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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 12:16 pm 
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Bom galera, como já utilizado em carros normais para competições visando a diminuição da Temperatura do motor, o Roof Scoop desempenha muito bem ao que é destinado, então pensei em passar o mesmo para os Rcs, já tenho uns projetos em mente e andei conversando com o Prego a respeito do projeto e ele se interessou também e propos para que fosse criado um tópico para que possamos debater sobre qual material usar, modelos, e compartilhar esta experiência já que a grande luta nos Rcs é a Temperatura rsrsrs. Sintam-se avontade para debater e compartilharem suas idéias.

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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 12:36 pm 
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Se inventassem um bem prático, que a gente furasse a bolha em casa,
e fixasse ele com um clip, ou que fosse preso na pressão,
de um tamanho considerável a não ficar feio e funcionar ao mesmo tempo,
sem dúvidas valeria a pena...
Vocês já tem uma noção básica de como farão?

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 6:39 pm 
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boa ideia tinha pensado nisso tbm mas e a coragem de por em pratica kkkk pode ser feito a fixação através de parafusos pequenos

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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 7:34 pm 
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Bom..

Essas coisas funcionam bem com equipamento de competição que vc fica o tempo todo com dedo atolado ...

Pra nós meros mortais que brincam.... Paramos muito e isso ajuda na refrigeração ...

Pois somente tem fluxo quando o carro esta andando que ele realmente funciona

Abços

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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 8:07 pm 
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Exatamente, estavamos pensando em usar algum tipo de material como Garrafa pet para poder moldar já que o plastico dela é bem mais fino e suscetível ao modelamento, sem contar que também é leve, não iria interferir no peso do carro. O corte se for um 4x4 teria de ser feito no parabrisa da bolha, e se for 2x4 teria que ser pela parte de cima dela. A fixação eu estava pensando em fazer tipo uma Aba na parte final que encaixaria no parabrisa pelo lado de fora evitando que ele caisse para dentro, e do lado de dentro poderia usar alguma fita.

A ideia é essa quando estiver em movimento quando o motor mais esquenta esse fluxo de ar ajudar na refrigeração do motor, sendo que o fluxo de ar será relativo a velocidade do carro.

E vocês possuem alguma ideia??

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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 9:32 pm 
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Seria ideal se fizesse um sistema onde o ar fosse canalizado direto ao motor, ou ao ESC e conseguisse sair por trás da bolha sem gerar arrasto.

Pois se o ar entrar dentro da bolha, a bolha vai virar uma espécie de para-quedas e o ganho em temperatura reduzida, seria descompensado pelo arrasto que a bolha vai gerar.

Tem muito a se levar em conta, mas estou curioso para ver como vai ficar!!! Boa sorte!


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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 10:04 pm 
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Opa Galera....

Realmente conversando que a gente se entende né...
Todos têm ótimas idéias sobre o assunto coisas que eu tb nao tinha pensado, como o arrasco que daria com a entrada de ar sem que tenha uma saída...

Bom, o que eu penso mesmo em fazer é mesmo um furo no parabrisa (pois na minha bolha nao tem o desenho do Roof Scoop, mas estou estudando em "fazer" com pet tb... um roof scoop embora minha bolha não tenha o desenho... mas fico com receio de capotar e perder ele hehehe) e levar um duto em cartolina ou garrafa pet (to pensando em testar os 2 modos) a princípio não muito elaborado pois é para testar mesmo e claro... se nao der muito efeito não vai valer a pena o trampo que vai dá...

Felipe, eu acho que não vai gerar muito arrasto não pois o furo a princípio é bem pequeno entre 3x3 ou no máximo 4x4 aí iria abrindo aos poucos para ver se melhora a refrigeração ... e quanto à saída do ar, como será jogado direto no motor não vai ter mesmo por onde sair... mas como a velocidade não é lá aquelas coisas duvido q o arrasto seja tão prejudicial viu...

Pantcholino lá onde ando geralmente fazemos uma pistinha oval mesmo... e aí é dedo atolado só aliviando nas curvas mesmo... então acho que vai ser mais eficiente do que sem o projeto.

João Victor, vc até que deu uma idéia interessante... ao invés de furar e ir abrindo o furo pensei em fazer um X cortando nas linhas, e aí teoricamente ficaria com 4 triangulos que poderiam ser dobrados para dentro da bolha e aí poderia prender o duto com parafusos e porcas...

Este fds vou ver se trabalho nisso, estou meio sem tempo na semana... mas ainda não vou dispensar o dissipador com cooler no motor... no esc nao estou tão preocupado pois ele não esquenta tanto quanto o motor...

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MensagemEnviado: Qui Jan 30, 2014 11:30 pm 
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Você tá certo, talvez não gere tanto arrasto, mas tendo em conta que os RC's são geralmente "leves", qualquer arrasto a mais, é uma perda significante.

Um teste que eu fiz e deu certo, mas no meu caso foi pra saltos e foi numa bolha de SCT, foi retirar a traseira da bolha, e fazer furos na traseira, próximo aos furos dos postes, resolveu bem no meu caso, tanto nos saltos, quanto no ar que entrava dentro da bolha enquanto corria.

Se eu fosse adotar um Roof-scoop, eu isolaria o ESC numa caixa, pra não entrar sujeira, e colocaria um duto de entrada pelo Roof-scoop e um de saída com uma espuma na ponta, pra evitar entrar sujeira no ESC, mas isso somente se eu fosse andar na areia. Ou seja, nunca... KKKKKKKKKKKKKK


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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 1:18 am 
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Bom creio que a questão do arrasto deve ser analisada sim, pois seria meio que 6 por meia dúzia. Creio que em Rcs 2x4 a questão do arrasto não é tão preocupante já que seria sim criado um Duto para que o ar fosse diretamente no motor, visto que a traseira de uma SCT 2x4 é aberta o ar sairia por ali mesmo. Já nas 4x4 temos que levar em consideração também que a bolha não é totalmente fechada como um paraquedas, sendo assim o arrasto Talvez possa não interferir em quase nada, como o Prego disse é necessário realizar alguns Testes para ver como vai ser =).
Vou tentar fazer um projeto no Paint de como ficaria o Roof e coloco aqui =)

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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 1:35 am 
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juggerbr escreveu:
Bom creio que a questão do arrasto deve ser analisada sim, pois seria meio que 6 por meia dúzia. Creio que em Rcs 2x4 a questão do arrasto não é tão preocupante já que seria sim criado um Duto para que o ar fosse diretamente no motor, visto que a traseira de uma SCT 2x4 é aberta o ar sairia por ali mesmo. Já nas 4x4 temos que levar em consideração também que a bolha não é totalmente fechada como um paraquedas, sendo assim o arrasto Talvez possa não interferir em quase nada, como o Prego disse é necessário realizar alguns Testes para ver como vai ser =).
Vou tentar fazer um projeto no Paint de como ficaria o Roof e coloco aqui =)



Pra falar a verdade, independente do RC, o arrasto seria um prejuízo a ser levado em conta. Se for mencionar apenas as SCT, a pior parte delas é a traseira da bolha, se não fosse isso, ela seria um auto bem aerodinâmico. A Proline melhorou um pouco isso com a Bolha Flo-Tek.

Imagem

Mas se é pra fazer dutos de ventilação, acho que a traseira da bolha aberta, atrapalharia um pouco. A menos que o ar viesse "Limpo" por cima da bolha, entrasse no Roof-scoop e fosse canalizado diretamente até o motor ou o ESC.


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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 1:41 am 
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Huum entendi, essa bolha da Proline ficou muito boa, focaram nessa parte de refrigeração pelo fluxo de ar do carro em movimento, realmente ficou bem arquitetada.
A ideia é colocar o Roof mais acima para que ele possa coletar o ar o mais limpo possível, é claro que na terra fica complicado. Mas a traseira aberta em qual sentido você diz? ela toda?

Ps: fiz o esquema, acho que o arquivo vai estar anexo =D


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 1:51 am 
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juggerbr escreveu:
Huum entendi, essa bolha da Proline ficou muito boa, focaram nessa parte de refrigeração pelo fluxo de ar do carro em movimento, realmente ficou bem arquitetada.
A ideia é colocar o Roof mais acima para que ele possa coletar o ar o mais limpo possível, é claro que na terra fica complicado. Mas a traseira aberta em qual sentido você diz? ela toda?

Ps: fiz o esquema, acho que o arquivo vai estar anexo =D



Essa sua é uma boa ideia! Eu tava pensando em colocar no teto, com um scoop mesmo, mas sua ideia ficou mais bacana e mais simples, sem contar que um scoop poderia facilmente ser arrancado numa capotagem! KKKKKKKKK

Quando quis dizer a traseira aberta, seria mais ou menos assim:

Imagem


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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 1:58 am 
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Eu já tive uma bolha dessa da Proline, é a Illuzion. Repare que ela tem um "Roof-scoop" ali em cima *pintado em cinza com o adesivo da Axial*. Eu ia cortar e fazer um duto pra esfriar o ESC, porque meu ESC não tinha cooler, mas acabei vendendo o auto antes.

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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 2:15 am 
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kkkkkkkkkkkkk, Concerteza o roof na parte de cima iria sair facilmente na primeira capotagem, se for pra colocar em cima vai ter que fazer uma estrutura mais resistente tipo nessa bolha que você tinha, pra aguentar as capotadas pois vai ser o primeiro a sofrer os impactos. rsrsrsrs

Hmmmmm, entendi mas dai perde as características de SCT rsrsrs, e fica feio, vai virar um basher, rsrsrs. No caso o projeto se encaixa perfeitamente para Rcs 4x4, agora estou pensando como fazer para os 2x4, eu tenho uma ECX Torment, tive umas ideias mas vou analisar direitinho pra não fazer errado pois as 2x4 são bem mais chatas pela falta de espaço onde fica o motor, é bem complicado =/.
Para elas eu já pensei em alguma entrada de ar lateral, mas não sei se seria eficiente.

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MensagemEnviado: Sex Jan 31, 2014 2:53 am 
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juggerbr escreveu:
kkkkkkkkkkkkk, Concerteza o roof na parte de cima iria sair facilmente na primeira capotagem, se for pra colocar em cima vai ter que fazer uma estrutura mais resistente tipo nessa bolha que você tinha, pra aguentar as capotadas pois vai ser o primeiro a sofrer os impactos. rsrsrsrs

Hmmmmm, entendi mas dai perde as características de SCT rsrsrs, e fica feio, vai virar um basher, rsrsrs. No caso o projeto se encaixa perfeitamente para Rcs 4x4, agora estou pensando como fazer para os 2x4, eu tenho uma ECX Torment, tive umas ideias mas vou analisar direitinho pra não fazer errado pois as 2x4 são bem mais chatas pela falta de espaço onde fica o motor, é bem complicado =/.
Para elas eu já pensei em alguma entrada de ar lateral, mas não sei se seria eficiente.



Sim, por isso eu disse que sua ideia na 4x4 ficou muito boa! Talvez dê pra fazer na 4x2, mas o duto teria que afunilar pra criar pressão e chegar até a traseira do chassi com eficiência.


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