RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jun 15, 2024 5:36 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 86 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Dez 14, 2012 11:31 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Fev 15, 2012 10:31 pm
Mensagens: 4
Olá amigos, sou técnico em automação indústrial e também mexo com eletrônica. Bom, o que tenho para falar para vocês é que já fiz muitos tipos de solda com diversos tipos de ferro e de estanho. Como os "estanhos" são constituidos de ESTANHO e CHUMBO, se esta liga estiver errada para tal feito, será dificil o seu derretimento. Os valores corretos da liga para um bom derretimento e para ele aderir à peça é de 60% Estanho e 40% Chumbo. Na minha opinião, as melhores para soldar fios tanto em placas, quanto em outros fios (emendas) são as soldas das marcas BEST e COBIX.
E relação ao ferro de solda a ser utilizado: Pode ser utilizado os de 40w, que não irá esquentar tanto os componentes e conseguirá derreter com facilidade o estanho. Marcas recomendadas: HIKARI, TRAMONTINA, TOYO...
DICA: Não utilize ferros de solda com cabos de madeira, perigo de incêndio, pois são muito mal isolados. Procure com cabos plásticos e emborrachados, dê preferência às marcas acima.
Para pessoas com mais experiência na área, poderá ser usado ferro de solda de 60w ou maiores, mas todo o cuidado é pouco com esses equipamentos, pois podem danificar os componentes a serem soldados. Proporcionam uma solda mais rápida.
Como fazer uma boa solda: Primeiro esquente com a ponta do ferro a área a ser soldada. Depois aplique nesta área que foi aquecida o estanho. NUNCA COLOQUE O ESTANHO NA PONTA DO ESTANHADOR. Após derretido é que ele irá tocar a ponta do estanhador. Tente fazer com que o pingo do estanho fique homogênio e se for fio com fio, faça com que penetre entre eles. Não aqueça demais os componentes.
Fazendo todas essas operações a sua solda ficará muito boa e a corrente irá passar livremente.
Lembrando que é melhor usar ferros de solda de 40w para quem não tem prática.
E falando sobre os ferros de solda de temperatura variáveis: Este que nosso amigo nos mostrou do mercado livre parece ser bom, mas não vejo o por quê de variar a temperatura do ferro de solda nos componentes de RC.
Ferros de solda à gás apenas para lugares com difícil acesso à energia elétrica. A solda deles é bem inferior aos elétricos.
Era isso pessoal, espero que gostem das minhas dicas. Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Dez 14, 2012 11:41 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Fev 15, 2012 10:31 pm
Mensagens: 4
Para limpar o ferro de solda use uma esponja de aço (Bombril), não use materiais que corroam a ponta.
E a pasta é sim um ótimo material para que o estanho consiga fixar-se nos metais mais difíceis.
Era só mais isso.. rsrs. Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 16, 2012 7:05 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 26, 2009 1:35 pm
Mensagens: 965
Localização: Bauru - SP
aqui em Bauru tá absurdo, só tem estanho daquela marca porcaria EMAVI e os BEST e COBIX só tem daqueles rolos maiores e estão mais de R$60 o rolo O.o

Eu não recomendo tramontina, tive 3 deles, um de 30w, um de 40w e um de 70w, ficou 1 mês e queimou os 3, e os 3 queimaram pois com o tempo deve ter aquecido muito, aquela resistência que tem dentro deles esfarelou.
Esse da Hikari mta gente recomendou mesmo, até vou comprar um pra mim, mas tem um que não sei de que marca é, amigo meu que tem, a ponta dele é de cerâmica, e solda muito bem, achei bacana!

_________________
Best Lap Pit Stop Bauru - 14,970s
Best Lap Chalé Bauru - 11,960s


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 3:50 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Bom é comprar um soldador que de para trocar a resistência.Tenho um que da para trocar, mas como uso pouco, nunca queimou, mas pelo menos sei que se um dia queimar posso troca-lo.O meu é esse ai do link abaixo:
http://www.severoroth.com.br/eletronica/ferros-de-solda/ferro-de-soldar-127v-60w-hikari-plus-21k005.html

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 8:18 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 03, 2009 12:45 am
Mensagens: 2061
Localização: Aracaju, SE
colorado escreveu:
Bom é comprar um soldador que de para trocar a resistência.Tenho um que da para trocar, mas como uso pouco, nunca queimou, mas pelo menos sei que se um dia queimar posso troca-lo.O meu é esse ai do link abaixo:
http://www.severoroth.com.br/eletronica/ferros-de-solda/ferro-de-soldar-127v-60w-hikari-plus-21k005.html


tenho um Hikari desse de 60w a uns 3 anos e sem dúvida é o melhor que já tive na vida, e ele tem a venda todas as partes,
comprei a 2 semanas a ponta que meu cunhado fez o favor de estragar quando emprestei a ele, ele simplesmente esqueceu o ferro ligado durante 9 dias e a ponta perdeu a cobertura de níquel e ficou preta, comprei outra ponta original por 5 reais e ele tá novo denovo hehe

_________________
:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 8:28 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
mujoo escreveu:
na vdd o estanho eh um dos "poréns" pra solda sair ruim, mas para dar uma liga BOA tem que usar obrigatoriamente pasta de solda ou melhor ainda, fluxo de solda que é isso que faz a solda grudar, mas se nao tiver um ferro que esquenta bem só vai estragar estanho e os fios, hehe!


Desculpe discordar em parte da afirmação. Já apanhei muito de solda. No início, o que me salvou realmente foi a pasta, no entanto, com o passar do tempo, percebi que ela é dispensável na maioria dos casos. Poderia resumir a "ciência" de soldar em 3 detalhes básicos:

- Superfícies (bem) limpas;
- Potência correta para o serviço correto. Como em 99% dos casos soldamos plugues em baterias e esc's, recomendaria os ferros de 60W. Para serviços mais finos (capacitores e componentes eletrônicos), NO MÁXIMO, os de 40W.
- Aquecer ambas as superfícies.

A pasta, pelo menos a que eu usava, era para auxiliar na aderência da solda na superfície, no entanto, basta ela estar quente para que a solda se fixe sem maiores problemas.

No geral é:

1)- Limpe as superfícies;
2)- Aqueça-as;
3)- Banhe de solda AMBAS;
4)- Una ambas e aqueça.

O que tem que derreter e aderir é a solda que já está nas superfícies. Não adianta meter solda nova!

A forma mais fácil de derreter a solda que já está na superfície é colocar um tiquinho de solda na ponta do ferro e tocar uma das partes banhadas.

Tenha sempre uma esponjinha úmida por perto para ir limpando a ponta do ferro.

Outro detalhe importante: LIMPE O FERRO ANTES DE GUARDAR!!!! Deixe um pouco de solda na ponta para evitar que a mesma oxide.

Hoje em dia soldo tudo que preciso só com o ferro e a solda e me libertei da pasta. :drinks:

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 8:36 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
sergipe escreveu:
colorado escreveu:
Bom é comprar um soldador que de para trocar a resistência.Tenho um que da para trocar, mas como uso pouco, nunca queimou, mas pelo menos sei que se um dia queimar posso troca-lo.O meu é esse ai do link abaixo:
http://www.severoroth.com.br/eletronica/ferros-de-solda/ferro-de-soldar-127v-60w-hikari-plus-21k005.html


tenho um Hikari desse de 60w a uns 3 anos e sem dúvida é o melhor que já tive na vida, e ele tem a venda todas as partes,
comprei a 2 semanas a ponta que meu cunhado fez o favor de estragar quando emprestei a ele, ele simplesmente esqueceu o ferro ligado durante 9 dias e a ponta perdeu a cobertura de níquel e ficou preta, comprei outra ponta original por 5 reais e ele tá novo denovo hehe



Concordo 100%! Esse Hikari de 60W é o mesmo que eu tenho aqui e é show! Existe alguns "clones" do mesmo ferro. Meu Hikari também perdeu o niquel da ponta e, enquanto não chega a ponta nova que comprei na DX, comprei um clone igualzinho e tão bom quanto. O preço de ambos foi praticamente o mesmo. Acho que foi em torno de 30 Reais.

Olha eles ai:

Imagem

O debaixo é o Hikari e o de cima é o clone. Como podem ver, são idênticos :P

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 11:29 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Resumindo, esses ferros da hikari é bom e barato!

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 11:36 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
E pra quem ainda tem dúvida de como soldar de uma forma geral, aqui vai um vídeo que já havia postado em outro tópico, só assistirem, é de grande utilidade!

Abraço e feliz 2013 a todos os automodelistas!

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 11:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
Esse vídeo realmente é muito bom Colorado,valeu mesmo,já até coloquei ele numa das minhas listas de reprodução do youtube.


Abraço

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 11:49 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Beto Rocha escreveu:
Esse vídeo realmente é muito bom Colorado,valeu mesmo,já até coloquei ele numa das minhas listas de reprodução do youtube.


Abraço




Abraço e feliz ano novo a vc e sua família! :drinks:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 30, 2012 12:35 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
colorado escreveu:
Beto Rocha escreveu:
Esse vídeo realmente é muito bom Colorado,valeu mesmo,já até coloquei ele numa das minhas listas de reprodução do youtube.


Abraço




Abraço e feliz ano novo a vc e sua família! :drinks:



Muito obrigado e p/ vocês aí tbm :D

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 01, 2013 4:31 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:54 am
Mensagens: 414
Localização: Ilha do Governador, RJ
Mais um video sobre soldas que, particularmente, me ajudou bastante quando ainda apanhava com isso.

Esse vídeo é focado na soldagem de plugues, em especial os Traxxas (justamente o que prefiro usar). No vídeo o cara também usa fluxo (mesma função da pasta). Ele realmente facilita a vida, entretanto, depois de alguma prática ele se torna completamente dispensável.



O macete da madeirinha com elástico eu gostei e uso até hoje. É minha 3a. mão :lol:

_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 14, 2013 11:13 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Ago 17, 2012 9:44 pm
Mensagens: 9
Localização: Jaragua do Sul - SC
Muito barato mesmo... pena que só va ate 50W


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 17, 2013 3:31 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 24, 2010 9:47 am
Mensagens: 330
Localização: RS passo fundo
Imagem
isso também ajuda mto , des de imendas de fios , solda de conectores e até solda de placas , eu tenho um e acho um bom investimento ja que custa menos de 50 reias !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 86 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB