RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 9:00 pm 
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Olá Pessoal, baseado em algum calculos que li aqui no forum fiz uma planilha de calculo de velocidade final teorica para automodelos eletricos, ela tá bem simples, mais já da uma boa base de velocidade.

caso alguem não saiba a relação interna tem no fórum http://www.zerogravitydriftrc.com.br/in ... ew=relacao. Espero que seja util

Abraços

Link para baixar a planilia excel: http://www.4shared.com/document/ifXBzS1 ... idade.html

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MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 9:14 pm 
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Parabens pela iniciativa!
Aqui tambem tem um esquema pra fazer o calculo!
http://scriptasylum.com/rc_speed/_top_speed.html


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MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 10:48 pm 
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É uma base de velocidade mesmo.

Mas...

Tem um detalhe importante e que não podemos relevar, timming, hj motores de mesmo kv, ou os mesmos motores tem desempenho muito diferentes dependendo da config usada, os "profiles". E como calcular isso ?

Tá a prova no Paulista de Stock, motores de 3800kv com desempenho superior aos 4200 kv de 2009, e ai ?
Lembrando que com os Esc's usados em 2009, os 9.5t de 4200kv andavam na faixa de Ratio de 6 a 6,5, e hj os 10.5t com 3800kv (são simplesmente 400kvs de desvantagem), mas com os novos Esc's, andam mais e ainda com Ratio mais curto, veja o Kimura andando 8,5 !!!

Esses detalhes na calculadora não funcionam.
Eu, andando de Esc TC Sphere com ratio de 6.0 e
Hoje com o StockSpec com ratio de 7,85 tenho um desempenho muito melhor, de retomada e final, Final mesmo, se jogar na calculadora:
com o Ratio de 6.0 a velocidade final é 59,11
hj com Ratio de 7,85 seria de 45,60 !!

é só um exemplo !

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Sex Jun 18, 2010 9:00 am 
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BlackSh33p escreveu:
É uma base de velocidade mesmo.

Mas...

Tem um detalhe importante e que não podemos relevar, timming, hj motores de mesmo kv, ou os mesmos motores tem desempenho muito diferentes dependendo da config usada, os "profiles". E como calcular isso ?

Tá a prova no Paulista de Stock, motores de 3800kv com desempenho superior aos 4200 kv de 2009, e ai ?
Lembrando que com os Esc's usados em 2009, os 9.5t de 4200kv andavam na faixa de Ratio de 6 a 6,5, e hj os 10.5t com 3800kv (são simplesmente 400kvs de desvantagem), mas com os novos Esc's, andam mais e ainda com Ratio mais curto, veja o Kimura andando 8,5 !!!

Esses detalhes na calculadora não funcionam.
Eu, andando de Esc TC Sphere com ratio de 6.0 e
Hoje com o StockSpec com ratio de 7,85 tenho um desempenho muito melhor, de retomada e final, Final mesmo, se jogar na calculadora:
com o Ratio de 6.0 a velocidade final é 59,11
hj com Ratio de 7,85 seria de 45,60 !!

é só um exemplo !


Cara concordo em genero, numero e grau !! Calculo de velocidade é muito complicado, tipo ainda tem fatores como aerodinamica, atrito, peso, descarga real da bateria, vida util da bateria.. ou seja é apenas uma base simples que leva em conta Ratio e rotação do motor... mais pode ser util para calculos simples..

valeu

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MensagemEnviado: Seg Jan 17, 2011 2:00 pm 
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O link esta fora, mais Alquem tem essa planilha para poder me enviar?

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MensagemEnviado: Seg Jan 17, 2011 2:17 pm 
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smb25 escreveu:
O link esta fora, mais Alquem tem essa planilha para poder me enviar?



sabongi escreveu:
Aqui tambem tem um esquema pra fazer o calculo!
http://scriptasylum.com/rc_speed/_top_speed.html

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MensagemEnviado: Seg Jan 17, 2011 4:56 pm 
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Tinha visto este site o problema e achar esse:
"Transmission Gear Ratio"
Não sei nem o da slash 4x4 nem muito menos o do HSP Truck
hehehehehe

ai complica.

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MensagemEnviado: Seg Jan 17, 2011 5:03 pm 
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smb25 escreveu:
Tinha visto este site o problema e achar esse:
"Transmission Gear Ratio"
Não sei nem o da slash 4x4 nem muito menos o do HSP Truck
hehehehehe

ai complica.


Do slash tem no manual

Do HSP não faço idéia

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