Finck escreveu:
Oras, entendo que se o coletor não estiver muito riscado, não precisa dar passe.
Afinal, "dar o passe" significa retirar material, e fazer isso sem necessidade se traduz em reduzir a vida do motor a troco de nada.
Mas é bom passar uma lixa bem fina (lixa d'água grana 600 ou 1000), para tirar o óxido e alisar a superfície, limpar os gap's (espaços) entre uma placa e outra, usando uma lâmina de estilete (cuidado para não fazer m...), e depois limpar SÓ O COLETOR com um cotonete levemente umedecido em benzina retificada ou álcool isopropílico (não é bom deixar estes produtos entrarem em contato com os fios esmaltados). Se preferir, ao invés de usar o cotonete, lave o induzido inteiro com água e detergente.
Método alternativo para "dar passe" tem, teria que criar um suporte para montar o induzido (uma peça no formato de "U", que pode ser feita com pedaço de perfil metálico, procure seu serralheiro predileto), talvez usar uma Dremel para fazê-lo girar (encaixando um lado do eixo na pinça da Dremel, esta ferramenta é legal porque trepida pouco), e usar uma tira de lixa d'água fina, colada numa superfície bem reta, para alisar o coletor (algo como uma linha de unhas, mas usando um suporte mais duro e reto, tipo uma régua de metal ou algo semelhante). Ou talvez uma lima fina.
Outra forma de "dar passe" é procurar um bom Pai-de-Santo...
Eu já acho que um passe bem feito, é muuuito melhor que essas limpezas químicas.
O ruim de lixar é que com certeza, usando as mãos, a superfície ficará irregular.
Com o passe você tira uma camada completa, e de baixa espessura, uniformemente do coletor. Retira também os óxidos que o finck falou, e também o material do carvão que fica depositado nos interstícios do material do coletor.
Lembre-se que, o coletor...gira! Quanto mais uniforme a superfície dele, mais contato com os carvões e maior fluxo de corrente através deles!