RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:12 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:30 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

E aí galera to com essa duvida á muitooo tempo,os eletricos já possouem as super pontente bruxas porque não usam chassis de aluminio?balanças eu entendo mas chassis não,é uma coisa tão essencial nos combustão por que não nos eletrico?
Valeu.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:36 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Esta ai um curiosidade que tb tenho. Esses de plasticos são muito frageis.
Se já tivesse chassi em aluminio eu teria partido o meu no meio...

É apenas uma suposição, mas acho que deve ser por causa do peso.

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

tambem acho que é pelo peso,
e uma pancada de combustao é bem mais forte que de eletrico, devido a velocidade e o peso do carro,
por isso a fibra de carbono é o ideal, bem resisitente para o proposito e bem leve tambem !

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:41 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Pelo menos no meu á combustão nunca tive esses problemas,se fosse tão facil de entortar porque os á combustão usam?agora fibra de carbono é muito loco cara.

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:45 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Cara eu acho que peso não seria problema para uma E-savage ou uma E-max usando uns 2 vector 4.5,Mamba,lipos de 14.4v 20.000mah (Não sei se existe),já penso na força disso?
ou então um carro on road top como o TC5 com chassis de aluminio e essas config,acho que pegava nos minimo uns 90km

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

matheusemp escreveu:
Pelo menos no meu á combustão nunca tive esses problemas,se fosse tão facil de entortar porque os á combustão usam?agora fibra de carbono é muito loco cara.

justamente por isso , o aluminio usado nos combustao no intortao mesmo nao (pelo menos foram feitos para nao intortar)
so que os eletrico nao precisao de tanta proteçao assim , por que sao mais leves e teriam menos força em uma batida!

MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 11:59 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

eu sinceramente acho os eletricos muito frageis, os fabricantes de chassis pensam apenas na performance e esquecem a resistencia, para usar no dia a dia um carro com um mamba 7700kv por exemplo é inviavel, ter que ficar "refazendo" diff a cada 3 packs eu acho um absurdo, na minha opiniao os diff deveriam ser satelites, iguais aos combustao...fora o desgaste de correias e etc, hj em dia eletrico da tanta manutençã quanto um GP....

Mamba Max
Feigão 6L
Turnigy
Lipo 3s 8000mah
Futaba 3PK

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:15 am 
[Moderador]

Os combustão usam alumínio por vários motivos: o alumínio atua como dissipador; sofre menos torsão; baixa o centro de gravidade; reduz a quantidade de partes pra manter a estrutura paralever unida, dentre outro motivos que poderia elencar.
Os elétricos não precisam de chassi alumínio: o carbono e o grafite são mais leves; o peso total do carro é cerca de 40% menor; a estrutura paralever entre upper-deck e chassi basta pra manter a torção sob controle (aliás, a torção está tão sob controle que alguns chassis, como os X-Ray, tem recortes para se aumentar a torção, caso seja necessário); a inércia do elétrico é bem menor (o que os torna mais ágeis), e por aí vai...
Não dá pra usar o chassi de carbono no GP, a priori, pela natureza do motor à explosão (vibração, geração de calor), que não se compatibiliza com as propriedades mecânicas de um chassi de fibra. Pra ter uma idéia, mesmo o Kyshosho Fazer, que tem chassi de plástico, tem o suporte do motor e parte do chassi em alumínio.
Enfim, cada material tem suas propriedades e aplicações.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:34 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não tenho do que reclamar da construção do eletricos, mas como o Marcos disse(e eu já havia pensado nessa possibilidade também, até comentei com o bugnet) Como uso Spool na dianteira, a manutenção de Diff Traseiro é muito menor, porém, ainda assim, antes de cada corrida, eu refaço o diff traseiro, Mas(!!), se nosso EP usassem Diff de Engrenagens igual aos GPs, eu usaria diff na frente e atras, frente com silicone 100~200k e traseira com uns 15~30k... É montar e esquecer!

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 3:39 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

poisé ale, esse fim de semana teve campeonato aqui, e conversando com um amigo ( anda de GP), ele falou que mexe nos diff a cada 10/20 vezes que vai andar, eu fiquei espantado, mais ele falou que como tem uma vedação boa nem precisava, e oleo 200k é quase um diff blocado, fica muito bom....meu primeiro carro foi um HPI sprint e ele usa esse tipo de DIFF, me arrependo ate hj de ter vendido esse carro, é um verdadeiro tanque de guerra...abraço

Mamba Max
Feigão 6L
Turnigy
Lipo 3s 8000mah
Futaba 3PK

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 7:59 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

MarcosCorreia escreveu:
eu sinceramente acho os eletricos muito frageis, os fabricantes de chassis pensam apenas na performance e esquecem a resistencia, para usar no dia a dia um carro com um mamba 7700kv por exemplo é inviavel, ter que ficar "refazendo" diff a cada 3 packs eu acho um absurdo, na minha opiniao os diff deveriam ser satelites, iguais aos combustao...fora o desgaste de correias e etc, hj em dia eletrico da tanta manutençã quanto um GP....

discordo completamente.... andei um bom tempo de GP.... e a diferença de manutenção entre um e outro é brutal!, GP vibra e tudo fica frouxo.... nas batidas , devido ao peso, estoura tudo.. e eu como um dedo grosso que sou, sempre bato.. e percebi que o eletrico apesar de parecer fragil... como o peso é bem menor... resiste mais as pancadas.....

outra coisa.. nem todos os GP´s tem diff com satelites.. principalmente qdo se trata de rtr´s..

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:28 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Cara nos eletricos on road pra mim eu deixo passar,mas essas emax,rustler,erevo,slash, com esses chassis de plastico?ai não cara.

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:48 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

matheusemp escreveu:
Cara nos eletricos on road pra mim eu deixo passar,mas essas emax,rustler,erevo,slash, com esses chassis de plastico?ai não cara.

mas é um ero comum pensar que o metal é mais resistente.... o composite é um plastico muito resistente, e a vantagem é nao entortar. o chassis de aluminio, pós batida, sofre avarias tambem .. ..

a grande diferença é.... o aluminio entorta..

o plastico quebra....

porem se compararmos os mesmos com a mesma espessura.. o aluminio entortaria antes do plastico quebrar.... tenho um off buggy eletrico... o chassis nunca quebrou... o que quebra é a mesma coisa q quebra em qq um ... bandejas... etc... .. é isso ai...

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:58 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Se o aluminio entortar é so desentortar!tenho um amigo que nunca troca peças de metal só as desentorta com o martelo e fica bom denovo!agora plastico nem dá pra cola com super bond pq no primeiro pulo já era.

MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 9:36 am 
[Moderador]

Images: 119
A muito tempo atrás eu vi no ML um cara vendendo um chassi Roadrunner (se não me engano) que era de alumínio, não sei se era invenção do cara ou se o carro era assim mesmo.

Eu sempre me incomodei com a "durabilidade" dos chassis EP... é tão bom vc poder levar um EP na rua a calar algumas bocas de donos de RTR com o 5700/7700kv sem ter que se preocupar em manutenção... mas pouca gente faz isso por causa justamente da manutenção.

Uma vez aqui no fórum um cara perguntou se os EP corriam mesmo tanto quanto a gente falava porque ele nunca tinha visto isso alegando que ninguém anda de EP na rua junto com os GPs... e que andar só na pista não adianta. E até certo ponto eu concordei com ele!

Se os chassis EP desse menos manutenção, mais pessoas andariam nas ruas sem compromisso, ajudariam a tornar os EPs mais populares, e deixariam os donos de GP sem mais nenhum motivo de chamar nossos carros de "brinquedos" (pelo fato de serem de plástico!). Eu andei na rua algumas vezes de 7700kv (dei coro em alguns GPs) e foi divertido pra KcT! :mrgreen:

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas