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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 2:36 pm 
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Olá a todos!

Tenho um Maximus 1986 (Estrela). E após muito tempo parado fui usá-lo novamente, mas não pude porque a bateria aparentemente estragou, estava vazando e meio que se desfazendo.

Como não podia ligá-lo, resolvi desmontá-lo todo para limpeza geral como nunca havia feito antes. Já havia desmontado ele antes quando era criança (curioso demais), mas naquela época eu era sem noção e fiz coisas que não devia, como colocar graxa demais nas engrenagens e usar massa de vidraceiro para calafetar as entradas. Admito que foi estupidez, mas era criança. Em fim, desmontei todo o carro, limpei ele de forma quase hospitalar ;) Não é preciso dizer que deu muito trabalho.

Quando terminei de montá-lo novamente, resolvi testar para ver se ainda funcionava. Como não tinha mais a bateria original (7,2V) resolvi usar uma bateria de 9V, daquelas quadradas comuns, mesmo sabendo que tinha mais voltagem do que a beteria original. Testei a direção primeiro e funcionou, claro, de forma bem mais rápida do que quando usava a bateria de 7,2V. O problema foi quando tentei por o motor principal pra rodar: não funcionou. Pressionando a alavanca para trás (ré) o motor parecia que ia funcionar, dava umas tremidas mas não rodava pra valer. Pra frente não dava nenhum sinal. Notei que ao dar ré, o motor da direção dava sinais de uso, mesmo sem que eu pressionasse a alavanca esquerda/direita.

Agora estou num dilema:

  • O carro está com o motor defeituoso?
  • A parte eletrônica está com problema?
  • A bateria de 9V pode ter danificado algo?
  • Há algum outro meio de testar o carro? (Eu tenho multímetro)

Pretendo fazer o Maximus voltar a ativa, só não sei como começar. Talvez vocês, mais experientes possam me dar alguma luz!

Obrigado!!

PS.: Tem da bateria pra vender no Mercado Livre, mas somente vou comprar se eu comprovar que o resto do carro está funcionando corretamente. Preciso testar...


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MensagemEnviado: Qui Set 20, 2012 8:03 pm 
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Tu queimou o motor, ligou em 9v... Mas eh só comprar um motor novo...

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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 9:49 am 
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lucaaas escreveu:
Tu queimou o motor, ligou em 9v... Mas eh só comprar um motor novo...


Será que foi somente isso? 9v para 7.2v não parece ser uma diferença muito grande. Além disso, eu não liguei diretamente no motor. Eu liguei a bateria de 9V no carro. O motor da direção que parece ser bem mais frágil, funcionou e continuou rodando.

Se form somente o motor eu já tenho até onde comprar ele usado (não sei se vende novo), mas queria ter certeza. Alguma sugestão de teste a ser feito?


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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 1:15 pm 
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Queimou sim! Esse motor suporta 7.4v e vc pôs 9v! Pode terncerteza que ele ta queimado... Cheira ele, veja se tem cheiro de queimado...

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MensagemEnviado: Sex Set 21, 2012 2:10 pm 
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lucaaas escreveu:
Queimou sim! Esse motor suporta 7.4v e vc pôs 9v! Pode terncerteza que ele ta queimado... Cheira ele, veja se tem cheiro de queimado...


Oi, farei isso neste FDS. Depois posto os resultados! Valeu!

Mas... Já me desculpando pela insistência... Quando eu era pirralho, e maluco, eu já coloquei 12V (bateria de carro mesmo) pra rodar um motor de brinquedo daqueles bem safados, que não tem nem mesmo escovas de carvão, apenas pequenas hastes de cobre.

Claro que liguei ele por alguns segundos e ele rodou pra valer, mas não queimou. Queimaria apenas se eu tivesse insistido.

Mesmo tendo esta experiência prática e louca, vou verificar isso no FDS.


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MensagemEnviado: Sáb Set 22, 2012 11:07 am 
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Olá... Acabo de fazer alguns testes. Os resultados estão destacados de vermelho.

Primeiramente, abri a parte do motor para tentar sentir odor de queimado. Resultado: Nenhum cheiro anormal. Na verdade cheiro algum eu senti.

Aproveitei que estava com esta parte do carro aberta e resolvi fazer outro teste, novamente usando a bateria de 9V, mesmo sabendo que isso não é uma boa idéia. Resolvi arriscar. Liguei a mesma com a polaridade correta, coloquei algumas pilhas no CR e testei a direção. Resultado: Tal como antes, a direção funciona perfeitamente. Esquerda, Direita e centralização. Tudo como deve, só que obviamente mais rápido, devido a voltagem adicional.

Resolvi então testar qual a quantidade de voltagem estava chegando ao motor principal. Usei um multímetro regulado em 20V e o encostei nos contatos do motor. Visualmente obtive os mesmos resultados de antes, contudo, com as seguintes características medidas:

  • Ao pressionar a alavanca para frente, nenhuma voltagem chegava no motor.
  • Ao pressionar a alavanca para trás, apenas 1.5V (max.) chegava até o motor.
  • Pressionando a alavanca para frente, além de não obter resposta do motor principal, o motor de direção não atuava de forma alguma, o que é normal.
  • Ao pressionar a alavanca para trás, além do motor funcionar muito lentamente, notei que o motor direcional atuava sem motivo e de forma aleatória, parando em seguida. Este tipo de comportamente é observado em uso normal do carro quando a bateria está prestes a se esgotar. Lembro disso perfeitamente, pois indicava o fim da diversão ;)
  • Notei que a bateria de 9V (quadrada, comprada em supermercado) esquentava, mas a julgar pelo pouco tempo que a usei, achei que isso não fosse acontecer. Lembro que ao terminar a brincadeira, a bateria original também esquentava, mas isso acontecia depois de alguns minutos (10 ou 20) e não apenas 2

Após realizar os testes com multímetro e comprovar que não tá chegando quase nada de voltagem no motor, resolvi fazer o teste mais básico possível. Liguei a bateria de 9V diretamente no motor. Resultado? O motor NÃO RODA NORMAL. Fica extremamente lento, justamente como quando eu testei com a bateria ligada no carro. A diferença é que como eu estava ligando diretamente, pude inverter a polaridade e verificar que o motor está rodando nas duas direções e em ambas com quase nada de potência.

Diante destes testes e da possível comprovação de que o motor não está danificado, gostaria continuar solicitando quaisquer informações ou dicas. Talvez um de vocês que já tenha tido ou tem este brinquedo possa dar uma luz. Pretendo fazer o Maximus voltar a ativa.

Quero lembrar ao leitor que estou falando deste brinquedo:

Imagem

É exatamente o mesmo da foto, inclusive na cor, exceto que apesar dos problemas atuais, o meu está bem mais conservado e limpo ;).

Também quero deixar claro que não estou com vontade de fazer isso com meu Maximus:



Apesar de ficar muito tentado a deixá-lo bem mais rápido que o normal, quero apenas que ele volte a funcionar como antes! ;) O Maximus do vídeo, NÃO É a versão de 1986. É uma versão mais nova, contudo, é exatamente igual a versão de 1986, pois lembro que tinha um colega com um desses e que a carenagem do carro cabia perfeitamente no meu maximus e a minha no dele. Internamente, não sei se há diferenças, mas externamente é idêntico, quando se remove a carenagem.


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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 3:41 pm 
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Amigo, provavelmente o motor não queimou. A Bateria 9V quadrada que vc usou não tem corrente suficiente para girar o motor. Nâo interessa se ela é de 9v. Ao ligar em um circuito que exige carga, o potencial da bateria vai cair porque ela não consegue fornecer a corrente necessária, e então ela vai esquentar. Essas baterias quadradas de 9v fornecem no máximo uns 250mA. Isso não gira um motor 450 Size do Maximus.
Não caia na bobeira porém de comprar uma Bateria Original do Maximus (uma Nicad de 7,2V) compre logo uma Lipo 2s de pelo menos 2200Ma. Isso vai ser o suficiente para tocar o Máximus com a eletrônica e mecânica originais sem destruir nenhuma engrenagem. Uma bateria Lipo 2s custa uns 9 dólares. Veja o link da venda aqui : http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7636

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 8:52 pm 
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250mA sao 250.000 mAh... Mas que eu saiba esse motores brushed trabalham com 7,2V de corrente máxima, por isso falei que queimou...

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 10:27 am 
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Olá!

Obrigado pela resposta. Comentei algumas coisas dentro do quadro abaixo. Poderia responder?

racerx33 escreveu:
Amigo, provavelmente o motor não queimou. A Bateria 9V quadrada que vc usou não tem corrente suficiente para girar o motor. Nâo interessa se ela é de 9v. Ao ligar em um circuito que exige carga, o potencial da bateria vai cair porque ela não consegue fornecer a corrente necessária, e então ela vai esquentar. Essas baterias quadradas de 9v fornecem no máximo uns 250mA. Isso não gira um motor 450 Size do Maximus.
Você parece entender do Maximus. Eu não sabia nem mesmo do nome do motor :) Bom, imaginei que o problema fosse por conta da corrente mesmo. Não tenho muita experiência no assunto, mas cursei 2 anos de eletrônica e lembro de algumas coisas ainda. Contudo ainda há uma coisa que queria citar. Antes de usar a bateria de 9V eu liguei diretamente o carregador do Maximus, o qual gera igualmente 9V (medido com multímetro) e uma corrente de 450mA (não comprovado). Ao fazer a ligação, notei que o motor também não rodava direito e que além disso o carro ficava meio maluco, rodando o motor direcional aleatoriamente. Mesmo assim, ainda pode ser apenas a bateria?
Não caia na bobeira porém de comprar uma Bateria Original do Maximus (uma Nicad de 7,2V) compre logo uma Lipo 2s de pelo menos 2200Ma. Isso vai ser o suficiente para tocar o Máximus com a eletrônica e mecânica originais sem destruir nenhuma engrenagem. Uma bateria Lipo 2s custa uns 9 dólares. Veja o link da venda aqui : http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7636
Boa dica! Contudo, olhando no site, eu vi que a altura da bateria (menor dimensão) é 0,5 centímetro maior que a bateria original, portanto, não vai caber no máximus sem que eu realize "intervenções" internas. Estou certo? Outra dúvida que tenho é, usando esta bateria, como vou carregá-la? O carregador original dá conta ou terei de comprar outro? Se sim, qual? Também pesquisei no ML a bateria do maximus e achei esta http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -nova--_JM. Não é a original do máximus, tem mais amperagem que a original e parece ser de um tamanho compatível. O que você acha?


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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 10:36 am 
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lucaaas escreveu:
250mA sao 250.000 mAh... Mas que eu saiba esse motores brushed trabalham com 7,2V de corrente máxima, por isso falei que queimou...


Oi lucaaas, acho que você se confundiu. 250mA = duzentos e cinquenta miliampères = 250/1000 Ampères = 0,25A. 1A = 1000mA = um ampère equivale a mil miliampères.

Além disso, 7,2V seria a voltagem máxima e não a corrente máxima. São conceitos meio obscuros realmente, mas são diferentes.

Se o motor tivesse queimado, sendo ele brushed, provavelmente ele não queimaria cada parte (não sei o nome) então o que eu teria era um motor que "pegava" apenas quando eu desse um pequeno giro nele, de forma a usar as partes (não sei o nome) não queimadas. Isso realmente o faria rodar mais devagar e de forma falha (liga/desliga em sequencia). O que acontece é que ele gira 100% das vezes em qualquer posição que o seu rotor esteja.


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MensagemEnviado: Sáb Set 29, 2012 11:07 am 
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Ainda complementando minhas perguntas anteriores, há alguma forma de testar efetivamente o motor do maximus? Note que não tenho bateria para teste, apenas um multimetro.


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MensagemEnviado: Ter Out 02, 2012 8:53 am 
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Será que vale a pena investir às cegas em uma bateria no ML que custa 100 reais? Pois a bateria melhor, que foi sugerida aqui parece ser maior que o compartimento do Maximus...


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MensagemEnviado: Ter Out 02, 2012 9:30 am 
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Caraca uma prima minha tinha um desses e eu na época só com um Stratus :(

Mas é fácil de se ver se o motor está ou não queimado:

Em casas de artigos de eletrônicos existe uma fonte variável (de 0 a 12v) que vc liga em tomadas comuns... É mais ou menos parecido com um carregador mas não tem essa função. Vc liga os cabos no motor e vai dando potência aos poucos. Se o motor estiver bom, ele vai virar meio esquisito no começo por conta do tempo parado.

Aí é só abrí-lo limpar induzido e coletor (on as escovas pegam), lubrificar os mancais aí tá novo!!! limpa o carrinho e manda brasa...


Marcelo

PS: se bem me lembro este motor deve ser um Mabuchi! Alguém pode confirmar?


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MensagemEnviado: Ter Out 02, 2012 10:01 am 
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Olá!

Obrigado pela resposta e a dica!

Vamos por partes sem muita explicação, apenas uma pergunta básica. O que você acha se eu ligar o próprio carregador do maximus direto no motor? Acha que faz o mesmo efeito?

Você falou em motor Mabushi e isso eu não conheço. Ter este motor é bom ou ruim?

Não sou especialista no assunto. Resolvi procurar algo a respeito e achei a fabricante MABUSHI. Lá fiz uma pesquisa por meio de aplicação/Modelo/Tipo (Brinquedo/Radiocontrole/motor de potência) e acho que o motor do Maximus é este:

http://www.mabuchi-motor.co.jp/cgi-bin/ ... D=rs_540sh

Digo que "acho", porque eu apenas comparei a aparência e é realmente idêntico.

Com esta informação adicional, será que pode ser mais fácil que me ajudem? Este PDF é uma especificação do motor, que tem dois modelos. Me corrijam se eu estiver errado, mas o modelo mais simples (que é o que eu acho compor o maximus) usa uma corrente mínima de 2.4A (ampères, não é miliampères) e máxima de 70A? Isso é realmente absurdo. A bateria do meu carro (de verdade, um celta) troquei outro dia e coloquei uma de 60A (ampères). Não sei interpretar estes dados, mas se isso estiver perto da verdade, com 2.4A no mínimo JAMAIS uma bateria de 9V ou mesmo o carregador do próprio Máximus (450mA) seria capaz de rodar este motor de forma plena.

Tô no aguardo aqui de maiores discussões sobre o assunto! Obrigado!

PS.: Eu disse que não vou explicar muito porque já falei antes algumas coisas relacionadas ao uso de pilhas de 9V e do carregador do maximus, mas quero uma resposta sem influência...
Marcelo Campos escreveu:
Caraca uma prima minha tinha um desses e eu na época só com um Stratus :(

Mas é fácil de se ver se o motor está ou não queimado:

Em casas de artigos de eletrônicos existe uma fonte variável (de 0 a 12v) que vc liga em tomadas comuns... É mais ou menos parecido com um carregador mas não tem essa função. Vc liga os cabos no motor e vai dando potência aos poucos. Se o motor estiver bom, ele vai virar meio esquisito no começo por conta do tempo parado.

Aí é só abrí-lo limpar induzido e coletor (on as escovas pegam), lubrificar os mancais aí tá novo!!! limpa o carrinho e manda brasa...


Marcelo

PS: se bem me lembro este motor deve ser um Mabuchi! Alguém pode confirmar?


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MensagemEnviado: Qua Out 03, 2012 8:27 am 
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Vamos lá.

Mabuchi era o motor top da época. Tanto em RC como em slot cars (autorama).

Eu chutei Mabuchi pois são contemporâneos, o brinquedo e o motor!

Não ligaria direto o motor no carregador. Aí sim vc pode queimar o motor e ficar num mato sem cachorro.

Arrume uma fonte externa de 110v/220v para 12v, com potênciômetro, que permita vc ir dosando a voltagem de entrada no motor.

Pode ser que seja este motor do arquivo PDF. Se vc tiver acesso ao seu motor pode comparar algumas informações.

Já tentou fazer uma pesquisa no Google sobre o motor do Maximus???

Se eu achar qualquer coisa posto aqui.

Marcelo


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