NÃO TENTEM.
É lenda e tem ALTO risco de explosão.
O que gera energia em pilhas e baterias é uma reação química. Nas pilhas alcalinas ou convencionais (manganês), esta reação é irreversível, ao contrário das baterias recarregáveis (o processo de "carga" nada mais é do que o uso de energia fornecida por fonte externa, no caso o carregador, para reverter a reação química).
A pouca carga que acaba sendo armazenada numa pilha não recarregável, quando se tenta "recarregá-la", é resultado do fato de que sua construção é muito parecida com um capacitor: dois elementos condutores (no caso, o eletrodo central e a carcaça da pilha) separados por um isolante (a "geléia" que tem no interior da pilha).
O negócio de botar no congelador para recarregar é mais lenda ainda. O que ocorre é que, com baixa temperatura, a reação química fica mais lenta, aumentando a validade da pilha, obviamente, se esta ainda tiver carga. Também, qualquer pilha não recarregável, se for deixada quietinha por algum tempo, apresentará alguma "recuperação de carga" (inexpressiva), tanto faz se for no congelador ou no armário.
_________________ Stampede XL5 Yokomo YR-4 M2-J Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing) Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)
|