RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 4:13 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 4:46 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Bom, como não vi nada a respeito desse produto, vejam bem, exatamente desse, venho aqui compartilhar algumas informações importantes a respeito do mesmo e as primeiras impressões!

Então pessoal, adquiri recentemente um aerógrafo,e como muitos vão pensar em falar que no fórum já tem algo falando disso, mas já me antecipo, "NÃO TEM", nada a respeito desse.Até vi em algum lugar alguém citando e falando de um, inclusive da mesma marca, mas não igual ao que adquiri e com informações úteis como manuseio, cuidado, limpeza etc.....


Então, como sou uma negação em pintura, resolvi pesquisar sobre aerógrafos para ver se facilitava tal serviço, e vendo vídeos no youtube, resolvi comprar um, só que com uma pequena diferença dos que vi falarem em algum lugar do fórum, o tamanho do compressor.Trata-se de um mini compressor que para quem não dispõe de muito espaço assim como eu que moro em apartamento, ele chega a ser pequeno demais, pois como via somente fotos e vídeos dele, assisti a vídeos no youtube, e vi um inclusive de um homem falando sobre um igual ao que comprei, não imaginava que fosse tão pequeno assim, sendo então prático para guardar em qualquer cantinho de casa.O mesmo é silencioso demais, faz um pequeno barulho, algo normal, nada em exagero, sendo possível trabalhar com ele a noite caso queiram.Na foto abaixo, uma melhor visualização do compressor na palma da minha mão!

Imagem

Minha primeira impressão dele foi boa, funciona bem(apesar de não ter pintado nada com ele até o momento dessa postagem), mas fiz um pequeno teste com tinta de tecido acrilex, que dilui com álcool e fui pintando uma garrafa pet, só para ver como ficava e se eu tinha o dom para usar o equipamento, já que nunca havia usado um.Pois bem, não tem nenhum mistério utilizar o equipamento em sí, basta ver alguns vídeos do youtube ensinando a usar e inclusive um ensinando a fazer a desmontagem para fazer limpeza, que meu primeiro conselho que dou a quem por ventura for adquirir um, antes de fazer qualquer tipo de pintura, desmontar o aerógrafo para conhecer suas peças, pois quando for usar o mesmo pela primeira vez e precisar desmontar para fazer uma limpeza geral, saber onde vai cada peça, como se encaixa cada peça sem ficar perdido na hora da montagem depois e com o mesmo cheio de tinta dentro.

Abaixo mostra o meu desmontado e uma foto do manual que acompanha o kit:

Foto do meu aerógrafo desmontado:
Imagem

Foto do manual que acompanha o kit:
Imagem


Mas assim pessoal, quando for desmontar o mesmo para efetuar a limpeza, prestem bastante atenção com as peças, pois são muito pequenas, e tomar cuidado principalmente com a pecinha menor que vai na ponta do aerógrafo onde vai a ponta da agulha, pois perdeu aquilo, já era aerógrafo.Para fazer uma boa limpeza antes de desmontar ele, colocar dentro do copinho do aerógrafo solvente ou água, de preferência solvente, pode até ser álcool e pressionar o botão de fluxo de ar, para esguichar todo o resquício de tinta que possa ter dentro, evitando o entupimento do mesmo, e até mesmo colocando o dedo na ponta do aerógrafo e pressionando o botão de fluxo de ar, vc verá que irá começar a fazer borbulhas dentro do copinho, e em seguida despejar o líquido de dentro e ir pressionando o botão de fluxo de ar, até vc notar que não solta mais tinta ao pressionar o botão.Fazer o procedimento de colocar líquido dentro do copinho até vc ter certeza de que não solta mais nenhuma tinta alguma do aerógrafo.Pra saber exato se esta mesmo limpo, direcionar o jato em um papel, se soltar somente líquido e se vc ver que não tem nenhum vestígio de tinta, o aerógrafo já esta praticamente limpo.Caso note que precise ser feito uma manutenção mais a fundo, dai sim desmonte o mesmo e faça uma limpeza mais profunda nas peças com um cotonete, algodão umedecido e depois monte-o.

OBS:Só tome cuidado ao desmontar o aerógrafo na hora de lidar com a agulha, pois o mesmo é pontiagudo e tem a picada semelhante a uma seringa.Desmontei o meu pela primeira vez e escorregou da minha mão um pouco, e como eu estava com o dedo próximo a agulha, o mesmo foi direto no meu dedo fazendo um furinho, que como disse, parece uma injeção, então tomem cuidado.

Para um melhor entendimento de limpeza, segue dois vídeos que já tinha assistido no youtube:

Nesse primeiro mostra o homem trocando de tinta, e fazendo o procedimento que falei mais acima de colocar o dedo na ponta do aerógrafo, onde faz borbulhas dentro do copinho.Serve perfeitamente como exemplo de como fazer a limpeza:


E aqui um vídeo de outro homem, onde o processo de desmontagem e de limpeza é mais detalhado:


E para quem quiser assistir os demais vídeos do homem do primeiro vídeo, o canal dele é esse, ele ensina inclusive como diluir a tinta para ser usada no aerógrafo, que eu não coloquei nessas explicações a forma correta de diluir, pois até o momento da postagem, só havia feito um teste com tinta acrilex diluida com álcool e não pintei nada com tinta ainda, só assisti as dicas dadas por ele e por demais em vídeos que assisti no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCyWT5fKnBd_T6eXbyusGsMQ/videos

Ele também tem um hobby, porém do plastimodelismo, que para quem não sabe nada mais é que, um hobby que consiste em construir miniaturas em escala reduzida fabricadas na forma de kits plásticos com o objetivo de exposição estática.




O aerógrafo que comprei, veio completo, comprei no ML, o mais barato que achei com o kit completo, pois tem outros mais baratos, porém não vinha o aerógrafo que tinha que ser adquirido a parte.Paguei no meu R$209,90 sem o frete http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559389424-kit-para-aerografia-completo-micro-compressor-e-aerografo-_JM
Segue as fotos do que vem no kit:

Fonte de 12V
Imagem

Mangueira 1,80cm
Imagem

Mini compressor-Botao vermelho liga/desliga, acima onde é encaixado a mangueira, botão de regulagem de pressão de ar, entrada para fonte e mais suporte para o aerógrafo:
Imagem



Aerógrafo dentro da embalagem com conta gotas e uma mini chave de boca:
Imagem



Bem, espero ter sucesso na minha pintura de uma bolha que tenho para pintar, e assim que pronta, posto uma foto aqui para todos verem.Para mim que sou ruim na pintura com spray, acho que o aerógrafo é uma boa, pois vc tem o domínio do aparelho, consegue perceber a saída de ar bem leve, diferente de um spray.E como foi falado no tópico onde ensina a pintar bolhas com tinta acrilex, onde um usuário disse que é um ótimo investimento, concordo plenamente com ele, pois o produto servirá para outras tarefas, como pintar algo em casa, fazer um desenho em uma parede, quadro, enfim, inúmeras outras utilidades terão com o aparelho.


Caso alguém venha a comprar um, treine antes pintando uma garrafa pet por exemplo, assim como eu fiz, dai depois parta para as tintas, conheça o produto primeiro, limpe-o sempre assim que utilizar, não deixa a tinta secar, guarde ele dentro da embalagem, pois assim seu aerógrafo irá durar por muito mais tempo, mesmo não sendo um aerógrafo top de linha.



Espero que de alguma forma eu tenha ajudado a entender um pouco desse aparelhinho mágico, e que todos que adquirirem tenham sucesso em seus trabalhos, pois posso garantir, pintar com aerógrafo o resultado final sairá bem melhor do que pintar com spray!



Abraço :drinks:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mai 19, 2014 7:39 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Parabéns, ótimo.
Só achei a compressão baixo (25psi), mas mesmo assim tenho certeza q trará muita satisfação! !)
Treine "mascaras" com contact ou qq outro adesivo, dá p fazer muita pintura boa.
Nunca tentei, mas já vi usarem cola de madeira em bolha p fazer máscaras.

Boa sorte, abraxs.

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mai 19, 2014 11:48 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
BlackSh33p escreveu:
Parabéns, ótimo.
Só achei a compressão baixo (25psi), mas mesmo assim tenho certeza q trará muita satisfação! !)
Treine "mascaras" com contact ou qq outro adesivo, dá p fazer muita pintura boa.
Nunca tentei, mas já vi usarem cola de madeira em bolha p fazer máscaras.

Boa sorte, abraxs.



Pois é, para mim que moro em apartamento complica ter algo com maior produção, tipo um compressor maior etc...

Se eu morasse em casa, tudo ficaria mais fácil, iria querer ter uma peça pra ter minhas coisas, como ferramentas de tudo quanto é tipo e gênero.Mas mesmo assim to gostando demais desse compressor :)


Abraço :drinks:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB