RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 08, 2025 5:50 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 9:48 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:
Eu estava em mente se tudo der certo em fazer um automodelo mesmo, mas ai bandejas, rolamentos, diferenciais e eixos de aço ia comprar lote OEM da China, tudo o que for de alumínio e fibra de carbono que são a maior parte daria para fabricar. Ia pegar uns 2 maluquinhos aqui do fórum para serem pilotos de prova (rs) até ficar competitivo. Mas isso depende de muita coisa e de médio-longo prazo.
No momento estou mudando de endereço e logo que terminar vou entrar de cabeça nos estudos no Cad, vamos ver no que vai dar...rs

Youngster escreveu:
Nattis,

Achei bem legal sua disposição em fabricar peças. Eu sou designer (de produto) e se precisar de alguma coisa é só falar ( trabalho com solidworks). Estou começando a trabalhar com impressão em 3D. Ainda preciso ver a resistencia do material, mas daria para imprimir muitas peças para automodelismo. Eu mesmo tenho muita vontade de desenvolver um chassis inteiramente nacional. A impressão 3D ainda não está com um custo muito acessivel, mas a possibilidade de se fazer qualquer peça sem ter matriz ou ferramental para isso me parece bem interessante.

abs

Nattis,

Eu acredito que ser der certo a fabricação de um chassis nacional, poderiamos criam um modelo mais revolucionario que o encontrado no mercado, pois acho que isso daria mais valor agregado ao produto que simplesmente comprar várias peças OEM e montar com outra peças fabricadas. Eu tenho conhecimento e disposição para isso, claro que o trabalho de criação e testes será um pouco mais longo que "copiar" algo pronto, mas a chance de termos um chassis diferenciado e com isso mais interessante no ponto de vista comercial fica maior.
Pena que meu tempo anda curto por causa dos meus trabalhos como designer e também por causa da fabricação de bolhas, mas já tenho um carro quase completo montado no solidworks. O ideal seria reunir o que mais se tem de revolucionario em lançamento de carros e reunir tudo em um chassis bem balanceado

abs

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 12:19 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Aí sim eim galera.
Poderia deixar esse tópico só pra quem tem interesse e disposição pra colocar esse assunto a frente.
O que acham de se juntarem e trocarem idéias e projetos para esse chassi nacional ?
Trocando as informações que sai coisa boa...

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 12:59 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Alcides escreveu:
Aí sim eim galera.
Poderia deixar esse tópico só pra quem tem interesse e disposição pra colocar esse assunto a frente.
O que acham de se juntarem e trocarem idéias e projetos para esse chassi nacional ?

Eu estou com uma ideias bem locas aqui...só preciso de um inve$$tidor, heheheh

abs

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 1:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

No caso das peças OEM seriam somente aquelas universais e ainda poderia ser algo especial como rolamentos de ceramica nos modelos TOP, as bandejas já existem uma infinidade e são praticamente iguais, os endball todos de nylon. O chassis e a disposição e facilidade de troca/manutenção junto com a estabilidade que vai pegar, mas acho que uns 6 meses de testes e modificações já da para fazer coisas bem legais e competitivas.

Youngster escreveu:
Nattis,

Eu acredito que ser der certo a fabricação de um chassis nacional, poderiamos criam um modelo mais revolucionario que o encontrado no mercado, pois acho que isso daria mais valor agregado ao produto que simplesmente comprar várias peças OEM e montar com outra peças fabricadas. Eu tenho conhecimento e disposição para isso, claro que o trabalho de criação e testes será um pouco mais longo que "copiar" algo pronto, mas a chance de termos um chassis diferenciado e com isso mais interessante no ponto de vista comercial fica maior.
Pena que meu tempo anda curto por causa dos meus trabalhos como designer e também por causa da fabricação de bolhas, mas já tenho um carro quase completo montado no solidworks. O ideal seria reunir o que mais se tem de revolucionario em lançamento de carros e reunir tudo em um chassis bem balanceado

abs

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 1:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Essa é a idéia colega. Nada será desenvolvido por mim, será desenvolvido por todos nós.

Alcides escreveu:
Aí sim eim galera.

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 1:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Hoje vivo de modelismo e não tenho muitos gastos pessoais. Com poucas vendas de peças dos cortes em 2D já da para continuar o projeto. O custo maior será mesmo na máquina e posteriormente o motor refrigerado a água e talvez um eixo 4D para facilitar. Ai com isso já da para fabricar os primeiros chassis completo. Aluminio acho que aqui no Brasil mesmo tem com bons preços, já fibra somente de lote da China, são imbatíveis em preço e até qualidade.
A CNC que quero importar é relativamente lenta, mas as peças tipo aluminio serão fabricadas em série, tipo suporte dianteiro das rodas, umas 6 de cada vez, depois tem que virar e encaixar numa forma para terminar a parte posterior, mas tudo de 6 em 6, no mínimo. O importante é o motor ser forte o suficiente para manter o rítimo constante sem forçar muito os motores de passo.

Youngster escreveu:
Alcides escreveu:
Aí sim eim galera.

Eu estou com uma ideias bem locas aqui...só preciso de um inve$$tidor, heheheh

abs

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 3:06 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 0
Pessoal parabéns pelas iniciativas, estou torcendo muito por vocês de coração!!! Não estou com muito tempo disponível devido minha filha pequena e minha casa em construção, mas no que puder ajudá-los e DE GRAÇA farei, contem comigo!!

Sou Administrador Financeiro mas com alma de Engenheiro...hehehehe, adoro mecânica e teria o maior prazer em contribuir.

abraços!

LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 7:46 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

allex2000 escreveu:
Pessoal parabéns pelas iniciativas, estou torcendo muito por vocês de coração!!! Não estou com muito tempo disponível devido minha filha pequena e minha casa em construção, mas no que puder ajudá-los e DE GRAÇA farei, contem comigo!!

Sou Administrador Financeiro mas com alma de Engenheiro...hehehehe, adoro mecânica e teria o maior prazer em contribuir.

abraços!

Complicadíssimo isso!

Você ter um, dois parceiro(s) é uma coisa. Você ter um monte de gente trocando ideias sobre algo que pode gerar uma patente e gerar lucro é uma bomba relógio pronta para explodir!!!

Além disso, pelo que eu entendi, o pessoal vai fazer um protótipo na base da tentativa e erro! Isso parece legal, mas é MUITO caro!

O ideal seria que eles se reunissem no máximo em 3 e dimensionassem tudo.

Além das ideias que trazem a originalidade ao projeto, o que mais é necessário para se fazer um automodelo?

1- Criar e dimensionar um chassi para torção.

2- Dimensionar a suspensão.

3- Dimensionar o eixo transmissor de velocidade (cardan).

Depois de dimensionado, bota tudo pra testar. MUITOS testes!!! Primeiro testes de laboratório para fadiga dos principais componentes (esses que eu citei acima). Depois de testados em laboratório. Aí vai pra pista judiar MESMO do carrinho!

E tudo, absolutamente tudo, deve ser anotado, fazer relatórios, etc..

Enfim, é possível fazer um automodelo nacional. Mas tem que ser poucas pessoas trabalhando em cima.

E mais uma coisa: se forem fazer, não abram para o público, pois sempre tem algum idiota que vai patentear rapadura e querer cobrar royalties de pessoas humildes e desprovidas de certos conhecimentos.

MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 9:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que não é tudo isso não colega, a formula já existe e todo mundo conhece, os chassis Pro são tudo parecido, a diferença básica esta num detalhe aqui e outro ali, mas pelo que vejo não existe segredo. Hoje para comprar um Pro vc fica mais atendo a disponibilidade de peças porque se for para testar os resultados devem ser muito parecidos. Patente neste ramo é desnecessário, é só guardar os arquivos de impressão onde vão estar todas as horas de estudos gastas e sequencia de impressão otimizada.
Como pode ser visto no Youtube tem muita gente, até molecada comprando estas máquinas e saindo fazendo peças.

Bettini escreveu:
allex2000 escreveu:

abraços!

Complicadíssimo isso!

Você ter um, dois parceiro(s) é uma coisa. Você ter um monte de gente trocando ideias sobre algo que pode gerar uma patente e gerar lucro é uma bomba relógio pronta para explodir!!!

Além disso, pelo que eu entendi, o pessoal vai fazer um protótipo na base da tentativa e erro! Isso parece legal, mas é MUITO caro!

Além das ideias que trazem a originalidade ao projeto, o que mais é necessário para se fazer um automodelo?

Depois de dimensionado, bota tudo pra testar. MUITOS testes!!! Primeiro testes de laboratório para fadiga dos principais componentes (esses que eu citei acima). Depois de testados em laboratório. Aí vai pra pista judiar MESMO do carrinho!

Enfim, é possível fazer um automodelo nacional. Mas tem que ser poucas pessoas trabalhando em cima.

E mais uma coisa: se forem fazer, não abram para o público, pois sempre tem algum idiota que vai patentear rapadura e querer cobrar royalties de pessoas humildes e desprovidas de certos conhecimentos.

MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 7:27 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 0
Bettini escreveu:
allex2000 escreveu:

abraços!

Complicadíssimo isso!

Fala Bettini!

Em muitos pontos vc tem razão, mas não pode criar desanimo. Quando me ofereci, foi para ajudar e não para conturbar o projeto. Se eu ajudar ficando calado e invisível já me contento...rsrsrs(provavelmente é o que vai acontecer)...Torço pros caras pois no Brasil temos potencial e ninguém explora, se fizerem algo bom e com preço bom certamente eu comprarei e indicarei, e será orgulho para nós!

abs!

LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com

Personal album

MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 7:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

o Bettini abordou um ponto importante, não que vá ser o caso, mas vide os facebooks da vida que começam na brincadeira e num belo dia os cridores estão brigando judicialmente por milhões. hehe

NATTIS Corporation®, troço pelo sucesso! :D

:drinks:

MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 11:05 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Acho que quem se dispos a ajudar até agora só pensou no hobby e em incentivar o pessal e não em ganhar dinheiro com isso ou ficar rico com isso. Sou designer e trabalho com desenvolvimento de produto, inclusive com patentes ( minhas ou de clientes). Eu mesmo tenho algumas ideias bem diferentes para o projeto do carro, que poderiam gerar patentes, mas são propostas para serem discutidas fora do forum, claro.

Acho que precisamos em um primeiro momento ver, já pensando em algo mais serio, quem está disposto a levar o projeto adiante e que tenha disposição fisica e financeira, hehehe. Para se ter uma ideia, eu com minha empresa "hobby" de bolhas já gastei mais de R$ 6.000 e ainda não consegui chegar a qualidade de uma bolha importada. E é claro que se colocando dinheiro no meio, contratos e acordos terão que ser feitos, pois fica muito fácil da coisa azedar.

O que poderia ser feito no forum é o pessoal dar suas sugestões de como eles gostariam que fosse o chassis ideal, ou o que gostariam que fosse alterado ou incluido, já sabendo que toda ideia colocada aqui cai automaticamente em dominio público e que qualquer pessoal no mundo terá acesso e poderá copiar. Acredito que muita gente vai querer ajudar em prol do hobby, já sabendo que não terá retorno finaceiro com isso.

abs

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 12:52 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Opa já pensou?... hahahaha mais que o dinheiro seria o orgulho de ter uma marca usada mundialmente porque é bom e não porque eu patrocino. Sonhar pode né...rs

sergipe escreveu:
o Bettini abordou um ponto importante, não que vá ser o caso, mas vide os facebooks da vida que começam na brincadeira e num belo dia os cridores estão brigando judicialmente por milhões. hehe

NATTIS Corporation®, troço pelo sucesso! :D

:drinks:

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 12:56 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Em falar e bolha eu fiz umas, mas tudo na base da cópia usando gesso e depois numa máquina a vácuo que eu fiz, até que ficou bem legal, mas o gesso que usei foi o comum, uma peça de alumínio ou coisa desse tipo seria bem melhor, estava pensando num resinado, assim o molde dura para sempre. Faço sempre com glasspec, material incrível, parece chiclete depois que aquece...rs

Youngster escreveu:
Acho que quem se dispos a ajudar até agora só pensou no hobby e em incentivar o pessal e não em ganhar dinheiro com isso ou ficar rico com isso. Sou designer e trabalho com desenvolvimento de produto, inclusive com patentes ( minhas ou de clientes). Eu mesmo tenho algumas ideias bem diferentes para o projeto do carro, que poderiam gerar patentes, mas são propostas para serem discutidas fora do forum, claro.

Acho que precisamos em um primeiro momento ver, já pensando em algo mais serio, quem está disposto a levar o projeto adiante e que tenha disposição fisica e financeira, hehehe. Para se ter uma ideia, eu com minha empresa "hobby" de bolhas já gastei mais de R$ 6.000 e ainda não consegui chegar a qualidade de uma bolha importada. E é claro que se colocando dinheiro no meio, contratos e acordos terão que ser feitos, pois fica muito fácil da coisa azedar.

O que poderia ser feito no forum é o pessoal dar suas sugestões de como eles gostariam que fosse o chassis ideal, ou o que gostariam que fosse alterado ou incluido, já sabendo que toda ideia colocada aqui cai automaticamente em dominio público e que qualquer pessoal no mundo terá acesso e poderá copiar. Acredito que muita gente vai querer ajudar em prol do hobby, já sabendo que não terá retorno finaceiro com isso.

abs

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 10:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Nattis, em primeiro lugar parabéns pela iniciativa, bom saber que existem pessoas que acreditam no nosso mercado.

Vou colocar algumas opiniões, que não necessariamente devem ser levadas em consideração, apenas minha experiência de trabalho.

Tenho empresa há aproximadamente 6 anos, não é fácil, nosso país tem alta carga tributária e o incentivo do governo beira o ridículo, ou melhor, é ridículo.

Creio que em primeiro lugar, se já não o fez, é definir seu público, quem você pretende atingir? Bashers? Quem corre em pista e disputa campeonato? São públicos diferentes mas com níveis de exigência em alguns casos parecidos, um carro de competição deve ser robusto, ter durabilidade e bom de chão, um carro pra bashing, vejo aqui no fórum que alguns gastam rios de dinheiro pra melhorar o carro e deixá-lo mais resistente porque abusam do mesmo pra valer, outros o que vem de caixa o satisfazem. Creio ser necessário definir o mercado, para que não haja confusão no futuro, começa produzindo uma coisa mistura com outra e quando for ver, perdeu o foco.

O desenvolvimento de algo deste tipo pode levar alguns anos, tenho contato com todas as montadoras hoje do mercado, e um carro quando é lançado já passou por testes e mais testes e já está há pelo menos 3 anos pra mais em desenvolvimento, obviamente vamos guardar as devidas proporções de projetos, entendo para que você consiga ter algo confiável e bem desenvolvido tomará pelo menos 1 ou 2 anos.

Tem alguns casos no rctech, alguns projetos interessantes que acompanhei desde o início até o lançamento, alguns com até mais de 3 anos de desenvolvimento até chegar no carro "final".

Porém tenho que dizer: Vá em frente, não desista, o resultado final irá compensar.

Algumas coisas que o amigo Bettini falou sou obrigado a concordar, você deve tocar o projeto e de vez em quando conversar com algumas pessoas pra mostrar o que fez o que acham, ter o feedback do público, porém quanto menor o número de pessoas envolvidas, melhor.

Boa sorte na empreitada.

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas