então, esse topico aqui me ajudou a entender +- como funciona
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria_de_Ackermann*na verdade eu li a versão em ingles, essa aí é uma tradução meio estranha, provavel que do portugues de portugal, sei lah aushaushau
Tipo, o ackerman existe em todo sistema de direção em que o pivô (onde se liga o braço de direção) não está alinhado com o ponto de fixação do cubo da roda dianteira, formando um angulo, e geralmente esse angulo é alinhado então com o cardã traseiro.

Dessa forma, quando a direção trabalha pra um lado, a barra central faz com que um lado puxe mais que o outro, no caso, é sempre a roda de "dentro" da curva.
A intenção disso parece ser a compensação referente ao tamanho da circunferência da curva, ou simplificando... a roda interna vai fazer uma circunferencia "menor" que a da roda externa
não sei se consegui explicar claramente, só sei que no drift dá uma ajuda e tanto...
Abraços

falta elétrica...