RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 9:54 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 93 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 26, 2014 7:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Galera ...

Cansei de ficar procurando baterias de NIMH que além de caras nas lojas e não durarem nada pra andar nos packs em que são normalmente montadas e são cada vez mais difíceis de achar por conta da invasão das lipos.

Um detalhe é que elas não são muito usadas no mundo do automodelismo por conta das descargas/runtime serem pequenos e peso ser enorme.

Tenho tópico explicando que elas tem lá suas vantagens e desvantagens porém resolvi por conta própria seguir e tocar um projeto abolindo as lipos pra esse meu carrinho (SUMMIT).


Ocorre que minha insatisfação começou pois em média as baterias de NIMH originais (traxxas, duratrax, venom) tem 3000mah o que te dá uns 30 min de brincadeira no máximo.
Essa bateria custa em média 30/40 dólares e é extremamente pesada se comparada com lipos de mesmo porte pra frete. O bom que ela paga frete por peso e não por ser especial como as lipos.

Se vc partir pra baterias com mais mah que o mercado oferece, temos as de 4200mah e 5000mah que vão respectivamente aumentando consideravelmente os seus preços sem mudar de tamanho e isso me chamou a atenção, saltando de 40/50 dólares até uns 80 dólares o que fica inviável pensando do ponto de vista das lipos de mesmo porte.

Tendo isso em mente parti pra saber quais as medidas e especificações que o mercado oferece sobre as mesmas, pois esse tipo de material (NIMH) é altamente utilizado em outros segmentos (ferramentas por exemplo).

Após muito sobre o assunto estudar e tirar medidas do pack que utilizo descobri algumas coisas interessantes:
A pilhas pra modelo do meu carro são do tamanho SUB C.
Tem também o tamanho C que um pouco mais grossa que a SUB C.

O mais interessante é que as amperagens que comecei vendo era exatamente o dobro 6000mah chegando inclusive em 12000mah.

Comprei então as pilhas da SUB C desse material e vou montar 2 packs de 8.4V de 6000mah e vou testar pra saber se vale mesmo a pena por cona desses produtos serem chineses.

Em breve posto aqui as novidades.

Pretendo após esse teste fazer mais 4 packs... 2 de 9000mah e na sequencia partir pra mais 2 packs de 12000mah.


Estou compartilhando pra tentar ver mais alguma coisa que eu não tenha percebido.

Quando eles chegarem eu posto as fotos do processo de montagem.

Vou fazer todo o trabalho de montagem dos packs e as soldas.
Os conectores que vou usar são do padrão traxxas. Pelo que vi eles aguentam sem problemas o calor/amperagem e voltagem atribuídas nesse pack que irei montar.

Minha intenção e manter a originalidade do auto com seu ESC brushed e principalmente manter a potência que quando usa lipo cai um pouco.
Afinal são duas baterias de 7.2V somadas geram 14.4V enquanto que com as NIMH eu tenho 8.4V que somados chegam a 16.8V aproveitando a potencia que o motor DEWALT de 18V que uso junto com ESC sem comprometer ou gerar sobrecarga no sistema.

Pode não parecer nada ...Mas 2.4V a mais faz uma diferença principalmente em TORQUE.

Quero aumentar meu runtime e manter a principal característica que é o crawler sem ter que trocar o combo original que ao meu ver atende mto bem.

Vale ainda destacar que uma das principais características que me fizeram investir nisso foi o preço por pack montado que vale muito a pena se comparado com lipos pra se fazer crawler.


Bom ...é isso ... HOBBY forever ...quebrando cabeça e aprendendo mto.


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Mar 26, 2014 7:29 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
As lipos totalmente carregadas chegam a somar 16,8V, pois cada célula chega a 4,2V quando estão cheias,
as NiMh chegam acima disso, por muito pouco tempo, pois caem drásticamente de voltagem com uma velocidade incrível...
E você não pode escolher a célula simplesmente pela sua amperagem, tem que ter descarga também, e baterias de boa descarga, são caras,
os preços das NiMh não são altos assim atoa...
E lembrando, se vc tiver 7 células ótimas, e uma mais ou menos no meio, o pack será mais ou menos... vc tem que selecionar as baterias a dedo, para o pack ser considerável,
as células tem que estar equalizadas, se vc colocar células de qualidade diferente o pack fica bem ruim...
Mas no geral, tomara que dê certo, pq se der, já ia ser uma boa ajuda pros modelistas...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Mar 26, 2014 7:44 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Pois é João Victor.....

Comprei os packs separados para montar justamente por causa disso. Escolhi a marca a amperagem e vou montar elas de acordo com a especificação do carro. Não se encontra no mercado packs com mais de 5000mah. A descarga pelo que vi é padrão. Vou medir e carregar todas separadas.

Vale ainda saber que a vida útil dos packs de NIMH desse porte e de mais de 1000 ciclos.

Em lipos isso muda devido à sua construção.

Abços

Enviado do meu Xperia ZQ usando TapaTalk

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Editado pela última vez por Pantcholino em Qui Mar 27, 2014 2:15 pm, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 2:08 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Mar 27, 2014 1:44 am
Mensagens: 4
Localização: Sorocaba-SP
Ótima iniciativa!

Acomapanhando o tópico.

Abs!

_________________
Traxxas Rustler


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 2:55 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Cara, eu acho meio que "dar soco em ponta de faca" essa questão de tentar extrair( ou exigir) das NiMH algo que elas não conseguem prover. Já são baterias ultrapassadas por N motivos( apesar de ainda serem utilizadas, não sei como). Não vejo uma só razão e/ou vantagem para utilizá-las, em detrimento de baterias de lítio já existentes e com excelente aceitação. João Paulo.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 7:45 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Concordo com o ofneiro.

Para montar um bom pack de NiMh e extrair tudo que ele pode dar (que não vai chegar nem perto de uma lipo vagabunda) não é só comparar a descarga e capacidade das células, tem que ver a resistência interna de cada uma e montar os packs de acordo, precisa de um carregador mais potente que o uma lipo precisa e uma carga mais trabalhosa e precisa também de um ciclador.

Para mim, investir em NiMh é o mesmo que jogar dinheiro fora.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 9:41 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
A iniciativa é otima, buscando alternativas, apendendo na pratica e tendo as suas próprias conclusões, vá enfrente isso é muito valido...!!!

Mas eu tb concordo com os dois últimos comentários dos amigos ofneiro e rpompeu, as baterias NiMH já não suporão as necessidades do automodelos atuais, elas não são tão eficientes como as LiPO's e dão muito mais trabalho tb.
Hoje só uso LiPO ou LiFE, mesmo dos autos a combustão.
Uma característica que eu odeio nas NiMH é o "self-discharge", quantas vezes no passado carregava o carro para andar no dia seguinte e na hora de andar as baterias já tinha se auto descarregado...que chatice...

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 1:36 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
ofneiro escreveu:
Cara, eu acho meio que "dar soco em ponta de faca" essa questão de tentar extrair( ou exigir) das NiMH algo que elas não conseguem prover. Já são baterias ultrapassadas por N motivos( apesar de ainda serem utilizadas, não sei como). Não vejo uma só razão e/ou vantagem para utilizá-las, em detrimento de baterias de lítio já existentes e com excelente aceitação. João Paulo.



Legal João ...Meu tópico e pra isso mesmo ...Obrigado pelas colocações ...

Ultrapassadas é um termo meio forte ..heheheh

Ocorre que um dos motivos que venho tendo como frente é que as NIMH podem mergulhar a vontade e se "embarrearem" são fáceis de montar, carregar e podem ser usadas em muito outros brinquedos.... Coisas que as lipos não podem... pelo menos as chulés ...

Não tô tentando reinventar as baterias ... Só quero aproveitar uma coisa que o mercado não fez ainda que e colocar mais mah em packs pois o que atualmente existem não suprem a necessidade de brincar.

Elas são muito utilizada ainda nos brinquedos, tanto que todos vem com elas. Não sei porque também ... Haja visto que o custo de uma lipo de mesmo porte é menor conforme vimos outras pessoas falar.

Os motivos eu abri um tópico falando e descrevo aqui pra vc .... Esclareço que são minhas opiniões.

* Elas tem mais potência que as lipos. No meu caso elas estão em packs de 8.4V e com isso somadas em serie vão para 16.8V.
* Elas consequentemente tem mais força e com isso no meu caso eu tenho mais "torque" sem sacrificar o ESC
* Posso andar com elas até esgotarem..
* Posso andar com elas em locais atolados que ela vai de boa ... É ate melhor andar assim pois refrigera a mesma
* Seu custo/beneficio e mto bom se comparado com lipos de mesma spec
* Se queimar as células vc consegue recuperar com mais facilidade.
* Sua vida útil varia entre 900 a 1200 ciclos carga/descarga total.
* São menos sensíveis a variação de energia quando exigidas. Lipos tendem a inchar
* Elas ficam bem se eu esquecer de carregá-las ... As lipos, vão pro saco ! :rip:

Agora as coisas ruins:

* Demoram demais pra carregar.
* Runtime pequeno na atual situação
* Excessivamente pesadas
* Esquentam e com isso perdem eficiência
* As lipos qdo carregadas com Fast Charge empurram mais carga ... As nimh nao :(

Lipos são sim a nova geração de baterias.... Gosto delas ...mas pra essa modalidade em especifico, elas não são boas... São chatas de lidar e exigem pericia do utilizados e equipamento especial e caro pra recarregá-las.

Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Editado pela última vez por Pantcholino em Qui Mar 27, 2014 2:11 pm, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 1:57 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Coelho escreveu:
A iniciativa é otima, buscando alternativas, apendendo na pratica e tendo as suas próprias conclusões, vá enfrente isso é muito valido...!!!

Mas eu tb concordo com os dois últimos comentários dos amigos ofneiro e rpompeu, as baterias NiMH já não suporão as necessidades do automodelos atuais, elas não são tão eficientes como as LiPO's e dão muito mais trabalho tb.
Hoje só uso LiPO ou LiFE, mesmo dos autos a combustão.
Uma característica que eu odeio nas NiMH é o "self-discharge", quantas vezes no passado carregava o carro para andar no dia seguinte e na hora de andar as baterias já tinha se auto descarregado...que chatice...



Valeu Coelho pelo apoio ...

Sei que a necessidade dos motores atuais exigem muito mais cargas. Como falei acima, não to tentando reinventar a RODA.. heheheh

Estamos falando da SUMMIT em especial .... Ela não necessita de toda essa usina de força que a lipo propõe pois a proposta dela nao é correr e eu to com ela ORIGINAL...

Quero sim ter uma opção haja visto que o custo como falei e menor sim .... Vou montar 2 packs de nimh de alto padrão de 8.4V e 6000mah com 20 dolares e isso vai se repetir pra 9000mah e 12000mah. Isso em lipos de mesmo porte não é possível.

O "self-discharge" e comum em todas os sistemas de baterias porém quando estão com sua vida útil comprometida. As lipos são até piores nisso pois necessitam de balanceamento para se manterem "boas". Nas tipo LiFe isso não e necessário.
Como falamos anteriormente também, a descarga e outra coisa chata mas totalmente aceitável dependendo do uso!

Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 2:08 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
rpompeu escreveu:
Concordo com o ofneiro.

Para montar um bom pack de NiMh e extrair tudo que ele pode dar (que não vai chegar nem perto de uma lipo vagabunda) não é só comparar a descarga e capacidade das células, tem que ver a resistência interna de cada uma e montar os packs de acordo, precisa de um carregador mais potente que o uma lipo precisa e uma carga mais trabalhosa e precisa também de um ciclador.

Para mim, investir em NiMh é o mesmo que jogar dinheiro fora.


Valeu Rpompeu....

Mas a minha intenção não é performance .... Se fosse assim partiria pro sistema brushless que é a o mais atual hoje ! MAs todos os sistemas tem seus calcanhares ....

Concordo contigo nos quesitos assim como os amigos falaram acima em partes.

Jogar dinheiro fora é até pesado no nosso hobby ... hahahah

Afinal não existe dinheiro jogado fora em diversão ! Somente história pra contarmos e se divertirmos..

Quanto aos carregadores, não necessitam de muita potencia não.... Os carregadores de mercados pra lipos são no minimo o triplo mais caro que os carregadores pra nimh. Como já tenho um para os dois tipos, fica mais facil !

Pro que eu penso e quero ...carga/descarga e amperagem e tudo ! hj tenho packs de 3000mah que me dao no maximo 20min de brincadeira. Se com 6000mah eu dobrar o tempo e mantiver o custo já ganhei... Imagina a brincadeira com 9000mah e 12000mah respectivamente ?

Pra se ter uma idéia... Ai em cima falei dos custos de bateria nimh de 3000mah 4200mah e 5000mah no mercado que são as únicas opções. É um absurdo se comparado com o que penso em fazer.... E se comparado com lipos entao ... affff >>>>>>> Esquece

Sem dizer do prazer que o hobby proporciona pra ti de vc mesmo fazer e entender ...

Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 2:29 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Bom, entendo o seu ponto de vista, não concordo, mas entendo.
Bom, vá em frente então, já que está tão certo de suas convicções, nos dê um feedback depois, blz?

Pantcholino escreveu:
...
* As lipos qdo carregadas com Fast Charge empurram mais carga ... As nimh nao :(

Quanto a isso, dá uma olhada nesse meu tópico de 2008, quando eu ainda andava com NiMh:
viewtopic.php?f=14&t=8515

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 3:28 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
rpompeu escreveu:
Bom, entendo o seu ponto de vista, não concordo, mas entendo.
Bom, vá em frente então, já que está tão certo de suas convicções, nos dê um feedback depois, blz?


kkk..Quem dera ...Quero só aprender .... A lipo não vou nem tentar fazer, vai que pega fogo em casa !!! hahahah


Pantcholino escreveu:
...
* As lipos qdo carregadas com Fast Charge empurram mais carga ... As nimh nao :(


rpompeu escreveu:
Quanto a isso, dá uma olhada nesse meu tópico de 2008, quando eu ainda andava com NiMh:
viewtopic.php?f=14&t=8515



Hahahah...Gostei da explanação .... O engraçado e que eu já derreti um pack de bateria desse tipo na summit.. Foi num dia de muito calor e eu andando com ela de dedo atolado... Tanto que a que queimou foi a que alimenta o motor.

As minhas todas entram mais carga ... Isso e normal haja visto que elas não funcionam como as lipos que tem a voltagem definida na construção e a amperagem depende do tamanho físico da célula.

Não sei se vc lembra, mas as NIMH tendem a esquentar quando esta chegando perto de finalizar a carga. Isso de passar da carga nominal em grandes números só ocorre quando vc carrega a bateria ainda com carga. Pode testar ..Venho fazendo vários testes !!!

Sempre carrego elas aos pares pra ganhar tempo. Uma de 3000mah carregando a 1C demora de 2 a 4 horas entre DCG/CHG mo meu IMAXb6AC. Se eu mexer na amperagem a coisa muda muitoooo.

Meu próximo teste e com a placa de carregamento... Vou carregar 3 pares simultaneamente.

Quando vc cicla a bateria ela tende a empurrar a carga correta pois vc "drena" ela e depois vc completa com carga total. Faço isso a cada 3 ciclos de cargas.



Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 3:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Lembre-se que com as NiMh, quanto mais lenta a carga, mais carga entra e quanto mais rápida, mais punch ela oferece.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2014 3:45 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
rpompeu escreveu:
Lembre-se que com as NiMh, quanto mais lenta a carga, mais carga entra e quanto mais rápida, mais punch ela oferece.



hehehehe

Verdade verdadeira ....

Prefiro mais tempo andando com o punch normal do que "Punch" forte propriamente dito !

Sem dizer que cargas rápidas em qquer bateria tende a "viciá-la" e diminuir a vida útil de ciclos pois ela esquenta demais....


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mar 31, 2014 6:30 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
joão.alberto escreveu:
Ótima iniciativa!

Acomapanhando o tópico.

Abs!


Obrigado !

Isso vai ser bom pra todos os tipos de brinquedos !
Starts de motores .... no caso dos glows ...

Sei lá ...

Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 93 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB