RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sáb Set 17, 2011 8:42 pm 
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Nunca entendi direito a funcionalidade de uma barra estabilizadora.
Alguém poderia explicar o quanto ela afeta no desempenho de um automodelo?

Abraço

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MensagemEnviado: Qui Out 27, 2011 5:47 pm 
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Sua função é forçar o maior contato possível da roda com solo, o seu funcionamento é igual uma balança quando uma roda sobe a outra desce, nesse movimento a roda que foi forçada a descer puxa o carro todo pra baixo dando uma menor inclinação do carro.

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MensagemEnviado: Sáb Nov 19, 2011 10:36 pm 
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peilow escreveu:
Sua função é forçar o maior contato possível da roda com solo, o seu funcionamento é igual uma balança quando uma roda sobe a outra desce, nesse movimento a roda que foi forçada a descer puxa o carro todo pra baixo dando uma menor inclinação do carro.


Só complementando o que o amigo acima disse, o maior contato possível com o solo seriam as 2 rodas do lado de dentro da curva, quando vc entra em uma curva, principalmente de alta, a tendência é sempre as rodas de fora "segurarem" o carro, fazendo aquele lado do carro obter maior esforço na suspensão e sendo responsável por manter o carro na pista, quando tem as barras estabilizadoras, elas dividem esse esforço (não dividem 50/50 mas uns 20~30% aproximadamente do esforço) para as rodas do lado de dentro, forçando e "obrigando" as rodas de dentro a manter o contato com o solo fazendo a estabilidade do carrinho ser mantida, ou seja, ela meio que "evita" que as rodas deixem de tocar o solo. dá bastante diferença pilotar com e sem a barra, você tem maiores possibilidades de abusar das curvas e em algumas curvas possibilita cravar o dedo com mais facilidade, isso te rende alguns centésimos de segundos a menos, fazendo uma volta mais rápida.

Imagem
Nesta foto da pra ver a inclinação do RC (eu mesmo tirei, uhahua, obrigado Cold pela pose com o RC :mrgreen2: ) e ele toca o chão com as 4 rodas. Muitos RCs tendem em curvas de alta não tocar o chão com a roda de dentro traseira, devido ao esforço feito e absorvido quase que todo pelo lado de fora do carrinho.

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MensagemEnviado: Dom Nov 20, 2011 11:31 am 
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Como foi muito bem explicado as vantagens vou falar dos defeitos.. hehehe :lol:

O único porem é quando a pista tem muito bump ou ondulações, nesse caso como a barra força o movimento dos dois lados da suspensão em uma curva irregular o carro escapa com muito mais facilidade, piorando o setup !! Ou seja vai de pista tambem

Abraços :drinks:

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MensagemEnviado: Dom Nov 20, 2011 10:36 pm 
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esanti escreveu:
Como foi muito bem explicado as vantagens vou falar dos defeitos.. hehehe :lol:

O único porem é quando a pista tem muito bump ou ondulações, nesse caso como a barra força o movimento dos dois lados da suspensão em uma curva irregular o carro escapa com muito mais facilidade, piorando o setup !! Ou seja vai de pista tambem

Abraços :drinks:

é isso é meio "corrigível" também. Recentemente corri numa pista que tinha várioooos bumps e ondulações e a solução foi fazer um amortecedor com o hidráulico sem muito rebound (uns 20%) e por molas bem macias, o carro sem manteve bem estável e pelas molas serem macias o hidraulico trabalhou mais, absorverdo maior parte das irregularidades da pista. a pista permitia que andássemos com altura entre 6 e 8, eu andei com 7,5 atras e 7 na frente devido a maciez da suspensão, mais baixo que isso a inclinação nas curvas de alta fazia o carro relar o chassi no chão (e relou assim mesmo, mas menos) mas foi muito bem aprovado o setup, gostei bastante, as molas macias + barra estabilizadora DURA atras + barra estabilizadora MACIA na frente + hidraulico com 20% de erbound = show. só precisei dar 1 grau a mais na cambagem pra segurar mais a traseira que tava mto mole e vualá... ficou legalzin :)

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MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 2:48 pm 
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Mujoo...

Aproveitando o gancho queria saber sobre as barras do Sakura, elas vem em 4 unidades para frente e 4 para trás.
Qual seria a melhor combinação de uso, digo entre pista X mais dura ou mais mole? Tem uma regra para uso delas certo, mas qual é ?

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MensagemEnviado: Ter Fev 07, 2012 12:19 am 
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depende mto do quanto vc força o carro na curva. se vc por a barra mais dura ela fará com que o carro force mais ainda o contato com o solo nas rodas de dentro da curva, se vc por uma barra mais macia ela não forçará tanto. Creio que para curvas bem rápidas q há possibilidade de cravar o dedo, a barra mais dura ajuda mais pois força mais ainda as rodas contra o solo, mas fica ligado no que o esanti disse, se tiver mtos bumps pode prejudicar o seu setup.
O maior segredo de todo, eh vc saber regular e além disso, montar uma por uma e andar pra testar. Não dá pra falar po~e barra tal e corre. Tem que sempre ir na base do teste, assim que um setup sai bem feito!

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MensagemEnviado: Ter Fev 07, 2012 11:13 am 
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Opa galera, valeu mesmo!

Ultimamente tenho andado mais de off-road, mas da mesma forma pude perceber a falta que as sway bars fazem.
A minha slash 4x4 sempre fica com uma roda no ar quando preciso corrigir o alinhamento dela na reta de maior velocidade da nossa pista
Quando vejo o Buggy Losi do meu amigo passando pela mesma reta, percebo a diferença que dá entre usar ou não as sway bars (ele tem)

E continuem postando dicas aqui, pelo jeito este tópico tem ajudado bastante gente!

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