RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jun 05, 2024 12:36 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 6:44 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Set 25, 2008 6:50 pm
Mensagens: 10
eh tipo um drag se larga do zero e tem 10 metros pra percorre...mais entao o motor é totalmente imerso pra fazer o amaciamento?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 6:52 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Sim.

O modelo pode ser radiocontrolado?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 7:28 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Set 25, 2008 6:50 pm
Mensagens: 10
nada impede mas nao vejo o pq de ser


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 9:37 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Se ele não for radiocontrolado como é que você vai manter ele em linha reta? Para um espaço de 10 metros (é isso mesmo?) até que você consegue, mas precisará alinhar muito bem o carrinho, e testar antes (qualquer irregularidade do piso vai tirar ele da reta).

Sobre os rolamentos, você vai precisar usar algum tipo de mancal nos eixos de qualquer forma. Para deixar bem leve, e já que o bagulho não vai precisar durar muito, você pode esquecer os rolamentos e fazer buchas com rebites de alumínio (aqueles de repuxo, remova as hastes e use os "tubinhos" de alumínio).

Para drag o pessoal usa micro-switch para fazer o acionamento do motor. Veja o link abaixo, quem sabe te dá mais idéias?

http://www.rcdrags.com/

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 29, 2008 9:07 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Set 25, 2008 6:50 pm
Mensagens: 10
bom quanto a irregularidades do piso é quase nula já vi o lugar da competiçao ai sei lá é raça na hora de alinhar e ja era alias acho esse um dos pontos cruciais do negocio... ai só pra te ctz eu deixo o carrinho com 3 rodas neh? menos arrasto e coisa e tal ou da alguma zica? e otra fui no centro de sp hj da uma olhada nas coisas comprei um tubo oco de aluminio pro eixo varias engrenagens de plástico pra fazer as relações possíveis mais o que eu encontrei poquissima variedade foi rodas mesmo assim eu comprei umas de espuma aqui mais sei la neh onde a galera aqui de sp geralmente vai as compras? queria ver umas lojas maiores... com uns negocios punks mesmo pelo menos pra fica babadando e otra quando eu termina de testa as relações das engrenagens vou nessa loja e compro um par pro além de mais variedades de rodas e talvez alguns outros elementos pra alinhamento das rodas por exemplo q eu nem conheço... e o negocio de amaciar o motor é pra colocar ele totalmente imerso mesmo?
abrç e obrigado


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 30, 2008 8:50 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
O amaciamento é com motor imerso mesmo.

Rodas você pode achar em lojas de RC, tipo a Horiginal, a Competition Hobbies e a Automodelismo-RC. Todas tem site, dá uma olhada.

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 30, 2008 10:08 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Ago 26, 2008 4:01 pm
Mensagens: 42
Localização: Sorocaba-SP
Pontinhos voce sabe qual dos motores do site que voce passou que vai ser?

20 gramas me parece que é bem pouco comparado com o peso do carro, então compensa operar ele com o máximo de tensão.
Lipo seria bom pois é bem leve.

Pessoal qualquer que seja o motor do site que ele passou é MUITO mais fraco que o latinha.
Tem no máximo 4,5 Wats , o latinha deve ter mais de 50W

No site mostra o sentido de rotação do motor. Embora ele gire para os dois lados, para o lado certo ele gira bem melhor, não esqueça de considerar isso.

Essas rodas de espuma que voce comprou deve ser boa, tente o mais leve possivel.
O torque de arranque do motor na melhor das hipóteses (se o motor for o último da tabela do site) vai ser de 185g por cm
sem redução, o carro com uma roda de 1 cm de raio vai ter 1,8N de força puxando ele, que é bem razoável (alguém concorda com os calculos?) um carro bem leve pode até patinar na saída, então talvez uma roda maior que 1 cm de raio seja recomendada.
Eu não colocaria redução se fosse possivel.
Outra coisa que eu faria, é rodar esse motor acima do limite de tensão (se isso não infringir as regras) ja que em 10 metros ele não ira aquecer o suficiente para queimar.
Mas tem que testar antes, se funcionar legal com os 6V ou 4,5V do motor, fica assim mesmo. Não vai subir a tensão só na hora que o carro sai derrapando e perde a direção e voce perde a corrida...

Rolamento, se for uns BEM pequenos da pra usar, mas acho mais critico o alinhamento do mancal que o atrito dele.
Meleca ele de graxa ou óleo na hora e economiza o peso do rolamento.

Acho que é isso.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 30, 2008 3:58 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
esses motores pequenos são bem resistentes
eu ja testei um motor de leitor de cd que é para 9 volts com 16 volts
o cd não estorou como eu queria que fosse :roll: , mas tinha virado um capeta :twisted:
voltando ao assunto
eu faria um carro de tres rodas , duas na frente e uma atraz!!!, e ligaria uma roda, pequena para ter torque , no motor , o prenderia em uma viga de uns 20por1,5por0,3cm de aluminio,
prenderia as baterias e os comandos por simples braçadeiras plasticas , e na frente prenderia as outras duas rodas , com uma largura de cerca de 12 cm para ficar estavel, ja que vai ser um triciclo, ao contrario.
tentaria deixar o peso mais centrado com a roda traseira possivel para que uma roda dianteira não levante quando acelerar.

não sei se deu para entender , mas o meu desenho não funcou aqui
outra coisa , se o motor não tiver torque suficiente para mover o carro rapidamente , então esse tipo de carro que eu tentei descrever vai para o lixo

valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 30, 2008 11:22 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Augusto, quanto maior a roda, maior o torque... Torque é força x distância.

Trabalhar com uma roda pequena equivale a usar uma relação mais longa, ou seja, maior velocidade final e menos torque, exatamente o contrário do que o nosso amigo precisa, devido a pequena distância do percurso.

Para usar o motor diretamente acoplado à roda traseira, sem uma redução (pinhão e coroa) o rapaz teria que usar uma roda muito grande, que ficaria pesada e com penetração aerodinâmica ruim.

Aliás, por falar em aerodinâmica, ela melhora se o carrinho for o mais baixo possível, com a frente mais estreita possível, e com a menor área frontal possível, que nem um carro de fórmula. O que invalida a idéia do triciclo invertido. Acho que cobrir o conjunto todo com uma bolha caseira leve, tipo um "charuto" de folha de acetato, poderia ajudar.

A brincadeira tá legal, né? Pelo menos para mim, estou revirando as gavetas do cérebro e relembrando velhos conceitos...

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 12:03 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Ago 26, 2008 4:01 pm
Mensagens: 42
Localização: Sorocaba-SP
Finck exatamente o contrario, quanto MENOR a roda maior a força de arrancada.

Torque = Força * Distancia
O torque aqui é fixo, o motor não muda, certo.

Então se queremos mais força, para manter o mesmo torque temos que diminuir a distancia (distancia, comprimento, raio, chame como quiser)

Se não ele ia conseguir virar uma Roda gigante com esse motorzinho, aquelas de parque de diversão mesmo.

Em 10 metros com motor de 4,5 watts duvido que a aerodinamica faça diferença, claro não vai fazer o carro puxar um paraquedas, mas um centimetro mais baixo, 1 centimetro mais alto, acredito que não mude nada.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 7:39 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Set 25, 2008 6:50 pm
Mensagens: 10
Exatamente quanto menor a roda maior a força... porém quanto maior a roda maior sera a velocidade tangencial...v = w R (w=velocidade angular que no nosso caso não muda) .... logo eu tenho mais um problema... descobrir qual a relação mais vantajosa entre aceleração(torque) e velocidade final... assim como no caso da redução pinhão e coroa... eu desisti de equaciona isso então apelei pra testes mesmo... comprei 4 diferentes tamanhos de engrenagens para as relações(1/2.5 1/3 1/5 1/7 e sempre temos a 1/1) e dois tipos de rodas (3cm e 5.5) quanto a voltagem já ouvi flar que com um nda acima de 4.5 os motores já queimam então a idéia de mais voltagem não vai rolar, a aerodinâmica também acredito que não vai influenciar tanto que o meu projeto é de ser por coincidencia um triciclo invertido euheuheuehuh... a bolha eu to pensando em fazer com papel marche .. sei lá é leve, fácil de moldar e resistente... mais não custa nada dar uma olhada nessa folha de acetato... pro chassis comprei madeira balsama (não sei se é assim que escreve) fina e comprei tb impermeabilizante pois me flaram que dada umas mãos na madeira ela fica mais resistente... vou pega o motor hoje mais pelas estimativas que eu to fazendo meu carro completo não deve passar de 200g e com mais os macetes de colocar o motor na água pra amaciar (ninguém da competição vai pensar nisso) e colocar as rodas em água com açucar pra aumentar o atrito, acertando o tamanho da redução e da roda nos testes o carrinho vai chegar na velocidade da luz!!! heuehueheuheuhe


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 9:15 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Tem também as rodas de mini-z ou iwaver caso queira utilizar rodas de 1cm de raio. pneu dá pra fazer de latex que tem um ótimo grip (tenho uns aqui comigo), O jogo com 4 rodas custa 10 reais. Pneus eu posso enviar pra vc.

Fala de onde vc é, quem sabe não tem alguém aí perto para te ajudar. Se for de sampa, tem um povo aqui que pode te ajudar pessoalmente.

Para achar a relação ideal, tente fazer gráficos. Para isso, dá pra fazer uma bateria de testes com as várias relações, e vc tem de identificar o tempo em que ele chega na velocidade máximae um teste com marcas, para identificar a velocidade máxima: Faça o carro passar entre 2 marcas pré-determinadas no chão, sendo que ele já passa pela primeira marca na velocidade final, e meça o tempo. Assim vc consegue calcular com certa exatidão qual a velocidade máxima com aquela relação.

Depois, basta comparar a área das curvas, para identificar qual a que percorre o trajeto em menos tempo. (tá, dá pra fazer isso só no empirismo, sem viajar nas fórmulas... mas se vc conseguir demonstrar estes gráficos e explicar a teoria da coisa, ganha pontos extras).

Viajei muito?

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 1:38 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
cara , to gostando desse topico

não faz bolha , ela vai fazer o carro ter mais peso (sei que 10 ou 20 gramas mas isso faz diferença em 200 gramas)
eu usaria a menor roda possivel , qualquer coisa maior que o diametro do motor vai ter pouco torque.
tem tambem que bolar um sistema para ligar ele , da para usar aqueles controles de carrinho de brinquedo que vai apenas para frente e para tras.

valeu

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 8:18 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
A colocação dro Fred sobre o torque tá certa... Raciocinei invertido...

Quanto à bolha, papel machê é fria, fica muito pesado. Ou esqueça, ou faça com acetato (se tiver como moldar ou aproveitar alguma embalagem que tenha um formato adequado, tipo blister de mouse ou coisa parecida).

Sobre estabelecer a relação adequada, tem um outro tópico sobre como calcular velocidade teórica, talvez ajude. Ou faça como você já está fazendo, tentativa e erro...

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 9:22 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Set 25, 2008 6:50 pm
Mensagens: 10
Bom bolha tem q ter é obrigatório ... nossa mais se a roda tiver q ser menor que o diametro do motor realmente tem q ser umas rodinhas minusculas... ja to vendo q vou te que compra mais umas rodinhas hueheuheuh , mas primeiro vou monta o bixo e testa com essas mesmo se realmente a de 3 for bem melhor do q a de 5.5 eu compro essas de 1 cm se encontra uma de 2 tb pra fazer mais testes... peguei o motor hj mais vou te que trocar o pinhão dele e isso só amanhã... então só vou começa a ver o monstro em ação provavelmente na sexta uehuehueheuh
abrç galera


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB