mudança dele. sei que tem mudanças na rolagem do chassi, transferencia de peso e etc.
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É exatamente a minha duvida

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MensagemEnviado: Sáb Abr 10, 2010 2:41 am 
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Uma dica para o pessoal que esta tendo dificuldades em conseguir Down Stop, use molas progressivas. Tem muitos automodelos elétricos que não estão tendo Down Stop, é colocar no chão e não baixar nada, o maior problema é que o chassis fica com menos direção nas curvas e fica mais fácil de rodar. Consegui umas molas progressivas para meu buggy, o dicifil foi acertar óleo e rosca, mas depois ficou outro chassis.

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