RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:23 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mai 25, 2014 5:18 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Bom pessoal, pesquisando no youtube como fazer um esquema de LEDS para colocar no RC acabei vendo muita coisa, umas dicas complexas, complicadas etc..Inclusive assisti o vídeo do usuário daqui do fórum o "Machado", onde ele ensina a fazer um esquema de LEDS com a placa controladora dos servos, e vi também outro vídeo igual de um outro cara ensinando o método.
O método dele é bem interessante e legal, porém nem todo mundo tem um servo estragado disponível e o mais importante referente as dicas que ele dá, de usar no receptor e ligar pelo rádio, que vou dar um breve resumo e o que acho a respeito desse método.


Bom, a grande maioria sabe que os rádios são totalmente diferentes um dos outros, em relação a funções do rádio, e o método de ligar os LEDS pelo rádio, para alguns ficaria complicado, pois tem rádios que só tem o comando da direção e da aceleração, faltando então um terceiro comando que seria necessário para a execução dessa tarefa de ligar e desligar o LED pelo rádio, que na minha sincera e humilde opinião, não vejo tanta diferença assim liga pelo rádio ou ligar manualmente, que aqui nesse tópico passo minha experiência em relação ao que pesquisei e coloquei em prática.A idéia não é minha, assisti vídeos no youtube e como estava em dúvida em algumas coisas como seria ligar no receptor com LEDS com vontagem diferentes, se queimaria, se acenderia etc....Pois bem decidi por um esquema que vi, e coloquei em prática e deu certo, que vou mostrar aqui o passo a passo pra quem quiser fazer.


Já me antecipo aqui, só comentem quem achar a idéia legal, ou for perguntar algo, trocar idéias, nada de: Ah, isso eu já sabia, eu já fiz, já tem no fórum etc.....Pois bem, quem já sabia, beleza, nem todo mundo sabe, e a cada dia entra usuários novos no fórum e não manjam de eletrônica(assim como eu, sou um mero curioso).Se já fez, beleza, parabéns, (poderia ter compartilhado com a galera).E caso já tenha esse esquema no fórum beleza também, peço perdão, pois antes de postar aqui fui no campo "PESQUISAR" e esse método eu não vi, a não ser o método do usuário "Machado", e outros métodos em que vi pessoas apenas comentando, falando, e não postando um tópico ensinando de como fazer do início ao fim.



Pois bem, vamos ao que interessa.Fazendo minhas pesquisas diárias, assistindo vídeos no youtube vi várias explicações de como ligar LEDS em receptores, tanto para ser usados nos Rc's como em outros tipos de uso, de como ligar, qual a voltagem dos LEDS(pois cada cor tem um tipo de voltagem diferente), se é ligado em paralelo, em série e uma infinidade de informação.Então decidi por um método e aqui compartilho com vcs, que pra mim deu certo que foi fazer um esquema de ligação de LEDS de diferentes voltagens ligado direto no receptor, quanto numa bateria de 9V, e com um detalhe, com uma chave liga/desliga.Como expliquei acima, minha opinião, acho frescura isso de ligar os LEDS no rádio, pois tem muitos que não possuem esse recurso, pelo fato do rádio não permitir isso, e para mim não faz diferença ligar direto no carrinho, ou pelo rádio, pois se quero ligar ele, trago o RC até a mim, e ligo na chavezinha e quando não quiser mais, trago-o novamente e desligo, simples e rápido, sem muita frescura, mas cada um cada um né, minha humilde opinião.




Assistindo os diversos vídeos, via muita pessoa falando em diferentes tipos de resistores a se usar em determinado LED, que no caso aqui usei o vermelho e o branco.Resolvi seguir a dica de um deles, e comprei os seguintes materiais e fui aos testes, logicamente que seria um tiro no escuro né, mas no fim, acabou dando certo.

Bom, no tal vídeo vi que para ligar um LED branco necessitava de um resistor de 560ohms, e para o vermelho de 1K( o mesmo que 1.000ohms), então fui a compra deles e ia ver no que dava.comprei também uma chavezinha de liga/desliga, e um clip para bateria(abaixo terá uma foto para melhor entendimento) e coloquei a mão na massa.

Então, segue o que comprei em uma lista ordenada:

LEDS de auto brilho-A quantidade que quiser e a cor que quiser.Eu comprei branco e vermelho.

resistores-De 560ohms para os LEDS brancos, e resistor de 1K para os LEDS vermelhos.

Chave liga/desliga-Caso tenha algum eletrônico em casa sem uso, vc pode retirar e usa-lo.

Clip para bateria-Adaptador para poder ligar bateria de 9V.

Termoretrátil-Para isolar os fios.Pode usar isolante, mas o termoretrátil é melhor e o acabamento fica melhor ainda que o isolante.

Fios-Pode ser qualquer fio e da cor que quiser, desde que possa ser identificado por cada um o positivo e o negativo.Eu usei preto e vermelho, pois facilita muito na hora da identificação.




Aqui nessa primeira foto, segue um esquema em desenho de como fazer o processo de montagem do LED junto com a chave de liga e desliga.
Imagem

Aqui segue fotos do esquema que eu mesmo fiz:


Foto do esquema completo:

Imagem

Aqui usei um segundo termoretrátil por cima dos dois fios, para dar um acabamento melhor.Note que na ponta do termoretrátil pintei de vermelho para identificar a cor do LED na hora de instalar, já que todos quando não ligados são brancos :)


Imagem


Aqui a união de todos os fios que foi soldado para não soltar e colocado termoretrátil para isolar.


Imagem


Aqui os LEDS brancos.

Imagem


Chave liga e desliga.Percebam, que tem 03 pininhos de contato na chave, o do meio vai o fio vermelho (positivo) e em qualquer um dos outros dois das pontas, o que vc escolher, vai o fio preto(negativo).No meu eu soldei e isolei com termoretrátil.


Imagem



Aqui o clip para bateria de 9V.Esse é o nome, ao menos foi o que veio discriminado na nota.(Não sei se varia o nome de acordo com o lugar)


Imagem



Pois bem pessoal, lá na primeira foto, a do desenho do esquema, tem a montagem do primeiro LED que ensina como fazer a montagem.E depois consequentemente ir unindo o fio dos demais que vc for utilizar.No meu caso usei 04 LEDS, dois brancos e dois vermelhos.Todos sabem que a perninha maior do led é o positivo e o menor é o negativo, ou identificando dentro dele, onde aqueles dois pedacinhos de ferro dentro o menor é o positivo e o maior o negativo.Caso tenha dúvida, tem uma maneira bem mais fácil ainda para descobrir qual o positivo, ou também vi que da para usar com multímetro, esse acho que mais complicado, ao menos pra mim que nunca usei um.Mas esse da pilha, basta pegar aquelas pilhas de computador de 3V com o código CR2032 e colocar uma perninha do LED de um lado e a outra perninha do outro.Quando acender, é só olhar para a bateria e ver qual perninha esta encostada no lado positivo, pois é nele que vc tem que colocar o resistor(correspondente ao LED que vc for utilizar) e será o positivo.Vai ser útil também para saber qual a cor do LED que vc vai trabalhar no momento, pois já que elas desligadas todas são brancas, e caso vc tenha elas todas guardadas misturadas, e vc precisar saber qual é o LED que vai ser ligado tal resistor.Portanto tenha uma ao alcance quando for trabalhar com os LEDS.Em relação ao resistor ser ligado na perninha positiva, vi um vídeo que foi falado que não faz diferença ser ligado o resistor na perninha negativa, ou na positiva, mas eu preferi ligar na positiva, ai vai de cada um!



Identificando a perninha positiva, corte ele pela metade, ou um pouco antes da metade.Uma dica antes de soldar o resistor, é enrolar um pedaço dele um pouco na perninha do LED, só assim fica bem preso.E em seguida óbviamente soldar.Na outra perninha negativa, soldar o fio preto, como disse usem a cor que quiserem, somente cuidem na hora da identificação do positivo ou negativo.Depois de soldado resistor e fio, na perninha que ta o resistor use termoretrátil, aqueles mais fininhos.


No meu eu isolei com o termoretrátil fininho onde vai o resistor, e para dar um melhor acabamento e consequentemente proteger a perninha do LED negativo, usei outro termoretrátil(amarelo) maior pra unir os dois fios, só assim evita do fio negativo ficar solto e se movimentar e acabar se quebrando.Essa é a melhor forma para proteger as perninhas do LED.



Feito isso solde o fio positivo do LED no pininho do meio da chave liga/desliga,e em seguida isole com termoretrátil fininho para melhor acabamento, como mostra na foto acima.


O fio negativo do LED(preto) vai interligado no cabinho preto do conector que vai no receptor.A maioria tem 3 fios, preto, vermelho e branco.Mas tem casos que vc pode ter um conector com outras cores, sendo assim somente identificar o positivo e o negativo, onde o mais escuro sempre vai ser o negativo.No meu caso eu tinha um com vermelho, preto e branco.Como disse, una o fio preto do LED no fio preto do conector.O branco do meu eu retirei, não vai ser útil.



Já o fio vermelho(positivo) do conector que vai no receptor, solde ele no pininho de sua escolha na chave liga/desliga, tanto no pininho da ponta esquerda, quanto no da ponta direita, não faz diferença.O que importa mesmo é que o vermelho seja soldado no pininho do meio, somente isso.
Na minha chave liga/desliga coloquei um fio preto e outro vermelho para diferenciação, como mostra no desenho e nas fotos reais do meu, não sendo necessariamente o fio da ponta esquerda ser de cor preta, podia ter usado vermelho, mas desde que seja apenas ligado o fio do pininho no fio vermelho do conector.



Feito tudo isso, com o primeiro LED montado, eis que quando bolei tudo isso, fui ligando um com o outro, não sabia se em série ou em paralelo, lembrando que queria ligação de tudo com LEDS vermelhos e brancos juntos, já que os mesmos tem voltagens diferentes, e não sabia se iria dar certo.Mas no fim das contas acho que acabei ligando mesmo tudo em paralelo, pois para vc ligar os demais LEDS que vcs montarem, basta ligar todos os fios vermelhos na emenda do fio do conector que vai no receptor como mostra o desenho indicado pelo número 1, e todos os pretos na emenda entre o fio positivo do LED que vai conectado na chave liga/desliga, como mostra o desenho indicado pelo número 2.Depois disso façam o teste e vejam se todos ligam, que para minha surpresa, ligou todos, isso que testei em uma bateria de 9V primeiro, antes de ligar no receptor.Pois como disse, pensei que não fosse funcionar pelo fato dos LEDS terem voltagens diferentes.No início meio que me perdi, os fios se soltavam e tinha que adivinhar onde os fios estavam, e para descobrir, simples, ia conectando o fio que soltou nas emendas sem se preocupar se o LED queimaria, pois já que todos tem os resistores exatamente para isso, para não deixar queimar o LED, façam sem medo.Ai quando descobrirem a ligação correta, que creio que não esteja muito difícil de entender no esquema do desenho, unam todos os fios e soldem como mostra em umas das minhas fotos acima, e sejam felizes.


Acho eu, ainda não tenho bem certeza e não fiz o teste, mas creio que ainda possa ser ligado mais LEDS ainda nesse esquema, liguei apenas 04 como já disse, sendo 02 brancos e 02 vermelhos.Mas ainda não fiz o teste, assim que o fizer, edito o tópico e posto o resultado!



Uma outra dica que esqueci de falar, no esquema do desenho, tem o clip para bateria de 9V, pois quem preferir usar a bateria ao invés de ligar no receptor, pode usar, testei com os dois e acendeu numa boa.No desenho mostra perfeitamente como fazer a ligação, ta marcado de verde onde se deve unir os fios, bastando colocar fio preto com preto e vermelho com vermelho.O interessante seria já deixar montado com os dois, caso não queiram usar o receptor, pode-se usar a bateria, já que hoje em dia tem dessas baterias recarregáveis de 9V, inclusive possuo uma e um carregador 3 em 1, onde carrego pilhas AA, AAA e essas 9V.



Então fica ai a minha colaboração, lembrando a todos que só liguei no receptor de um carrinho que to montando para testar os LEDS, e que pretendo ainda achar um jeito de instalar na bolha de um caminhão de fórmula truck, que pode ser visto aqui nesse tópico http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=4480&start=2205.Então não sei da durabilidade dos LEDS ligados, se queima depois de um certo tempo, mas acho que queimar não vai queimar, já que os resistores estão ali para fazer a função de proteger os LEDS também.Creio também que não irá consumir tanto ligado ao receptor, já que a maioria usa LIPO, não andei ainda com eles, a princípio fiz só a ligação dos LEDS que de um jeito ou outro acabaram ligando.Ainda pretendo arranjar um meio de fazer os farol da bolha, vou procurar aqui no fórum para ver se alguém já não ensinou alguma gambiarra a respeito.Então quem fizer e andar com o carrinho, poste o resultado ai para que todos possam estar vendo o desempenho e a experiência de cada um!



OBS:Não me responsabilizo por quaisquer danos causados por vc feito algo de diferente falado aqui por mim, tudo por sua conta e risco querer fazer o que falei, e fazer qualquer tipo de alteração.

Tudo falado aqui por mim em relação aos materias, resistores, LEDS utilizados são verdadeiros!



Desculpem pelo enorme texto, mas tentei explicar da melhor maneira possível!


Em breve colocarei um vídeo dele em funcionamento, pois na hora que criei o tópico não tinha como o esquema ser ligado.


Conforme for tendo alguma outra alteração, irei atualizando o tópico,ok?





Abraço a todos :drinks:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 7:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Lokoooo

E.extenso.. Mas vale.a.pena.ler

Abços e parabéns

Enviado do meu Xperia ZQ usando TapaTalk

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 01, 2014 5:59 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Videozinho só de demonstração :)

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 01, 2014 9:15 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 25, 2013 6:49 pm
Mensagens: 135
Localização: lages - sc
legal esse esquema dos leds, fiz um esquema desse tipo para funcionar o guincho tamiya do meu wraith ate
eu comprar um controle com mais canais.

_________________
lucas valente

AXIAL WRAITH (ATUALMENTE)
Motor: 65t RC4WD
Guincho: Tamiya
Servo: Traxxas Waterproof 2075
Esc:Axial AE-2
Dig Component Set: AX30793
Bateria: Duratrax 5000 mah
Radio: Axial 2.4Ghz 2 ch.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2014 9:46 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 27, 2010 8:22 pm
Mensagens: 253
Localização: São Luis-Ma
muito bom mesmo, vou fazer em meu rubicon, depois posto fotos

_________________
Traxxas Slash 4x4
Axial SCX10 Jeep Wrangler Rubicon 2012
Colossus da Estrela 4x4 (motor batido e chassi enferrujado)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB