RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 9:23 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 89 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 2:14 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
O lado da moeda é uma questão de prioridade.
Se tivessemos muitos pilotos, seria interessante aumentar o nivel (conter a oferta) para controlar a demanda e segregar. No caso, no Brasil é o oposto, não existem pilotos (baixa demanda), e ao inves de facilitar a oferta para gerar demanda, o que se faz é restringir ainda mais a oferta. É uma questão de prioridade, uma semente que se planta hoje para colher algum fruto mais pra frente, ou não.

Ao inves de adaptar o hobby a realidade brasileira, o brasileiro que tem que se adaptar a realidade da.....IFMAR!


Editado pela última vez por stormridersp em Qua Dez 05, 2012 2:29 pm, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 2:20 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
eu compreendo voce, como ja disseram havia uma categoria pra iniciar mas terminou por falta de pilotos e que se gastava praticamente o mesmo no final das contas.

infelizmente é assim a gente acaba se adaptando pra não deixar o hobby e tambem pra não deixar morrer

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 2:26 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Jonnydb escreveu:
eu compreendo voce, como ja disseram havia uma categoria pra iniciar mas terminou por falta de pilotos e que se gastava praticamente o mesmo no final das contas.

infelizmente é assim a gente acaba se adaptando pra não deixar o hobby e tambem pra não deixar morrer



É uma pena.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 4:12 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Dom Set 14, 2008 2:21 pm
Mensagens: 227
Localização: São Paulo - SP
A categoria hoje de entrada no EP seria a "formulinha", pois o gasto é bem menor. E os equipamentos e carros são mais simples.

Não temos pilotos suficientes para fazer duas categorias, e não é por falta de incentivo e sim por falta de vergonha na cara de tirar a bunda de casa e ir para pista treinar e correr.
O que mais tem por aqui, são "pilotos" que possuem mais equipamento que pessoal de ponta...que daria para competir de igual com os top 3 São Paulo.
Então, não é o regulamento que "afugenta" as pessoas e sim as pessoas que não tem coragem de aparecer na pista e dar a cara a tapa para aprender. Pois pessoas bem intensionadas na pista sempre tem para passar conhecimento e aprendizado !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 5:36 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:51 pm
Mensagens: 684
Localização: Santo André
Nunca testamos isto porquê já sabemos que isto não funciona! Quando treinamos aos finais de semana, sempre tem gente de formulinha, de stock light, de modified, de 1/12, etc. Acontece que uma categoria mais rápida ou lenta sempre prejudica outra categoria. Quando treinamos de 10.5, normalmente combinamos assim: quem vai agora? Ah, fórmulas! Então o pessoal do formulinha treina uns 8 minutos e deixa a pista. Então entram os 10.5, e assim por diante. Quando treina todo mundo junto, é bem complicado, isto com apenas 2, 3 fórmulas. Imagina andando 12 no total, sendo 6 formulinhas com mais 6 10.5. Ficaria impossível evitar acidentes! Se pensar em aumentar para 13.5 para não ficar tão distante as 'velocidades finais', é mais fácil partir para os 10.5! Se escolher 17.5, vai dar diferença, eu sei porquê tenho motor 17.5 e já treinei com o pessoal que andava de 10.5. Resumindo: ninguém está restringindo nada, nem por parte de pessoas nem por parte de regras IFMAR, simplesmente é impossível! Quer tirar a prova? Basta ir andar um final de semana e tentar andar de 13.5. Podemos fazer o teste se quiser! E outra, considerando que seja uma categoria iniciante, o pessoal ficaria com receio de andar com os mais experientes, pensando que podem atrapalhar (eu sei porquê comecei no latinha, se tivessem feito deste jeito que está pensando, eu não andaria!). Por conta disso é certeza que não participarão. Agora, separa as categorias, cada um na sua bateria, você dá mais condições, já que na categoria dele terão outras pessoas com a mesma experiência, o que aumenta as chances dele ganhar a etapa concorda?

stormridersp escreveu:
Quando sugeri o modelo do FIA WEC, onde correm na mesma pista 2 ou mais categorias diferentes, possibilitando a criação de uma nova categoria sem a necessidade de um minimo inviavel de 10 pilotos, possibilitando a estes sentir um ar de competição e experienciar um ambiente de pista, e mais, ter a possibilidade de vencer e ser premiado mesmo que seja só da sua categoria, logo alguns prós se manifestaram contra devido ao risco de acidentes, sendo que este modelo nunca foi testado antes na pratica! Não me surpreende que sejam tão poucas pessoas que frequentam as pistas. Também nunca vi o pessoal mais pró cogitarem diminuir as restrições tecnicas para inclusão de novos participantes.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 6:25 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
gerbelli escreveu:
Nunca testamos isto porquê já sabemos que isto não funciona! Quando treinamos aos finais de semana, sempre tem gente de formulinha, de stock light, de modified, de 1/12, etc. Acontece que uma categoria mais rápida ou lenta sempre prejudica outra categoria. Quando treinamos de 10.5, normalmente combinamos assim: quem vai agora? Ah, fórmulas! Então o pessoal do formulinha treina uns 8 minutos e deixa a pista. Então entram os 10.5, e assim por diante. Quando treina todo mundo junto, é bem complicado, isto com apenas 2, 3 fórmulas. Imagina andando 12 no total, sendo 6 formulinhas com mais 6 10.5. Ficaria impossível evitar acidentes! Se pensar em aumentar para 13.5 para não ficar tão distante as 'velocidades finais', é mais fácil partir para os 10.5! Se escolher 17.5, vai dar diferença, eu sei porquê tenho motor 17.5 e já treinei com o pessoal que andava de 10.5. Resumindo: ninguém está restringindo nada, nem por parte de pessoas nem por parte de regras IFMAR, simplesmente é impossível! Quer tirar a prova? Basta ir andar um final de semana e tentar andar de 13.5. Podemos fazer o teste se quiser! E outra, considerando que seja uma categoria iniciante, o pessoal ficaria com receio de andar com os mais experientes, pensando que podem atrapalhar (eu sei porquê comecei no latinha, se tivessem feito deste jeito que está pensando, eu não andaria!). Por conta disso é certeza que não participarão. Agora, separa as categorias, cada um na sua bateria, você dá mais condições, já que na categoria dele terão outras pessoas com a mesma experiência, o que aumenta as chances dele ganhar a etapa concorda?

stormridersp escreveu:
Quando sugeri o modelo do FIA WEC, onde correm na mesma pista 2 ou mais categorias diferentes, possibilitando a criação de uma nova categoria sem a necessidade de um minimo inviavel de 10 pilotos, possibilitando a estes sentir um ar de competição e experienciar um ambiente de pista, e mais, ter a possibilidade de vencer e ser premiado mesmo que seja só da sua categoria, logo alguns prós se manifestaram contra devido ao risco de acidentes, sendo que este modelo nunca foi testado antes na pratica! Não me surpreende que sejam tão poucas pessoas que frequentam as pistas. Também nunca vi o pessoal mais pró cogitarem diminuir as restrições tecnicas para inclusão de novos participantes.


Em nenhum momento vi algum pró cogitar reduzir a força do motor. Pq?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 6:35 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
stormridersp escreveu:

Em nenhum momento vi algum pró cogitar reduzir a força do motor. Pq?


ja foi cogitado e não houve argumentos para a troca pois o desempenho é quase igual aos 13.5T

andando de 13.5T o pessoal vai querer andar como se fosse 6.5T então não haveria "vantagem" na mudança de motores

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 7:12 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 23, 2008 9:48 pm
Mensagens: 1576
Images: 0
Localização: Sorocaba/SP
stormridersp escreveu:
O lado da moeda é uma questão de prioridade.
Se tivessemos muitos pilotos, seria interessante aumentar o nivel (conter a oferta) para controlar a demanda e segregar. No caso, no Brasil é o oposto, não existem pilotos (baixa demanda), e ao inves de facilitar a oferta para gerar demanda, o que se faz é restringir ainda mais a oferta. É uma questão de prioridade, uma semente que se planta hoje para colher algum fruto mais pra frente, ou não.

Ao inves de adaptar o hobby a realidade brasileira, o brasileiro que tem que se adaptar a realidade da.....IFMAR!


Uma questão que já bati na mesma tecla...campeonato nos moldes de cada grupo, país e realidade....EUA tem uma realidade, Europa tem outra, Asia tem outra e Brasil sabemos que não chega nem perto destes...pra andar de carrinho basta tê-lo, querer e ir andar, todo o resto se compromete em grana, e padrões que fogem do que podemos praticar com tranquilidade.

Storm, antes de vc já vieram outros vários com essa baita vontade de andar, divertir e juntar a turma...mas todos esbarraram no mesmo problema que você. É talvez seja por isso que haja tantos grupos isolados e por aí vai....

Apenas opinando e não criticando, ok!

_________________
Alexandre - Reputação de vendas: viewtopic.php?f=3&t=13902
I'm not driver, I'm a racer!
"Senna is the number 1"
LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 7:31 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:51 pm
Mensagens: 684
Localização: Santo André
Blz Alex! E aí, será que conseguimos pilotos para andar numa nova categoria? Vc sumiu! Q aconteceu?

Estou com um M05 montadinho em casa só esperando um campeonato ... devia ter andando com vocês quando tive oportunidade. Mas se aparecer algo me avisa!

allex2000 escreveu:
Uma questão que já bati na mesma tecla...campeonato nos moldes de cada grupo, país e realidade....EUA tem uma realidade, Europa tem outra, Asia tem outra e Brasil sabemos que não chega nem perto destes...pra andar de carrinho basta tê-lo, querer e ir andar, todo o resto se compromete em grana, e padrões que fogem do que podemos praticar com tranquilidade.

Storm, antes de vc já vieram outros vários com essa baita vontade de andar, divertir e juntar a turma...mas todos esbarraram no mesmo problema que você. É talvez seja por isso que haja tantos grupos isolados e por aí vai....

Apenas opinando e não criticando, ok!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 8:45 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Set 19, 2007 9:38 pm
Mensagens: 73
Localização: Sampa
stormridersp escreveu:
Em nenhum momento vi algum pró cogitar reduzir a força do motor. Pq?



Misturar categorias, diminuir potencia, nada disso resolve o problema de pilotos. Esse problema é ciclíco, e nem as pessoas mais experientes no hobbie sabem a explicação.
Na AARC tivemos campeonato de RTR durante 4 anos consecutivos e acabou simplesmente por falta de pilotos, o mesmo aconteceu com o Latinha. Eu comecei a participar das corridas em 2007 na categoria RTR e hoje (final de 2012) de cabeça só lembro de 3 pilotos que ainda participam das corridas (eu/jonny/marcelão), sendo que somente eu ando de GP. Dae eu pergunto....... Porque nesses anos tinham pilotos para fazer categorias de entrada e hoje não????

Posso citar um monte de exemplos do pq tenho essa convicção, mas vou dar 2 exemplos somente:

1 - esse ano (2012) para tentar alavancar a categoria GP 1/8 para o campeonato paulista e brasileiro foi limitado o motor. O motor pró de 5 janelas custa em torno de R$ 2.000,00 e o motor estipulado de 3 janelas estava saindo por R$ 800,00. Aconteceu que os "prós" não quiseram andar com um motor mais fraco, então fizeram exatamente o que vc sugeriu, misturaram as categorias (todos andando juntos com premiação distinta). Resolveu????? NÃO!!!!!! Muito pelo contrário, foi mais fraco que 2011.

2 - Já tentei conversar com os pilotos da Sport (GP) para todos andarem com pneus de borracha para baratear a categoria que tb é de entrada. Sem chance, só ficou na conversa.

Tirar um equipamento melhor de um piloto "pró" para tentar trazer mais iniciantes pode ser uma "faca de 2 gumes". Pode afastar os prós e não trazer iniciantes. De todos que postaram aqui o único que se diz iniciante é você. Porque vc não agita uma galera de iniciantes??? A AARC com certeza recebería uma nova categoria de braços abertos.

Desculpem se me estendi demais.....

abs

Betão


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 9:10 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
1ª Etapa Super Stock - 13 pilotos
2ª Etapa Super Stock - 12 pilotos
3ª Etapa Super Stock - 14 pilotos
4ª Etapa Super Stock - 10 pilotos
5.ªEtapa Super Stock - 13 pilotos (última)

Média de 12 pilotos efetivos.
Não seria um tanto quanto "estranho" que estes aceitem baixar os padrões atuais por 1 ou 2 pilotos?
E outra, se fossem por 10, não precisa mudar nada, com no "mínimo 10" cria-se outra categoria.

Se juntar 4 pessoas dá para correr de carrinho de rolimã na ladeira, mas RC não dá categoria com 2 ou 3.

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 9:18 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
categoria de entrada, pq não essa?
Já existe e é barato, tanto p importar como para comprar aqui:
viewtopic.php?f=79&t=39028

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 9:50 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Set 19, 2007 9:38 pm
Mensagens: 73
Localização: Sampa
BlackSh33p escreveu:
categoria de entrada, pq não essa?
Já existe e é barato, tanto p importar como para comprar aqui:
viewtopic.php?f=79&t=39028


É isso mesmo Marcelo, e lembro que o Marcelão andou as 2 primeiras etapas com motor latinha enquanto todos já estavam com 17,5.

Oportunidade de andar tem, é só QUERER REALMENTE.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 10:40 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 8:35 am
Mensagens: 811
Localização: São Paulo - Capital
acho que temos que trabalhar para que a super stock se fortaleça, o iniciante tem que tirar da cabeça que pra começar tem que ter equipamento fraco, isso é errado, é melhor pegar um equipamento usado e ir melhorando gradativamente. se todo mundo resolver andar na super stock ele vai evoluir. ano que vêm promete, pessoas com muita experiência vão participar eu mesmo vou correr para me aprimorar e com o tempo ter condições de chegar entre os ponteiros. é assim que funciona.

e falando de traçado, se for andar com o mesmo que o de 2012 só que invertido, poderia alternar, tipo uma etapa sentido horário outra anti-horário... mas se for no horário aí vou ter que treinar mais...

_________________
LUIS HENRIQUE
SERPENT S411TE / HOBBYWING / SANWA M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 10:50 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
yke-rc escreveu:
acho que temos que trabalhar para que a super stock se fortaleça, o iniciante tem que tirar da cabeça que pra começar tem que ter equipamento fraco, isso é errado, é melhor pegar um equipamento usado e ir melhorando gradativamente. se todo mundo resolver andar na super stock ele vai evoluir. ano que vêm promete, pessoas com muita experiência vão participar eu mesmo vou correr para me aprimorar e com o tempo ter condições de chegar entre os ponteiros. é assim que funciona.

e falando de traçado, se for andar com o mesmo que o de 2012 só que invertido, poderia alternar, tipo uma etapa sentido horário outra anti-horário... mas se for no horário aí vou ter que treinar mais...


kkk
Vc acha entao que o certo é começar com 10.5T?

Não sei nao, mas eu confio mais na tamiya que em vc.
http://www.tamiyausa.com/tcs/tcs_classes.php


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 89 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB