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17,5 Sensored 25%  25%  [ 1 ]
21,5 Sensored 50%  50%  [ 2 ]
3500kv Sensorless 0%  0%  [ 0 ]
Manter o Latinha 25%  25%  [ 1 ]
Total de votos : 4
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MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 9:56 pm 
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Mas tem que ver com a galera ....

:drinks:


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MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 10:48 pm 
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Ótima novidade Cold! Vai ser muito bom ver os carros sem precisar carregar aquele monte de chumbo...
Bom, eu acho que o latinha é uma categoria bastante nivelada principalmente pela restrição de motores, o que faz com que a categoria seja muito equilibrada, sem grandes disparidades de desempenho quanto ao motor. Tudo isso aliado ao baixo custo do combo motor/esc faz do lata a categoria perfeita para começar no hobby, e eu acho que são exatamente essas qualidades que não podemos perder.

Acabei de ver um vídeo de 17,5T e achei bem interessante... me pareceu um pouco mais rápido que o latinha mas que ainda se enquadra numa categoria iniciante... Só não usaria esse motor sensored numa categoria iniciante, usaria sensorless mesmo pra facilitar o nivelamento. Um combo desse da Ezrun (2400KV) no ebay sai por volta de USD100 já com o frete enquanto apenas o motor sairia por volta de USD30. Também acho válido comunizar a marca, de preferência uma que não seja cara.

(Acho que gastei os mesmos USD100 com ESC e 2 motores latinha pro campeonato esse ano contando com o frete rss)

Os motores de 3000/3500 KV eu já acho muito forte...
Gosto do 17,5 sensorless. (não tem na lista da enquete :mrgreen: )

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 7:59 am 
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Pessoal, não podemos nos esquecer do fator custo e ai temos dois caminhos a seguir:
1) Combo unsensored economico "made in China" - Custo total s/ frete de aprox. USD 60,00 a 90,00. Existem varias marcas ao contrario que a maioria pensa: Yeah Racing, EZrum, Turnigy, etc.. Me parece que todos são feitos pela HobbyWing, fabricante do EZRum.
Vantagens:
- Preço maximo USD 90,00
- Igualdade entre as marcas pois são todos fabricados pela mesma empresa.
- Pode-se usar ESC de 18 a 120 A sem grandes diferenças no desempenho.
- Sensorless, evita disparidade de desempenho de acordo com o ESC utilizado.
- Pode ser comprado facilmente.
- Similar ao que sera usado na categoria GT3000 da AllRacing (Interlagos) possibilitando que os competidores participem de ambos campeonatos sem investimento adicional.
Desvantagens:
- O mais manso (3000 kV/13T) é muito violento e permite usar relações abaixo de 5:1 sem aquecimento do conjunto. A solução deve ser limitar a relação em 6:1 ou outra relação dependendo de testes ou do circuito.

2) Combo sensored. Neste caso somente o motor já custa aprox. USD 90,00. Um bom ESC como o LRP SXX custa aprox. USD 185 = USD 275, isto é, aprox. o triplo do preço de um sensorless. Os motores sensored de mesma marca tem o mesmo custo seja 21,5T ou 4,5T, portanto o investimento inicial será muito parecido se for para correr com o novo Latinha ou Stock.
Vantagens:
- Maior proximidade com o Stock em termos de equipamento. Na eventual passagem de categoria o investimento será somente no motor.
Desvantagens:
- Custo elevado (USD 275,00) certamente irá desencorajar novatos.
- Não sei se um motor 21,5 com um ESC de primeira linha como o LRP ou SP recentes não se tornaria muito mais rapido que um conjunto de outra marca, resultando em uma desigualdade grande entre os competidores.

Se alguem identificar mais alguma vantagem ou desvantagem das duas alternativas, favor acrescentar. É importante esgotar o tema antes de uma definição.

Com base no acima exposto, considero que a alternativa "1" - Sensorless "made in China" é a mais adequada aos propositos da categoria Latinha, isto é, baixo custo e alta competitividade para trazer mais hobistas novatos para as competições com segurança de baixo indice de quebra e acidentes que possam desestimular a continuidade no hobby.


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 8:04 am 
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Perfeito Paulo!!

Além do que com limitação de relações no sensoreles terêmos menos gastos com jogos de pinhões e coroas!!!

A questão agora é se esses combos tem motores na casa de 21 23.5t?? ou de 2000kv a 2500kv??

Abraços, :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 9:02 am 
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Emanuel, não tem alternativa destes motores com menor capacidade que 3000 kv/13T. A solução é limitar a relação coroa x pinhão segurando a velocidade maxima do carro.


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 9:28 am 
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PRG escreveu:
Emanuel, não tem alternativa destes motores com menor capacidade que 3000 kv/13T. A solução é limitar a relação coroa x pinhão segurando a velocidade maxima do carro.


Então tá!!! :D

Por mim tá decidido!!!

Ô Cold!!! dá pra liberar os botões de votação??? :blink:

Abraços. :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 9:34 am 
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Cold. Deve incluir ou alterar nos botões da pesquisa "Sensorless 3000 kV"


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 10:05 am 
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legal.

bom. sou totalmente contra o esquema de limitar relação... pq??

1- tira todo o encanto da estratégia. ou seja.
2- vc vai ter um carrinho pró, e a unica coisa que vai fazer é trocar o óleo do amortecedor de 6 em 6 meses.. (desestimulante total)
3- vão parar de comprar relação pra começar a trocar rolamento.
4- quem vai vistoriar isso?
5- imagina vc chegar em primeiro, e o vistoriador do carro ter que mandar vc tirar o pião, e contar a coroa para ver se vc esta ok. nessa vc ja perdeu todo o seu tempo de box. que poderia estar vendo problemas futuros no seu carro para a próxima corrida.
6- motor elétrico é muito inconstante. vcs mesmo do latinha sabem que se agente comprar 5 motores Jhonson um deles vem melhor que o outro. E isso acontece também com LRP (paulista 2009) ou SP, imagina com uma EzRun?
7- vcs vão ter gente comprando 5 motores para ver qual o melhor.]
8- tem gente que treina bastante. por exemplo MTaira que "treinaria todo fim de semana", e gente que treina menos, Ex: eu. imagina o Mtaira com um motor mais gasto, com rolamento mais gastos. na 3ª corrida ele vai perceber que o carro dele ja não rende mais o que deveria, então vai ter que comprar outro motor, pq já vai ter mais tempo de pista que o meu que só correu a etapa.
9- se a intenção é não gastar dinheiro. ter a relação livre é o melhor, pois ai vc teria como tirar na relação a deficiencia de um motor mais rodado que o outro.

Final - limitar a relação só vai deixar quem comprar um motor apenas a ficar la atras!!

Vcs lembram do campeonato Paulista que era só com motores LRP? lembram que tinha motores que não andavam nada, e para recuperar essa deficiência o piloto tinha que aumentar a relação para poder andar junto com os outros?? pois é. limitando a relação como vai fazer??

Nossa. escrevi pra carai

Sinceramente espero que vcs esqueçam esse negócio de limitar a relação. pq depois da primeira etapa, não vejo mais ganho nenhum.

a Hobbywing tem motor de 2400Kv podemos considerar essa opção, é um 17,5T acho mais viavel do que o 13.5T

http://www.hobbywing.com/english/Articl ... icleID=425

é Sensorless também.

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 10:27 am 
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Lá vai meu livro, rs

Aqui em Brasília nós escolhemos o motor 10T sensorless ezrun para andar este ano, com o objetivo de limitar gastos com equipamento e manutenção. Aqui o chassis, relação, esc e bateria são liberados (pneu alpha qualquer composto). O que posso dizer é que andei tanto com o ESC ezrun 60 A quanto com o Tekin RS e não vi diferença entre eles. Limitar a relação pode ser um tiro no pé, acho que não equilibra o campeonato, e tem um enorme trabalho para fiscalizar. Aqui dependendo da pista, todos, independentemente do chassis acabam chegando no mesmo FDR. Em uma pista é algo em torno de 5,8 e em outra 5,4, vai mudar um pouco para mais ou para menos dependendo do gosto do piloto ou ajuste de chassis e timing. Mas no final todos chegam a valores próximos e na pista não se vê discrepância, as vezes um carro está melhor de reta, mas fica fraco na retomada, isso faz parte do jogo, se limitar relação, pode favorecer um estilo de pilotagem em detrimento de outro.

Voltando ao caso do motor, nosso motor tem 3900 kv e achávamos que com isso ele seria mais fraco que nossos motores de 6000 kv que usamos ano passado. Mas não temos visto isso, este anos estamos virando tempos muito próximos ou até mais rápidos! Talvez por conta da evolução das baterias, ou porque eles tenham menos torque facilitando na saída de curva, e com essas relações de 5,4, chegam no final da reta em grande velocidade, talvez os dois.

Pro latinha, acho que teria que achar um motor sensorless de menos Kv possível, tipo uns 2000kv e testar na pista, neste caso com o esc liberado. Motores sensored são uma boa opção, porém o esc não deve ter o timing dinâmico ativado, o que também dificulta a fiscalização. A não ser que se limite o esc também. Mas acho que é possível encontrar um brushless compatível, se limitar o esc e motor por essas marcas chinesas fica bem barato, além de ser um ótimo investimento.

Bateria é um item que também deve ser ponderado, pois implica em grandes gastos e modifica o comportamento do carro. É sensível a diferença entre baterias que usávamos a pouco tempo atrás e as novas que estão surgindo. Enquanto todos estão com o motor e esc limitados, quem vai andar mais, um cara com uma carbon nano 5600 50-90C de US$150 ou um com bateria 4000-20C de US$25?


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 10:28 am 
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Não tinha visto o post do Cold, mas concordo plenamente.


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 11:45 am 
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Adalberto
Eu concordo que a limitação da relação não é o ideal. Na AllRacing eu fui contra mas fui voto vencido. Neste momento com os poucos conhecimentos que eu tenho do Hobby, não vejo outra alternativa para limitar a velocidade final e oferecer diferentes marcas de motores a preços razoáveis para que o praticante de Latinha migre para a nova categoria.

O motor sugerido por voce da HobbyWing 17,5 sensorless pode ser uma boa opção mas me parece ser a unica e comentarios no RCTech não são muito favoraveis a ele. Veja http://www.rctech.net/forum/electric-ro ... 650-a.html.
Alem do fato de não ser facil encontrar este motor. Procurei nas lojas de Hong Kong onde se acha de tudo e não encontrei.

Voce deve ser lembrar que eu sugeri no final do ano passado a criação de uma categoria similar e naquele momento foi rejeitado porque acabaria com o Latinha. Parece que com um ano de atraso estamos caminhando para isto e continua tendo o meu total apoio.

Finalizando, procurei dar a minha contribuição nesta discussão já que foi solicitado, porem se sugestões mesmo que pareçam absurdas para alguns são rejeitadas sem uma analise preliminar deixo a discussão e decisão para os "mais experientes". O que voces decidirem será certamente o melhor para o novo campeonato.

Paulo (Pai)


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 1:09 pm 
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Eu apoio totalmente o ezrun 17,5 sensorless, como disse no meu post anterior. Acho mais coerente uma limitação de marcas do que relação. Imagina que para cada carro com relação interna diferente vc tenha que ter uma combinação de pinhão e coroa e ainda assim corre o risco de não conseguir relações exatamente iguais...
Eu fiz uma busca por esse motor no ebay e encontrei vários, com preços de 100 usd pelo combo já com frete.
O problema de cogging relatado no rctech deve acontecer em praticamente todos os motores sensorless nos primeiros giros dele. E tb pode ser agravado pelo timing definido no esc. Não acho que seja um problema exclusivo do 17,5.

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 1:58 pm 
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Como o Paulo citou, bem no início também fui contra a limitação da relação a fim de controlar a velocidade, porém depois da corrida teste percebemos que os carros estavam muito rápidos superando nossa expectativa, e visando a segurança e a preservação dos carros não enxergamos outra solução....inclusive houveram batidas violentas por esta surpresa..estamos com o motor 3000kv Ezrun....

Estou acompanhando este tópico justamente por tratar um assunto bem parecido com o que estamos enfrentando lá na All Racing, substituir o consagrado latinha por BL, mas sem uma enorme diferença de potência como está acontecendo, e fico na dúvida se os motores de 2400 kv (4440 rpm a menos) seriam suficientes para amançar consideravelmente os carros em comparação aos 3000kv...alguem já testou este motor no limite com relações baixas? Eu também estou procurando por este motor faz algum tempo, para colocar no meu Mini, porém só acho no ebay com frete mais caro que o próprio motor....continuo procurando e se vcs forem usar também gostaria de participar...

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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 2:44 pm 
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provavel mente o que eu vou falar vai ser bobagem mas alguem ja considerou em correr com baterias de 1S ????


eu nao tenho ideia que como ira se comportar, mas pode dar certo, ai corre com o motor 3000 so que mais fraco (tavel fraco demais!!!!::? :blink: )


assim quem corre aqui de 3000 com 7.4 pode correr na aarc de 3.2 isso so for viavel mas é uma ideia.....e vise versa.....


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MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 2:53 pm 
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De repente é uma boa para substituir o latinha:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 1700kv/80A


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