RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 10:43 am 
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Pessoal to criando este novo tópico para não começar a enrrolar as discursões.

Eu vi o pessoal falando no tópico oficial sobre fazer a inspeção fora do carro, que isto gera problema de quem tem motor soldado e lá não tem ponto eletrico e outras coisas...

Bem minha dúvida é: Como será feita a inspeção?

Será visual? Realmente precisa tirar o motor?

Existe um outro modo que o Pessoal da Tamiya faz a inspeção que é:

"
3. Kit type closed-end bell, silver can motor only. Motors must not perform better that a 1.3amp draw at 2volts on a Peak or Orion Motor Performance Monitor. Motors will be checked throughout the race day. This is being done to tighten up the racing and encourage new racers to join this low cost type of racing!
"

Isto esta nas regras da TCS do Canada (http://www.tamiya.ca/2007tcsrules.htm)

Com isto não precisa tirar o motor do carro, é só soltar o pinhão e colocar um o motor ligado no Ice. OU então em uma bateria de 2 volts e um multimitro no meio para medir a amperagem.

To falando isto pensando no pessoal que tem chassi que dá pra fazer isto, pois o meu caso num vai ter jeito, o TL01 tem que tirar o motor mesmo...

Vamos discutir? :-D

[s] Tuba

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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 10:55 am 
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vou levar solto pois tenho que escolher um dos 2 carros pra andar... mas de qualquer jeito da um trabalhão =D
no TC4 são só 2 parafusos mesmo, mas tipo, no TT01 da uma trabalheira por e tirar, se levar solto é menos tempo que tenho que gastar...
vou tentar chegar no dia o mais cedo possivel para evitar fazer as coisas as pressas e deixar passar algum detalhe :twisted:
Quanto a vistoria, acho que vendo pela corrente deve ser sulficiente né, e bem mais fácil... visualmente tbm é possivel, mas seria muito mais facil passar alguma coisa eu acho... já pela corrente acho dificil :D

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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 11:11 am 
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pra mim é muito melhor sem tirar o motor do carro (como foi na latinha 1 e funcionou perfeitamente)
e temos amigos aqui no forum, que irao participar da corrida, que tem uma grande esperiencia com latinhas e ja disseram que para violar um motor desses, é impossivel fazer isso sem deixar marcas externas,
o que pode ser constatado sem a retirada do mesmo !


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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 11:35 am 
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Eu não vou participar, mas fica uma sugestão:

Façam a inspeção depois da corrida, dos 5 primeiros !!!


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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 11:46 am 
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guix_hc escreveu:
pra mim é muito melhor sem tirar o motor do carro (como foi na latinha 1 e funcionou perfeitamente)
e temos amigos aqui no forum, que irao participar da corrida, que tem uma grande esperiencia com latinhas e ja disseram que para violar um motor desses, é impossivel fazer isso sem deixar marcas externas,
o que pode ser constatado sem a retirada do mesmo !


Concordo com o guix!!

Tuba, a sua idéia é uma bela alternativa, porém eu acho que o pessoal está indo longe demais. Não concordo em ter que chegar lá com o motor solto, primeiro porque não se trata de um campeonato sério, o regulamento já havia sido decidido e vem sendo mudado DEMAIS por conter muitas brechas de interpretação.

Sou contra ter que chegar com o motor solto, meu chassi já está todo organizado e tempo para ficar soldando plug, ta difícil.

Poxa, alguém aqui se lembra qual o INTUITO do Latinha Racing??

Se não se lembram, é fácil, é só ir na AARC e tirar a pista, sobram os AMIGOS, a DIVERSÃO e o CHURRASCO!! :D :D

Sinceramente, tô de sapo cheio... :mad:

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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 12:11 pm 
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Concordo, acho que o intuito da corrida é a diversao, a reuniao com os amigos do RC eletrico.

A inspeçao deve ser feita, com certeza, mas acho que da pra fazer com o motor no lugar.
No meu caso tive que fazer uma meia gambiarra, calçando o motor com arruelas para posicionar o pinhao, alem dos fios soldados.

Entao se puder ser feito a inspeçao com o carro montado eu agradeço.
Caso nao seja possivel, avisem que terei que mudar o sistema do carro.

Valeu galera
Abraços


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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 12:40 pm 
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O Michaelis já diz:

intuito
in.tui.to
(túi) sm (lat intuitu) 1 Escopo, fim. 2 Aquilo que se tem em vista; plano, propósito.

Vocês falaram direitinho.

E quer saber? ¡Que venga el CHURRASCO!


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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 12:49 pm 
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Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
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Opa

Concordo com vces, mais diversão e menos burocracia!

Como este corrida é para diversão e não é nenhuma final de campeonato não vejo porque tanto trabalho, ainda mais que a infra do local não dá condições de se ter um ferro de solda para quem precisa.

At,

Tuba

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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 1:00 pm 
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Eu concordo em partes com a inspeção, principalmente porque é frustrante perder para um outro que você suspeita ter adulterado o motor

Mas reforço a sugestão, façam igual na F1, somente após a corrida.

Os 5 primeiros ou sorteiem alguns.


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MensagemEnviado: Sex Nov 30, 2007 1:26 pm 
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Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
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Fernando escreveu:
Eu concordo em partes com a inspeção, principalmente porque é frustrante perder para um outro que você suspeita ter adulterado o motor

Mas reforço a sugestão, façam igual na F1, somente após a corrida.

Os 5 primeiros ou sorteiem alguns.


Então também concordo que a inspeção é importante moralmente.
Isto tudo vai do que cada um procura no hobby.
Se o cara participar para diversão dificilmente ele vai perder tempo fazendo esta mutretagem. Agora se o cara participar para ganhar e somente ganhar, é melhor ele procurar uma ajuda profissional pois se sentir orgulhoso de ganhar uma corrida de carrinho num deve ser muito popular com os amigos e nem com as garotas... bem.

Este tipo de medição que a Tamiya faz preve alguma mutretagem que já vi acontecendo por aqui que são:

- Timing do coletor: Se vce pegar uma chave de fenda e trava o induzido de um lado e pegar um alicate de bico na ponta do motor, onde vai o pinhao e dar entre 1/8 e 1/6 de volta, vce pode forçar um timing. Isto se não quebrar o coletor e se não ficar uma porcaria. Não é sempre que dá certo. Onde pega uma mutretagem desta? No consumo do motor.

- Esta aqui teve um pessoal que fez muito lá na Lemans, que foi dar carga no imã. Tem umas empresas que fazem isto. Custa em média 120 pilas para dar carga. O processo é quimico e não precisa abrir o motor. O Motor fica estúpido, fica quase um stock. Mas "pela mor de Deus" o cara gastar 50 num motor e depois mais 120 para dar carga no ima ele precisa novamente de ajuda profissional. Onde pega esta mutretagem? No consumo do motor.

- A outra que num é bem mutretagem, mas infelizmente não é todo mundo que tem acesso, é pingar uns produtos no coletor do motor que limpam o coletor e deixam o imã mais mole. Em alguns casos da uma melhora de 10% no motor. Mas a desvantagem que isto faz o motor acabar muito rápido e não é sempre que funciona.

Bem tão ai expostas as mutretagens que conheço que dá pra fazer com o latinha depois de alguns anos no hobby.

Ai vai da indole de cada um...

[s] Tuba :)

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MensagemEnviado: Dom Dez 02, 2007 1:45 pm 
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Pessoal da organizaçao, gostaria da decisao de fazer a vistoria dos motores.
- Vai ser levado o motor solto
- Pode ser vistoriado no proprio carro.

Pois voces ja sabem as dificuldades de cada uma e infra da pista.
Assim ja vamos previnidos

Abraços


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MensagemEnviado: Dom Dez 02, 2007 7:15 pm 
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como o fernando falou foi o primeiro !
no inicio todos os motores e pesos foram verificados , e no fim de cada hit os 3 primeiros eram inspecionados !
eu concordo com isso , desde que o motor fique no lugar !


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MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2007 8:37 am 
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se o motor for ficar no lugar pra UM ou UNS, o mesmo deve valer pra TODOS, mesmo sabendo da dificuldade técnica de alguns pra tirar e recolocar o motor no carro, o tempo que leva, e que isso poderia extender o cronograma !

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MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2007 8:45 am 
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bugnet escreveu:
se o motor for ficar no lugar pra UM ou UNS, o mesmo deve valer pra TODOS, mesmo sabendo da dificuldade técnica de alguns pra tirar e recolocar o motor no carro, o tempo que leva, e que isso poderia extender o cronograma !


Cara, eu concordo em levar ele solto. Mas tem que haver uma igualdade. Se chegar lá no dia, e tiver gente que o motor não solta, tá fora.

Ou é, ou não é!

Certo? :D

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MensagemEnviado: Seg Dez 03, 2007 9:37 am 
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Não é preciso retirar o motor do carro para fazer a inspeção. Dá pra inspecionar com o motor no carro, na maioria dos casos e, caso hajam dúvidas, pode-se remover na hora sem problemas ou perda de tempo.

E outra: sobre inspeção, não sei por que tanta polêmica. A única questão sobre motores, pra mim, era que o regulamento era vago e permitia interpretações sobre qual motor se poderia utilizar, o que já está resolvido.

De resto, não se preocupem e apareçam com os carros lá numa boa, com o motor no carro, que a turma da inspeção resolve tudo sem problemas.

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