RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 04, 2025 2:32 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Set 25, 2008 7:02 pm 
Novo no Fórum

Ai galera blz?
Entao é o seguinte eu to em um campeonato da faculdade e a idéia é fazer um carrinho que percorra 10 m em menos tempo com um motor dado por eles que é fuleirisssimoooo

http://www.mabuchi-motor.co.jp/cgi-bin/ ... re_280rasa

ainda nao to com ele mais logo logo eles vao entregar...

bom basicamente a minha pergunta é se eu vou ter alguma possibilidade de encontrar um redutor pra ele em alguma loja ou vou ter q fazer um sozinho? e se alguem tem alguma ideia de qual gear ratio eu deveria usar e diametro da roda... pensei em uns 6 cm bemmmm fina ...

obrigado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 8:36 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pontinhos , vc vai ter dois problemas :

- tração
- bateria

Se vc souber esse dois pontos , ai sim vc pode perguntar a relação que vc precisa ...

A galera que anda no Latinha usa um motor bem parecido com esse , a relação deles esta entre 4:1 e 5:1 e as rodas são as Alpha R/C se não me engano , 62.5mm ou 64mm de diametro ... quanto a largura , se seu carrinho sai sair do zero , parado , as rodas não podem ser muito finas , pelo menos não as da tração ....

o seu redutor vai ser a coroa e pinhão , vc precisa transferir o giro do motor pro eixo da roda , certo ??? então é só vc procurar uma coroa e pinhão que chegue na relação que vc precisa ...

Agora , que bateria vc vai usar ??? a relação depende de quanta força a sua bateria vai entregar ao motor , Ok .

Procure saber essas informações , ai fica bem fácil de te ajudar ...

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 7:49 pm 
Novo no Fórum

coca escreveu:
Pontinhos , vc vai ter dois problemas :

- tração
- bateria

Se vc souber esse dois pontos , ai sim vc pode perguntar a relação que vc precisa ...

A galera que anda no Latinha usa um motor bem parecido com esse , a relação deles esta entre 4:1 e 5:1 e as rodas são as Alpha R/C se não me engano , 62.5mm ou 64mm de diametro ... quanto a largura , se seu carrinho sai sair do zero , parado , as rodas não podem ser muito finas , pelo menos não as da tração ....

o seu redutor vai ser a coroa e pinhão , vc precisa transferir o giro do motor pro eixo da roda , certo ??? então é só vc procurar uma coroa e pinhão que chegue na relação que vc precisa ...

Agora , que bateria vc vai usar ??? a relação depende de quanta força a sua bateria vai entregar ao motor , Ok .

Procure saber essas informações , ai fica bem fácil de te ajudar ...

Nossa então até que não é tão ruim o motor... sobre a bateria pelo que eu entendi o motor só aguenta até 4.5v então eu estava pensando em depois de tudo pronto ir testando pilhas palito, primeiro uma só 1.5v depois duas e por fim 3, anotar o rendimento e ver o que é melhor usar... pq td bem que quanto maior a voltagem melhor o rendimento do motor mas, pra cada 1.5v a mais tenho q colocar mais umas 20g no peso do carro e como eu não tenho experiencia nenhuma nisso não sei se vale a pena... alias pilha palito é só a primeira idéia que me veio a cabeça... dando uma lida pelo fórum a bateria q vcs usam é por volta de 8v né? não existe nada pro meu motor ou existe? ... bom a idéia das rodinhas bem finas era pq eu imaginava que o motor era ridiculamente ruim e por nada nesse mundo elas iriam girar em falso mais ja vi que preciso mudar meu conceito... meu carro vai ser um tricíclo e na roda sem tração to pensando em colocar uma dessas:
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... mm.%20(par)

para as rodas de tração vou procurar essas alpha R/C
obrigado pela ajuda
abrçs

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 8:14 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom , se ele só aguenta essa voltagem , então é mais fraco que os motores latinha que a galera usa ... vc vai ter que fazer alguns testes mesmo ...

As baterias que usamos tem 1.2 volts cada , usamos 6 delas para dar os 7.2 volts .... sempre passa dessa voltagem elas totalmente carregadas ... mas a grande diferença delas para as baterias normais é a descarga delas , ok ... verifique tudo certinho e veja se ele vai ter muito torque , a ponto de derrapar no aranque , ai sim vc vai procurar um meio termo entre força e tração para um melhor rendimento ... mas como esse seu projeto é para escola , vc deve ter que fazer os calculos , certo ??? da uma procurada em algum livro a respeito de motores eletrico ... isso vai te ajudar muito ...

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 8:22 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Já que é pra uma competição, você pode também amaciar o motor na água, o pessoal que anda de mini diz que faz muita diferença

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 8:41 pm 
Novo no Fórum

ehuehuehue eh to tentando equacionar as coisas mais cara é de fuder heuehuehuehueheu mas valeu pela ajuda... ah o que é exatamente amaciar o motor na água?
abrçs

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 10:37 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Amaciar o motor na água é colocar ele para funcionar dentro de um recipiente com água, para que as buchas e escovas se assentem, melhorando o rendimento do motor.

Coloque alguma hélice no eixo para dar alguma carga mecânica, e use uma tensão baixa.

Deixe funcionar por uns 3 minutos, depois, preferencialmente seque o motor com compressor (sem abrí-lo), ou deixe secar ao tempo. Use um pingo de WD40 ou óleo de máquina nos mancais.

Antes que você pergunte, o motor não vai pifar por causa da água.

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Sáb Set 27, 2008 12:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Exatamente isso que o Finck escreveu.
Já que é uma competição pra faculdade (e provavelmente você vai ganhar pontos na na matéria se ganhar, certo?), acho muito difícil alguem que não entenda de RCs fazer isso, o que já te dá uma enorme vantagem.

MensagemEnviado: Sáb Set 27, 2008 6:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Já que falamos em pessoas que não entendem de rc, elas provavelmente vão colocar o motor longitudinalmente em relação ao chassis, como normalmente se usa em autorama. Assim, elas precisarão girar 90º no sentido de rotação, o que desperdiça potência.

Disponha seu motor paralelamente ao eixo que será tracionado. Isso lhe dará vantagem.

Outra coisa, use mancais com rolamentos (nas rodas, por exemplo), ao invés de buchas. Se não tiver os rolamentos, ou não quiser gastar, use buchas de metal amarelo, bem lubrificadas. Dê polimento em todos os eixos que deverão girar em mancais, para minimizar o atrito (a menos que vá usar rolamentos).

Cuidado com os pneus. Eles precisarão ser feitos de material adequado ao local onde a "prova" será feita, para não perder tração (patinar) e desperdiçar tempo. Se for piso de cimento áspero ou asfalto, use borracha. Se for carpete, use pneus de espuma. Se for em superfície lisa/escorregadia, use pneus de espuma, mas deixe antes de molho em água com bastante açucar, para que fiquem grudentos.

Chassis deve ser bem leve, mas razoavelmente resistente. Sugiro fazer com chapa de placa de circuito impresso de fibra de vidro (use percloreto de ferro para remover o cobre). Cuidado com a distribuição de peso. Procure por "pancar" ou "pan car" em imagens do Google, e você terá boas idéias.

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 1:58 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

acho que nesse caso uma lipo de 4v +- seria interessante, poderia testar com lipo usada em celular, e tem tbm as lipos tipo sadler, poderia usar uma delas apenas, acho que seria melhor que pilhas....quase certeza que uma lipo de 4v pesa bem menos que as pilhas.

Mamba Max
Feigão 6L
Turnigy
Lipo 3s 8000mah
Futaba 3PK

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 4:28 am 
[Moderador]

Que massa...
Com a ajuda do RCElétrico, o Sr. Pontinhos vai colocar o carro dele em órbita, ein?
Então, caríssimo Pontinhos, passa mais detalhes técnicos das regras e limitações do torneio, pra gente pensar melhor até onde podemos chegar.
Elétrico é com a gente mesmo! Conosco ninguém fodosco!

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 2:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Claro....esse motorzinho na nossa mão faz horrores :mrgreen:

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 3:42 pm 
Novo no Fórum

heuehuehueh q louco galera... varios macetes q nem fudendo eu iria usar...ou mais esse negocio do amaciamento do motor putz to com um medo da poha de fazer pq não tenho ctz se eles vão libera outro caso de alguma zica mais se vcs tao flando não vou discuti heuheuehueheh
bom com relação as regras são bem basicas... as restriçoes são apensas de que não pode usar outro motor, não pode ter mais de um motor, não pode usar ar e/ou fluido para impulsão nem qualquer outra coisa leia-se elásticos tracionados, o carro não pode deixar partes pelo caminho... apartir daí td é valido... ah não tem um otro negocio tb os carrinhos não podem voar o_0 heuheuheueh pois isso os caracterizariam como aviões e esta é uma competição de carros heuehueheuheuheueh uhmm e lipo = litio?? e outra coisa será que mesmo pra um motor fraco como esse rolamento vale a pena com relaçao ao peso extra dele?
abrç e obrigado a tds

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 6:02 pm 
Novo no Fórum

ou na hora de amaciar o motor coloca ele totalmente imerso na agua?

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 6:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mas essa competição no caso seria uma corrida?
Amaçiar o motor é totalmente válido, além do mais, não deixa marcas externas.

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas