Olá a todos!
Primeiramente gostaria de repetir aqui o que disse na pista ao término da ultima etapa:
Parabéns ao Cold grande vencedor do LR, parabés à todos participantes, à direção, enfim, a todos que viabilizaram e/ou participaram de alguma forma do LR, fazendo ressurgir uma categoria de entrada do R/C elétrico nacional.
LATINHA: falando do campeonato em si, tivemos um absoluto sucesso. Tivemos uma rotatividade de 19 pilotos ao longo das 6 etapas, sendo que 6 destes 19 participaram de todas. Como efeito de comparação, o LR ficou no mesmo patamar que a RTR 2008 (que já teve um campeonato em 2007), muito melhor que a RACER GP 2008 (que apesar de ter tido maior rotatividade, teve muito menos constancia em presenças), melhor que STOCK e MODIFIED 2008, ou seja, falando em rotatividade e/ou quantidade de pilotos por prova e por campeonato, o LR só perdeu este ano pra SPORT GP na AARC. Foi sim um sucesso absoluto. O que se iniciou como uma corrida "festiva" ano passado, acabou virando uma categoria de sucesso com direito à Brasileiro e tudo mais.
A diminuição do grid nas ultimas etapas não foi nem é nada mais do que acontece em todas categorias de competição de R/C ( e talvez outras) no Brasil. Isto sempre foi assim, é e continuará sendo. Ninguém tem culpa disto a não ser os desistentes que por inúmeros motivos não puderam ou não quizeram comparecer. O que geralmente acontece é que com alguns pilotos se sobressaindo, uns outros se desestimulam e desistem no final do ano. Mas geralmente eles voltam no outro ano...
A proposta do Cold é diferente, clara e objetiva. E para todos amantes do hobby, deveria ser uma preocupação comum: O QUE PODEMOS FAZER PARA AUMENTAR O GRID EM NOSSAS CORRIDAS?
Naturalmente alguns pilotos LR 2008 "migrarão" para EP STOCK/MODIFIED em 2009, ou seja, o LR perderá alguns nomes. Vamos divulgar, chamar os amigos, colocar panfletos, fazer o possível para cada vez mais pessoas terem acesso ao hobby e terem vontade de participar das corridas. Só assim e com a ajuda de todos conseguiremos manter as categorias de R/C.
LIPO
A proposta inicial do LR era como citaram há pouco: ......"pegue seu TA01, suas NiCd, etc".....
Na boa, o que vocês eram e tinham no começo do ano, não tem nada a ver com o que vocês são e tem hoje. Mas isto é natural em competições. Acontece em qualquer categoria de R/C nacional também, como sempre. Mas ainda assim é natural. Porém para uma categoria de "entrada", não é saudável. Quanto mais preparados e aparelhados os participantes estiverem, mais acanhados ficam os novos participantes ou aspirantes.
2009 o LR continuará com NiMh até 4300 sim, e nem no EP STOCK ou MODIFIED sabemos ainda se vamos ou não liberar LIPO. O tópico não pertence ao EP Paulista, mas mesmo assim vou dar uma breve explicação.
Alguém sabe me dizer (tirando de algum documento oficial IFMAR), por que IFMAR até hoje não liberou LIPO? Alguém sabe responder porque a ROAR liberou LIPO e lá eles não tem problemas? (se é que não tem)
Amigos, aqui teremos defensores de LIPO, defensores de NiMh, talvez até defensores de células movidas a energia nuclear. Mas o fato é que Latinha sendo categoria de entrada, sempre deverá usar (em se tratando de baterias) o que EP usou no ano anterior. Pelo simples fato que se mudarmos o mercado de uma hora pra outra, podemos simplesmente não ter competidores ou mercadoria para atender a demanda.
Mas aos defensores de LIPO aqui vai um alento. Se usarmos LIPO na MODIFIED 2009 (porque STOCK serão as mesmas até 4300), pode ser que em 2010 façamos um LR com LIPO. Pode ser.....
Antes de sofrer críticas ou retaliações dos fervorosos amantes de LIPO, lembrem-se de algumas coisas. Minha opinião não é a de um lojista do hobby (que não sou), tão pouco de alguém que ganha dinheiro com o hobby (pois só gasto) ou de alguém que não tenha condição de trocar todo equipamento na virada do ano. Para mim Criscareca piloto, seja a bateria que for, minha filha deixando eu estarei lá correndo e vez ou outra tentando vencer. A minha opinião contra LIPO hoje é de organizador de corridas, presidente da MAIOR Associação de Automodelismo do Brasil no momento, de quem tomou conta (com a ajuda de alguns) de apenas 7 (SETE) campeonatos de diferentes categorias de R/C elétrico e combustão onroad em 2008.
Hoje LIPO pra Latinha fora de cogitação. Temos sim algumas idéias em mente de motores hond out quissá com entrada de energia controlada para igualar as condições de bateria de quase todos. A proposta do Latinha TEM que ser a mesma de antigamente. Qualquer um mesmo que com um carregador de parede consiga participar e talvez até vencer.
CUSTOS
Alguém aqui numa das mensagens chegou a mencionar que o "valor da inscrição era alto e deveria abaixar". Vou aqui então abrir o caixa da ultima etapa LR realizada sábado passado dia 11/10/2008
9 participantes sendo 7 sócios e 2 não sócios. Sócios pagaram R$ 30,00 + 15,00 e não sócios 50,00 + 15,00. Os 15 são referentes UM jogo de pneus e logo não entrarão na conta. 7 sócios = R$ 210,00, 2 não sócios = R$ 100,00. Total arrecadado na etapa R$ 310,00.
Diretor de prova R$ 100,00 + telemetrista R$ 50,00 + gandulas R$ 90,00 + troféus R$ 125,00 = Total custo etapa R$ 365,00
Alguém ainda acha caro o valor da inscrição?
Tanto não é caro que em 2009 vai aumentar, pouco mas vai. E NINGUÉM venha me falar que deixou de participar por causa do "custo do valor da inscrição", que será uma hipocrisia sem tamanho. E entraríamos em outro mérito que també fugiria mais ainda da proposta do tópico.
Aos que consideram caro mesmo assim, convido desde já a participar do trabalho voluntário que Eu, Marcos Mayer, Denis e outros fazemos durante todo o ano para manter a pista, as corridas, o site, a associação, etc. Eu mesmo cheguei a procurar durante todo o ano voluntários para aprender a fazer telemetria, direção de prova, para quem sabe ajudar a diminuir os custos que temos em corridas. Mas não surgiu UMA viva alma sequer.
Enfim pessoal, é isto. Vamos reunir os "Latudos" dia 14/11 e festejar um ano de sucessos, além de discutirmos idéias para aumentar o grid em 2009, além do que é claro, coroar o grande campeão Cold.
abraços a Todos
Criscareca
Ps: vou apanhar. O Cold está falando que não vai correr dia 14 pois está com medo do Paulo Guedes que o desafiou...hehehehehe
_________________ Criscareca
AARC do ABC
|