Moçada, tava fuçando na web um jeito de montar um descarregador DiY "burro-proof", e achei uma idéia interessante num forum português.
O tópico é longo, mas vale a pena ler.
Trata-se de um descarregador normal DiY, que pode ser com lâmpadas, resistências, ou seja lá o que for.
Até aí, normal.
A novidade é a forma que o cara sugere para evitar que o pack descarregue além do recomendável: DIODOS, ligados em série com o descarregador!
A coisa funciona assim:
Um diodo retificador normal (de silício, os mais comuns), além de só conduzir eletricidade num único sentido, tem outra característica, eles provocam uma queda de tensão constante de 0,6V aproximadamente.
Isso significa que se a tensão de entrada for, por exemplo, de 1,2V, a tensão de saída será de 0,6V. E se a tensão for de 0,6V, a tensão de saída será de 0V. Ou seja, se a tensão de entrada (a bateria que está descarregando, no caso) chegar a 0,6V, não tem mais tensão na saída.
E se não tem tensão, não tem corrente. Se não tem corrente, não tem descarga. Se não tem descarga, é a mesma coisa que desligar o descarregador!
Oras, mas não podemos deixar o pack descarregar até 0,6V, certo? Certo!
Mas se ligarmos 9 diodos em série, 9 x 0,6V = 5,4V
Basta ter o cuidado de ligar todos os diodos na polaridade correta (o lado da listra virado para o positivo da bateria), e de usar diodos compatíveis com a corrente que o descarregador "puxa".
Por exemplo, se montar um carregador para 10A, o diodo tem que aguentar uma corrente no mínimo 50% acima disso, ou seja, 15 A.
Não achou diodos que aguentem 15 A? Não tem problema, pode ligar em paralelo , por exemplo, 3 diodos de 5A, ou 15 diodos de 1A... A queda de tensão de cada conjunto de diodos em paralelo não muda, continua sendo 0,6V.
No exemplo acima, usando diodos de 5A, deve-se ligar em série 9 conjuntos de diodos, cada conjunto formado por 3 diodos em paralelo, ou seja, um total de 27 diodos (isso pode sair caro, então o ideal é usar os diodos adequados, para que sejam apenas 9).
Quer montar um equalizador?
Também dá: é só montar um "mini-descarregador" para cada célula, cada um com um único diodo. Assim, cada célula vai descarregar até atingir 0,6V exatamente (recomendo comprar todos os diodos no mesmo lugar, e ao mesmo tempo, assim as chances de pegar todos os componentes de um mesmo lote são maiores, e aumenta a chance de todos apresentarem valores próximos de queda de tensão).
Tudo bem, 0,6V é um valor perigoso.
Neste caso, tem a alternativa de usar diodos Schotky, que tem "modelos" com queda de tensão de 0,3 e 0,5V: ligando 1 de cada tipo em série, dá 0,8V, o que está dentro de limites razoáveis. Valem as mesmas recomendações anteriores: buscar componentes que suportem a corrente de descarga.
Onde achar os modelos? Fuçando nos sites dos fabricantes e lojas de eletrônica, oras!
Boa noite, que agora eu vou dormir. Amanhã a gente brinca mais.
_________________ Stampede XL5 Yokomo YR-4 M2-J Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing) Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)
|