RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 05, 2025 2:30 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 11:41 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Moçada, tava fuçando na web um jeito de montar um descarregador DiY "burro-proof", e achei uma idéia interessante num forum português.

O tópico é longo, mas vale a pena ler.

Trata-se de um descarregador normal DiY, que pode ser com lâmpadas, resistências, ou seja lá o que for.

Até aí, normal.

A novidade é a forma que o cara sugere para evitar que o pack descarregue além do recomendável: DIODOS, ligados em série com o descarregador!

A coisa funciona assim:

Um diodo retificador normal (de silício, os mais comuns), além de só conduzir eletricidade num único sentido, tem outra característica, eles provocam uma queda de tensão constante de 0,6V aproximadamente.

Isso significa que se a tensão de entrada for, por exemplo, de 1,2V, a tensão de saída será de 0,6V. E se a tensão for de 0,6V, a tensão de saída será de 0V. Ou seja, se a tensão de entrada (a bateria que está descarregando, no caso) chegar a 0,6V, não tem mais tensão na saída.

E se não tem tensão, não tem corrente. Se não tem corrente, não tem descarga. Se não tem descarga, é a mesma coisa que desligar o descarregador!

Oras, mas não podemos deixar o pack descarregar até 0,6V, certo? Certo!

Mas se ligarmos 9 diodos em série, 9 x 0,6V = 5,4V

Basta ter o cuidado de ligar todos os diodos na polaridade correta (o lado da listra virado para o positivo da bateria), e de usar diodos compatíveis com a corrente que o descarregador "puxa".

Por exemplo, se montar um carregador para 10A, o diodo tem que aguentar uma corrente no mínimo 50% acima disso, ou seja, 15 A.

Não achou diodos que aguentem 15 A? Não tem problema, pode ligar em paralelo , por exemplo, 3 diodos de 5A, ou 15 diodos de 1A... A queda de tensão de cada conjunto de diodos em paralelo não muda, continua sendo 0,6V.

No exemplo acima, usando diodos de 5A, deve-se ligar em série 9 conjuntos de diodos, cada conjunto formado por 3 diodos em paralelo, ou seja, um total de 27 diodos (isso pode sair caro, então o ideal é usar os diodos adequados, para que sejam apenas 9).

Quer montar um equalizador?

Também dá: é só montar um "mini-descarregador" para cada célula, cada um com um único diodo. Assim, cada célula vai descarregar até atingir 0,6V exatamente (recomendo comprar todos os diodos no mesmo lugar, e ao mesmo tempo, assim as chances de pegar todos os componentes de um mesmo lote são maiores, e aumenta a chance de todos apresentarem valores próximos de queda de tensão).

Tudo bem, 0,6V é um valor perigoso.

Neste caso, tem a alternativa de usar diodos Schotky, que tem "modelos" com queda de tensão de 0,3 e 0,5V: ligando 1 de cada tipo em série, dá 0,8V, o que está dentro de limites razoáveis. Valem as mesmas recomendações anteriores: buscar componentes que suportem a corrente de descarga.

Onde achar os modelos? Fuçando nos sites dos fabricantes e lojas de eletrônica, oras!

Boa noite, que agora eu vou dormir. Amanhã a gente brinca mais.

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 7:58 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Desenha o esquema ai para os leigos.

Falows

Alpha RC
Futaba 3PJS
Duratraxx Ice
EP 4600 + GP 3700
Moura 65Amp

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 1:23 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Veja o desenho.

Detalhes que descobrí hoje:

- A "queda de tensão" (o termo técnico correto é Tensão de Barreira) no diodo não é de exatamente 0,6V, este é um valor médio para diodos de silício, que pode variar entre 0,4 e 1V dependendo do modelo do componente e da corrente de descarga, portanto, é bom comprar componentes a mais (são baratos) e experimentar na prática, montando um circuito provisório e colocando mais ou menos diodos até achar o número ideal para que a bateria descarregue até bem perto dos 5,4V. Quando chegar no resultado ideal, é só montar o circuito definitivo (fazendo soldas e isolando tudo direitinho, como manda o bom senso).

- Eu havia dito que se a tensão de entrada fosse igual ou menor do que a tensão de barreira, não haveria circulação de corrente. Descobrí que não é bem assim. Existe alguma corrente sim, embora bem pequena. Isso não invalida o projeto, apenas significa que não se pode deixar a bateria ligada no descarregador indefinidamente, mas ainda dá a segurança de que a bateria não irá descarregar muito mais do que devia se o usuário esquecer de desligar o descarregador na hora certa (ou seja, pode-se deixar a bateria descarregando e ir fazer cocô sem risco de perder o pack).

Abaixo, alguns dos diodos que podem ser usados na montagem:

Corrente Máxima 15A (p/ descarregadores de até 10A): 1N1077 /1N1078 /1N1079 /1N1080
Corrente Máxima 20A (p/ descarregadores de até 13A): 1N1157 / 1N1158 / 1N1159 / 1N1160
Corrente Máxima 35A (p/ descarregadores de até 25A): 1N1161 / 1N1162 / 1N1163 / 1N1164

Para outras opções, vejam o link abaixo:

http://www.tonieletronica.xpg.com.br/Diodos.htm

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 4:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

caro amigo finck

não entendi uma coisa do desenho
o descarregador no caso seria lampadas????

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 6:15 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

O descarregador pode ser o "de lâmpadas", ou qualquer dos modelos "faça você mesmo" que existe na internet.

Pelo menos um bom projeto foi postado aquí mesmo no forum "dicas e tutoriais", e foi muito bem "documentado".

Particularmente, não gosto da idéia de usar lâmpadas (acho muito frágil), prefiro resistores. Por outro lado, sem usar um recurso para monitorar a descarga (como, por exemplo, ficar observando a intensidade de brilho das lâmpadas, ou instalar um amperímetro), o risco de fazer bobagem é muito grande, então, a idéia de usar diodos para evitar descarga além de um certo limite caiu como uma luva para mim.

Estou querendo fazer o meu descarregador com dois resistores de 0,5 Ohms / 25W ligados em série, o que dará uma corrente de descarga de 7 A. Não porque eu ache melhor, mas porque tenho estes componentes em casa.

Atenção para quem for usar resistores: eles esquentam MUITO. Sua capacidade MÍNIMA de dissipação deve ser dimensionada pela fórmula abaixo:

P = I^2 * R

Na minha escolha, I = 7,2 A, R = 1ohm (resultado da associação em série de 2 x 0,5 ohm), então P = 7,2 * 7,2 * 1 = 51,84 Watts.

Como os meus resistores são de 25W cada, os dois juntos podem dissipar 50W, o que está abaixo do ideal. Para tentar resolver o problema, vou montá-los com um grande dissipador de alumínio (que eu também tenho) e correr o risco. Se pifar, ao menos só perdí sucata...

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 6:30 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara tem MSN???

eu tou boiando
não entendi nada então naquele desenho ali oque é o descarregador que esta escrito????

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 10:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Calma, Japan, não fica nervoso...

Não tenho MSN (ou melhor, tenho mas não uso...), mas agora eu vou fazer você entender.

Veja o link abaixo:

http://www.rccaraction.com/ME2/dirmod.asp?sid=8375E1E1A7444F68BDD181959263DB0F&nm=The+Magazine&type=PubPagi&mod=Publications%3A%3AArticle+Title&mid=13B2F0D0AFA04476A2ACC02ED28A405F&tier=4&id=F3F129E5D50E45488C375287F940E2A2

O "descarregador" é essa paradinha que os caras ensinam a fazer, com lâmpadas.

A "bateria" é, obviamente, a bateria que você está querendo descarregar.

Os "diodos" são os componentes que vão impedir que a bateria descarregue abaixo de 5,4 V (0,9 V/célula).

O resto é teoria, para quem manja de elétrica, e quer entender e/ou melhorar o esquema.

Sacou?

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 11:36 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Isso tb pode ser feito usando um ci comparador, uns resistores e um relé ou transistor. Barbada...

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 8:33 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Verdade, e com certeza seria mais preciso.

Só que eu não sei projetar o circuito (meu negócio é elétrica pesada, não eletrônica...), e não achei um esquema pronto na web.

Você pode dar uma força?

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 8:57 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Vou bolar um circuito que faça isso. Qual a tensão minima para parar d descaregar ou tem q ser ajustavel??

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 2:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

kkkkk na boa finck

ha entendi certo então cara
se pode me dar uma força pra montar isso??
eu vou comprar as lampadas esse finde
daí ja aproveito e compro os diodos
quero deixar com descarga de ums 35A pra ser bem rapidão mesmo
que diodos e quantos eu uso????

abraçoss

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 7:53 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Japan, para um descarregador de 35A, teoricamente você usa os mesmos 9 diodos, mas adequados à corrente de pelo menos uns 50A.

Mas, sinceramente, não recomendo um descarregador tão intenso. Há risco de fogo ou danos à bateria.

Os descarregadores que trabalham com correntes altas assim são do tipo "pulse" (dá uma "puxada" de 35A, pára, dá outra "puxada", pára...).

Para um descarregador contínuo, como é o caso destes de lâmpadas ("puxa" corrente sem parar, até que seja desligado), correntes por volta de 15 A estão de bom tamanho (note que é exatamente isso que os caras do site que indiquei recomendam).

Diego, o ideal para os packs de 7,2V, ou 6 células (os mais usados no Brasil) é não deixar que a tensão caia abaixo de 5,4V (o que dá 0,9V por célula), mas valores ligeiramente inferiores são aceitáveis (acho que OK até uns 0,8V, abaixo disso é muito arriscado).

Apenas lembre-se de que a impedância de entrada do comparador terá que ser bem alta, pois a bateria tem "disponibilidade" para liberar uma corrente alta o suficiente para fritar o circuito...

Ajustável seria legal, porque daria flexibilidade para quem quer trabalhar com packs de tensões diferentes, ou mesmo descarregar células individualmente, mas aí tem o problema de como calibrar o aparelho (eu não tenho, e acho que poucos aquí no forum tem um multímetro preciso o suficiente para fazer uma calibração decente).

Uma coisa eu adianto: se der certo, você ganhará muitos fans (infelizmente, a maioria barbado).

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 8:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

então eu compro 9 diodos de 15A?????

Corrente Máxima 15A (p/ descarregadores de até 10A): 1N1077 /1N1078 /1N1079 /1N1080
Corrente Máxima 20A (p/ descarregadores de até 13A): 1N1157 / 1N1158 / 1N1159 / 1N1160
Corrente Máxima 35A (p/ descarregadores de até 25A): 1N1161 / 1N1162 / 1N1163 / 1N1164

qual desses devo comprar?

nossa eu não quero nada pegando fogo aqui em casa

kkkkkkkkkk
então baixo pra 15A mesmo

kkkkkkkkkkkkkk

abrass to no seu aguardo

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 10:54 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

tá tranquilo Finck. Desenvolvo projeto de eletronica, na area industrial a 5 anos.
Fiz um esquema e simulei. Ta funcionando, mas não testei na pratica.

Imagem

Corrente máxima da bobina do relé = 150mA.

Caso tenham interesse, posso fazer a placa e vender.

Editado pela última vez por diegostf em Sáb Mar 01, 2008 11:01 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sex Fev 29, 2008 11:02 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Tem ainda a opção de desenvolver um microcontrolador, com controle de corrente de descarga e tensão minima, com display LCD e tudo mais. Basta ter interessados :lol: :lol: :lol: :lol:

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas