RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:53 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 8:43 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
O salva servo é a peça que vira as rodas. Você terá que conectar no servo e depois encaixar aqueles arames pra virar as rodas. O maximus já tem um salva servo só que geralmente não dá pra aproveitar nem ele e nem o servo de direção original, eu comprei um servo tamanho padrão tower pro ( bem vagabundo mesmo ) na deal extreme, dá pro gasto. Acoplar os arames no servo sem salva servo não é bom negócio, se vc bater com força as rodas irão transmitir toda energia da porrada pras engrenagens do servo arrancando dentes ou queimando o motor do servo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 8:17 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
Para descobrir o pitch de um pinhão é simples. Pegue o diâmetro do pinhão e divida pela quantidade de dentes. Se o resultado for o mesmo entre 2 pinhões (o do Maximus e o de helicoptero, por exemplo), é possível usar.

Abraços!

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 9:17 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Eu fiz isso, mas dava resultados fora do esperado, vc fica na dúvida se usam padrão métrico ou imperial.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 11:05 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
Diâmetro / Pelo quantidade de dentes vai dar um número. Claro que você tem que medir o pinhão na mesma unidade, mesmo que seja em km...

Abraços!

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 2:10 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Então galera, entrei em contato com o cara que colocou um Brushless no Maximus => http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=95802&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=

Ele disse que usou o pinhão do latinha do Maximus, passando uma broca maior por ele. O legal é que aqui onde trabalho tenho uma furadeira de mesa, vai dar pra fazer isso, com todo o cuidado do mundo, claro. A dúvida é: se eu furar com uma broca bem pouquinho menor que o eixo do motor novo, eu consigo encaixar o pinhão no eixo apenas dando umas marteladas (por pressão) ?

Eu até acho a ideia de furar e colocar um parafuso allen para fixação uma boa, mas eu não consigo achar aqui em Campinas esse bendito parafuso allen M2 ou M3 ! E nem um outro pinhão que contenha esse parafuso para que eu possa tirar dele mesmo!

Ah outra coisa, como dá pra ver na 10ª foto que o cara do E-voo colocou, ele adaptou um braço de plastico entre a roda e o servo, tirando aquele arame feioso original do Maximus. Olha só o que ele disse pra mim:
Citação:
sim eu adaptei usando link com rosca e bal links do helicóptero Trex600 e ficou show, agora eu
não aconselho você a fazer uma suspensão de metal, como eu fiz ,não ficou legal deixa a suspensão original que fica melhor só troque as molas.


Ah, no MercadoLivre tem o salva-servo do Maximus original, será que dá certo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434473430-jogo-de-engrenagens-do-maximus-brinquedo-antigo-da-estrela-_JM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 3:29 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Eu não consegui adaptar o salva servo original. Na verdade destrui ele tentando. E na boa, esse cara tá cobrando muito caro nesse salva servo. Por esse preço vc compra um bom no Brasil mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 12:56 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Fala aí pessoal! Bom, depois de passar o feriado INTEIRINHO trabalhando, finalmente o meu MAXIMUS Brushless botou o pé na estrada. Ainda faltam algumas (muitas) melhorias que eu acho que dá pra fazer, mas o que mais me deixa impressionado é que o dinheiro gasto pra conseguir fazer essas modificações no Maximus é muito!!!!! Mas, não dá pra negar que é emocionante ver um brinquedo que eu ganhei a exatos 20 anos voltando a vida.

Bom, vamos começar por partes. Tirei umas fotos para mostrar o que foi feito, eu acabei esquecendo de fazer um filme, mas no próximo fim de semana eu coloco um vídeo aqui.

Pinhão e motor novo

O kit que eu escolhi foi esse da Hobbyking, com um motor 11.5T => http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=22599 Uma coisa que eu nem percebi foi que o eixo do motor do Maximus (Mabuchi 380) tinha um eixo de 2.13mm, e o HK era um de classe 540, com o eixo de 3.17mm. Bom, eu retirei o pinhão do Maximus (acabei estragando o motorzinho Mabuchi), e com uma furadeira de mesa, meio que "no olho" passei a broca no eixo dele. Felizmente ele aceitou o novo eixo de 3.17mm e não ficou desbalanceado!

O próximo passo foi tentar colocar um parafuso allen para fixar o pinhão no eixo, e novamente eu furei com a furadeira de mesa e o olhômetro. Dessa vez não tive tanta sorte... o furo ficou um pouquinho maior, e o parafuso não se fixou. Foi uma pena. Bom, pra não ter o trabalho todo perdido, eu resolvi tomar uma ação drástica e COLAR o eixo no pinhão com Super Bonder. Pois é, bom, até agora, o pinhão não escapou, eu acho que deu certo. Abaixo, segue uma foto do trabalho que eu fiz, com o parafuso allen "encaixado" no pinhão:

Imagem

Receptáculo do motor

Obviamente, esse motor não cabia na caixinha de plástico. Eu tive que usar uma DREMEL para moer todas as colunas de plástico internas da caixinha do motor, e os perfis em relevo do fundo do copo também. Esse serviço não ficou muito bom, mas deu para o gasto, conforme dá pra ver na figura abaixo. Depois a dificuldade foi fazer os novos furos no fundo do plástico para prender o motor novo, mas no fim também deu certo. O motor ficou bem fixo, e as engrenagens encaixaram (aparentemente) corretamente!

Imagem

Acomodação do ESC

Ao invés de encaixar o ESC na parte superior do Maximus, eu preferi furar aquela primeira tampa e colar o ESC na parte de baixo do chassis, deixando o cooler por cima da abertura. Também colei o receptor no fundo do chassis.

Imagem

Novo servo

Também tive um bom trabalho para encaixar o servo novo. Eu serrei e lixei uma das presilhas laterais, de maneira que o servo (tamanho standard) encaixou perfeitamente no espaço do servo antigo, apoiado sobre os próprios toquinhos de plástico originais do chassis do servo. Para fixar, meu pai veio com uma solução gambiarrística sensacional! Ele cortou uma chapa de metal bem fina, nós dobramos ela certinho, furamos as pontas, furamos o chassis e prendemos a chapa de metal como uma presilha fixando o servo junto ao chassis. Ficou muito bom, como dá pra ver na foto seguinte.

Imagem

Bom, o servo ainda é um dos maiores problemas. Eu consegui "salvar o salva-servo" do Maximus original, aumentei o furo inicial dele, e até que ele fica bem encaixado por pressão no servo novo. Porém, eu não consegui um parafuso que tenha comprimento necessário para fazer a fixação desse servo. Acredito que se eu conseguir esse parafuso, talvez o servo antigo funcione! Para começar a brincar, eu cortei aquelas hastes brancas que vieram com o Maximus de maneira que ficasse com a altura parecida com a do salva-servo original. Mas, além do problema da vibração, ele não está na altura correta, de maneira que as rodas dianteiras ficaram desbalanceadas.

A solução sugerida pelo cara do forum E-voo que fez a mod no Maximus também foi usar ball links de helicótero, ele disse que funcionou perfeitamente. Acho que vai ser uma solução boa, pois as hastes tem as cabeças com roscas, o que possibilita a regulagem do tamanho da haste, logo, ajusta corretamente a posição das rodinhas. Será que dá certo? Além disso, com essas ball links, tavez dê para adaptar um outro salva-servo, que não seja o original do Maximus.

Bom pessoal, é isso ai. O bixo ficou bem rapidinho, até dá pra fazer zerinho. Mas como bem avisado pelo amigo mferrocosta, ele fica muito difícil de ser pilotado. Eu ainda acho que o problema maior é a folga das rodinhas dianteiras. E também eu tenho a impressão de que se as rodas dianteiras fossem maiores (parecidas com as rodas traseiras) ele ficaria mais bem comportado. Enfim, as duas grandes melhorias que eu quero fazer são essas: instalar os ball links e um salva-servo, e novas rodas (rolamentadas) na frente. Ainda precisamos tentar um jeito de acabar com essa folga das rodas dianteiras. Com isso resolvido, eu acho que ia ficar MUITO legal o Maximus Brushless (apesar de todo trabalho financeiro e braçal). Abaixo segue a foto do eixo dianteiro do carrinho:

Imagem


É isso aí pessoal, obrigado pela ajuda que vocês me deram, e espero que as ajudas continuem, pois eu quero fazer essas melhorias. Só sei de uma coisa, voltar a trabalhar no Maximus me trouxe conhecimento de um mundo novo, dos automodelos, que eu pretendo continuar a conhecer no futuro. Valeu!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 8:56 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
Isso aqui é um salva servo de aluminio:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=23495

Claro, você pode encontrar de plástico (e mais barato). Um carro que eu sei que usa esse tipo de salva servo, mas de plástico é o Thunder Tiger Tomahawk.

Abraços e parabéns pela reforma! :drinks:

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 12:57 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:52 pm
Mensagens: 37
Localização: São Paulo, SP
Legal vc ter conseguido terminar a reforma e aproveitar o salva servo. Depois posta um video pra gente. Eu até fiz um video mas muito curto e sem graça com o celular e logo depois ele quebrou o chassis aí não deu pra fazer mais. Eu ainda tenho um projeto de fazer novos para-choques de poliuretano com fibra de carbono, estou com a resina e a fibra e os corantes parados aqui. também tenho comprar um chassis original denovo ou tentar fazer um com delrin e fibra de vidro. Da primeira vez que tentei fazer os para-choques joguei 3l de silicone pra molde no lixo por não ter usando desmoldante o suficiente entre as metades. Como isso sai caro, uns R$75 cada molde e ando ocupado com provas de residência o projeto tá em stand by.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2012 12:11 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:42 am
Mensagens: 10
Images: 0
Vocês acham que dá pra colocar essas rodas do Kyosho DBX no Maximus???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-12mm-_JM

Como fazer isso?

Parece que esse cara aqui conseguiu fazer... =>
download/file.php?id=13012&mode=view


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2012 3:11 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
As rodas do DBX são demasiadamente grandes para o Maximus. Opte por rodas de buggy 1/10. As rodas dos buggys e truggies da Associated (RC10 T2, B4) são do mesmo tamanho. mas vai precisar adaptar os sextavados.

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Nov 24, 2012 9:43 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Nov 23, 2012 6:24 pm
Mensagens: 1
Opa!!! Tbem sou iniciante no forum e estava procurando exatamente o vc vai fazer cara! Tenho um MAXIMUS tbem e tava qurendo ressucita-lo, porem com alguns upgrades, então é possivel? Será que valor hein cara, pode me informar?valeu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB