RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 6:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Ago 23, 2012 1:23 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Olá amigos!

Sou ultra iniciante em RC Elétrico, e no fórum, portanto, perdoem minha "folga" em fazer tantas perguntas logo tão rápido, mas eu garanto que já gastei várias horas lendo o fórum.

O negócio é o seguinte, eu tenho um MAXIMUS SE da Estrela e eu quero botá-lo para funcionar novamente. A eletrônica e o motor estão inutilizáveis, portanto, a intenção é comprar tudo novo. O controle remoto parece estar funcionando, mas eu pretendo comprar um novo.

Se eu entendi, para botá-lo para funcionar, preciso dos seguintes componentes (de acordo com as minhas intenções):

Rádio:
O controle remoto já vem com transmissor (óbvio), receptor eletrônico, servo (para controlar as rodas dianteiras). Estou certo? Essa eletrônica toda já é integrada assim mesmo?

ESC
Para controlar o motor. Esses módulos eletrônicos são independentes ou já vem com os motores? E como se dá a integração entre a eletrônica do receptor e o ESC? Ela segue protocolos padrão de comunicação ou o receptor gera um PWM que a gente conecta no ESC?

Motor
Eu gostaria de equipar o Maximus com um motor Brushless, que apesar de mais caro, apresenta mais vantagens em relação ao Brushed, apesar de parecer um exagero para um carrinho como o Maximus.

Bateria
Para alimentar o motor e a parte eletrônica. Pelo que percebi atualmente alguns contam com 2 baterias, uma para o motor e outra para a eletrônica, certo ?

Enfim, eu gostaria de dicas de equipamentos/marcas para montar esse projetinho. Sei que é meio obvio dizer que gostaria do melhor custo benefício possível, mas estou afim de gastar um pouquinho (nada exagerado) para remontar o meu Maximus e entrar no mundo de RC Elétrico.

Resumindo, gostaria de dicas para MOTOR BRUSHLESS, ESC, SERVO (rodas dianteiras) e eletrônica de RX/TX para fazer o meu Maximus funcionar, sem exageros de potência/velocidade. A intenção é começar a me aventurar por esse universo.

Desde já, agradeço a vocês a atenção.

Abraço!!!!!!!!!


Editado pela última vez por joaopaulosm em Ter Out 16, 2012 1:13 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 23, 2012 10:12 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
joaopaulosm escreveu:
Olá amigos!

Sou ultra iniciante em RC Elétrico, e no fórum, portanto, perdoem minha "folga" em fazer tantas perguntas logo tão rápido, mas eu garanto que já gastei várias horas lendo o fórum.

O negócio é o seguinte, eu tenho um MAXIMUS SE da Estrela e eu quero botá-lo para funcionar novamente. A eletrônica e o motor estão inutilizáveis, portanto, a intenção é comprar tudo novo. O controle remoto parece estar funcionando, mas eu pretendo comprar um novo.

Se eu entendi, para botá-lo para funcionar, preciso dos seguintes componentes (de acordo com as minhas intenções):

Rádio:
O controle remoto já vem com transmissor (óbvio), receptor eletrônico, servo (para controlar as rodas dianteiras). Estou certo? Essa eletrônica toda já é integrada assim mesmo?

O controle geralmente vêm com receptor sim, mas nem todos vêm com servo... e
também não é qualquer servo que caberá no seu Maximus, vc tem que medir o tamanho
do original que tem agora nele, e comprar um do mesmo tamanho, só que de automodelo, que tem potenciômetro....


ESC
Para controlar o motor. Esses módulos eletrônicos são independentes ou já vem com os motores? E como se dá a integração entre a eletrônica do receptor e o ESC? Ela segue protocolos padrão de comunicação ou o receptor gera um PWM que a gente conecta no ESC?

Falou grego pra mim kkk mas são eletrônicos independentes, vc tem que comprar um motor por fora,
mas este tem que ser compátivel com a técnologia do ESC, que pode ser Brushed ou Brushless...


Motor
Eu gostaria de equipar o Maximus com um motor Brushless, que apesar de mais caro, apresenta mais vantagens em relação ao Brushed, apesar de parecer um exagero para um carrinho como o Maximus.

Bom, se vc não fizer bem a escolha do motor brushless que vai colocar, provavelmente vc vai destruis o Maximus, escolha algum que tenha menos potência...
E também tem que observar o tamanho do motor pra não comprar de tamanho errado.


Bateria
Para alimentar o motor e a parte eletrônica. Pelo que percebi atualmente alguns contam com 2 baterias, uma para o motor e outra para a eletrônica, certo ?

Em automodelos elétricos de hoje em dia não precisa de 2 baterias(acho que nem pra combustão...) toda a eletrônica pega a energia que vem do receptor, e esta energia nos automodelos elétricos é fornecida pelo ESC. Então vc só precisará de uma bateria, conecte ela no ESC e o ESC distribuirá energia para o resto da eletrônica através do receptor...

Enfim, eu gostaria de dicas de equipamentos/marcas para montar esse projetinho. Sei que é meio obvio dizer que gostaria do melhor custo benefício possível, mas estou afim de gastar um pouquinho (nada exagerado) para remontar o meu Maximus e entrar no mundo de RC Elétrico.

Aconselho a procurar no Site Hobby King, lá tem Servos, Baterias, Motores e ESCs com os melhores preços do mercado, só que essa loja é na china... Hobbyking.com

Resumindo, gostaria de dicas para MOTOR BRUSHLESS, ESC, SERVO (rodas dianteiras) e eletrônica de RX/TX para fazer o meu Maximus funcionar, sem exageros de potência/velocidade. A intenção é começar a me aventurar por esse universo.

Desde já, agradeço a vocês a atenção.

Abraço!!!!!!!!!

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 23, 2012 2:20 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Grande João Vitor, muito obrigado pela ajuda! Já me esclareceu várias coisas.

Tentando somente "reformar" minha pergunta, minha grande dúvida paira sobre a eletrônica do RECEPTOR.

Essa eletrônica é a "central de inteligência" do carro? O que eu quero dizer é o seguinte, eu não preciso de nenhum tipo de programação (software) ou modificação de hardware para fazer a eletrônica do receptor se comunicar com o servo e o ESC ? É como se ela já tivesse os "drivers" do servo e do ESC, e portanto, basta apenas a conexão física entre o receptor e os componentes?

Bom, e voltando ao Maximus, muito legal o site do HobbyKing. Já estou olhando várias coisas por lá, mas como eu não tenho experiência nenhuma, eu não sei muito bem medir a "potência" de um motor, ou seja, quantificar o quanto um motor é "aplicável" no Maximus, por isso gostaria de sugestões mais diretas, se vocês puderem me ajudar, claro.

Valeu, galera!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 23, 2012 4:11 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
joaopaulosm escreveu:
Grande João Vitor, muito obrigado pela ajuda! Já me esclareceu várias coisas.

Tentando somente "reformar" minha pergunta, minha grande dúvida paira sobre a eletrônica do RECEPTOR.

Essa eletrônica é a "central de inteligência" do carro? O que eu quero dizer é o seguinte, eu não preciso de nenhum tipo de programação (software) ou modificação de hardware para fazer a eletrônica do receptor se comunicar com o servo e o ESC ? É como se ela já tivesse os "drivers" do servo e do ESC, e portanto, basta apenas a conexão física entre o receptor e os componentes?

Bom, e voltando ao Maximus, muito legal o site do HobbyKing. Já estou olhando várias coisas por lá, mas como eu não tenho experiência nenhuma, eu não sei muito bem medir a "potência" de um motor, ou seja, quantificar o quanto um motor é "aplicável" no Maximus, por isso gostaria de sugestões mais diretas, se vocês puderem me ajudar, claro.

Valeu, galera!


Cara, é simples. A configuração de receptor é diferente para combustão e para elétrico. Vou explicar os dois, mas para isso, tenha em mente que vou dizer de um Receptor de 2 Canais, ou seja, tem 2 plugs para "servos" e um para bateria.

No Elétrico:
Você utiliza apenas 2 plugs. Em um deles (canal 1), você liga o servo de direção. No outro (canal 2), o ESC. Simples assim. A bateria você liga diretamente no ESC. O ESC vai receber a energia da bateria e enviar 6V ao receptor. O Receptor, por sua vez, vai encaminhar energia E comando ao servo e vai enviar APENAS comando ao ESC, que já está energizado. Ou seja, o plug da bateria do receptor fica vazio, pois ele passa a ser alimentado pelo plug do canal 2.

No Combustão:
É bem parecido, a diferença é que se usa os 3 conectores. Um para bateria (6V), outro para servo de direção (canal 1, igual o eletrico) e o terceiro para o servo de acelerador e freio (canal 2, fica no lugar do ESC).

Espero ter ajudado.

Abraços! :drinks:

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 27, 2012 3:59 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
pô, muito obrigado, Flavio! Esclareceu muita coisa, agora ficou fácil, valeu mesmo!

Então pessoal, quero colocar um motor brushless no Maximus, mas não sei de qual potência!

O objetivo é brincar, e não correr. Portanto, o máximo de runtime possível (acho que vou meter uma bateria de 5000 mAh pra cima), mas o motor eu não sei. Um motor brushless de 10t ou 12t é suficiente?

Abraço!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 27, 2012 4:04 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
Cara, é perigoso você destruir seu Maximus com qualquer motor brushless. Motores brushless podem sem classificados de dois jeitos, por T ou por Kv da seguinte maneira:
- Quanto Menos T, Mais RPM, Menos Torque (T é de Turns, voltas, mas eu associei com Torque, só para lembrar).
- Quanto Menos Kv, Mais Torque, Menos RPM (ao contrário dos T's).

Acho que pro Maximus seria interessante com mais RPM, porém com um pinhão grande e com redução de potencia no ESC.

PS.: Quero ver as fotos desse Maximus pronto!

Abraços! :drinks:

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 12, 2012 3:18 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Cara... Eu já fiz esse mod, coloquei um velineon da revinho no lugar do 380 mabuchi e um esc de revinho. deu um trabalho da porra pq tive que achar um lugar com ferramental pra alargar o furo do pinhão sem desbalancear, o eixo original se não me engano é de 2.3mm e o eixo do velineon era 3.17mm. No fim das contas andei duas vezes, na primeira mal dava pra pilotar, por causa da ausência de diferencial, o carro rodava ao menor toque do gatilho e desnível do piso. Na segunda os postes do chassi s ( onde vão os parafusos ) estouraram todos com a pequena pressão que eu tive que dar pra fechar, os componentes não cabiam dentro direito.
O plástico já não é lá essas coisas e depois de 30 anos resseca.

Se estiver mesmo muito afim vá em frente mas pense em construir um chassis novo em fibra de vidro e bole uma articulação pra encaixar o montante do motor. vai precisar de ferramentas caras pra usinar peças e tal.
A graupner tinha um motor brushless classe 380 com eixo de 2.3mm, assim vc não precisará adaptar o pinhão.
Fiz por teimosia, sai caro a brincadeira, dava pra ter comprado um automodelo de entrada tipo um Ultima DB que lembra bem o maximus 1ª edição.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 12, 2012 7:16 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Interessante...

Eu acabei comprando um Maximus SE no Mercado Livre, com a eletrônica funcionando (e com para-choques, pois o meu estava quebrado). Enfim, depois de consertar o controle remoto (a haste do potenciômetro da direta estava quebrada) e consertar o para-choques, com uma bateria de NiMh 3000 mAh (Venom) e passar toda a eletrônica para o meu Maximus, ele voltou a funcionar perfeitamente! =)

O que vou fazer agora é algum furo na bolha para passar os fios da bateria (que não cabem), limpar ele todinho, colar adesivos novos, e pronto, vai para a estante ficar de recordação para sempre, 100% funcionando.

E aí me sobrou um outro Maximus (sem para-choques) para eu fazer o que quiser sem medo de ser feliz. Comprei o seguinte kit da HobbyKing:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=22599

Além desse combo, comprei o rádio 2.4 Ghz da HK (GT2), servo e baterias, enfim, toda uma carcaça eletrônica. Vai ser minha primeira incursão no mundo dos RCs, que eu descobri só agora o quanto esse mundo é legal !

Vou tentar instalar essa parafernalha na carcaça do Maximus que sobrou e vamos ver no vai dar. Como exemplo, quero seguir o que esse cara fez:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=95802

Infelizmente não entendo nada de mecânica (sou eng. eletricista) mas achei muito legal as observações que você fez. Vamos ver o que vai acontecer com o meu...

De cara eu já tenho algumas dúvidas se vai rolar ou nao... as rodinhas da frente são muito frágeis e estão meio soltas, parece que não vai conseguir virar o carrinho e nem vão aguentar tanta velocidade. O cara do forum acima fez toda a suspensão da frente, e parece que "rolamentou" o Maximus. Será que tem como eu fazer a mesma coisa com peças "comerciais" de outros carrinhos? E esse negócio de rolamentar, como funciona?

Outra dúvida, como se chamam os braços que ligam o servo à roda? Que transmitem o movimento que faz a roda da frente se movimentar para o lado? No Maximus esse braço é simplesmente um arame, que não parece ser muito efetivo... será que tem como colocar alguma peça "comercial" ali também. Enfim, será que dá muito trampo trocar todas as rodas do Maximus e a suspensão dianteira?

Valeu!!

JP

P.S.: Ah, assim que puder eu coloco umas fotos!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 12, 2012 7:57 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Rolamentar ele é difícil mas não impossível. Dica, leve as rodas junto a uma loja de rolamentos, eu não fiz isso e só descobri que os rolamentos ficavam com folga depois. Já desmontou as rodas dianteiras ? Se o fez verá que tem uma bucha hexagonal entre a roda e o eixo, é só encontrar um rolamento circular que encaixe bem sob pressão no hexágono dentro da roda. A folga das rodas dianteiras é um problema crônico de todos os maximus, é por causa do jeito que bolaram pra virar as rodas, aquele arame dá folga e pelas bandejas da suspensão correrem numa haste de metal dentro do parachoque, essa haste tem tampinhas que impedem as bandejas de sair fora e sempre ficam com folga. Não se preocupe com isso, ele não vai andar muito tempo em linha reta mesmo mas é por falta de diferencial atrás.
Esse motor que você comprou é grandinho, tá mais pra classe 540 pq tem 520mm de comprimento do cilindro. Já vi um desses num maximus mas vc terá que moer os postes pra fixação da tampa do montante do motor que nem o cara do evoo fez e deixar sem tampa talvez ou colar. Infelizmente o eixo dele é o de 3,17mm mas é um motor barato, o da graupner costuma ser caro.

PS:
Sobre substiuir por peças de outros carros já pensei muito nisso, não rola. O melhor que vc poderia fazer é só aproveitar a bolha dele e usar o chassis de um Kyosho Tomhawk
Imagem
Imagem
ou Scorpion que provavelmente é o carro que a estrela copiou na época. mas infelizmente são bem procurados e caros, um em mal estado é o preço de um rc novo.
Uma peça que vc provavelmente terá que comprar é um salva servo, o original eu não consegui adaptar no servo novo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 3:45 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Fala mferrocosta !

Minhas compras finalmente chegaram, e antes de enfrentar os problemas mecânicos de falta de diferencial atrás e rodas frágeis e soltas na frente, eu queria tentar montar com o motor brushless pra simplesmente ver o que vai acontecer.

Mas esbarrei num problema que você tinha citado antes, e me passou despercebido! O PINHÃO!

Eu nem consegui tirar o pinhão do motor latinha original do Maximus, mas se eu conseguisse, aqui no meu trampo eu tenho uma micro retífica, dá pra tentar alargar ele... mas mesmo assim, como que ele vai se fixar no eixo de 3,17mm do motor novo, se ele não tem nem parafuso nem nada? Se eu forçar ele no motor novo, não vai estragar o eixo?

Eu comprei esse pinhão no ML, será que vai dar certo? Ele é de 10 voltas também...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438526819-pinho-10-11-12-13-dentes-10t-11t-12t-13t-eixo-317mm-pinhao-_JM

Outra dúvida, agora sobre os rolamentos dianteiros, eu abri e notei as buchinhas sextavadas. Elas são 2 para cada roda. Isso significa que são 2 rolamentos para cada roda? Com a micro-retífica que eu tenho aqui, dá pra usinar esse plástico da roda e fazer os rolamentos encaixarem. Será que dá certo?

No aguardo das respostas. Obrigado!!!!!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 4:03 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
joaopaulosm escreveu:
Fala mferrocosta !

Minhas compras finalmente chegaram, e antes de enfrentar os problemas mecânicos de falta de diferencial atrás e rodas frágeis e soltas na frente, eu queria tentar montar com o motor brushless pra simplesmente ver o que vai acontecer.

Mas esbarrei num problema que você tinha citado antes, e me passou despercebido! O PINHÃO!

Eu nem consegui tirar o pinhão do motor latinha original do Maximus, mas se eu conseguisse, aqui no meu trampo eu tenho uma micro retífica, dá pra tentar alargar ele... mas mesmo assim, como que ele vai se fixar no eixo de 3,17mm do motor novo, se ele não tem nem parafuso nem nada? Se eu forçar ele no motor novo, não vai estragar o eixo?

Eu comprei esse pinhão no ML, será que vai dar certo? Ele é de 10 voltas também...

Pinhão é contado em Dentes (Teeth), não em Voltas (Turns).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438526819-pinho-10-11-12-13-dentes-10t-11t-12t-13t-eixo-317mm-pinhao-_JM

Outra dúvida, agora sobre os rolamentos dianteiros, eu abri e notei as buchinhas sextavadas. Elas são 2 para cada roda. Isso significa que são 2 rolamentos para cada roda? Com a micro-retífica que eu tenho aqui, dá pra usinar esse plástico da roda e fazer os rolamentos encaixarem. Será que dá certo?

São dois rolamentos por roda. Em todos os carros são assim.

No aguardo das respostas. Obrigado!!!!!!


Respondi dentro do seu tópico :D

Abraços! :drinks:

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 4:48 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Eu não achei o outro tópico com a resposta do Flavio. Então, o pinhão do maximus é meio exótico, não sei se esse pinhão de helicóptero vai rolar, se der ótimo, note que ele tem um furo na lateral proximo a base onde vai um parafuso m2 se não me engano. Depois de alargar o furo do pinhão vc deve fazer outro furo próximo à base e apertar esse parafusinho sem cabeça até ele até encostar no eixo do motor assim o pinhão não sai voando quando girar. É bom vc colocar trava rosca nesse parafuso que com a vibração pode afrouxar.
Lojas de autorama costumam ter porque os pinhões são parecidos. Comprei em uma em portugal, acho que da slot it.
Desse cara: http://www.ebay.com/itm/Sloting-Plus-Re ... 27c8bdc888

Pra tirar o pinhão do maximus vai precisar de um extrator de pinhão, se não tirar assim corre o risco de entorar o eixo do motor do maximus (mabuchi ) que é um bom motor que nem aconteceu comigo.
Depois que tirar vc tem com prender ele em algum suporte, morsa ou coisa do tipo e furar em uma furadeira de bancada com uma broca da espessura correta. Essa parte não fui eu que fiz, a chance de dar merda com minhas ferramentas desbalanceadas era grande e eu só tinha um pinhão.

PS: Achar um pinhão compatível com as engrangens do maximus será um saco, eu passei duas semanas atrás e desisti. É difícil ter certeza do pitch dele ( valor relacionado a distância entre os dentes ) e difícil achar um alto o suficiente pra fazer contato com a engragem certas que ficam bem no alto, perto da outra parede do montante do motor. Se achar um poste pra gente depois. Diferencial igualmente um saco, até comprei um de um china que não sabia dizer as medidas pensando em adaptar ou fazer outro montante de motor mas quando chegou era enorme, pra carro 1:8.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 4:58 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Esqueci de te falar do salva servo. O que eu comprei foi esse aqui: http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/WT ... LXND49&P=8
É bem parecido com o original do maximus, mas compre a versão no holes e faça os buracos depois porque os buracos originais são muito largos para aquele arame do maximus.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 6:09 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
Amigo, neste tópico abaixo, estamos justamente discutindo sobre reformas no maximus....

viewtopic.php?f=19&t=37265

Abraços !

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 7:23 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Beleza pessoal!

racer33x: valeu pela dica, eu acabei vendo esse post só hoje, mas vou acompanhá-lo e ajudar com o que eu puder.

mferrocosta, consegui tirar o pinhão! só que estraguei o motor, não teve jeito... =(

Bom, agora vou tentar fazer isso então... furar com a broca para caber no eixo do motor novo, e fazer um furinho para encaixar o parafuso M2 para fixação. De qualquer forma, já comprei aquele pinhão de helicóptero, vou tentar com ele também.

Só uma coisa, não entendi qual a função do "salva-servo" ainda... nem realmente o que ele é.

Valeu pela ajuda, pessoal!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB