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 Título: Cogging
MensagemEnviado: Seg Mai 25, 2009 11:45 pm 
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O que seria em termos de RC?

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 12:01 am 
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Cogging é quando um motor fica inconstante em baixa rotação, sem uma revolução suave.
É um efeito comum principalmente em motores brushless com sensor quando usados com um ESC sem sensor (também ocorre em sistemas sem sensor nem do motor e do ESC). O sensor identifica em que ponto da rotação está o rotor, se o motor for usado sem o sensor ele fica falho em baixa rotação, mas depois que atinge certo nível de rotação o cogging desaparece.
Cog, no idioma britânico, é o dente da engrenagem. Por isso esse efeito tem o nome de cogging, pois parece que está faltando um dente em alguma engrenagem.

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 8:57 am 
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Mercyless escreveu:
Cogging é quando um motor fica inconstante em baixa rotação, sem uma revolução suave.
É um efeito comum principalmente em motores brushless com sensor quando usados com um ESC sem sensor (também ocorre em sistemas sem sensor nem do motor e do ESC). O sensor identifica em que ponto da rotação está o rotor, se o motor for usado sem o sensor ele fica falho em baixa rotação, mas depois que atinge certo nível de rotação o cogging desaparece.
Cog, no idioma britânico, é o dente da engrenagem. Por isso esse efeito tem o nome de cogging, pois parece que está faltando um dente em alguma engrenagem.


Cacilds, isso que é explicação... :drinks: :drinks: :drinks:

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 10:04 am 
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Mercyless escreveu:
Cogging é quando um motor fica inconstante em baixa rotação, sem uma revolução suave.
É um efeito comum principalmente em motores brushless com sensor quando usados com um ESC sem sensor (também ocorre em sistemas sem sensor nem do motor e do ESC). O sensor identifica em que ponto da rotação está o rotor, se o motor for usado sem o sensor ele fica falho em baixa rotação, mas depois que atinge certo nível de rotação o cogging desaparece.
Cog, no idioma britânico, é o dente da engrenagem. Por isso esse efeito tem o nome de cogging, pois parece que está faltando um dente em alguma engrenagem.


Muuito obrigado Mercyless!
Outra duvida, isso não se aplica a motores mais comuns como o meu (23T escovado)?

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 10:17 am 
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VinyyTuning escreveu:
Muuito obrigado Mercyless!
Outra duvida, isso não se aplica a motores mais comuns como o meu (23T escovado)?


Não sou o Mercyless mas vou ajudar, a falha em motores brushed (escovados) só acontecem qd o coletor ou o carvão estão ruins... ele geralmente funciona liso (não tanto qt um brushless).
Mas em não se compara a um brushless sensored, esse sim é liso que nem quiabo.

Abraço
Rafael

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 10:58 am 
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rafaelvanhalen escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Muuito obrigado Mercyless!
Outra duvida, isso não se aplica a motores mais comuns como o meu (23T escovado)?


Não sou o Mercyless mas vou ajudar, a falha em motores brushed (escovados) só acontecem qd o coletor ou o carvão estão ruins... ele geralmente funciona liso (não tanto qt um brushless).
Mas em não se compara a um brushless sensored, esse sim é liso que nem quiabo.

Abraço
Rafael


Amigo não entendi o que voce quis dizer com isso.

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:04 am 
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Ele escreveu isso pois ele entendeu que você estava perguntando ao Mercyless e não uma pergunta geral.

E esse Mercyless até que sabe algo além de criticar heim!

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:12 am 
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Exato, eu disse que não sou o Mercyless p/ brincar, pois vc agradeceu a ele e emendou outra pergunta...rsrs

rpompeu, tá vendo como todo mundo tem seu lado bom, vamos estimular esse lado do Mercyless...

Mais uma coisa Vinyy, por incrível que pareça, tem motores idênticos que um tem cog e outro não. mistééériiioooosss...

Abraço
Rafael

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:31 am 
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VinyyTuning escreveu:
rafaelvanhalen escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Muuito obrigado Mercyless!
Outra duvida, isso não se aplica a motores mais comuns como o meu (23T escovado)?


Não sou o Mercyless mas vou ajudar, a falha em motores brushed (escovados) só acontecem qd o coletor ou o carvão estão ruins... ele geralmente funciona liso (não tanto qt um brushless).
Mas em não se compara a um brushless sensored, esse sim é liso que nem quiabo.

Abraço
Rafael


Amigo não entendi o que voce quis dizer com isso.


em relação a lizo.... ele quis dizer que.....
motores brushed ( escovados ) rodam suave.... sem trancos na saida...
pôrem... nem tanto quanto os brushlles sensored....


Fui ! ! !

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:40 am 
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rpompeu escreveu:
Ele escreveu isso pois ele entendeu que você estava perguntando ao Mercyless e não uma pergunta geral.

E esse Mercyless até que sabe algo além de criticar heim!

rafaelvanhalen escreveu:
Exato, eu disse que não sou o Mercyless p/ brincar, pois vc agradeceu a ele e emendou outra pergunta...rsrs

rpompeu, tá vendo como todo mundo tem seu lado bom, vamos estimular esse lado do Mercyless...

Mais uma coisa Vinyy, por incrível que pareça, tem motores idênticos que um tem cog e outro não. mistééériiioooosss...

Abraço
Rafael


Amigo Rafael eu fiz esse agradecimento em especial por que é a primeira participação efetiva do nosso amigo Mercyless que eu vi.
Fiquei até surpreso! E que continue assim, acrescentando algo ao fórum.
E agradeço a voce tambem por ter ajudado nesse tópico.
Quanto a minha dúvida, o meu motor é um 23T HPI, ele tá em uso desde 1996 mais ou menos e nunca deu esse tipo de problema! Mas era pouco usado até então porque eu to ralando com ele agora...

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:57 am 
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VinyyTuning escreveu:

Amigo Rafael eu fiz esse agradecimento em especial por que é a primeira participação efetiva do nosso amigo Mercyless que eu vi.
Fiquei até surpreso! E que continue assim, acrescentando algo ao fórum.
E agradeço a voce tambem por ter ajudado nesse tópico.
Quanto a minha dúvida, o meu motor é um 23T HPI, ele tá em uso desde 1996 mais ou menos e nunca deu esse tipo de problema! Mas era pouco usado até então porque eu to ralando com ele agora...


hehehe, não fiquei com ciúmes não, pode ficar sussa...rsrsrs
Então, o Mercyless tem qualidades, tá vendo só! Que continue assim.

Voltando ao assunto do tópico, o seu motor vai começar a perder rendimento a medida que o carvão e o coletor forem deteriorando, daí só com a troca do carvão e o passe do coletor.

Mas aproveita enquanto tá funcionando.

Abraço
Rafael

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 12:03 pm 
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rafaelvanhalen escreveu:
VinyyTuning escreveu:

Amigo Rafael eu fiz esse agradecimento em especial por que é a primeira participação efetiva do nosso amigo Mercyless que eu vi.
Fiquei até surpreso! E que continue assim, acrescentando algo ao fórum.
E agradeço a voce tambem por ter ajudado nesse tópico.
Quanto a minha dúvida, o meu motor é um 23T HPI, ele tá em uso desde 1996 mais ou menos e nunca deu esse tipo de problema! Mas era pouco usado até então porque eu to ralando com ele agora...


hehehe, não fiquei com ciúmes não, pode ficar sussa...rsrsrs
Então, o Mercyless tem qualidades, tá vendo só! Que continue assim.

Voltando ao assunto do tópico, o seu motor vai começar a perder rendimento a medida que o carvão e o coletor forem deteriorando, daí só com a troca do carvão e o passe do coletor.

Mas aproveita enquanto tá funcionando.

Abraço
Rafael


Esse modelo de motor igual ao meu tem como desmontar para fazer uma verificação, e se precisar existe para venda o carvão? Passe no coletor eu mesmo faço.

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 12:12 pm 
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VinyyTuning escreveu:
Esse modelo de motor igual ao meu tem como desmontar para fazer uma verificação, e se precisar existe para venda o carvão? Passe no coletor eu mesmo faço.


Se o seu motor tiver como abrir dá p/ inspecionar sim, só tome cuidado na ordem da desmontagem.
Carvão tem os padrões p/ vender, é chatinho de achar mas o pessoal aqui sabe onde tem,
O passe tem que ser bem feito p/ ter uma boa performance.

Abraço
Rafael

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Seg Jun 01, 2009 2:51 pm 
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Para motor escovado dar tranquinhos é mais facil ser o ESC/Bateria que o motor...rs se for motor de qualidade, que foi feito passe antes de trocar escova, vai andar liso até o fim da escova, só vai parar mesmo quando a escova ficar tão pequena que a mola não consegue mais empurrar ela pra entrar em contato com o coletor.

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 Título: Re: Cogging
MensagemEnviado: Seg Jun 01, 2009 3:46 pm 
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alekimura escreveu:
Para motor escovado dar tranquinhos é mais facil ser o ESC/Bateria que o motor...rs se for motor de qualidade, que foi feito passe antes de trocar escova, vai andar liso até o fim da escova, só vai parar mesmo quando a escova ficar tão pequena que a mola não consegue mais empurrar ela pra entrar em contato com o coletor.


Ale acho que voce viu um post que eu coloquei a foto do meu motor ( um HPI 23T )
Se der pra abrir ele seria bom trocar o carvão né? Fica caro?

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