Fala aí pessoal! Bom, depois de passar o feriado INTEIRINHO trabalhando, finalmente o meu MAXIMUS Brushless botou o pé na estrada. Ainda faltam algumas (muitas) melhorias que eu acho que dá pra fazer, mas o que mais me deixa impressionado é que o dinheiro gasto pra conseguir fazer essas modificações no Maximus é muito!!!!! Mas, não dá pra negar que é emocionante ver um brinquedo que eu ganhei a exatos 20 anos voltando a vida.
Bom, vamos começar por partes. Tirei umas fotos para mostrar o que foi feito, eu acabei esquecendo de fazer um filme, mas no próximo fim de semana eu coloco um vídeo aqui.
Pinhão e motor novoO kit que eu escolhi foi esse da Hobbyking, com um motor 11.5T =>
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=22599 Uma coisa que eu nem percebi foi que o eixo do motor do Maximus (Mabuchi 380) tinha um eixo de 2.13mm, e o HK era um de classe 540, com o eixo de 3.17mm. Bom, eu retirei o pinhão do Maximus (acabei estragando o motorzinho Mabuchi), e com uma furadeira de mesa, meio que "no olho" passei a broca no eixo dele. Felizmente ele aceitou o novo eixo de 3.17mm e não ficou desbalanceado!
O próximo passo foi tentar colocar um parafuso allen para fixar o pinhão no eixo, e novamente eu furei com a furadeira de mesa e o olhômetro. Dessa vez não tive tanta sorte... o furo ficou um pouquinho maior, e o parafuso não se fixou. Foi uma pena. Bom, pra não ter o trabalho todo perdido, eu resolvi tomar uma ação drástica e COLAR o eixo no pinhão com Super Bonder. Pois é, bom, até agora, o pinhão não escapou, eu acho que deu certo. Abaixo, segue uma foto do trabalho que eu fiz, com o parafuso allen "encaixado" no pinhão:
Receptáculo do motor Obviamente, esse motor não cabia na caixinha de plástico. Eu tive que usar uma DREMEL para moer todas as colunas de plástico internas da caixinha do motor, e os perfis em relevo do fundo do copo também. Esse serviço não ficou muito bom, mas deu para o gasto, conforme dá pra ver na figura abaixo. Depois a dificuldade foi fazer os novos furos no fundo do plástico para prender o motor novo, mas no fim também deu certo. O motor ficou bem fixo, e as engrenagens encaixaram (aparentemente) corretamente!
Acomodação do ESC Ao invés de encaixar o ESC na parte superior do Maximus, eu preferi furar aquela primeira tampa e colar o ESC na parte de baixo do chassis, deixando o cooler por cima da abertura. Também colei o receptor no fundo do chassis.
Novo servo Também tive um bom trabalho para encaixar o servo novo. Eu serrei e lixei uma das presilhas laterais, de maneira que o servo (tamanho standard) encaixou perfeitamente no espaço do servo antigo, apoiado sobre os próprios toquinhos de plástico originais do chassis do servo. Para fixar, meu pai veio com uma solução gambiarrística sensacional! Ele cortou uma chapa de metal bem fina, nós dobramos ela certinho, furamos as pontas, furamos o chassis e prendemos a chapa de metal como uma presilha fixando o servo junto ao chassis. Ficou muito bom, como dá pra ver na foto seguinte.
Bom, o servo ainda é um dos maiores problemas. Eu consegui "salvar o salva-servo" do Maximus original, aumentei o furo inicial dele, e até que ele fica bem encaixado por pressão no servo novo. Porém, eu não consegui um parafuso que tenha comprimento necessário para fazer a fixação desse servo. Acredito que se eu conseguir esse parafuso, talvez o servo antigo funcione! Para começar a brincar, eu cortei aquelas hastes brancas que vieram com o Maximus de maneira que ficasse com a altura parecida com a do salva-servo original. Mas, além do problema da vibração, ele não está na altura correta, de maneira que as rodas dianteiras ficaram desbalanceadas.
A solução sugerida pelo cara do forum E-voo que fez a mod no Maximus também foi usar ball links de helicótero, ele disse que funcionou perfeitamente. Acho que vai ser uma solução boa, pois as hastes tem as cabeças com roscas, o que possibilita a regulagem do tamanho da haste, logo, ajusta corretamente a posição das rodinhas. Será que dá certo? Além disso, com essas ball links, tavez dê para adaptar um outro salva-servo, que não seja o original do Maximus.
Bom pessoal, é isso ai. O bixo ficou bem rapidinho, até dá pra fazer zerinho. Mas como bem avisado pelo amigo mferrocosta, ele fica muito difícil de ser pilotado. Eu ainda acho que o problema maior é a folga das rodinhas dianteiras. E também eu tenho a impressão de que se as rodas dianteiras fossem maiores (parecidas com as rodas traseiras) ele ficaria mais bem comportado. Enfim, as duas grandes melhorias que eu quero fazer são essas: instalar os ball links e um salva-servo, e novas rodas (rolamentadas) na frente. Ainda precisamos tentar um jeito de acabar com essa folga das rodas dianteiras. Com isso resolvido, eu acho que ia ficar MUITO legal o Maximus Brushless (apesar de todo trabalho financeiro e braçal). Abaixo segue a foto do eixo dianteiro do carrinho:
É isso aí pessoal, obrigado pela ajuda que vocês me deram, e espero que as ajudas continuem, pois eu quero fazer essas melhorias. Só sei de uma coisa, voltar a trabalhar no Maximus me trouxe conhecimento de um mundo novo, dos automodelos, que eu pretendo continuar a conhecer no futuro. Valeu!