RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 09, 2025 7:49 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 12:28 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu concordo!

Eu, por exemplo, nunca tive um auto (elétrico, combustão tive) a não ser o Mini-z. Estou estudando qual eu vou comprar, mas sinto que se comprar um chassis não tem mais peças, se comprar outro ningúem corre, se comprar outro ainda é muito caro, e por aí vai...

Como fazer com que exista uma categoria de baixo custo que seja atraente?

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 1:33 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fernando, eu ainda colocaria tambem como objetivo a competitividade.

Discordo de voce com relação a categoria não ser monomarca, acho que tem que ser e não podem haver upgrades pro carro, se não acontece que nem ta acontecendo nos minis, os carros cada vez mais mexidos.

Uma situação que eu estou prevendo e pode dar certo. Acho que a categoria dos minis está tendo uma boa aceitação , os carrinhos são legais de pilotar , bonitos e custarma baratos, porem a a qualidade desses kits é muito questionavel, não foram carros desenvolvidos para competição, e reagem mal ao desgaste, meu M02 que é usado exclusivamente pra correr já teve uma porrada de peças de plastico quebradas e trincadas, o dif ta começando a cantar, e o que ´epreocupante, as peças estão começando a ficar escassas no mercado, ou seja, já já vai ter um monte de minis parados por aí...

Tive uma conversa com o Alberto la no Miltão sabado e depois troquei alguns emails pra ele.
ele me contou que esta desenvolvendo um pan-car com entre eixos de Mini (regulavel pra pegar todos os comprimentos).
comentei do forum e da discussão da categoria travada e ele achou interessante. Quem sabe isso possa ser o começo de uma negociação ou uma parceria pra gente viabilizar a categoria.
Precisa ver o custo do carro, depois teriamos que negociar uma compra em quantidade (que sejam 10 ou 15 carros) de quem estaria disposto a correr na categoria, pois tendo uma certa quantidade poderiamos brigar com ele nos preços...) é apenas uma idéia que me veio na cabeça mas não acho nada utopica... Acho que uma monomarca de custo baixo iria fazer um bem pro nosso hobby.

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 2:04 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Opa.

Sobre uma categoria base com pan cars do tamanho do mini, eu fico pé atraz.

Porque?
Um dos grandes charme de correr com os minis é o efeito da suspensão.
Ja num pan car este efeito deixaria de existir.

Vejo que um tiro certo para categoria base seia o chassis do formula mesmo, pois com este podemos colocar tanto bolhas de formulas, bolhas de sedans 200mm, pickups, gtps e caminhões.

Eu seria um cara que não correria de mini pan car, acho que perde o "sal" do carro.

[s] TubA :)

http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 2:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

tuba escreveu:
Opa.

Porque?

Vejo que um tiro certo para categoria base seia o chassis do formula mesmo, pois com este podemos colocar tanto bolhas de formulas, bolhas de sedans 200mm, pickups, gtps e caminhões.

Eu seria um cara que não correria de mini pan car, acho que perde o "sal" do carro.

Concordo! Eu acho que um chassi legal pra desenvolver aqui é o de formula. Sim uma replica do F103 seria perfeito. Eu tenho interesse num carro desse. Eu só nao compra porque agora o preço está acima dos 500 reais. Se uma marca brasileira fizesse uma replica por um preço bom, eu compraria e muitos outros tambem.
Essa seria uma boa para a Thunder.

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 2:32 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

tuba escreveu:
Opa.

Porque?

O Tuba, mais ce ta falando do Efeito visual ou pratico, porque todos os minis acertados estão socados, o meu nem mola tem mais, o curso da suspensão dianteira é praticamente inexistente...

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 5:35 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Guto Vighi escreveu:

O Tuba, mais ce ta falando do Efeito visual ou pratico, porque todos os minis acertados estão socados, o meu nem mola tem mais, o curso da suspensão dianteira é praticamente inexistente...

Então Guto,

Eu falo nos dois neh?
Pra vce ver, o meu carro ja estava na altura e com as molas originais. Ele "tombava" pra fazer a curvas.. e tinha um bom rendimento.

Acho que é assim, como plataforma o formula oference bem mais beneficios, pelas bolhas existentes, que um 1/10 mini.

Agora se a questão eh um carro pequeno, para aproveitar melhor o motor 540. Ai podemos ir para os 1/12 pan cars...

Outro ponto de vista é que a ideia de fazer uma categoria base, é aproveitar a população ja existente e não que tenhamos que comprar novos carros.

Claro que se for rolar um campeonato monomarca, ai a coisa muda, mas por regra geral é melhor aproveitarmos o que temos...
Se vce colocar um 1/10 Mini pan car pra andar junto dos Minis da Tamiya num vai dar nem graça pros tamiyazinhos....

----------------------
Flickr
---------------------
YouTube

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 10:39 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Entendo seu ponto de vista, Tuba e concordo que não daria pra misturar mini pans com tamyias, porem como te disse acho que deveremos ter problemas de peças com mimi em breve, fora o fato de que não vale a pena mante-lo original.
Veja um exemplo, meu carro ta fazendo um barulho desgraçado no Dif, ele não tem nem 6 meses, não vale a pena trocar e colocar outro dif horiginal (que vai ser uma encrenca de achar e moer denovo em mais 6 meses...) vale mais colocar um dif de esfera... que pelo menos dura mais... ja que, como alguns falaram não fazem diferença os hop ups... Mas isso fere o conceito da categoria na minha opinião.

Tenho muita curiosidade de ver como vão sair esses minis da Thunder...

E acho que se para a continuidade da mini tamyia alguma coisa vai ter que acontecer em termos de fornecimento de peças. O que voce fez de comprar o Kit pra desmanchar foi uma otima sacada, evitou que alguns carros parassem, mas não sei se vai dar conta da manutenção de todo mundo que ta correndo e começar a quebrar...

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 11:38 am 
[Moderador]

Tá dando pra ver que não é fácil ter uma categoria de base. Nem aqui entre uma meia-dúzia de pessoas a gente chega num consenso... :roll: Por enquanto temos mais dúvidas que certezas:
- criar uma categoria nova bem simples a um custo bem baixo ou continuar com uma já existente, como minis ou formulinhas?
- tentar um fabricante nacional pra criar um carro básico ou negociar com um importador pra trazer um que já existe? ou pra ter um suporte de peças para os formulinhas e minis?
- qual o valor razoável pra um carro básico? R$ 300? 400? 600?
- misturar carros de diferentes categorias, ou criar categorias separadas? ou uma categoria monomarca?

Mas pelo menos as idéias estão aparecendo... Vamos ver se uma hora a gente consegue chegar num consenso... :wink:

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 12:56 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Citação:
- criar uma categoria nova bem simples a um custo bem baixo ou continuar com uma já existente, como minis ou formulinhas?

Acho que a gente tem que pensar a curto prazo. E eu acho melhor continuar do jeito que tá, até a falta de peças apertar todo mundo.

Citação:
- tentar um fabricante nacional pra criar um carro básico ou negociar com um importador pra trazer um que já existe? ou pra ter um suporte de peças para os formulinhas e minis?

A meu ver é maior o problema de manter um carro do que comprar o carro. Então, o ideal é focar num carro que não quebre (difícil) ou que tenha peças facilmente à mão (nacionais ou importadas)

Citação:

Minha opinião é básica: quanto mais barato, melhor. Porém, se as peças forem baratas, pode-se preferir um auto mais caro.

Citação:
- misturar carros de diferentes categorias, ou criar categorias separadas? ou uma categoria monomarca?

Misturar categorias eu acho que é válido, só tem que estudar muito antes. Existiu uma época na fórmula 1, por exemplo, que era permitido motor turbo ou aspirado. O limite de cilindrada dos dois tipos eram diferentes, porque é óbvio que nenhuma equipe ia preferir o motor aspirado se as outras tivessem motores semelhantes, mas turbinados.
[/quote]

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 1:44 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Citação:

Acho que a gente tem que pensar a curto prazo. E eu acho melhor continuar do jeito que tá, até a falta de peças apertar todo mundo.

A falta de peças e kits já existe. É só tentar comprar alguma coisa de formulinha e mini pra ver. Acho que a gente vai continuar do jeito que tá porque não consegue encontrar uma alternativa melhor....

Fernando escreveu:
Citação:

A meu ver é maior o problema de manter um carro do que comprar o carro. Então, o ideal é focar num carro que não quebre (difícil) ou que tenha peças facilmente à mão (nacionais ou importadas)

O problema é que esse carro hoje não existe, e se formos esperar ele aparecer, talvez seja melhor esperar sentado... Os interessados somos nós, hobbistas, se a gente não se mexer, dificilmente alguém vai atrás disso pra gente. O hobby hoje não dá muito lucro, por isso quem trabalha com ele normalmente não gosta de arriscar, prefere trabalhar com produtos que tenham venda (quase) certa, o que não é o caso do elétrico.

Fernando escreveu:
Citação:

Minha opinião é básica: quanto mais barato, melhor. Porém, se as peças forem baratas, pode-se preferir um auto mais caro.

Pode não ser uma regra, mas na média, o preço das peças é proporcional ao carro. Carro mais sofisticado (e mais caro) = peças mais sofisticadas (e mais caras), e idem para os mais baratos. Veja bem, eu estou me referindo a peças de reposição, e não hop-ups (nesses os fabricantes costumam meter a faca mesmo...)

Fernando escreveu:
Citação:

Misturar categorias eu acho que é válido, só tem que estudar muito antes. Existiu uma época na fórmula 1, por exemplo, que era permitido motor turbo ou aspirado. O limite de cilindrada dos dois tipos eram diferentes, porque é óbvio que nenhuma equipe ia preferir o motor aspirado se as outras tivessem motores semelhantes, mas turbinados.

É, mas não deixavam de ser carros de fórmula 1. No RC, se eu não me engano teve uma época que nos campeonatos de 1/12 lá fora podia-se correr com motor modified ou stock. Mas quem usava modified tinha que correr com 4 baterias, e quem usava stock podia correr com 6... Mas eram carros similares. Misturar carros que não sejam muito semelhantes (como minis da Tamiya e minis pan-car, por exemplo), não daria certo, pois a diferença de desempenho seria muito grande...

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 2:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Quão grande é a diferença?

Um pan corre muito mais que um mini, se o primeiro estiver com 4 e o segundo com 6 células?

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 3:45 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Quão grande é a diferença?

Um pan corre muito mais que um mini, se o primeiro estiver com 4 e o segundo com 6 células?

Não sei, nunca tive um mini e não os conheço muito bem pra saber ao certo... Acho que o Tuba e o pessoal que anda de mini pode dizer melhor.

Mas são carros construtivamente bem diferentes, em geral os pan-cars são mais rápidos em pistas lisas, pois são mais leves, têm CG mais baixo e uma transmissão mais eficiente (direta). E os minis são carros feitos pra brincar, não pra competir, com um chassis projetado pra ser mais fiel em aparência ao carro real, rodas pequenas, suspensão independente com molas. Acho que o desempenho de um mini de caixa deve ser bem inferior a um pan-car, mas é só suposição.

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 4:28 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Opa

Então fora o fator CG, o Pan Car tem relação direta (coroa/pinhão), já o Mini tem uma caixa de redução.

Pra vce ter uma idéia a relação mais longa de um Mini (m04) chega a 5,xx:1, já um pan car chega a 2,xx:1.

Hoje, na hora do almoço, mandei pro Fernando umas peças de mini para ver se ele consegue reproduzir.

Mandei uma suspenção dianteira completa (suporte inferior, suporte superior, bandeija inferior, braço superios, C Hub e ponteira)
Mandei uma das engrenagens do mini, se conseguir fazer ela vai ser legal, pois a coroa (que é peça que gasta muito) é bem mais simples.
E por ultimo mandei um bico baixo de formula, parece que a Thunder vai produzir a bolha, então vai ser legal ter disponível estas peças de plasticos.

Voltando falar sobre os minis, se conseguirmos tirar estas peças de plastico que enviei, o resto é bem mais simples. O chassis dá pra fazer cortando chapa de fibra de vidro ou PVC de 6mm.

Bem, vamos ver no que dá.

----------------------
Flickr
---------------------
YouTube

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 5:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eba!!! Já tenho hobby pro fim de semana

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 7:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Chegaram as peças. Primeiras impressões:

Coroa: me parece a mais viável de se duplicar. Vou tentar tirar molde no fim de semana
Suspensão: São várias pecinhas, o que preocupa são os braços, mas acho que tenho a solução
Asa dianteira: Sem condições, muito complicada, e como a resina é rígida não ia ter a função de amortecer em impactos, ia quebrar parecendo acrílico.

Mais informações a qualquer momento

Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas