Fernando escreveu:
Bom, eu não sei com certeza, mas posso afirmar que o insert seria mais ou menos a "calibragem" da pressão dos pneus, num carro real.
Vamos esperar os especialistas falaram "o que muda num carro de corrida se calibrar mais ou menos o pneu"
Exatamente!!! Veja mais abaixo um pouquinho do que aprendi...
rogeriomila escreveu:
Pelo que eu conheço um pouco de carros. Por causa das provas de arrancadas.
Quanto mais murcho o pneu mais ele gruda no chão! Tem mais tração.
Em compensação, menos velocidade média e até final, pois aumenta o arrasto. E consequentemente aumenta também o desgaste, tanto dos peneus quanto do motor e diffs!
Só serve/funciona para pequenos trajetos (arrancadas mesmo) em que o carro atinge a velocidade máxima rapidamente.
Ah! E claro: Em curvas o carro pode capotar facilmente.
varsol escreveu:
Bom, sei que se vc tiver um insert muito mole e pequeno, os cantos do pneu irão ficar mais em contato com o chão do que o meio do pneu, fazendo um desgaste excessivo das bordas.
O contrário tb é válido. O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá....
Fala, Varsa!
Pequeno em que sentido: largura ou altura? Porque se forem estreitos (largura), o que rola é exatamente o contrário. O pneu enrugaria formando estrias nas laterais por acúmulo de borracha. Se os inserts forem altos, eles farão com que o pneu gaste a parte central mais rápido que a interna e externa. Depois a tendência é igualar, mas sempre gastando mais a parte central e reduzindo a zona de contato de peso, reduzindo muito a aderência. Note que os inserts profissionais (take off e sorex, por ex.) são abaulados na parte interna (área de contato com a roda) e retos na parte externa (área de contato como pneu). Isso reduz a diferença de distribuição de peso, ou massa sei lá, sobre a parte interna dos pneus nos diferentes pontos da pista (retas, curvas, gicanes).
Claro que os inserts não são tão simples assim... mas o segrdo é esse.
No mais, concordo plenamente: ..."O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá...."
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