RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 4:05 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 3:25 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eu sei que é mei sem noção mas não custa perguntar
vou pegar ums carvões novos e ouvi falar que quando se vai trocar os carvões tem que tornear o motor tbm...
como não tenho um torno queria um jeito alternativo para fazer isso...

tem como ???

o negocio de trocar o carvão e ter que tornear o coletor é verdade ou é mito??

agradeço desde ja
abraçossss

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 6:42 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Oras, entendo que se o coletor não estiver muito riscado, não precisa dar passe.

Afinal, "dar o passe" significa retirar material, e fazer isso sem necessidade se traduz em reduzir a vida do motor a troco de nada.

Mas é bom passar uma lixa bem fina (lixa d'água grana 600 ou 1000), para tirar o óxido e alisar a superfície, limpar os gap's (espaços) entre uma placa e outra, usando uma lâmina de estilete (cuidado para não fazer m...), e depois limpar SÓ O COLETOR com um cotonete levemente umedecido em benzina retificada ou álcool isopropílico (não é bom deixar estes produtos entrarem em contato com os fios esmaltados). Se preferir, ao invés de usar o cotonete, lave o induzido inteiro com água e detergente.

Método alternativo para "dar passe" tem, teria que criar um suporte para montar o induzido (uma peça no formato de "U", que pode ser feita com pedaço de perfil metálico, procure seu serralheiro predileto), talvez usar uma Dremel para fazê-lo girar (encaixando um lado do eixo na pinça da Dremel, esta ferramenta é legal porque trepida pouco), e usar uma tira de lixa d'água fina, colada numa superfície bem reta, para alisar o coletor (algo como uma linha de unhas, mas usando um suporte mais duro e reto, tipo uma régua de metal ou algo semelhante). Ou talvez uma lima fina.

Outra forma de "dar passe" é procurar um bom Pai-de-Santo...

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 11:06 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara se for pensar é muito facil fazer

eu tenho a dremel em casa cara
vou fazer oque você falou só pra dar uma "garibada" no induzido
sobre o torno made in home é bem facil tbm fazer pensei aqui comigo agora em fazer essa peça metalica e fazer um jeito de encaixar um rolamento para não haver atrito entre o eixo do enduzido e a peça metalica...

assim girando melhor...
pensando bem é muito facil fazer isso
mas é o mesmo funcionamento de um torno comprado??

abraçosss finck e mais uma vez obrigado pela aula cara!!!

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 11:15 pm 
[Moderador]

Camaradas, dar passe é tornar o coletor cilíndrico novamente.
O coletor se desgasta de forma desigual. Nos pontos entre cada segmento do coletor, o carvão fecha um breve curto, que vai erodindo essas áreas mais rápido que o meio de cada segmento.
Passar uma lixa de grana 2000, por exemplo, ajuda, mal não faz, mas não é passe, OK? Passe mesmo, só no torno.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 11:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Finck escreveu:
Oras, entendo que se o coletor não estiver muito riscado, não precisa dar passe.

Afinal, "dar o passe" significa retirar material, e fazer isso sem necessidade se traduz em reduzir a vida do motor a troco de nada.

Mas é bom passar uma lixa bem fina (lixa d'água grana 600 ou 1000), para tirar o óxido e alisar a superfície, limpar os gap's (espaços) entre uma placa e outra, usando uma lâmina de estilete (cuidado para não fazer m...), e depois limpar SÓ O COLETOR com um cotonete levemente umedecido em benzina retificada ou álcool isopropílico (não é bom deixar estes produtos entrarem em contato com os fios esmaltados). Se preferir, ao invés de usar o cotonete, lave o induzido inteiro com água e detergente.

Método alternativo para "dar passe" tem, teria que criar um suporte para montar o induzido (uma peça no formato de "U", que pode ser feita com pedaço de perfil metálico, procure seu serralheiro predileto), talvez usar uma Dremel para fazê-lo girar (encaixando um lado do eixo na pinça da Dremel, esta ferramenta é legal porque trepida pouco), e usar uma tira de lixa d'água fina, colada numa superfície bem reta, para alisar o coletor (algo como uma linha de unhas, mas usando um suporte mais duro e reto, tipo uma régua de metal ou algo semelhante). Ou talvez uma lima fina.

Outra forma de "dar passe" é procurar um bom Pai-de-Santo...

Eu já acho que um passe bem feito, é muuuito melhor que essas limpezas químicas.
O ruim de lixar é que com certeza, usando as mãos, a superfície ficará irregular.

Com o passe você tira uma camada completa, e de baixa espessura, uniformemente do coletor. Retira também os óxidos que o finck falou, e também o material do carvão que fica depositado nos interstícios do material do coletor.

Lembre-se que, o coletor...gira! Quanto mais uniforme a superfície dele, mais contato com os carvões e maior fluxo de corrente através deles!

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2008 11:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
Camaradas, dar passe é tornar o coletor cilíndrico novamente.
O coletor se desgasta de forma desigual. Nos pontos entre cada segmento do coletor, o carvão fecha um breve curto, que vai erodindo essas áreas mais rápido que o meio de cada segmento.
Passar uma lixa de grana 2000, por exemplo, ajuda, mal não faz, mas não é passe, OK? Passe mesmo, só no torno.

Exactamente caro Hélvião, hehe!

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 12:47 am 
[Moderador]

E o melhor, a cada passe, o induzido vai ficando mais forte!
O coletor tem menos material, menos resistividade.
Vi um video daquele programa inglês de RC que tem link aqui no fórum (não me lembro o nome), que o preparador de motores do Andy Moore fala que um induzido suporta até 17 passes, desde que feitos com frequência.
Pra quem tem acesso a esse serviço, e anda de modified, o lance é dar passe direto, tipo a cada 4, 5 packs no máximo.
E, aproveitando e fazendo um jabá pro Haymar, eu sempre mando meus induzidos pra ele dar passe, e com essa frequência (ando um sábado, tipo 3, 4 packs, tiro o induzido e mando dar passe logo). Ele cobra 10 mangos, e fica perfeito. E ele torneia a armadura do induzido também se pedir, fica sensacional.
Haymar é o cara, amiguinhos! Podem entrar em contato com ele, que ele faz o serviço! Ele tem uma belíssima pista de slot cars (autorama, para os neófitos) informatizada ,uma Blue King sensacional, em sua loja, a "Slot 1".
O telefone da Slot 1 é (13) 3014-8047, é a loja dele, e funciona de terça a domingo, das 15:00 às 22:00.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 11:31 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Vocês tem razão, dar "uma lixadinha" não é passe, mas o moço queria um "método alternativo" para dar uma "alisada no coletor"...

Então, porque não tentar? Este é o espírito do DiY...

Com relação ao "coletor ficar mais forte", eletricamente isso é verdade, com menos material, menos resistência elétrica. Mas, e mecanicamente falando, quantos passes podem ser dados no coletor antes que ele seja inutilizado definitivamente (é uma pergunta sincera, não sei, mas gostaria de saber).

Se a gente pensar bem, que tecnologia tem por trás de um torno para induzidos: Um suporte, um motor e uma ferramenta de corte (com seu mecanismo de movimento).

- Um suporte, que tem que ser preciso o suficiente para não deixar o induzido vibrar: se a gente pensar bem, um suporte em "U", bem fixado numa base estável, mais dois rolamentos que encaixem no eixo do induzido e no suporte, isso dá conta do recado.

- Um motor para fazer o induzido girar. Eu sugerí usar a Dremel, porque tem bom torque e seu mecanismo vibra pouco, por outro lado, ela tem rotação bastante alta. Talvez uma solução melhor seja usar um outro motor (ou a própria Dremel), mas ao invés de acoplar direto, criar um acoplamento por correia, para amortecer as vibrações, melhorar o torque e reduzir a rotação. Que nem em furadeiras verticais de bancada.

- Só falta a ferramenta de corte e seu suporte. Eu sugerí a lixa fina, montada num substrato duro e liso, para evitar ovalização. Isso é fácil de obter, e "à prova de orelhada". Claro que não é tão eficiente quanto uma ferramenta de verdade, mas resolve em caso de riscos leves.

Sobre o "método químico", eu quis dizer que é necessário limpar a peça depois de fazer o serviço, para retirar poeira do lixamento. No torno comercial isso não é muito necessário, pois ele não gera poeira, e sim "micro-cavacos", que em teoria devem sair só com uma pincelada, certo?

Abraço!

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 12:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Idealmente usar um torno com ponta de diamante.

Se quiser um resultado 70% bom, prenda o eixo do motor em uma dremel (micro retifica) e use uma lixa bem fina, apoiando o outro lado do eixo em algum lugar firme por exemplo a própria caixa do motor.

Só tem que tomar cuidado pra nao escapar e ficar cego :putz:

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 6:28 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando escreveu:
Idealmente usar um torno com ponta de diamante.

Se quiser um resultado 70% bom, prenda o eixo do motor em uma dremel (micro retifica) e use uma lixa bem fina, apoiando o outro lado do eixo em algum lugar firme por exemplo a própria caixa do motor.

Só tem que tomar cuidado pra nao escapar e ficar cego
:putz:

Para isso aprendi no SENAI que se deve usar Óculos de proteção...rs
Uma vez entrou cavaco na minha testa, mas não entro no olho, salvou minha visão heuaheauheauhe

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 7:51 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Desenhei isso aquí, ó:

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 8:48 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu fiz esse método que o Finck falou...
Se funcionou num sei, mas o coletor voltou a brilhar :D :D

MensagemEnviado: Dom Mai 18, 2008 12:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Finck , perfeito !!!!

MensagemEnviado: Seg Set 01, 2008 2:03 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

eu tenho um torno grande , daqueles que se usa para fazer peça de metal cilindrica

teria como eu dar um passe com um torno desse ?

ele usa um triangulo de vídia (metal bem duro ) que encosta no metal girando e vai tirando camadas .

obrigado

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Set 02, 2008 8:00 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Acho que os tornos grandes/brutos tem uma certa vibração, devido à tolerância de seus componentes, e portanto não vão ter a precisão adequada.

Se você estiver usinando uma peça de, digamos, 10 mm de diâmetro, uma excentricidade de 2% (que corresponde à 0,2 mm) não faz muita diferença. Já para dar passe num coletor...

Seria necessária uma excentricidade máxima da ordem de centésimos de milímetro (algo como 0,1%), o que, convenhamos, nem um CNC tem.

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas