RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 10:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2008 2:32 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Trouxe a matéria que está no Site da AARC, Boa leitura!
AARC do ABC, por Criscareca/Marcos Mayer escreveu:
EVENTO

Nos dias 14 e 15 de junho realizamos nosso 1º “BRAZUCA” , o Brasileiro EP STOCK e LATINHA. Foram 18 pilotos na categoria STOCK e 12 na LATINHA, perfazendo um total de 30 pilotos neste evento Nacional do R/C elétrico.

Muita adrenalina contaminou pilotos de 3 estados diferentes.
Em 2 dias de competições, tivemos de tudo um pouco, pegas, disputas, acertos, sorteio de brindes, muito bate-papo, coleguismo e muita diversão para todos.
O Campeonato em si foi dividido em 2 dias sendo o 1º dia com treinos livres cronometrados pela manhã e 4 sessões de tomadas de tempo à tarde, no 2º dia mais 2 tomadas de tempo pela manhã e as grandes finais a tarde.

Todos pilotos participantes ganharam uma camiseta exclusiva do evento, além de participarem de sorteios de brindes doados pelos patrocinadores oficiais do evento, onde TODOS ganharam prêmios, inclusive a equipe de Direção de prova.

Tivemos ainda a equipe de reportagem/filmagem da RaceTV (http://www.racetv.com.br) que aproveitou o evento para fazer uma matéria sobre o R/C elétrico nacional. (Vide programa RaceNews no site)

ORGANIZAÇÃO

Desta vez a AARC caprichou. Além de toda estrutura de “toldo”, bancadas com tomadas e outras obras que realizamos durante o ano, ainda fizemos mais.

- Pintamos a pista e separamos o traçado sorteado com “macarrões”, melhorando o visual e a pilotagem da pista;

- Confeccionamos um Baner comemorativo para o evento destacando nossos parceiros patrocinadores;

- Cronograma cumprido e respeitado à risca, com horário e heats demarcados e visíveis otimizando as corridas;

- Instalamos um Monitor de 42 polegadas que, sem sobras de dúvidas facilitou e ajudou em muito os participantes;

Apesar de ser o Primeiro Evento Nacional que organizamos, dentro de nossas possibilidades técnicas e financeiras demos nosso melhor, contamos com muita ajuda resultando num evento quase perfeito.

CORRIDAS

Os Treinos cronometrados foram heats de 5 minutos onde cada piloto deveria dar sua volta mais rápida. Ao término das sessões, os pilotos seriam divididos em grupos de tomadas de tempo com os mais rápidos no Grupo A e os mais lentos no B.

Latinha

Na primeira sessão LATINHA, Jonny faz a melhor volta em 19,809 confirmando seu favoritismo na categoria, seguido de Fernanda 20,305 e Alekimura 20,406. O estreante e único piloto de fora de SP na categoria Hamilton Neto faz o 4º tempo em 20,654.

Segunda sessão e os tempos de todos abaixam, porém uma inversão: Alekimura rouba a melhor volta e a 1ª posição na sessão de treinos com 19,078, seguido de Jonny 19,269 e Fernanda 19,289.

Com apenas 12 pilotos inscritos na categoria, a direção decidiu manter ambos num mesmo grupo em toda competição. Desta maneira os treinos cronometrados serviram para acerto dos carros e posição de largadas nas tomadas.

Assim a classificação geral nos treinos ficou, na ordem: Alekimura, Jonny, Fernanda, Artur, Hamilton, Paulinho, Haymar, Paulo, Deivid, Paneto, Noronha e Cold. Cold com problemas não conseguiu dar nenhuma volta nos treinos livres.

Stock

Na STOCK após a 1ª sessão tudo normal. Felipe faz a melhor volta com 14,8 seguido de Marcos Mayer 14,9 e Chung 15,0. Até aqui a maioria dos pilotos estava ainda acertando os carros para o circuito sorteado, buscando a melhor performance.

Já na segunda sessão vem a surpresa: Quase todos pilotos conseguem abaixar seu tempo e a volta mais rápida fica com Criscareca 14,603, seguido de Poldo 14,649 e Marcos 14,736. Classificaram-se para os grupos de tomadas, na ordem: Grupo B- Hamilton Jr., Sergio Piau, Gonzaga, Coca, Clarel, Caio, Marcelo Piu, Pin e Edu Dias Grupo A- Criscareca, Poldo, Marcos, Chung, Salvadori, Felipe, Otavio, Lincoln e Lucio.

Tomadas de Tempo 1 a 4 - Sábado

Copiando o formato IFMAR, teríamos 6 sessões de tomadas de tempo valendo o maior número de voltas pelo menor tempo. Ao término de cada sessão cada piloto receberia uma pontuação única e ao término dos 6 heats, somente as 3 melhores pontuações de cada um seria somadas a fim de definir o grid de largada para as finais.

Latinha

Nas tomadas LATINHA muita disputa no sábado. Jonny consegue 2 X 1º e 1 X 3º garantindo assim a pole provisória. Alekimura com 1 vitória e 2 X 2º garante a segunda posição do sábado. Hamilton Neto com um 2º e 2 X 3ºs aguarda na 3ª posição. A parcial de sábado teve ainda Fernanda em 4º, Cold 5º, Haymar 6º, Paulinho 7º, Artur 8º, Deivid 9º, Paulo Pai 10º, Paneto 11º e Noronha 12º.

Stock

Tomadas STOCK e com 4 sessões, 4 vencedores diferentes apimentando ainda mais a disputa e deixando a decisão do grid para o domingo.....Criscareca vence a 1ª, Marcos Mayer a 2ª, Felipe a 3ª e Chung a 4ª. Com mais 2 X 2º, Marcos Mayer confirma seu favoritismo no sábado e garante a pole provisória com 161 pontos, seguido de muito perto por Criscareca e Chung 159.

Tomadas de Tempo 5 a 6 - Domingo

Latinha

Alekimura enfim acerta o dedo de vez e vence as 2 tomadas do domingo, sendo único piloto a completar os 165 pontos possíveis nas tomadas, garantindo assim a pole para as finais da tarde. Jonny piora muito de rendimento no domingo, ficando com a 2ª posição no grid das finais apoiado em seu resultado de sábado com 162 pontos. Fernanda consegue chegar em 3º nas sessões do domingo, completando 159 pontos assegurando a 3ª posição. Hamilton Neto chega em 2º nas 2 sessões, empata com 159 pontos com Fernanda, porém pelos critérios de desempate larga na 4ª posição nas finais. As tomadas terminam ainda com Cold 153 pontos, Artur 151, Haymar 150, Paulinho 150, Deivid 145, Paulo Pai 142, Paneto 139 e Noronha 134.

Um grande destaque das tomadas de domingo foi sem dúvida a performance de Alekimura e Paulinho na 6ª tomada onde ambos deram 17 voltas e viraram na casa dos 17 segundos.

Stock

Na STOCK o jogo vira. Marcos perde o acerto do carro e não consegue bons resultados nas tomadas ficando com a 3ª posição no grid para as finais. Porém Felipe vence a 5ª sessão e Criscareca a 6ª, ambos empatam na somatória final com 163 pontos e somente no 4º critério de desempate Felipe fica com a pole.

Os grupos para as finais são enfim formados assim e na ordem: Grupo B (disputa de 11º ao 18º) Gonzaga, Pin, Clarel, Piau, Coca, Caio, Edu Dias e Piu. Grupo A (disputa de 1º ao 10º) Felipe, Criscareca, Marcos Mayer, Chung, Poldo, Lincoln, Salvadori, Lucio, Hamilton e Otavio.

O destaque negativo das tomadas foi Edu Dias, que com muitos problemas no seu carro, mal consegue terminar alguma sessão e abandona a competição. O destaque positivo foi o nível de competitividade dos pilotos, principalmente no topo da tabela onde em algumas sessões as posições foram decididas no cetésimos de segundo!

Finais - Domingo

A previsão era de 3 Finais para a categoria Latinha e Stock MAIN A e 2 Finais para a Stock MAIN B.

Latinha

Na Final 1 LATINHA, Alekimura levou de ponta a ponta sem grandes problemas, segurando assim uma mão na taça mais cobiçada. Hamilton Neto de 4º saltou para a 2ª posição, provando sua evolução durante o torneio e incomodando os pilotos “da casa”. Jonny chega em 3º seguido de Paulinho 4º, Haymar 5ºe Fernanda 6ª. Completam a Final 1 Artur, Cold, Noronha, Deivid, Paulo Pai e Paneto. O detalhe magnífico foi que do 1º ao 7º, todos terminaram na mesma volta!

A ameaça de chuva conturbou e atrasou um pouco o início da Final 2. Com os nervos a flor da pele, o início da corrida ficou marcado por uma colisão na 1ª curva envolvendo quase todos pilotos. Alekimura largando na ponta se safou da confusão e abriu, levando mais uma vez de ponta a ponta. Artur Ueda se aproveitando da confusão inicial chega em 2º seguido de Fernanda 3ª, Jonny 4º, Hamilton 5º e Cold 6º. Completam o grid ainda Deivid, Noronha, Paneto, Paulo Pai, Paulinho e Haymar.

Stock

1ª MAIN B STOCK e o equilíbrio se manteve, com os 3 primeiros colocados andando na mesma volta. Esta MAIN termina com Clarel 1º, Gonzaga 2º, Coca 3º, Pin 4º, Caio 5º e Marcelo 6º. Piau e Edu que abandonaram o evento ficaram em 7º e 8º.

A MAIN A 1 STOCK foi de arrepiar. Felipe largou na ponta e conseguiu segurar Criscareca por quase 5 voltas eletrizantes onde um erro de um ou outro colocaria a corrida de ambos em risco. Na 5ª volta Criscareca consegue uma ultrapassagem limpa e começa a abrir distância de Felipe, chegando a abrir uma reta de distância. Porém no minuto final o carro de Criscareca perde rendimento e Felipe encosta, na última volta cola e ambos cruzam a linha de chegada quase juntos sendo os únicos a dar 21 voltas! A Main A 1 terminou assim: Criscareca, Felipe, Lincoln, Chung, Salvadori, Poldo, Lucio, Hamilton, Otavio e Marcos.

MAIN B 2 e as disputas permanecem. Clarel vence novamente, seguido de Coca e Pin. Gonzaga chega em 4º seguido de Caio e Piu.

2ª MAIN A STOCK e mais disputas. Criscareca e Felipe se enroscam na 3ª curva, e ficam pra trás. Com isto Chung, Poldo e Lincoln abrem distancia do bolo e chegam nas 3 primeiras posições. Porém ao término, com 6 gramas a menos no peso total do carro, Chung é Desqualificado ficando com a ultima posição...perdendo assim o que seria o Vice-Campeonato. A MAIN A 2 terminou assim: 1º Poldo, 2º Lincoln, 3º Felipe, 4º Hamilton, 5º Otavio, 6º Salvadori, 7º Lucio, 8º Marcos, 9º Criscareca e 10º Chung.

Resultado das Finais

A chuva que ameaçava enfim veio para a alegria de alguns......e com ela o Campeonato terminou, somando a melhor pontuação obtida nas Finais. Desta forma, tivemos:

Latinha

Campeão: Dizem que ele vem da terra das bananas.......mas o que importa? Proeminente desde o LRC, Alekimura se mostrou competente e aplicado durante toda a competição, vencendo e convencendo a todos. Parabéns Alê, piloto AARC do ABC CAMPEÃO BRASILEIRO EP LATINHA 2008. Este é seu para sempre!

Vice-Campeão: Só teria sido melhor se tivesse ganhado, porém para quem veio de outro estado, numa pista/traçado desconhecidos, o representante da DinoRacing na categoria fez mais do que bonito. Cresceu durante a competição, se mostrou competente e mereceu. Parabéns Hamilton Neto!

3º Lugar: Artur Ueda teve problemas durante todo sábado, largou em 6º nas finais e mesmo assim deu uma prova de perseverança à todos participantes. Parabéns Ueda!

O campeonato terminou ainda com Jonny em 4º, Fernanda 5ª, Paulinho 6º, Haymar 7º, Cold 8º, Deivid 9º, Noronha 10º, Paneto 11º e Paulo Pai 12º. Parabéns pilotos, vocês tornaram o evento melhor fazendo bonito!

A Categoria Latinha por si só já é uma vitória para o R/C Nacional. O que até outro dia parecia utopia, hoje possui um campeonato fluindo bem, além deste Brazuca que foi o Grande destaque da Categoria. Mas devemos ressaltar mais uma vez a conquista de Hamilton Neto, pois poucos pilotos Brasileiros conseguem sair de sua cidade/estado, correr fora e pela primeira vez obter um ótimo resultado. Além do que devemos ressaltar e parabenizar à TODOS pilotos LATINHA, pelo espírito esportivo, união e competitividade, onde mais uma vez mostrou a Força da categoria!

Stock

Na STOCK muitas contas. Pelo regulamento todos deveriam considerar apenas a melhor pontuação/posição obtida em UMA das finais. Desta maneira tivemos:

Campeão: Até então considerado “ZEBRA” em corridas de EP, Criscareca veio bem e entre os melhores desde o início da competição. Garantindo a vitória na Final 1 que fora emocionante, traz para a AARC o 1º título Nacional: Parabéns Criscareca, CAMPEÃO BRASILEIRO EP STOCK 2008.

Vice-Campeão: Thiago Podolsky parecia apático, durante a competição ele ficou meio escondido, sem figurar muito no topo das tabelas. Porém na 2ª Final MAIN A fez o necessário, vencendo no tempo suficiente para sagrar-se Vice. Parabéns Poldo.

3º Lugar: Talvez este 3º tenha tido sabor de Vice, pois a posição foi definida numa Final em que ele chegara a 0,2 segundos do vencedor. Fez por merecer o 3º lugar e só não venceu pois não era mesmo seu dia de sorte. Parabéns Felipe.

O Campeonato terminou assim: 1ºCriscareca, 2º Poldo, 3º Felipe, 4º Lincoln. 5º Chung, 6º Hamilton Jr., 7º Salvadori, 8º Otavio, 9º Lucio, 10º Marcos Mayer, 11º Clarel, 12º Gonzaga, 13º Coca, 14º Pin, 15º Caio, 16º Piu, 17º Piau e 18º Edu Dias.
Imagem Imagem
Destaque

O 1º Destaque vem para a Categoria EP. Conseguimos reunir pilotos de 3 estados e correr um BRAZUCA. Tudo as custas de muito trabalho e dedicação por parte de muitos, mas que enfim valeu a pena. Parabéns a TODOS.

O 2º grande destaque vem para a AARC organização. Tentamos atingir o máximo de perfeição dentro de nossas possibilidades e, cremos que conseguimos agradar à Todos ou quase. Realmente um evento para lembrar...

O 3º grande destaque vem para a ESCOLA AARC. Este ano, vencemos os DOIS Campeonatos EP STOCK onroad, com Marquinhos sagrando-se Campeão Paulista e Criscareca Campeão Brasileiro. Prova de que a AARC forma bons pilotos e serve de escola para Todos. 2008 na Stock foi TUDO DOMINADO pela AARC do ABC.
Tabela geral do evento
fotos
Temos muita gente para agradecer e é difícil lembrar de todas pessoas envolvidas neste Brazuca. Então, agradecemos aqui à TODOS Patrocinadores, pilotos, direção de prova, direção AARC, voluntários, recolocadores, platéia, enfim, todos que ajudaram de alguma forma a tornar real este evento do R/C Nacional.

Criscareca / Marcos Mayer

Imagem

[Original em AARC do ABC]

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB