RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Jan 28, 2014 10:19 pm 
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Amigos ja tenho mais de 10 anos no automodelismo combustao e 1 no eletrico, mas ainda sou iniciante nesse sentido.

Eu gostaria que me explicassem como é a relação de quantidade de dentes do pinhão e coroa

Eu sei que quanto mais dentes no pinhão, maior velocidade final e esquenta mais...

Como calcular relação ideal pro eletrico?


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MensagemEnviado: Ter Jan 28, 2014 10:51 pm 
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Cara, aqui há um "dicionário" sobre o assunto:
http://teamassociated.com/pdf/cars_and_ ... ratios.pdf

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MensagemEnviado: Ter Jan 28, 2014 10:55 pm 
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Pra calcular, só testando...
Pq muita coisa pode influenciar, peso, arrasto, relação interna também conta, etc...
É dificil calcular com certeza, vc tem que se basear em gente que tem o mesmo RC, e comprar
um pinhão parecido pra testar, e ir adequando com o tempo...

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 10:19 pm 
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Thiago...
Além do que o nosso colega João Victor falou, ainda afeta o tamanho e peso das rodas, o a largura do pneu rodando no chão, bateria (amperagem e voltagem), suspensão, Kv do motor, etc...

Eu fiz uma planilhinha excel para ajudar nos cálculos da relação coroa e pinhão e aí ele dá a relação final combinado com a relação interna dos diffs/correias/polias.

http://www.4shared.com/file/kiu9oupcba/ ... Pinho.html

O que eu recomendaria é utilizar a coroa e pinhao original do Kit e aí fazer uns testes de acordo com o Kv do motor...
Via de regra quanto maior o KV do motor, menor tem que ser o pinhão ou então maior o tamanho da coroa,

Exemplo no meu HPI Sprint, era motor 15T latinha, troquei por um EZRUN 9T, a princípio eu nao mexi na relação original (87T/28T) com isso o carro ficou muito forte andava bem mais, mas tb esquentava muito mais... então o que fiz foi diminuir o pinhão para 26T já melhorou um pouco a temperatura depois fiz um teste com coroa 90T e pinhão 26T já não esquentou mais tanto quanto antes.

O ideal é não deixar nem muito curta nem muito alongada...

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 3:24 pm 
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Bom, como sou muito menos experiente em ambos os tipos de modelos (elétrico e glow), vai a minha dúvida:

Estou convertendo um HSP on-road 1/10 em um Rally, e queria saber se uma coroa 64T e um pinhão 21T vai me dar um pouco de força e mais velocidade final...

Eu usava ele no Drift, e tinha uma coroa 48T e um pinhão 26T... Tinha muuuuuuuuita final (testei ele no modo "Drag Race", só não fiz a aferição da velocidade final, mas deixava Honda Biz no chinelo nos 100 metros... hehehe)

Pelo pouco que sei, a nova relação (64T/21T, ou 3,04:1) vai deixar ele com muita força e pouca final, certo? Da relação antiga, só sobrou o pinhão, e meia boca ainda... Dae pensei em usar o pinhão antigo numa coroa de aço nova (a velha era de latão, esmigalhou os dentes), a relação vai ficar 64T/26T (2,46:1)...

Qual a opinião de vocês a esse respeito?

[]'s

P.S.: Uso um ESC HK 100A e um Bullistorm 8.5T Brushless, e só ando de 2S...

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 4:28 pm 
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Bushido
É isso mesmo... reduzindo o pinhão e/ou aumentando a coroa vc vai mesmo reduzir a relação do carro, mesmo assim, recomendo realizar testes para ver se vai ser suficiente para sua pista, nem sempre é bom aumentar demais ou diminuir demais a relação do veículo.
O ideal seria você comprar mais uma ou duas opções de coroa e pinhão e ir testando na sua pista para ver qual melhor se adapta, pois em rally também nem sempre é bom ter muita tração, senão você vai rodar com mais facilidade nas curvas.

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 4:34 pm 
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Prego escreveu:
Bushido
É isso mesmo... reduzindo o pinhão e/ou aumentando a coroa vc vai mesmo reduzir a relação do carro, mesmo assim, recomendo realizar testes para ver se vai ser suficiente para sua pista, nem sempre é bom aumentar demais ou diminuir demais a relação do veículo.
O ideal seria você comprar mais uma ou duas opções de coroa e pinhão e ir testando na sua pista para ver qual melhor se adapta, pois em rally também nem sempre é bom ter muita tração, senão você vai rodar com mais facilidade nas curvas.


Na verdade não é prá andar em pista, e sim em estrada de chão, seria um "road bash", ou algo assim...

Sobre realizar testes com outras opções, vai ser meio difícil... a grana anda curta, e uma coroa só custa em torno de 40~50 dilmas... Especialmente porque quero de aço (a de latão original foi pro espaço, virou um disco... hehehe)
Mas valeu a resposta!

[]'s

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 8:47 pm 
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Entendi...
Então não precisa se preocupar muito com a relação do carro... se não e pista e sim uma estradinha de terra batida do jeito que está tá bom... só toma cuidado pra não esquentar muito... pois no off road a refrigeração não é a mesma do on-road.

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MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2014 7:41 pm 
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boa noite........

considerando a relação interna do veiculo, temos que calcular o ratio em relação a coroaxpinhão certo........

uma relação coroa pinhão 30/75 nos daria um ratio de 5 por exemplo ( relação interna 2 x 75/30 )

se usamos uma relação coroa pinhão de 28/70 também teriamos um ratio de 5......

Em relação a temperatura do motor teriamos diferença....

Em relação a velocidade final qual seria a melhor relação....

O ratio seria constante de 5:1, mas temos uma série de opção de relação...


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MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2014 9:28 pm 
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sckoll...
Vc foi bem feliz em escolher essa relação, pelo que ví é uma das poucas que dá o mesmo ratio.
Sendo assim, seria a mesma coisa ter uma relação com pinhão 28 e coroa 70, como uma relação com pinhão 30 com coroa 75.
Ou seja, tanto faz, a velocidade final e temperatura será a mesma, já que o ratio nessa relação é a mesma..

Eu montei uma planilha em excel um tempo atrás... ela ajuda bastante a saber qual o ratio vc tem com qual relação, e polia e diff.
Mas já para saber qual relação ideal para ter melhor final, só testando na pista mesmo, claro, quanto maior a relação mais velocidade final e maior a temperatura de trabalho e consumo de bateria...
O ruim é que não dá pra anexar aqui então coloquei no 4shared... http://www.4shared.com/file/kiu9oupcba/ ... pinho.html

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MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2014 9:55 pm 
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sim... neste caso a relação foi escolhida para bater.......

vou tentar testar as duas para ver se, respeitando ratio, qual das coroas teria uma melhor performance na pista.


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