RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Ago 02, 2011 1:01 pm 
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smb25 escreveu:
Porem minha dúvida é se por ela ser NanoTech tem uma descarga mais confiavel do que uma lipo normal, ou isso não tem nada haver?


teoricamente, as nano são melhores sim...

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MensagemEnviado: Sáb Nov 19, 2011 10:47 pm 
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joaomedina escreveu:
Errado!

a bateria PODE fornecer a descarga, tudo depende de quem "Pede" a descarga.

Se eu tiver uma bateria que fornece 1.500A e ligar num ESC de 15A o que vai ocorrer???
NADA.
A bateria vai fornecer o que o ESC pede, ou seja 15A.


Acho que vc ta certo mas eh ao contrario, a bateria nao fornece o que o ESC pede, a parte "inteligente" do sistema é o ESC então ele que vai puxar os 15A da bateria e não os 1.500A.

Agora se ligar uma bateria que gera 15A num ESC que puxa os 1.500A aí adeus bateria, o ESC vai sugar até a alma dela pra se alimentar e não terá, ou seja, sempre usar baterias que forneçam o que o ESC precisa ou de Amperagem superior, assim não corre risco de inchar baterias.

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MensagemEnviado: Sex Jan 11, 2013 3:43 pm 
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mujoo escreveu:
joaomedina escreveu:
Errado!

a bateria PODE fornecer a descarga, tudo depende de quem "Pede" a descarga.

Se eu tiver uma bateria que fornece 1.500A e ligar num ESC de 15A o que vai ocorrer???
NADA.
A bateria vai fornecer o que o ESC pede, ou seja 15A.


Acho que vc ta certo mas eh ao contrario, a bateria nao fornece o que o ESC pede, a parte "inteligente" do sistema é o ESC então ele que vai puxar os 15A da bateria e não os 1.500A.

Agora se ligar uma bateria que gera 15A num ESC que puxa os 1.500A aí adeus bateria, o ESC vai sugar até a alma dela pra se alimentar e não terá, ou seja, sempre usar baterias que forneçam o que o ESC precisa ou de Amperagem superior, assim não corre risco de inchar baterias.



CARA to PERDIDO, e reabrindo a Discussão:

principalmente pq quero montar um carrinho BOM.

havia lido inicialmente em foruns sobre amperagem, como foi dito aqui:

("X"/1000 mah) x "Y" C = "Z" A( 2000/1000 mah x 10 C = 20A ( amperes)

comprei uma bateria que estivesse dentro da capacide do ESC de 100 A

3600mah, com 20C = 76A
PICO 30C = 130A ( " brust"do esc é 200A)

certo, mas o motor que eu pretendo comprar usa:
Max Current: 21A
Max Watts: 310w
usa no maximo 21A , Lí também que é recomendado usar ESC com Amperagem maior pra nao esquentar e nao dar defeito.

MINHA DÚVIDA
FIZ MERDA? :blink:
vou poder econimizar no esc então ? pego um de 60A ?
Se o motor usa 21A , No Load Current: 3A, minha abteria GERA 76~130A
Teoricamente minha brincadeira iria durar quant tempo ? bateria de 11,1V

Há PROBLEMA ter uma bateria que ENVIA menos A do que a Capacidade do ESC?

( CARA esses carrinhos eletricos São complicados :putz:

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MensagemEnviado: Sex Jan 11, 2013 7:40 pm 
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CARA NO MEU CURSO DE ELETRONICA APRENDI Q NO TEU CASO O BATERIA VAI "FFRITA" SE FOR MAIS FRACA Q O ESC ASSIM Q VC EXIGI BASTANTE NA ACELERAÇÃO, VC VAI BRINK pouco tempo E A BATERIA VAI ESTRAGA LOGO, UMA REGRA Q ME PASSARAM Q PARA TER UMA VIDA UTIL LONGA PODERIA SE USAR 50% DE AMPERAGEM A MAIS NA FONTE, OU SERIA 50% A MASI Q O SEU ESC NA BATERIA : SE O ESC É DE 60A ENTÃO 50% É 30A assim 60+30= 90A assim a bateria teria que fornece 90A

resumindo se o esc for mais forte a bateria não vai aguenta!

se eu estiver errado me corrigem

abraso galerinha


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MensagemEnviado: Sex Jan 11, 2013 8:09 pm 
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Cony escreveu:
mujoo escreveu:
joaomedina escreveu:
Errado!

a bateria PODE fornecer a descarga, tudo depende de quem "Pede" a descarga.

Se eu tiver uma bateria que fornece 1.500A e ligar num ESC de 15A o que vai ocorrer???
NADA.
A bateria vai fornecer o que o ESC pede, ou seja 15A.


Acho que vc ta certo mas eh ao contrario, a bateria nao fornece o que o ESC pede, a parte "inteligente" do sistema é o ESC então ele que vai puxar os 15A da bateria e não os 1.500A.

Agora se ligar uma bateria que gera 15A num ESC que puxa os 1.500A aí adeus bateria, o ESC vai sugar até a alma dela pra se alimentar e não terá, ou seja, sempre usar baterias que forneçam o que o ESC precisa ou de Amperagem superior, assim não corre risco de inchar baterias.



CARA to PERDIDO, e reabrindo a Discussão:

principalmente pq quero montar um carrinho BOM.

havia lido inicialmente em foruns sobre amperagem, como foi dito aqui:

("X"/1000 mah) x "Y" C = "Z" A( 2000/1000 mah x 10 C = 20A ( amperes)

comprei uma bateria que estivesse dentro da capacide do ESC de 100 A

3600mah, com 20C = 76A
PICO 30C = 130A ( " brust"do esc é 200A)

certo, mas o motor que eu pretendo comprar usa:
Max Current: 21A
Max Watts: 310w
usa no maximo 21A , Lí também que é recomendado usar ESC com Amperagem maior pra nao esquentar e nao dar defeito.

MINHA DÚVIDA
FIZ MERDA? :blink:
vou poder econimizar no esc então ? pego um de 60A ?
Se o motor usa 21A , No Load Current: 3A, minha abteria GERA 76~130A
Teoricamente minha brincadeira iria durar quant tempo ? bateria de 11,1V

Há PROBLEMA ter uma bateria que ENVIA menos A do que a Capacidade do ESC?

( CARA esses carrinhos eletricos São complicados :putz:



Se o motor puxa no máximo 21A, compra um ESC de 35A, e a quantidade de C's da bateria não deve interferir no tempo de uso, apenas a quantidade de mah, e depende do jeito que vc anda, se estiver sempre com o dedo no talo do acelerador vai acabar rápido... o melhor modo de calcular isso é andando... Bateria com C a mais que o motor ou o ESC pode puxar não é problema, é vantagem, se puxar mais que a bateria fornece, aí sim vc estragaria ela..

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MensagemEnviado: Sex Jan 11, 2013 11:40 pm 
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Resposta João Victor

João nã estou queendo discutir ou aranja confusão apenas to tentando entende melhor, poq tambem não tenho muita experencia, são apenas 1 ano e meio e apenas 1 carro: é poca coisa

Mas pelo que percebi estamos falando na mesa lingua apenas com outras palavras; com vc falo se o motor puxa no maximo 21A então a Fonte do motor que é o ESC TEM Q SER de 35A, ( no caso da os +-50% a 55% a + de amperagem q o motor, "seria uma facha de segurança pra protege a fonte") asssim é o mesmo caso na bateria a FONTE do ESC é a bateria ENTÃO A BATERIA PRECISA FORNECE MAIS AMPERAGEM (C) Q O ESC NECESITA, ENTÃO A BATERIA PRECISA TER PELO MENOS 50C usando um um ESC de 35 A!

CARA TO QUERENDO TER CERTEZA TAMBM DO QUE ESTOU FALANDO SE VC TIVER MAIS EXPERENCIA PODE DESCORDA, POIS É ISSO QUE EU entendi ATÉ AGORA!´

abraso galera!


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MensagemEnviado: Sex Jan 11, 2013 11:49 pm 
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Se você mexe com eletrônica você tem mais credibilidade que eu pra falar, tudo que falo aprendi por aqui mesmo pelo tópico,
e tenho certeza de o que nós falamos está certo... eu não tinha reparado muito no seu post, aí acabei postando praticamente a mesma coisa.

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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 12:43 am 
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jefersonchokito
João Victor

Vocêis me Salvaram de uma FRIA , e me deixaram triste tb, eu só comprei uma bateria com 3600mah e 20c pq Alen de barata tinha menos Amperagem que o ESC que eu ia comprar :P
ERRO terrivel=/ devia ter comprado uma de 5.000 mah :P

Bom AGORA TODOS ja podem saber das 3 Informações:

BATERIA DEVE TER MAIS AMPERES que o ESC PUXA.

ESC DEVE ter uma margem de 50%~100% a mais que a A puxada pelo motor ( exp : motor puxa 21a , esc tem que ter no minimo 35A, recomendado seria 45A( pode se usar maior)

para bateria ter vida longa siga a tabela: MOTOR 30A , ESC 60A bateria 90A.

podemos criar uma regra de 30/60/90 ou RAzão de 1,2,3 ?

onde o ESC tem o dobro da potencia do motor e a bateria o triplo da potencia do motor e o dobro do esc?

isso para Evitar Queimar,superaquecer e prolongar a vida da bateria?

para performace seria diferente, Claro.
Estou correto ?

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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 12:53 am 
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ta blez joão, então, tenho a dizer q apenas fiz um curso, e faço apenas a manutenção das maquinas da minha empresa, mas

eu queria apenas deixar esclarecida essa questão, acredito que para fazer uma boa escolha de bateria o smb25 tera que fazer um pequeno calcula Ex. usando um ESC de 150A : então para ter uma faxa de segurança na fonte ( BATERIA) usa se 50% a mais de amperagem de descarga (C) na bateria em relação ao esc: então o calculo é: A do ESC/2= 50% da A do ESC + A do ESC= descaga C da bateria:

agora o ex com ESC de 150A: 150A/2=75A+150= 225A assim uma bateria de 6600mAh com 65-130c tem capacidade sobrando pra mais de metro para esse esc!


SIGLAS no calculo
A = AMPER

é isso galera, e se alquem achar q eu posso estar errado podera descordar, poq até agora é esse conhecimento q eu tenho

abrasos


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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 12:57 am 
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Cony escreveu:
OBRIGADO

jefersonchokito
João Victor

Vocêis me Salvaram de uma FRIA , e me deixaram triste tb, eu só comprei uma bateria com 3600mah e 20c pq Alen de barata tinha menos Amperagem que o ESC que eu ia comprar :P
ERRO terrivel=/ devia ter comprado uma de 5.000 mah :P

Bom AGORA TODOS ja podem saber das 3 Informações:

BATERIA DEVE TER MAIS AMPERES que o ESC PUXA.

ESC DEVE ter uma margem de 50%~100% a mais que a A puxada pelo motor ( exp : motor puxa 21a , esc tem que ter no minimo 35A, recomendado seria 45A( pode se usar maior)

para bateria ter vida longa siga a tabela: MOTOR 30A , ESC 60A bateria 90A.

podemos criar uma regra de 30/60/90 ou RAzão de 1,2,3 ?

onde o ESC tem o dobro da potencia do motor e a bateria o triplo da potencia do motor e o dobro do esc?

isso para Evitar Queimar,superaquecer e prolongar a vida da bateria?

para performace seria diferente, Claro.
Estou correto ?




é isso ai amigo, mas em questão de performace nã sei bem! eu acho que só melhora! ?


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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 11:35 am 
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A performance não vai ser maior se o ESC ou a bateria tiverem descarga a mais que o motor puxa,
mas ela seria afetada se o ESC fosse ''menor'' e a bateria se fosse menor simplesmente iria inchar...
Eu sinceramente acho que não precisa de uma folga tão grande... acho que um ESC com 20~30% a mais já suporta tranquilamente,
veja bem, 21A é o máximo que ele puxa, ele só estará usando esses 21A se vc estiver com o dedo atolado, o que não irá acontecer se seu
motor for um pouco forte, vc vai sempre ter que estar freiando e tal... e o ESC ainda tem o Burst, que suporta bem mais que sua capacidade
por alguns segundos.. ou seja, 35A já seria seguro até de mais pra um motor que puxa 21A, até um de 30A... e a bateria, uma com 20~50A a mais já está mais que o suficiente...

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 4:05 pm 
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é isso ai, essa regra dos 50% a mais, tambm nã precisa ser seguida a risco, mas tendo uma pequena folga ja esta o suficiente!

esses 50% e usada por ex: em placas de sirquito impreço onde ela funciona em certo ponto digamos em 25V e digamos vc precisa de uma capacitor então sempre é usado um de capacidade de 40V, se não ele incha e estraga! isso tudo tambm depende com o que se encontra no mercado. muitas vezes vc encontra placas q funcionam em 12 volts mas la no meio se encontra capaciotres de 200V ou outrass peça que pode trabalha em 80 volts mas só usa 12...

valw


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MensagemEnviado: Sáb Jan 12, 2013 7:07 pm 
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Fala aí pessoal!!!! gostei desse tópico,foi bom o terem reativado.


Abraço

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MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2013 10:16 pm 
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Galera.... Li esse topico...e vi o seguinte...
Dps de rodar com meu carrinho... E eu retirar a bateria pra recarregar ... Ela ta quente, inchada e meio fofa...
Mas dps de 30min...ela fica normal de novo.... Fria, dura e magra....

Isso é normal !?!?!
Minha bateria é : Zippy 3000 mAh , 3S, 20C (11,1V)

E o carro é o da assinatura, com ESC da marc Castle Mamba Max pro.

Obrigado pela atencao

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MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2013 10:21 pm 
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Vergne, essa bateria é muito fraca pra esse motor... acho que ela só não estragou ainda pq é 3S, se fosse 4S...
Ela tem descarga muito baixa, porque além de ser só de 3000mah, só tem 20C, ou seja, só fornece 60A, o que pra um 1/8 é muito pouca coisa,
acho que até no meu Ofna que é 1/10 ela engasgaria...

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