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MensagemEnviado: Ter Dez 20, 2011 5:21 pm 
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Fala Galera!!!

Estou abrindo oficialmente esse tópico para comerçar-mos a discutir o tema, regras e assuntos diversos.

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Logo Formulinha por emanuelesmera, no Flickr

Regulamento Final:
Regras Formulinha 2012 – AARC do ABC.

Categorias: 1/10 : 180, 190 e 200mm Formulinha.

A organização do campeonato AARC do ABC adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
As hipóteses não previstas nesse regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Comissão de Corridas, que tem por integrantes os Srs. Alexandre Kimura, Sergio Gerbelli, Sandro Ferreira, Roberto de Figueiredo e Emanuel Lobo, além dos eventuais Representantes das Categorias. Os membros da Comissão ficam encarregados de preparar os adendos sobre situação não previstas neste Regulamento.
O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma de julgar necessário para o bom andamento do evento. Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando a total disposição de eventuais duvidas. Esperamos que esse com esse regulamento todos tenham as mesmas condições de competitividade.
1 – INTRODUÇÃO
1 – O Campeonato AARC do ABC EP 1/10 de Formulinhas 2012 será realizado em N etapas durante a temporada 2012. Cada participante somará pontos a cada etapa, e ao final do Campeonato, será declarado Campeão do ABC 2012 o participante que somar mais pontos durante a temporada, de cada categoria.
2 – CIRCUITOS E DATAS
1ª ETAPA – 22/04/2012 – Circuito 1 Anti-Horário;
2ª ETAPA – 20/05/2012
3ª ETAPA – 17/06/2012
4ª ETAPA – 05/08/2012
5ª ETAPA – 21/09/2012
3 – REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS
3.1 – Horário das Atividades
• As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão ter inicio a partir das 7:00h e poderão se estender, no máximo, até às 18:00h
3.2 – Cronograma:
• 07h00 – Inicio das atividades;
• 07h00 às 08h30 – Inscrição e Lacração de Chassis (PISTA FECHADA);
• 08h30 às 09h20 – Treinos Livres Cronometrados (Todas as Categorias);
• 09h40 às 10h30 – Tomadas Classificatórias Q1;
• 10h40 às 11h30 – Tomadas Classificatórias Q2;
• 11h40 às 12h00 – Tomadas Classificatórias Q3;
• 12h10 às 13h00 – Almoço;
• 13h00 às 16h20 – Finais Rd1,Rd2 e Rd3;
• 16h40 às 17h00 – Premiação.
(O Cronograma está sujeito a alterações caso ocorra Chuva ou qualquer outro problema)
3.3 – As Provas só serão realizadas com um mínimo de 8 pilotos inscritos, caso alguém não possa participar, pode efetuar o pagamento para garantir a realização da etapa.
3.4 – Durante todo o dia, a pista ficará fechada para treinos/acertos individuais.
• O não cumprimento desta regra resultará em punição pelo Diretor de Prova.
4. – QUANTIDADE DE MAINS DE ACORDO COM NÚMERO DE PILOTOS
• Até 12 pilotos – Uma Main (A). ( Capacidade Máxima do palanque)
• Até 20 pilotos – Main A com 10 pilotos e Main B com o restante;
• Até 24 pilotos – Duas Mains (A e B divididas igualmente).
• Acima de 24 pilotos – Quantas Mains forem necessárias (A, B, C... Z), com no máximo 10 ou 14 pilotos em cada, dependendo da Situação.
• Mains com até 14 pilotos só serão utilizadas quando ao formar os Grupos com 10 em cada, sobrarem poucos (no máximo 4) para formar outro Grupo.
o Ex. 22 pilotos, Main A com 11, Main B com 11;
o Ex. 23 pilotos, Main A com 11, Main B com 12;
o Ex. 24 pilotos, Main A com 12, Main B com 12;
o Ex. 25 pilotos, Main A com 10, Main B com 10, Main C com 5;
o Ex. 26 pilotos, Main A com 10, Main B com 10, Main C com 6.
5. – TREINO LIVRE CRONOMETRADO
• Somente os pilotos devidamente matriculados e com chassis lacrados poderão participar do Treino Cronometrado.
• Cada grupo pré-selecionado (ordem de inscrição ou numeração) terá 10 minutos de Treino Cronometrado.
• A melhor volta de cada piloto será utilizada para separação dos Grupos nas Tomadas de Tempo.
6. – TOMADA DE TEMPO (Qualify)
• Serão realizadas 3(três) tomadas de tempo classificatórias por Índice Técnico, valendo apenas a melhor tomada das três. Em caso de empate, será considerada a segunda melhor tomada como critério de desempate;
• Ordem de Largada:
o A Ordem de Largada da Primeira Tomada (Q1) será dada a partir do resultado do Treino Livre Cronometrado;
o A Ordem de Largada da Segunda Tomada (Q2) será dada a partir do resultado da Primeira Tomada (Q1);
o A Ordem de Largada da Terceira Tomada (Q3) será dada a partir do resultado da Segunda Tomada (Q2)
• Os Grupos formados para o Q1 a partir do Treino Livre Cronometrado serão os mesmo durante todos os Rounds Classificatórios.
• Durante as Tomadas Classificatórias todos os pilotos, independente do Grupo, disputam entre si, pelo melhor Índice Técnico.
• Duração: 8 minutos.
• Ao final de cada Rodada Classificatório será impresso uma lista com o melhor resultado de todos os N pilotos naquela Rodada. E ao final de todos os Rounds, Uma lista será gerada a partir do melhor tempo de cada piloto, para assim definir o TQ (Top Qualifier) e as Main para as Finais, quando necessárias.
7 – FINAIS
• Duração: 8 minutos.
• Serão 3 Finais valendo pontos.
• A ordem de largada será a mesma para todas as Finais, obtida através da Tomada de Tempo.
8 – RESULTADO
• Será campeão da ETAPA aquele que somar mais pontos nas finais.
• Ao final das 3 Finais, cada piloto contará com seus 2(DOIS) melhores resultados, ou seja, descarta o pior resultado.
• Caso seja possível realizar somente 2(DUAS) Finais, valerá somente a melhor, ou seja, o piloto descarta o pior resultado.
• Caso haja somente 1(UMA), esta valerá como resultado Final.
• Caso não seja possível realizar nenhuma Final, o resultado será o obtido pelas Tomadas de Tempo.
• Será campeão da Etapa apenas o Primeiro Colocado das etapas realizadas, porém, a premiação e pontuação serão apenas para os 3 primeiro de cada Categoria, independente da posição no resultado Final.
9 – EMPATE
• Em caso de Empate nas tomadas, vale o segundo melhor resultado, e em seguida, o terceiro, caso necessário.
• Em caso de Empate ao termino da Etapa, vale primeiro o descarte, e em seguida, o resultado da classificação.
10 – PROCEDIMENTOS DA CORRIDA
10.1 – LARGADA
• No Treino Livre Cronometrado, o Diretor de Prova chamará os pilotos participantes que terão 10 minutos para treinar, e ao mesmo tempo, fazer a melhor volta que valerá para a separação nas Tomadas.
• Nas Tomadas de Tempo, o Diretor de Prova autorizará a largar cada piloto nominalmente, largando dos Boxes.
• Nas Finais, todos os pilotos vão largar juntos ao sinal do Diretor de Prova. Cada piloto deve se posicionar na sua devida marca para a Largada.
10.2 – VISTORIA
• Após o final de cada prova (Tomadas e Finais) todos os carros devem permanecer na Pista, para vistoria técnica. O Vistoriador recolherá os carros dos 1º, 2º e 3º colocados, mais um carro a ser sorteado para proceder a vistoria técnica final.
• Os pilotos de Formulinhas que optarem por correr com motor 17,5t sensored (dentro das colocações)serão chamados com seus devidos cartões de programação para atestar que estão com Timing, Booster e Turbo no ZERO, aqueles carros que não estiverem de acordo com essa especificação serão desclassificados, e o piloto em colocação posterior a dele herda a colocação, passando esse também pela checagem.
10.3 – PROVAS FINAIS
• A posição de largada de todas as finais será a mesma que foi obtida através dos Rounds classificatórios.
• Assim que o Diretor de Prova determina o Termino da Prova, nenhum mecânico/piloto poderá ter acesso ao carro. A Penalidade pelo não cumprimento desta regra será a Desqualificação da Prova em Questão (Round Classificatório ou Final)
• A Direção de Prova poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em Tomadas de Tempo ou Finais. Todos os carros os pilotos/mecânico devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou inspetor técnico. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados podem acompanhar a vistoria técnica.
10.4 – SOLICITAÇÕES DE TEMPO
• Não será permitida nenhuma Solicitação de Tempo em nenhum Round Classificatório ou Final.
11 – PONTUAÇÃO
11.1 – Será atribuída a seguinte pontuação aos pilotos participantes:
• Pole Position/Top Qualifier (TQ) = 1 Ponto Extra.
• Pontos para posições finais da Corrida:
o 1º lugar = 50 pts
o 2º lugar = 46 pts
o 3º lugar = 42 pts
o 4º lugar = 38 pts
o 5º lugar = 34 pts
o 6º lugar = 32 pts
o 7º lugar = 30 pts
o 8º lugar = 28 pts
o 9º lugar = 26 pts
o 10º lugar = 24 pts
o 11º lugar = 22 pts
o 12º lugar = 21 pts
o 13º seguindo a diferença de 01 ponto

11.2 – DQ = DESQUALIFICADO: O Piloto fica desqualificado do Round Classificatório ou Final em que estiver participando, e não poderá utilizar a mesma como descarte.
11.3 – DC = DESCLASSIFICADO: O piloto fica desclassificado e conseqüentemente eliminado da prova, perdendo os pontos adquirido na Etapa e não pode utilizar como descarte.
11.4 – Piloto Inscrito e não participante, receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da Prova. (em caso de dois ou mais pilotos inscritos e não participantes, estes receberão a mesma pontuação)
11.5 – Em caso de empate entre pilotos no resultado final do campeonato, o critério de desempate será, pela ordem:
• Pontuação total sem descarte;
• Maior quantidade de Vitorias;
• Maior quantidade de Poles;
• Confronto direto dos resultados;
• Persistindo o empate, será sorteado o campeão por método aprovado pelo Conselho.
12 – INSCRIÇÕES
12.1 – No momento da Inscrição no campeonato na primeira etapa, cada piloto recebera um número, que será seu durante todo campeonato. O numero 1 é reservado ao Campeão do Ano anterior.
12.2 – Cada piloto receberá (caso necessário) um jogo de números para colar na bolha, sendo eles com fundo branco, dígitos em preto com Medida Mínima de 45x60mm, deverá ser fixado no pára-brisa dianteiro do carro e nas laterais.
12.3 – Cada piloto receberá um jogo de pneus Homologados (Alpha RC) devidamente marcados para o evento.
13 – VALORES E FORMA DE PAGAMENTO - Formulinha
13.1 – ASSOCIADOS
• Taxa de inscrição de R$50,00.
13.2 – NÃO SÓCIOS
• Taxa de inscrição de R$80,00 (R$50,00 + Diária R$30,00).
13.3 – PAGAMENTO INTEGRAL
• Somente os ASSOCIADOS anualistas que tenham pago a anuidade de 2012 serão beneficiados pelo desconto que só é válido para a pagamento na PRIMEIRA ETAPA. A Taxa anual é fixada em: R$ . Podendo ser dividido em 3x mediante a cheques pré-datados (7 jogos de pneus inclusos).
14– DESCARTE
14.1 – O Campeonato será realizado em N etapas. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final das N etapas, será declarado Campeão AARC do ABC de 2012 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada. O Campeonato contara com 01 descarte de pontos obrigatório.
14.2 – Caso o piloto não participe de uma etapa, somente poderá descartá-la caso tenha pagado a inscrição da mesma, e portanto pontuando como ultimo colocado (item 8.3)
14.3 – Nos casos de Desclassificação (DC), o piloto não poderá usar a etapa como descarte.
14.4 – Na eventualidade do piloto ser o Top Qualifier (TQ/Pole Position) de uma determinada etapa, ao descartar a mesma, o ponto conquistado através do TQ será descartado da pontuação geral do piloto no campeonato.
15– POSIÇÃO NO PALANQUE
15.1 – Caso haja necessidade, os pilotos serão chamados pelo diretor de prova e devem se posicionar no palanque, de acordo com a ordem de largada, com exceção do TQ, que tem o privilégio de escolher a sua posição.
16 - FREQUÊNCIAS DE RADIO
16.1 - Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas freqüências diferentes para a inscrição.
16.2 - Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de Prova deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo diretor de provas.
16.3 - Nas Final a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.
16.4 - É permitido o uso do equipamento DSM de modulação de freqüência.
*No caso de troca de freqüência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca.
16.5 - É proibida a permanência de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.
17 - SENSORES
Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc.
A organização NÃO TERÁ sensores para emprestar ou alugar.
17.1 - Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça correta instalação do sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores.
18 - REGISTROS E VISTORIA TÉCNICA
(Não será realizada vistoria técnica no inicio das atividades, somente será colocado o lacre no Chassi)
18.1 - Todos os pilotos deverão fazer o registro do seu carro, radio e numero de sensor.
18.2 - É responsabilidade do piloto, estar com seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
18.3 - O carro e o radio devem ser apresentados para registro no horário estabelecido pelo cronograma de prova.
18.4 - O carro que não fizer o registro na primeira seção, não poderá participar dos treinos livres nem tomadas de tempo. O piloto só poderá continuar com as atividades do dia, tendo efetuado o registro na segunda seção após as tomadas de tempo e, entrará direto nas provas Finais em último colocado.
18.5 - Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
18.6 - Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
18.7 - Estar participando da mesma categoria.
18.8 - Preencher formulário próprio.
18.9 - Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
18.10 - Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
18.11 - A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
18.12 - A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.
18.13 - Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro durante a prova, a não ser quebra de chassi com a devida liberação e vistoria do diretor de prova.
19 – CHUVA
• Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.
19.1 – Caso ocorra chuva antes do início das atividades:
19.2 – Deverá ser aguardado o horário limite de 11h00 para cessar a chuva e dar continuidade à competição.
19.3 – Persistindo a chuva, a Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade de se marcar nova data para a realização da etapa.
19.4 – Caso ocorra chuva durante a competição:
19.5 – Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida.
19.6 – Chuva nas tomadas de tempo:
19.7 – No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
19.8 – No caso da impossibilidade de se realizar as provas finais, será considerado como resultado final, a classificação das tomadas de tempo.
19.9 - Chuva nas provas Finais:
19.10 – No caso de interrupção de um heat em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo "grid" anterior.
19.11 – Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada.
19.12- Em caso de chuvas após uma ou mais finais realizadas antes de completadas as 3(TRÊS) finais previstas, considera-se o resultado final da etapa o resultado do melhor resultado obtido pelo piloto.
20- PANES NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
20.1 – Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 19). Caberá à Organização da Prova a decisão final.
20.2 – Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja nas tomada de tempo ou prova final, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio imediato das atividades.
21 – PENALIZAÇÕES
21.1 – Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
21.2 – Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. As penalizações serão divididas em:
21.3 – Advertência Verbal: o Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos em que não há interferência na performance dos pilotos adversários, como:
a) obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;
21.4 – Penalização de Tempo: é adicionado ½ da melhor volta do heat classificatório. O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "você foi punido com adição de tempo", por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
a) piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
c) tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
d) ao receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida;
e) falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
f) Parar os carros com os pés;
g) Realizar reparos na pista;
h) Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
21.5 – Penalização de Volta: a volta em questão não será contada pela direção. O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "sua volta não será contada", por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:

f) queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);

21.6 – Desqualificação
21.6.1 – Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo e finais.
21.6.2 – Receber 03 punições na mesma etapa;
21.6.3 – Reter o rádio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
21.6.4 – No término dos rounds nenhum piloto poderá retirar o carro antes de liberado pelo vistoriador. Os pilotos que não cumprirem esta norma serão Desqualificados.
21.6.5 – Estar com o carro fora das Especificações Técnicas.
21.6.6 – Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: sem a bolha, pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
21.6.7 – Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
21.6.8 – Nos casos de agressões verbais descontroladas;
21.6.9 – Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude anti-esportiva durante a etapa;
21.6.10 – Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;
21.6.11 – Passar o sensor na antena de captação do sinal.
21.7 – Suspensão:
21.7.1 – Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
21.7.2 – Na segunda desclassificação durante a temporada;
21.7.3 – A prova em que ocorreu a fraude não poderá ser usada com descarte e o piloto receberá zero ponto.
21.7.4 – Eliminação do Campeonato
21.7.5 – Nos casos de agressões físicas.
22 – PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE
22.1 – Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão utilizá-la como descarte.
22.2 – Os pilotos desqualificados receberão os pontos referentes a ultima posição da tomada de tempo ou prova final em que estiver participado e poderão utilizá-la como descarte.
23 - PROTESTO
23.1 – Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
23.2 – Prazos para encaminhamento do protesto: 10 minutos após o término do heat em questão.
23.3 – Todo protesto será respondido por escrito.
24 – CANCELAMENTO DE PROVA.
No caso de uma etapa ser cancelada, será utilizada a data reserva para realizar a prova anteriormente cancelada.
25 – PREMIAÇÃO
A cada etapa serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria. Dentro das possibilidades o campeão da Etapa e o TQ.
26 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A regulamentação técnica do campeonato é baseada em regras definidas por uma comissão e baseadas em regras de diversos campeonatos de Formulinhas espalhados pelo mundo, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.
26.1 – CHASSI:
Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 180, 190 e 200mm com tração trazeira de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 200 mm.
26.2 – BOLHAS: É obrigatório o uso de carroceria de Formulinha, escala 1/10 de qualquer marca e modelo, que siga as descrições abaixo:
• A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada;
• Somente Bolhas tipo Formulinha de 180, 190 e 200mm serão permitidas;
• Apêndices aerodinâmico são permitidos conforme a bolha e o carro escolhido, quaisquer aspectos que não estejam de acordo com o carro serão definidos pela direção de prova.
• O aerofólio traseiro é obrigatório. A pintura do aerofólio é opcional;
26.3 – PNEUS
• Somente serão aceitos pneus para Formulinha de fabricação Nacional ou importada, de escolha livre pelo piloto. Não será permitido misturar compostos de pneus no carro, ex: frente borracha, trazeira espuma.
26.4 – MOTORES, ESC e ELETRONICA – O campeonato AARC do ABC de Formulinha utilizará motores Brushless 17.5T e 21,5t sendo que os motores 17,5t tem que estar na função Just stock, ou seja: sem buster e Turbos ativados. Para os motores 21,5t todo o sistema está liberado(turbo, timming, buster, etc). Serão permitidos apenas ESC eletrônicos, sendo que caso possua a função “marcha ré”, deverá estar desabilitada. - O carro deverá conter apenas UM Servo, que poderá ser digital ou analógico de qualquer marca ou modelo.
26.5 – Modificação dos motores:
O ajuste de timing do motor 21,5t é livre. Quaisquer alterações físicas não serão permitidas.
26.6 – Peso:
Todos os modelos deverão ter no mínimo 1.000 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha e transponder.
26.7 – Transmissão:
Permitidos chassis de tração trazeira - Não será permitido qualquer sistema de câmbio
26.8 – Baterias:
São permitidas as seguintes baterias:
26.9 – Ni-Cd ou Ni-MH: até 6 células de voltagem nominal de 1.20volts cada (máxima voltagem nominal 7.2v por bateria), de capacidade livre
26.10 – LIPO: até 7.4volts nominais, serão permitidos somente modelos com caixa rígida (“HARDCASE”), capacidade livre.
26.11 – Todo piloto deverá utilizar-se obrigatoriamente de um safety bag ou Lipo sack para carregar suas baterias de Lipo. O não cumprimento desta norma implicará na desclassificação da etapa.
27 – TELEMETRIA
27.1 – Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
27.2 – O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.

Abraços, :drinks:

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Editado pela última vez por Astronauta em Ter Mar 13, 2012 4:56 pm, em um total de 16 vezes.

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MensagemEnviado: Ter Dez 20, 2011 6:02 pm 
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Boa Emanuel

E mais uma novidade em primeira mão!!!

Hoje estive na Lynx e aproveitei para discutir sobre os fórmulas e possíveis incentivos para 2012.

Pois bem, existe uma grande chance de termos BOLHAS PARA FORMULAS fabricadas no Brasil já no início de 2012.

Com isso conseguiríamos reduzir um pouco o custo de manutenção.


Para isso preciso de uma bolha de cada modelo F 103, F 104 e FGX. Nova, sem recorte e sem pintura.

Quem quiser emprestar ou vender eu compro.

Lembrando que, hoje não temos uma categoria de Formulas no Brasil ( ao menos não conheço) vale a colaboração de todos!


Mauricio - RCB

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Mauricio L. Cardoso
www.rcbmodelismo.com.br


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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 12:34 pm 
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Mauricio-RCB escreveu:
Boa Emanuel

E mais uma novidade em primeira mão!!!

Hoje estive na Lynx e aproveitei para discutir sobre os fórmulas e possíveis incentivos para 2012.

Pois bem, existe uma grande chance de termos BOLHAS PARA FORMULAS fabricadas no Brasil já no início de 2012.

Com isso conseguiríamos reduzir um pouco o custo de manutenção.


Para isso preciso de uma bolha de cada modelo F 103, F 104 e FGX. Nova, sem recorte e sem pintura.

Quem quiser emprestar ou vender eu compro.

Lembrando que, hoje não temos uma categoria de Formulas no Brasil ( ao menos não conheço) vale a colaboração de todos!


Mauricio - RCB


Que ótima noticia Mauricio!!! Tenho certeza que o pessoal da LInx não vai se arrepender!!! pena que não tenho nenhuma bolha aqui sem corte, senão tava na mão!!! :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 2:24 pm 
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Mauricio-RCB escreveu:
Boa Emanuel

E mais uma novidade em primeira mão!!!

Hoje estive na Lynx e aproveitei para discutir sobre os fórmulas e possíveis incentivos para 2012.

Pois bem, existe uma grande chance de termos BOLHAS PARA FORMULAS fabricadas no Brasil já no início de 2012.

Com isso conseguiríamos reduzir um pouco o custo de manutenção.


Para isso preciso de uma bolha de cada modelo F 103, F 104 e FGX. Nova, sem recorte e sem pintura.

Quem quiser emprestar ou vender eu compro.

Lembrando que, hoje não temos uma categoria de Formulas no Brasil ( ao menos não conheço) vale a colaboração de todos!


Mauricio - RCB


Acabei de comprar uma bolha do F103.
Quando chegar eu aviso até pq nem sei qual a qualidade do material.

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 2:50 pm 
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Mauricio eu tenho a f60 nova .........

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 3:24 pm 
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Maravilha!!! a Galera tá se movimentando!!!

Como estou de férias, amanhã Eu e o Seanikaido marcamos de ir para a AARC de Santo André para treinar um pouco, quem quiser ir é só aparecer, estaremos lá apartir das 8 da manhã!!! :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 3:58 pm 
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Mauricio-RCB escreveu:
Boa Emanuel

E mais uma novidade em primeira mão!!!

Hoje estive na Lynx e aproveitei para discutir sobre os fórmulas e possíveis incentivos para 2012.

Pois bem, existe uma grande chance de termos BOLHAS PARA FORMULAS fabricadas no Brasil já no início de 2012.

Com isso conseguiríamos reduzir um pouco o custo de manutenção.


Para isso preciso de uma bolha de cada modelo F 103, F 104 e FGX. Nova, sem recorte e sem pintura.

Quem quiser emprestar ou vender eu compro.

Lembrando que, hoje não temos uma categoria de Formulas no Brasil ( ao menos não conheço) vale a colaboração de todos!


Mauricio - RCB

tenho uma lotus L-79 da zen racing , generica pra formulinhas f103 , f104w , f104 e f109 , tb uma lotus L97t (Senna) original Tamiya de f103 ou f104w e uma f104pro original Tamiya impecáveis , zeradas sem nenhum recorte ou risco se me devolver igualmente impecáveis e zeradas , sem nenhum recorte ou risco empresto sem problemas .

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 4:56 pm 
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Astronauta escreveu:
Maravilha!!! a Galera tá se movimentando!!!

Como estou de férias, amanhã Eu e o Seanikaido marcamos de ir para a AARC de Santo André para treinar um pouco, quem quiser ir é só aparecer, estaremos lá apartir das 8 da manhã!!! :drinks:


Vou estar lá também, RÁ!!!

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 5:03 pm 
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Já que é pra inspirar, assistam este vídeo:



Eu sou muito admirador do estilo dele, não por o imitar, mas por me identificar....no fear!!!

abs!

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 7:18 pm 
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vinicius escreveu:
Mauricio eu tenho a f60 nova .........


Oi Vinicius

Você me vende? Como será usado para fazer o molde das novas bolhas não sei como ficará depois...
Valeu

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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2011 10:15 pm 
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Astronauta escreveu:
Fala Galera!!!

Estou abrindo oficialmente esse tópico para comerçar-mos a discutir o tema, regras e assuntos diversos.

Vou levantar aqui nossas prioridades, então apontem sugestões:

1° N° de etapas;
2° Regras;
3° Local, e vinculos(junto com as etapas de EP)
4° O que ocorrer.


Fala Emanuel , legal já começar a falar sobre o regulamento 2012 , inclusive por usar a base do regulamento da UF1 conforme havia sugerido.
Porém acho que poderiam haver pequenas adaptações .
Por exemplo em relação aos aerofólios .
Se numa batida por exemplo de uma bolha Ferrari F60 , o aerofólio acabar se quebrando e não for possível COLAR , o competidor teria que arcar com uma nova bolha ! ( caso não encontre o aerofólio avulso para comprar , que não é fácil ) .
E todos sabem que tanto a 3racing, TGR, Cross, Zen e etc, fabricam asas e aerofólios de reposição .
Então a minha sugestão seria a seguinte .:

BOLHAS

- " Poderão ser utilizados quaisquer tipos de asas e aerofólios das marcas ( X,Y,Z ) que forem compatíveis com a bolha , sem necessariamente ser da mesma marca . Ex; Bolha Tamiya , com asas da ZEN ".
Obs : A única obrigatoriedade seria , asas modernas em carros modernos ( bico alto ) e asas baixas em carros Old ( bico baixo ) sem misturar .
_ " Em todas as largadas os carros devem estar completos ( asas e piloto). Por exemplo , se quebrar a asa durante a bateria pode completar normalmente , mas na bateria seguinte a asa deve estar fixada no lugar ( nem que for só para a largada caso o mesmo não tenha condições de ser fixado normalmente)."

PNEUS

- " Se o regulamento vai permitir usar os 2 tipos de pneus ( Borracha e Espuma ) os mesmos NÃO poderão ser misturados no carro ."
Exemplo : Ou o piloto opta por usar os 4 de Borracha ou os 4 de Espuma , sem misturar os dois no mesmo carro .

MOTORES

Para não ter polêmica sobre tecnologia de um novo motor que apareceu no meio do campeonato, lastro quem precisa usar ou não , eu sugiro o regulamento já dizer as marcas Homologadas para o ano inteiro .
Exemplo : Motores 21,5T marcas X,Y,Z e motores 17,5T marcas A,B,C,D , assim evita transtornos e dúvidas pois apenas os motores indicados podem correr.

É isso espero que essas sugestões ajudem para fazer um Campeonato bem organizado e legal em 2012 .

Abçs e boas festas a todos !
Jr.

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Pistas: MP Raceway , Riverside , All Racing , etc, etc...

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MensagemEnviado: Sex Dez 23, 2011 8:05 pm 
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Fala Junior!!!

Concordo com os pontos que Vc abordou, para um retorno de campeonato. Então vou colocar suas sugestões nas regras!!

Sobre os motores, Vc pode colocar uma lista de sugestão para os 21,5t e 17,5t?? assim coloco na lista também. :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Dez 23, 2011 8:57 pm 
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Galera,

Vou comprar um estoque de peças para 103 e 104, a ideia é ter algumas coisas para atender uma emergencia que alguém tenha na pista e não deixe de correr por uma peça quebrada.

A ideia não é ter lucro, vou andar até com a nota fiscal da loja para mostrar a quem quiser comprar, vai ser só o preço da peça mais o frete e imposto, se tiver!!

Ou seja, quero que todos possam correr e se divertir de verdade, sem se preocupar se quebrar o carro!!! :drinks:

O que Vcs acham??

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MensagemEnviado: Sáb Dez 24, 2011 11:22 am 
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Astronauta escreveu:
Galera,

Vou comprar um estoque de peças para 103 e 104, a ideia é ter algumas coisas para atender uma emergencia que alguém tenha na pista e não deixe de correr por uma peça quebrada.

A ideia não é ter lucro, vou andar até com a nota fiscal da loja para mostrar a quem quiser comprar, vai ser só o preço da peça mais o frete e imposto, se tiver!!

Ou seja, quero que todos possam correr e se divertir de verdade, sem se preocupar se quebrar o carro!!! :drinks:

O que Vcs acham??


Acho a idéia ótima, e se precisar de ajuda $$$ estou predisposto também
E não se esqueça de me avisar quando o F104W chegar, primeiro da lista!!!

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MensagemEnviado: Seg Dez 26, 2011 8:41 am 
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Maravilha Fabricio!!! Se Vc não ficar com o carro já tem gente na espera hein!! fica esperto!!! :bleh:

Maravilha, estou providenciando mais, pois sei como essas coisas vão voar!!! :drinks:

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