RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 6:31 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 63 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 9:40 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Olá! Muito obrigado pelas respostas!

Apesar de eu não pretender fazer isso no primeiro instante, tenho certeza de que este thread será de grande ajuda para outras pessoas que, como eu, tenham o Maximus e pretendam reformá-lo ou modificá-lo drasticamente!!!

Estou agora a procura de um local onde comprar um helimodelo em conta, do ponto de vista de $ e qualidade. Mas já abri uma outra thread para isso! Estou no aguardo da bateria, carregador e conectores que pedi ontem. Quando testar eu posto os resultados aqui!

racerx33 escreveu:
Me corrija se eu estiver errado:
- Se eu quisesse trocar a eletronica inteira e usar um motor brushless será que este que você sugeriu caberia?
- O motor que você sugeriu tem buracos de parafuso na parte da frente, como o do máximus. A posição destes buracos são padronizadas?
- Sobre o ESC para motores brushless, o que você sugeriu parece bem grande, ele caberia no maximus apenas se eu fizesse alterações drásticas, correto, tipo furando a carenagem pra por o cooler "pra fora"?
- O formato do servo que você sugeriu, é bem semelhante ao do máximus. Será que algumas peças do Maximus seguem um padrão mundial? Será que este servo caberia no maximus?
- A parte receptora de rádio, que fica no carro, vem junto com o controle remoto, correto? É aquela peça bem pequena e quase insignificante que aparece no anúncio do rádio?

Eu pretendo comprar o conjunto que falei em minha mensagem anterior. Inicialmente eu pretendo apenas consertar o maximus. Um dia eu talvez compre todas as peças e monte meu próprio automodelo, ou helimodelo (sonho )

Muito obrigado por todas as informações!


Olá !

Respondendo aos seus questionamentos:
Sim, o motor e a eletrônica caberiam. O motor tem os buracos de forma padrão, compatíveis com o motor original do Maximus.
O ESC é um pouco maior mesmo, mas lembre-se de que vc vai retirar fora do carro todo o circuito original dele...Vai ter mais espaço.
O Servo indicado cabe no Maximus. mas talvez vc tenha que adaptar o ponto de parafusagem dele. Provavelmente será diferente do servo original. Mas nada que alguns parafusos de rosca soberba e uns pedaços de plástico não resolvam.
O Rádio que indiquei já vem com o receptor sim.

Abraços !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 11:12 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Apenas complementando as coisas e incluindo mais uma dúvida, quando eu falei do ESC ser grande, eu estava falando dele ser grande na vertical, já que na horizontal realmente teria mais espaço por conta da remoção da placa do Maximus. Acredito que a carenagem do maximus internamente não comporte, por isso achei que precisaria ser cortada na parte de cima :)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 14, 2012 9:26 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Out 13, 2012 2:13 pm
Mensagens: 2
Boa noite amigos, quando restaurei meus dois maximus, usei uma fonte de 10 volts por 2 amperes para testar os carros sem baterias. Felizmente fiz todos os testes de funcionamento e tudo estava Ok, com exessão das baterias que abriram o bico devido ao desuso. Mas aconselho aos amigos que ao usar fontes para testes, nunca exeder a voltagem e amperagem da bateria original. E ligue apenas o tempo suficiente para comprovar o pleno funcionamento. Eu usei uma fonte de 10 volts por 2 amperes por falta de opção no momento. Fica a dica.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Out 14, 2012 9:50 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Lilão escreveu:
Boa noite amigos, quando restaurei meus dois maximus, usei uma fonte de 10 volts por 2 amperes para testar os carros sem baterias. Felizmente fiz todos os testes de funcionamento e tudo estava Ok, com exessão das baterias que abriram o bico devido ao desuso. Mas aconselho aos amigos que ao usar fontes para testes, nunca exeder a voltagem e amperagem da bateria original. E ligue apenas o tempo suficiente para comprovar o pleno funcionamento. Eu usei uma fonte de 10 volts por 2 amperes por falta de opção no momento. Fica a dica.

Olá, obrigado por contribuir.
Essa fonte que vc usou tem bem mais corrente do que a original do maximus, correto?
Quero apenas deixar bem claro, por isso a pergunta...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 06, 2012 8:40 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Olá pessoal!

Finalmente chegaram o carregador e a bateria que pedi no HK... Como chegaram hoje e eu estava ansioso, resolvi fazer um "preteste", ligando a bateria (que já vem carregada) no Maximus e fazendo-o funcionar. Como sempre o direcional (servo) funcionou então fui pro teste de fogo, o motor principal. Bem... Inicialmente deu no mesmo, motor andando bem devagar, só que desta vez houve um plus... Um plus meio desagradavel. Saiu realmente fumaça do motor :mrgreen:, como se ele estivesse em curto ou algo assim. Eu disse que era um teste de fogo, mas não era pra tanto...

Em fim, vou abrir pra valer apenas no FDS, mas, levando em conta tudo que eu já expliquei neste tópico, será que terei de comprar um motor novo? Ou ainda pode ser algo errado na placa do carro?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 09, 2012 4:33 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
Difícil saber o que aconteceu ! Mas esse motor é barato e fácil de encontrar.

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 09, 2012 5:15 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Pois é, resolvi nem esperar a resposta e já comprei um conjunto completo, motor + carenagem traseira (usada) original por 40 reais...
racerx33 escreveu:
Difícil saber o que aconteceu ! Mas esse motor é barato e fácil de encontrar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 4:02 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
O motor ainda não chegou, mas acho que descobri o problema com o meu. Existem duas "bobinas" numa placa próxima ao motor. Esta mesma placa existe para o motor servo. O que aparentemente aconteceu é que estas bobinas estavam se tocando e gerando curto-circuito. Quando separei as bobinas o motor passou a rodar aparentemente perfeitamente, e talvez eu nem precisasse ter comprado outro, contudo, como comprei o conjunto motor/engrenagens vou aproveitar pra trocar, já que meus parafusos nesta estrutura estão remoídos.

Aproveito pra perguntar qual a função destas bobinas. Por que elas estão associadas a capacitores? Queria entender...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2012 7:08 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Finalmente o meu Maximus voltou a funcionar. A pleno vapor, diga-se, pois a bateria melhor deu a ele uma potência que eu somente tinha visto nos Maximus SE. Acho inclusive que ele ficou mais potente do que os SE. Acredito que tenha sido pela leve carga maior da bateria (7.4 @ 2700mA, quando a original era 7.2 @ 1200mA)...

Tudo está funcionando como deveria, mas notei algo que não acontecia antigamente: As engrenagens do servo estalam quando eu faço curva para um dos lados. Não sei se expliquei bem, mas é assim: se eu giro a direção toda para a direita, eu ouço estalos nas engrenagens do servo, como se eu estivesse tentando ir além do que ele consegue. Isso acontece normalmente quando a direção está MUITO desalinhada, mas ela está alinhada corretamente, e mesmo assim, para um dos lados eu tenho este problema, que me impede de usar a direção de forma plena, porque eu não quero quebrar as engrenagens e assim eu não consigo fazer as curvas mais fechadas. Queria alguma explicação de como solucionar isso. Penso que talvez haja alguma forma de regular o máximo e o mínimo do servo de forma mais "hardcore". E aí? O que eu faço?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 11:48 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
O Servo está forçando a direção além do que o mecanismo de direção do Máximus permite.
Ou seja, o Servo tem mais curso do que o Máximus usa.
Isso é fácil de resolver se o seu rádio possui um ajuste de Trim ou Endpoint. Basta diminuir o valor de Endpoint no rádio diminuindo assim o percurso do servo.
Diminuindo o percurso ele não vai mais bater no final do curso do mecanismo de direção do Maximus.

Abraços,

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 11:51 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Olá!!

Era disso que eu tava falando, contudo, preciso saber onde se encontra este componente (trim / endpoint) e como identifica-lo. Essa parte realmente eu não conheço...

PS.: quando você fala "rádio" você quer dizer o controle remoto, aquilo que fica na mão de quem guia o carro, correto?

racerx33 escreveu:
O Servo está forçando a direção além do que o mecanismo de direção do Máximus permite.
Ou seja, o Servo tem mais curso do que o Máximus usa.
Isso é fácil de resolver se o seu rádio possui um ajuste de Trim ou Endpoint. Basta diminuir o valor de Endpoint no rádio diminuindo assim o percurso do servo.
Diminuindo o percurso ele não vai mais bater no final do curso do mecanismo de direção do Maximus.

Abraços,


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 11:55 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
Esquecí de perguntar que rádio você está usando.

Em rádios mais antigos ou mais simples, não existe ajuste de endpoint. mas pode existir o Dualrate que vai servir.

Ricardo.

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 11:58 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Olá!

Tudo no meu Maximus 1986 é original, EXCETO, a bateria, a qual comprei recentemente (2700mA), portanto, o rádio é o original, 1986. Acha que tem como ajustar o tal curso?
racerx33 escreveu:
Esquecí de perguntar que rádio você está usando.

Em rádios mais antigos ou mais simples, não existe ajuste de endpoint. mas pode existir o Dualrate que vai servir.

Ricardo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 12:15 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 25, 2009 2:24 pm
Mensagens: 195
Localização: São Paulo
Acredito que não terá como alterar o curso.... O rádio original não tem esta funcionalidade.

_________________
_______________________
Ricardo - Racer-X33
Mugen MTX4R + Novarrossi Flash
Kyosho DBX 2.0
Yokomo MR4
Sakura Zero S
Exceed Nitro + OS Max .15
HSP Elétrico + TrackStar 60A
Sucatão Latinha (agora um Herbie)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 12:25 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Set 15, 2012 7:03 pm
Mensagens: 31
Suspeitei desde o começo... Mas, porque com a bateria original isso não acontecia? Há sentido nisso? trocou a bateria este tipo de coisa acontece? Será que tem alguma gambi pra fazer? Pensei em "anular" parte do potenciômetro, mas ainda não sei como fazer isso.
racerx33 escreveu:
Acredito que não terá como alterar o curso.... O rádio original não tem esta funcionalidade.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 63 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB