RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jun 05, 2024 3:23 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 11:54 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
E aí galera!

eu gostei do projeto do Vannucci, acho que pode tornar o hobby mais acessível (custo). Uma das idéias do modelismo de menor escala é esta, não? Mas aproveito para perguntar, este que vocês se referem, MSYano e roschel, é vendido no Brasil? Ele pode gerenciar mais de um carro?

Valeu galera!!

Leonardo Macerata

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:08 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 03, 2005 6:39 pm
Mensagens: 360
Localização: São Paulo/SP
O que uso só é vendido fora.

É possível usar vários sensores, porém, marca apenas um por vez.

Para marcar o outro sensor, tem que alterar o ID no aparelho.

_________________
Denis Roschel
AARC do ABC - Diretoria
http://www.aarcdoabc.com.br
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 9:37 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 02, 2007 4:54 pm
Mensagens: 484
No meu contador de voltas, usei sensores infravermelhos ligados a um programa de computador, e funciona perfeitamente para até dois carrinhos. Tem que colocar na pista um par de sensores para cada carrinho. O problema é que por limitação de espaço, dá para controlar apenas dois. Estou tentando transmissores infravermelho modulados em freqüência a serem instalados no carrinho. O que não consigo, é fazê-los operar em diferentes freqüencias. Tenho um vizinho que trabalha com sistemas de segurança por microchips. Há meses, pedi para que ele me ajude num projeto de baixo custo, e estou aguardando, ele é muito ocupado. Mas penso que com Microchip ficaria caro. Talvez com o grande conhecimento que ele possui em eletrônica, e o conhecimento médio que tenho de programação, cheguemos a uma solução barata. O sistema que construí não me custou mais do que R$100. Conta o número de voltas, o tempo decorrido entre elas, a velocidade média proporcional à escala (idéia do Shoiti aqui do forum) e a melhor volta. Armazena tudo em banco de dados para análise posterior. A tela do programa é simples, mas interessante. Tem um velocímetro analógico e um contador de voltas digital, para cada carrinho. Como bem disse o leonardomacerata, eu gostaria de construir um sistema que pudesse atender a quem tenha uma pista caseira de baixo custo. Um sujeito que compra um IWaver por R$250 não vai querer gastar cinco vezes mais num contador. Não tenho me dedicado ao projeto, mas se eu resolver o problema dos sensores, todos nós vamos ganhar com isso. Quero trocar experiências com o pessoal aqui do fórum, ajudar e ser ajudado. Por isso também postei aqui um projeto de pista bem baratinho, e estou buscando alternativas para prolongar a vida de motores mais baratos adaptáveis aos miniz.

TELA DE CRONOMETRAGEM E CONTAGEM DE VOLTAS
1-Quando o carrinho passa pelos sensores infravermelhos colocados nas laterais da pista, com alcance de vários metros, manda o sinal para o computador
2-Completada a volta, marca no velocímetro a velocidade média do carrinho
3-Cronometra a VOLTA, por minuto, segundo e décimo de segundo
4-No tempo de CORRIDA também cronometra a hora
5-Registra o tempo de cada volta e a velocidade média no banco de dados
6-Com duplo clique pode mudar a cor do painel de displays de cada carrinho para deixá-la de acôrdo com a cor do carrinho
7-O tempo de cada volta é comparado com os demais tempos obtidos na corrida, e informado num painel rolante, quem fez a melhor volta até então. Esta tela é dirigida aos que estiverem assistindo à corrida, pois o corredor vai estar atento ao seu carrinho. Mas tudo fica registrado num banco de dados que pode ser analisado depois da corrida, para que o piloto avalie seu desempenho.

TELA DO BANCO DE DADOS:
1-Registra o número da corrida, o carro, a volta, o tempo da volta, a melhor volta e o piloto
2-Filtra o SEGUNDO quadro pela corrida clicada no primeiro quadro.
3-Filtra o TERCEIRO quadro pelo carro clicado no segundo quadro (e pela corrida já clicada no primeiro).
4-Clicando no topo da coluna pode-se colocar os dados na ordem desejada


Adriano Vannucci


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 10:15 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
Vannucci,

qual o nome específico dos infravermelhos que você usou? Você pode liberar o projeto eletrônico? Ligou eles na paralela do pc?

Obrigado!


Leonardo Macerata

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 10:36 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 02, 2007 4:54 pm
Mensagens: 484
Leonardo, espero que você compreenda que como pretendo comercializá-lo, não posso publicar ou fornecer maiores detalhes do projeto. Mas quanto aos sensores, qualquer desses sensores infravermelhos usados em alarme de presença, vendidos prontos na Sta. Ifiginênia, servem. Eu construí, apenas para ficar menor e mais barato. Mas o mais importante do projeto é o programa de computador que recebe e analisa os sinais. Estou fazendo via USB porque o meu notebook não possui paralela. Mas porta paralela ou de Joystick também pode ser usada.
Caso eu encontre a solução e mude completamente o projeto, libero para vocês os circuitos e o programa do atual projeto para DOIS carrinhos, pelo qual não terei mais interesse comercial.

Um abraço, Adriano Vannucci


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 11:08 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mar 07, 2008 2:54 pm
Mensagens: 23
Localização: Guarulhos - SP
Pessoal, tem um programinha grátis para autorama, ele é simples e conta até 4 carros por censores.

Cronômetro e contador de voltas para autorama. Possui a precisão de 1/1000 segundos, possui interface para joystick, porta paralela e serial (RS 232). Pode-se utilizar uma pista de autorama de até quatro faixas. Possui utilitário de instalação e desinstalação.

http://superdownloads.uol.com.br/downlo ... imer-2000/

_________________
Oswaldo Brandão (Neto)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 2:13 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
E aí galera!

depois de alguns dias pesquisando e testando, finalmente consegui. Está funcionando o controlador de voltas, baseado no software Lap Timer 2000, ao qual o nosso amigo NetoFox se refere. O software é free. É fácil de fazer o hardware e bem baratinho. Gastei R$15,00. Claro que só consigo monitorar apenas um carro e deve estar andando sozinho. É o seguinte: funciona conectado na paralela do computador. É um fototransistor de 5 milímetros e um resistor de 200 ohms ligados nos pinos 10 e 25 do conector db25. Precisa também de um laser, daqueles chaveirinhos que vendem no camelô, direcinado para o fototransistor. Toda vez que o carro rompe o feixe do laser o software marca uma volta e seu tempo. Peguei o tutorial nesse site: http://mini-z.home.att.net/tracktimer.htm . É a bíblia do mini-z!

Bom divertimento

Abraço!

Leonardo Macerata

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 1:31 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 18, 2009 8:50 pm
Mensagens: 5
Leonardo o link que você passou esta quebrado, se você ainda possui o tutorial para construir o contador de volta, poderia me enviar por e-mail. cristianowesley @ msn . com
Agradeço desde já.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Set 29, 2012 2:52 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2012 8:23 pm
Mensagens: 118
Images: 93
Oque começou por brincadeira, acabou virando um contador comercial.

Veja no link: viewtopic.php?f=27&t=33708


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB