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MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 12:43 pm 
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1. End bell
2.
3. Molas
4. Poste das molas
5. Escovas
6.
7.
8. Rolamento
9. Induzido
10. Coletor
11. Enrolamento
12. Eixo
13. Carcaça
14. Imãs
16. Espaçador/Arruela
17. Anel
18. parafusos de lacração.

se alguem ai solber as traduções que usamos aqui, ou tiver algo errado pode falar que eu vou arrumando. Valeu!!

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MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 1:44 pm 
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Para facilitar, coloquei para que serve cada coisa


1. End bell
2. Pela traduçao é "capô", mas nao sei o nome aqui!
3. Molas (elas que mantem a escovas em contato com o coletor)
4. Poste das molas
5. Escovas (onde passa a energia da bateria/esc para o induzido)
6. Rabixe (fio condutor para a escova, pelo menos na minha epoca de SLOT era esse o nome)
7. "Mesa" para Solda dos fios
8. Rolamento
9. Induzido (ARM)
10.Comutador ( mais conhecido como COLETOR)
11. Enrolamento
12. Eixo
13. Carcaça
14. Imãs
15. Laminas do induzido (onde vai o enrolamento)
16. Arruelas do Induzido (evita atrito direto nos entre o induzido e rolamentos ou buchas)
17. Anel de fixaçao do endbell (tambem serve para ajustar o timming)
18. parafusos de lacração.

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 12:48 pm 
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Vou dar uma colaborada, colocando os nomes usuais assim como as funções de cada item:

1. Cabeçote, Nylon ou "tampa" do motor, onde são fixadas as "ferragens" (molas, casinha de carvão, carvões, rolamento, molas, fios e capacitores) do motor;
2. CASINHA DE CARVÃO (escova), permite um pequeno ajuste de timing do motor conforme se movimenta no sentido horário/anti-horário;
3. Molas - Reponsáveis por manterem o carvão/escova em contato com o coletor;
4. Poste das molas, onde as molas são fixadas
5. Escovas/carvão são os componentes que levam energia ao coletor, podem ser feitos de vários materiais ou a combinação de mais de um material, podem ser de cobre, cobre/prata, prata, quão mais nobre o material melhor a condutividade. Sua dureza vai determinar a sua durabilidade assim como o desgaste provocado ao coletor, deve-se evitar ao máximo que um carvão/escova "CENTELHE" no coletor, caso isso aconteça o motor esquentará em excesso e perderá rendimento;
6. Rabicho do carvão, tem a finalidade de melhorar a condução de energia ao coletor;
7. ORELHAS, aqui se soldam os fios que levarão energia ao motor, assim como o uso de capacitores;
8. Rolamento ou MANCAL (bucha);
9. Armadura ou corpo do induzido - normalmente composta por várias laminas de material metálico e retíficado ao diâmetro desejado;
10. Coletor, responsável por receber a energia passada pelas escovas e repassa-la as "bobinas", os motores possuem 3 bobinas normalmente, este é o componente que recebe o "passe", que tem a finalidade de corrigir as imperfeições resultadas do atrito dos carvões/escovas e melhorar o rendimento dos motores;
11. Bobina do induzido, aqui é onde se determinaa "potencia" do motor, combinação da "bitola" e número de voltas do fio que é dado em cada bobina, normalmente os motores de R/C possuem 3 bobinas;
12. Eixo, onde é fixado o coletor e a armadura que posteriormente receberá o enrolamento do(s) fio(s).
13. Caixa do Motor - Onde ficam localizados os imãs e o rolamento ou bucha inferior;
14. Imãs - que podem ser feitos de vários tipo de material e que vão determinar tb. a performance do motor, habitualmente são feitos de ferrite, mas os motores mais sofisticados podem ser feitos de colbalto. Os imãs tb. vão determinar o freio do motor, quanto mais fortes os imãs maior será o freio do motor;
15. Lâminas - cada elemento que forma a armadura ou corpo do induzido;
16. Espaçadores, usados para se ajustar o induzido dentro da caixa, ou seja, tirar a folga do eixo para que o induzido não vibre dentro da caixa;
17. Anel de Timing - nele são fixados os parafusos #18, esse anél que permite a regulagem maior do timing (avanço) dos motores brushed;
18. parafusos de fixação do cabeçote e regulagem do timing (avanço);.

Abraços,

Gustavo

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Editado pela última vez por Fast Cat em Qui Jan 22, 2009 11:50 am, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:16 pm 
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é isso ai galera!! vai todo mundo saber agora.

quando achar uma imagem de um brushless aberto posto aqui tb. se alguém achar antes, podem postar.

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:39 pm 
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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 3:34 pm 
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rpompeu escreveu:
Esse tá bom?
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esse é o Velineon?? bem legal essa imagem!!

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 3:42 pm 
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É o Velineon sim! mas eu queria mesmo era ver uma vista explodida de um brushless sensored.

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 10:40 am 
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é so pedir pra alguem abrir um..heheh..duvido, mas vai que tem um louco igual eu..kkkk

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Hmmm, eu tenho um sensored aqui parado, vou abrir e postar umas fotos.

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Boa Helvio!

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 2:39 pm 
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Matando a curiosidade da rapaziada, eis o bruxa sensored. Trata-se de um Novak SS5800:

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A parte traseira, onde são soldadas as fases, fechada:

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Agora aberta, mostrando o rolamento:

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A frente ainda fechada:

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Aberta, mostrando o rotor ainda no lugar:

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Com o rotor fora, e no fundo já dá pra ver o sensor HAL (sensor de posição do rotor e temperatura):

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Detalhe do sensor HAL:

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Positivo operante rapaziada?

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 2:44 pm 
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Po Helvio.. show de bola!!!!
nao sabia que o sensor era assim....quero ver desmontar o resto agora :mrgreen: :rip:

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Valeu helvio, matou a curiosidade!

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 3:47 pm 
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Interessante que o diametro do eixo que apoia no rolamento é bem mais grosso que um brushed !... Os brushed são o mesmo diametro de fora a fora !...

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 8:37 pm 
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Cold Fusion escreveu:
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6.
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8. Rolamento
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17. Anel
18. parafusos de lacração.

se alguem ai solber as traduções que usamos aqui, ou tiver algo errado pode falar que eu vou arrumando. Valeu!!

Aproveitando o tópico de Brushed, desmontei o meu 21T (primeira vez q fiz isso) e essa arruela (16 na foto), na hora q abri cairam e nem sei a posição certa para montar, essa pequenininha tem 4 e a maior 1, por fim acabei montando assim:

2 peqna em cima da escova (comutador) a maior e depois outra peqna (ainda em cima do comutador).
Em baixo coloquei a outra pqna no eixo, onde encosta na carcaça do motor.

Tá funfando, mas o eixo não tem folga, por isso a dúvida, eu digo folga da seguinte forma, apertando para dentro (meu outro motor 27t tem uma pqna folga assim), não sei se está correto, alguma dica ???

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Marcelo Borges


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