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 Título: Insert
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2005 4:21 pm 
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Editado pela última vez por Fernando em Ter Dez 27, 2005 5:58 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2005 4:54 pm 
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É a espuma que vai dentro do pneu de borracha, como se fosse a câmara dele.

A sua dureza equivale a regulagem de pressão de um pneu de carro de verdade

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Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2007 9:00 am 
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Camaradas,

Como sempre eu revivendo tópicos centenários ... hehehehe
Mas pra não criar outro eu vou utilizar esse mesmo.

Comprei uns pneus street para o meu Off mas os pneus vem sem inserts e os inserts custavam mais de R$20 o par, achei um absurdo e preferi fazer eu mesmo. Já que acho não ser um bicho de sete cabeças.

Mais ai vai algumas dúvidas:

O que vai mudar no carro se eu usar uma espuma mais dura ou mais mole pra fazer o insert?
Também já vi inserts de borracha, ou seja, bem mais duro que espuma. O que altera na tração do carro? Creio que essa questão seja bastante relacionada ao setup do carro.

Conto com a ajuda de vocês!

Grato,

Rogério

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2007 9:33 am 
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Bom, eu não sei com certeza, mas posso afirmar que o insert seria mais ou menos a "calibragem" da pressão dos pneus, num carro real.

Vamos esperar os especialistas falaram "o que muda num carro de corrida se calibrar mais ou menos o pneu"


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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2007 9:44 am 
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Pelo que eu conheço um pouco de carros. Por causa das provas de arrancadas.

Quanto mais murcho o pneu mais ele gruda no chão! Tem mais tração.

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2007 9:49 am 
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Registrado em: Sex Mai 04, 2007 10:40 am
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Bom, sei que se vc tiver um insert muito mole e pequeno, os cantos do pneu irão ficar mais em contato com o chão do que o meio do pneu, fazendo um desgaste excessivo das bordas.
O contrário tb é válido. O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá....

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MensagemEnviado: Sex Dez 07, 2007 4:51 am 
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Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
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Fernando escreveu:
Bom, eu não sei com certeza, mas posso afirmar que o insert seria mais ou menos a "calibragem" da pressão dos pneus, num carro real.

Vamos esperar os especialistas falaram "o que muda num carro de corrida se calibrar mais ou menos o pneu"


Exatamente!!! Veja mais abaixo um pouquinho do que aprendi...

rogeriomila escreveu:
Pelo que eu conheço um pouco de carros. Por causa das provas de arrancadas.

Quanto mais murcho o pneu mais ele gruda no chão! Tem mais tração.


Em compensação, menos velocidade média e até final, pois aumenta o arrasto. E consequentemente aumenta também o desgaste, tanto dos peneus quanto do motor e diffs!
Só serve/funciona para pequenos trajetos (arrancadas mesmo) em que o carro atinge a velocidade máxima rapidamente.
Ah! E claro: Em curvas o carro pode capotar facilmente.

varsol escreveu:
Bom, sei que se vc tiver um insert muito mole e pequeno, os cantos do pneu irão ficar mais em contato com o chão do que o meio do pneu, fazendo um desgaste excessivo das bordas.
O contrário tb é válido. O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá....


Fala, Varsa!
Pequeno em que sentido: largura ou altura? Porque se forem estreitos (largura), o que rola é exatamente o contrário. O pneu enrugaria formando estrias nas laterais por acúmulo de borracha. Se os inserts forem altos, eles farão com que o pneu gaste a parte central mais rápido que a interna e externa. Depois a tendência é igualar, mas sempre gastando mais a parte central e reduzindo a zona de contato de peso, reduzindo muito a aderência. Note que os inserts profissionais (take off e sorex, por ex.) são abaulados na parte interna (área de contato com a roda) e retos na parte externa (área de contato como pneu). Isso reduz a diferença de distribuição de peso, ou massa sei lá, sobre a parte interna dos pneus nos diferentes pontos da pista (retas, curvas, gicanes).
Claro que os inserts não são tão simples assim... mas o segrdo é esse.
No mais, concordo plenamente: ..."O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá...."

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MensagemEnviado: Sex Dez 07, 2007 8:38 am 
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Me corrigem se estiver errado:

Pneu mucho/quase mucho: Carro tem bastante aderencia, mais arrancada, mas; não tem velocidade, força pouco mais o motor, gasta mais combustivel/bateria, roda menos do que deveria rodar (se tratando de distância).

Pneu cheio/duro: Carro não tem muita aderencia, não tem tanta arrancada (pq derrapa, pelo fato do pneu estár duro), velocidade mais alta acelerando o mesmo tanto que acelerando com o pneu mucho, não força o motor como com pneu mucho, gasta menos combustivel/bateria, roda mais que pneu mucho (se tratando de distância).

Existe algum tipo de prova, em que o piloto pode inflar e muchar os pneus com um "comprenssor" durante a prova? Além de Crawlers.

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MensagemEnviado: Sex Dez 07, 2007 5:55 pm 
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.::Islom::. escreveu:
Me corrigem se estiver errado:

Pneu mucho/quase mucho: Carro tem bastante aderencia, mais arrancada, mas; não tem velocidade, força pouco mais o motor, gasta mais combustivel/bateria, roda menos do que deveria rodar (se tratando de distância).

Pneu cheio/duro: Carro não tem muita aderencia, não tem tanta arrancada (pq derrapa, pelo fato do pneu estár duro), velocidade mais alta acelerando o mesmo tanto que acelerando com o pneu mucho, não força o motor como com pneu mucho, gasta menos combustivel/bateria, roda mais que pneu mucho (se tratando de distância).

Existe algum tipo de prova, em que o piloto pode inflar e muchar os pneus com um "comprenssor" durante a prova? Além de Crawlers.

Facilmente explicado pela força que chamamos: "Coeficiente de Atrito"
Pneu mais macio, maior coeficiente de atrito e mais duro o contrario, existem prós e contras, mas acho que o amigo que perguntou anda de Off, ai eu eu acho que essas coisas que estamos falando é mais valido para on-road...rs
Será que um insert um pouco macio, não macio o sulficiente para que com apenas o peso do carro ele ceder, mas macio para que qualquer outra força alem da que o peso do carro aplica sobre os pneus seja capaz de deformalos... será?

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MensagemEnviado: Sex Dez 07, 2007 7:13 pm 
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Localização: Curitiba
masiato escreveu:


varsol escreveu:
Bom, sei que se vc tiver um insert muito mole e pequeno, os cantos do pneu irão ficar mais em contato com o chão do que o meio do pneu, fazendo um desgaste excessivo das bordas.
O contrário tb é válido. O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá....


Fala, Varsa!
Pequeno em que sentido: largura ou altura? Porque se forem estreitos (largura), o que rola é exatamente o contrário. O pneu enrugaria formando estrias nas laterais por acúmulo de borracha. Se os inserts forem altos, eles farão com que o pneu gaste a parte central mais rápido que a interna e externa. Depois a tendência é igualar, mas sempre gastando mais a parte central e reduzindo a zona de contato de peso, reduzindo muito a aderência. Note que os inserts profissionais (take off e sorex, por ex.) são abaulados na parte interna (área de contato com a roda) e retos na parte externa (área de contato como pneu). Isso reduz a diferença de distribuição de peso, ou massa sei lá, sobre a parte interna dos pneus nos diferentes pontos da pista (retas, curvas, gicanes).
Claro que os inserts não são tão simples assim... mas o segrdo é esse.
No mais, concordo plenamente: ..."O segredo é achar um insert que faça o pneu ficar o tempo inteiro (curva e reta) com ele todo no chão.
Claro, aí entra influencia de cambagem, ondulações na pista e blábláblá...."


O que eu quis dizer com pequeno foi em Altura mesmo....

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MensagemEnviado: Sex Dez 07, 2007 8:20 pm 
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alekimura escreveu:
.::Islom::. escreveu:
Me corrigem se estiver errado:

Pneu mucho/quase mucho: Carro tem bastante aderencia, mais arrancada, mas; não tem velocidade, força pouco mais o motor, gasta mais combustivel/bateria, roda menos do que deveria rodar (se tratando de distância).

Pneu cheio/duro: Carro não tem muita aderencia, não tem tanta arrancada (pq derrapa, pelo fato do pneu estár duro), velocidade mais alta acelerando o mesmo tanto que acelerando com o pneu mucho, não força o motor como com pneu mucho, gasta menos combustivel/bateria, roda mais que pneu mucho (se tratando de distância).

Existe algum tipo de prova, em que o piloto pode inflar e muchar os pneus com um "comprenssor" durante a prova? Além de Crawlers.


Facilmente explicado pela força que chamamos: "Coeficiente de Atrito"
Pneu mais macio, maior coeficiente de atrito e mais duro o contrario, existem prós e contras, mas acho que o amigo que perguntou anda de Off, ai eu eu acho que essas coisas que estamos falando é mais valido para on-road...rs
Será que um insert um pouco macio, não macio o sulficiente para que com apenas o peso do carro ele ceder, mas macio para que qualquer outra força alem da que o peso do carro aplica sobre os pneus seja capaz de deformalos... será?


Aê, fuvestêro, Força é força! Coeficiente é admensional, só uma constante de proporcionalidade!

A = μ.N

Isso só diz que o atrito (estático máximo ou o dinâmico) é proporcional à comnponente normal da força de contato. Não vamos esquecer que o atrito estático é uma força solicitante.

No off road, será que o insert mais macio não deixaria o "pouso" mais macio?

Abraços!


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 Título: Re: Insert
MensagemEnviado: Qua Jul 22, 2009 12:09 pm 
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revivendo esse topico antigo, mas com duvida nova

sem insert o que força? é possivel ficar andando sem insert para ter aderencia?

onde encontro inserts diferentes? so costumo ver macios para pneus maiores

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 Título: Re: Insert
MensagemEnviado: Sáb Jul 25, 2009 6:40 pm 
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Pneus normais sem insert devem dar um pouco mais de grip, mas os insertless (modelos maciços de borracha), esses não dão muito grip.

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