RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 3:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: LINEAR X FLEX
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 8:36 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 24, 2008 9:57 am
Mensagens: 268
Localização: Goiania-GO
qual o significado no mundo RC entre esses 2 modos de carga? procurei e muito a BUSCA mas nao encontrei nada....


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 9:45 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Alguns carregadores, como os LRP Pulsar, tem esses dois modos de carga pra NiMh e NiCd.
O linear, como o próprio nome sugere, usa uma corrente linear de carga do começo ao fim do processo.
O modo flex (no caso do LRP Pulsar step charge, que eu já tive e me lembro) você pode ajustar até 3 correntes diferentes de carga durante o processo para, por exemplo, começar com uma corrente leve, aumentar no meio da carga e ao fim terminar com uma amperagem suave. Eu usava muito esse modo.
Os antigos carregadores da Tekin tinha um modo Powerflex, mas não é o mesmo processo, era um esquema de pulsos de alta amperagem durante uma carga normal (alternando altas e baixas correntes), dizia-se (a Tekin dizia...) que reduzia as formações de cristais no interior das células e melhorava o seu desempenho, mas como já tive um Tekin, posso afirmar que não fazia muita diferença. O que também, por sua vez, é diferente dos modos de carga Pulse Charge de muitos carregadores, como os antigos Novak, que simplesmente mandam uma corrente de carga intermitente, ao invés de linear, com o intuito de se permitir usar uma corrente maior pra carregar mais rapidamente o pack sem danificar (muito) as células.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 1:24 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 24, 2008 9:57 am
Mensagens: 268
Localização: Goiania-GO
Valeu Helvio esclareceu tudo... nao tenho mais duvidas...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 9:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Helvio, acho que o que vc explicou como Flex do LRP Pulsar se chama Step Charge, Flex é um modo de carga que trabalha com carga e descarga ao mesmo tempo, por exmeplo no ICE, ele Dá carga a 5A e Descarrega a 8A, a descarga é um pulso de alguns ms, e a carga de alguns s. Se não me falhe a memoria, no manual diz algo a respeito descristalização e resistencia interna Mesmo (como vc citou).
Provavelmente o que vc falou do powerflex da tekin seja algo parecido, mas em vez de descarregar ele dá pulso de corrente mais alta...
Step charge é muito bom de fato, dá pra aliar runtime com punch, se souber usar.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 1:59 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Sim, step charge, eu tinha escrito lá. Lembrei que eu tinha um Integy que tinha um modo flex, que era esse mesmo modo step.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB