Vou dar uma colaborada, colocando os nomes usuais assim como as funções de cada item:
1. Cabeçote, Nylon ou "tampa" do motor, onde são fixadas as "ferragens" (molas, casinha de carvão, carvões, rolamento, molas, fios e capacitores) do motor; 2. CASINHA DE CARVÃO (escova), permite um pequeno ajuste de timing do motor conforme se movimenta no sentido horário/anti-horário; 3. Molas - Reponsáveis por manterem o carvão/escova em contato com o coletor; 4. Poste das molas, onde as molas são fixadas 5. Escovas/carvão são os componentes que levam energia ao coletor, podem ser feitos de vários materiais ou a combinação de mais de um material, podem ser de cobre, cobre/prata, prata, quão mais nobre o material melhor a condutividade. Sua dureza vai determinar a sua durabilidade assim como o desgaste provocado ao coletor, deve-se evitar ao máximo que um carvão/escova "CENTELHE" no coletor, caso isso aconteça o motor esquentará em excesso e perderá rendimento; 6. Rabicho do carvão, tem a finalidade de melhorar a condução de energia ao coletor; 7. ORELHAS, aqui se soldam os fios que levarão energia ao motor, assim como o uso de capacitores; 8. Rolamento ou MANCAL (bucha); 9. Armadura ou corpo do induzido - normalmente composta por várias laminas de material metálico e retíficado ao diâmetro desejado; 10. Coletor, responsável por receber a energia passada pelas escovas e repassa-la as "bobinas", os motores possuem 3 bobinas normalmente, este é o componente que recebe o "passe", que tem a finalidade de corrigir as imperfeições resultadas do atrito dos carvões/escovas e melhorar o rendimento dos motores; 11. Bobina do induzido, aqui é onde se determinaa "potencia" do motor, combinação da "bitola" e número de voltas do fio que é dado em cada bobina, normalmente os motores de R/C possuem 3 bobinas; 12. Eixo, onde é fixado o coletor e a armadura que posteriormente receberá o enrolamento do(s) fio(s). 13. Caixa do Motor - Onde ficam localizados os imãs e o rolamento ou bucha inferior; 14. Imãs - que podem ser feitos de vários tipo de material e que vão determinar tb. a performance do motor, habitualmente são feitos de ferrite, mas os motores mais sofisticados podem ser feitos de colbalto. Os imãs tb. vão determinar o freio do motor, quanto mais fortes os imãs maior será o freio do motor; 15. Lâminas - cada elemento que forma a armadura ou corpo do induzido; 16. Espaçadores, usados para se ajustar o induzido dentro da caixa, ou seja, tirar a folga do eixo para que o induzido não vibre dentro da caixa; 17. Anel de Timing - nele são fixados os parafusos #18, esse anél que permite a regulagem maior do timing (avanço) dos motores brushed; 18. parafusos de fixação do cabeçote e regulagem do timing (avanço);.
Abraços,
Gustavo
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Editado pela última vez por Fast Cat em Qui Jan 22, 2009 11:50 am, em um total de 1 vez.
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