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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Sex Jun 26, 2009 9:01 pm 
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sabongi escreveu:
Augusto Beck escreveu:
Legal Cold , mas da onde você copiou isso :mrgreen2:
No caso dos motores eletricos , quanto menor a rotação , maior o torque .

No caso dos motores elétricos, o torque é constante até 100% da rotação nominal, essa é a beleza do elétrico :D
A regra que você falou aí em cima não existe...


sim.. porem a comparação não é apenas do motor. e sim da relação usada no carro.

coloca um pinhão 40 com coroa 40 e vai ver seu torque apresentado no carro... agora colocar pinhão 10 e coroa 100. o torque do motor que é sempre 100% vai ser despejado imediatamente no carro.

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 5:05 pm 
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sabongi escreveu:
A regra que você falou aí em cima não existe...

Então por que o torque maximo é sempre conseguido em stall (motor travado) ?

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 1:05 pm 
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O torque máximo não é conseguido, mas sim medido em stall.
Motores elétricos, por sua natureza, tem uma curva de torque quase plana, sendo que você pode obter todo o torque tanto em baixas quanto em altas rotações.
A curva de torque é "quase plana" pois sempre existem perdas e ganhos, sobretudo cinéticos, da própria inércia gerada pela massa do rotor ou induzido em giro por exemplo, embora não sejam o componente principal do total de torque que um motor elétrico pode dispor.
O principal componente do torque no motor EP é simplesmente a intensidade do campo magnético gerado.


Augusto Beck escreveu:
sabongi escreveu:
A regra que você falou aí em cima não existe...

Então por que o torque maximo é sempre conseguido em stall (motor travado) ?

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 2:27 pm 
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A curva de torque , pelomenos dos motores escovados , é linear e inversa a rpm do motor.
Deem uma olhada no grafico de potência/torque/eficiência/etc. do latinha :
http://www.mabuchi-motor.co.jp/en_US/pr ... 0019/(CCW+)

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 3:31 pm 
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Vou dar uma viajada:
Considere que torque é a força que o eixo do motor exerce. Maior RPM terá maior torque devido à força inercial da massa do rotor em giro, que se somará ao poder de repulsão magnética gerado. Esse valor é sensível, sem dúvida, mas dessa mesma forma, pode-se considerar que essa inércia se anula quando o rotor ou induzido está em carga: precisa-se de energia para movimentar essa massa. O que eu quero dizer é que esse que eu chamarei de "torque inercial" só surge em condições específicas, e se anula em outras condições específicas (e esse efeito é útil pra nós), o que nos permite, em grande medida, isolar o torque gerado pelos campos magnéticos como o que "faz a força".
Isto posto, imagine o eixo do motor saido do repouso, com carga aplicada ao eixo: você pode obter todo o torque que o sistema permitir com o eixo ainda em "stall"; uma vez saído da inércia, a própria massa do rotor, agindo como volante, oferece esse "torque inercial", que tem prazo de validade curtíssimo, e na verdade é parte da energia cinética armazenada do processo de saída da inércia, se anulando portanto - na verdade, não dá zero a zero, que há perdas aqui e ali, o sistema ideal seria se não houvesse nenhuma massa no rotor, imagina só, hehehe...
Deu pra sacar mais ou menos a viagem?
De qualquer forma, o que eu li nessa tabela do link que passou, é que o torque aumenta de acordo com o aumento de corrente e por consequência, do RPM - que é o que é esperado, torque plano. Ou terei interpretado a tabela erroneamente?


Augusto Beck escreveu:
A curva de torque , pelomenos dos motores escovados , é linear e inversa a rpm do motor.
Deem uma olhada no grafico de potência/torque/eficiência/etc. do latinha :
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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 4:42 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Vou dar uma viajada:
Considere que torque é a força que o eixo do motor exerce. Maior RPM terá maior torque devido à força inercial da massa do rotor em giro, que se somará ao poder de repulsão magnética gerado. Esse valor é sensível, sem dúvida, mas dessa mesma forma, pode-se considerar que essa inércia se anula quando o rotor ou induzido está em carga: precisa-se de energia para movimentar essa massa. O que eu quero dizer é que esse que eu chamarei de "torque inercial" só surge em condições específicas, e se anula em outras condições específicas (e esse efeito é útil pra nós), o que nos permite, em grande medida, isolar o torque gerado pelos campos magnéticos como o que "faz a força".
Isto posto, imagine o eixo do motor saido do repouso, com carga aplicada ao eixo: você pode obter todo o torque que o sistema permitir com o eixo ainda em "stall"; uma vez saído da inércia, a própria massa do rotor, agindo como volante, oferece esse "torque inercial", que tem prazo de validade curtíssimo, e na verdade é parte da energia cinética armazenada do processo de saída da inércia, se anulando portanto - na verdade, não dá zero a zero, que há perdas aqui e ali, o sistema ideal seria se não houvesse nenhuma massa no rotor, imagina só, hehehe...
Deu pra sacar mais ou menos a viagem?
De qualquer forma, o que eu li nessa tabela do link que passou, é que o torque aumenta de acordo com o aumento de corrente e por consequência, do RPM - que é o que é esperado, torque plano. Ou terei interpretado a tabela erroneamente?


Augusto Beck escreveu:
A curva de torque , pelomenos dos motores escovados , é linear e inversa a rpm do motor.
Deem uma olhada no grafico de potência/torque/eficiência/etc. do latinha :
http://www.mabuchi-motor.co.jp/en_US/pr ... 0019/(CCW+)

Nossa Helvio , ja pensou em ser professor de fisica ?
Seguinte , a energia cinetica armazenada no motor é tão insignificante que quando paramos de acelerar um motor que está girando livremente a todo o seu rpm , ele diminui de 32 000(o meu motor) rpm para 0 em cerca de 2s , sem quase nada o freiando , a não ser o atrito dos rolamentos.Por isso a inércia não deve ser levada em consideração para calcular o torque.

Dá uma olhada lá na tabela . Com o motor girando livre , ele puxa uma corrente minima (perdas com atrito e quecimento) , mas quando ele começa a ser "freiado" , o rpm caí , a corrente aumenta , e o torque tambem , e quanto mais o motor é freiado , menor a rpm , maior a corrente consumida e maior o torque .
Eu acho isso uma coisa dificil de explicar , como vocês podem ver na tentative de explicação acima .

Hélvio , tens msn ?

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 6:55 pm 
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Augusto Beck escreveu:
Nossa Helvio , ja pensou em ser professor de fisica ?
Seguinte , a energia cinetica armazenada no motor é tão insignificante que quando paramos de acelerar um motor que está girando livremente a todo o seu rpm , ele diminui de 32 000(o meu motor) rpm para 0 em cerca de 2s , sem quase nada o freiando , a não ser o atrito dos rolamentos.Por isso a inércia não deve ser levada em consideração para calcular o torque.

Dá uma olhada lá na tabela . Com o motor girando livre , ele puxa uma corrente minima (perdas com atrito e quecimento) , mas quando ele começa a ser "freiado" , o rpm caí , a corrente aumenta , e o torque tambem , e quanto mais o motor é freiado , menor a rpm , maior a corrente consumida e maior o torque .
Eu acho isso uma coisa dificil de explicar , como vocês podem ver na tentative de explicação acima .

Hélvio , tens msn ?

Não existe energia cinética armazenada.....POderia ser chamada se mecânica ou potência, mas cinética nunca....

Seu motor vai de 32 000 rpm pra 0 em 2 segundos porque é muito preso. Imagino que ele seja de buchas, mas se for de rolamentos, faça uma revisão que ajuda :lol:
Outra coisa é soltar as correias...

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 8:29 pm 
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Eu não tinha a pretensão de ser cientificamente correto nos termos, hehehe... Mas talvez "momentum" seria a palavra correta.

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Seg Jun 29, 2009 11:59 am 
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PRCG escreveu:
Augusto Beck escreveu:
Nossa Helvio , ja pensou em ser professor de fisica ?
Seguinte , a energia cinetica armazenada no motor é tão insignificante que quando paramos de acelerar um motor que está girando livremente a todo o seu rpm , ele diminui de 32 000(o meu motor) rpm para 0 em cerca de 2s , sem quase nada o freiando , a não ser o atrito dos rolamentos.Por isso a inércia não deve ser levada em consideração para calcular o torque.

Dá uma olhada lá na tabela . Com o motor girando livre , ele puxa uma corrente minima (perdas com atrito e quecimento) , mas quando ele começa a ser "freiado" , o rpm caí , a corrente aumenta , e o torque tambem , e quanto mais o motor é freiado , menor a rpm , maior a corrente consumida e maior o torque .
Eu acho isso uma coisa dificil de explicar , como vocês podem ver na tentative de explicação acima .

Hélvio , tens msn ?

Não existe energia cinética armazenada.....POderia ser chamada se mecânica ou potência, mas cinética nunca....

Seu motor vai de 32 000 rpm pra 0 em 2 segundos porque é muito preso. Imagino que ele seja de buchas, mas se for de rolamentos, faça uma revisão que ajuda :lol:
Outra coisa é soltar as correias...

Desculpe , alí eu usei a palavra errada mesmo.
Meu motor é um brushless ezrun , e sem nada acoplado a ele(fora do rc) e com 2s , ele leva 2s para parar.

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Sex Jul 03, 2009 4:16 pm 
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tem um jeito simples de medir o torque em motores elétricos 8)

tenta segurar o eixo do rotor em funcionamento na tensão de trabalho, se o rotor para, é fraco, se não para, o torque é bom :mrgreen2:

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Sex Jul 03, 2009 8:31 pm 
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decz escreveu:
tem um jeito simples de medir o torque em motores elétricos 8)

tenta segurar o eixo do rotor em funcionamento na tensão de trabalho, se o rotor para, é fraco, se não para, o torque é bom :mrgreen2:

Uma vez eu fiz isso com um 12x2t e queimei o dedo :mrgreen2:

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 Título: Re: Torque
MensagemEnviado: Dom Jul 05, 2009 6:33 pm 
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Augusto Beck escreveu:
decz escreveu:
tem um jeito simples de medir o torque em motores elétricos 8)

tenta segurar o eixo do rotor em funcionamento na tensão de trabalho, se o rotor para, é fraco, se não para, o torque é bom :mrgreen2:

Uma vez eu fiz isso com um 12x2t e queimei o dedo :mrgreen2:


fiz isso com u 13x2..kkkkkkkk

pro meu colega mandei segura o mesmo motor, porém com o pinhão preso 8) 8)

ele tava me torrando a paciêcia, mas num machucou não, só queimou o dedo também..kkkkkkkkkk

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