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 Título: Corrida mista
MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:00 pm 
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Eu estava lendo um artigo sobre campeonato de carros de turismo (WTCC ou algo assim), e vi algo interessante:

Como correm carros razoavelmente diferentes, eles fazem duas baterias, e na segunda os melhores colocados na primeira são obrigados a acrescentar 50 kg nos seus carros.

Será que não seria viável fazer isso com r/c? Assim carros de categorias mais altas podiam andar com os "basicão"

Apenas uma idéia....


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:08 pm 
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Fernando, beleza?

No WTCC os primeiros colocados são punidos de uma corrida para outra sim, com a adesão de lastros em seus carros, mas sempre de um país para o outro.

Outra maneira encontrada pelos organizadores do campeonato de equilibrar as disputas foi inverter o grid nas baterias.

Aqui no Rio já adotamos esta maneira de deisputa com a inversão dos grids, ou seja, o vencedor da primaira final larga na pole da segunda, o penultimo larga em segundo e assim por diante.

Um abraço

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:12 pm 
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Interessante

Talvez, se pararmos pra pensar, dá pra fazer campeonatos "mistos"

Ou mesmo somando tempo no final, sei lá

Por exemplo, um carro que faz 30 segundos por volta numa pista, outro faz 40, no final da corrida de 10 voltas somar 100 segundos no tempo do primeiro

Sei lá, estava só pensando numa forma de alinhar carros bem diferentes...


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:29 pm 
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Fernando,

Eu entendi sua idéia... mas tem uns fatores complicantes aí.

Os carros 'piores' se forem muito mais lentos podem atrapalhar os outros pilotos e provocar acidentes... a não ser que a pista seja grande e com poucos competidores.

Idéias como essa de inverter as posições na largada até ajudam a dar mais competitividade, mas no caso dos carros muito diferentes o que dá pra fazer é tentar padronizar ao máximo para determinadas categorias mesmo.

A fórmula indy é competitiva porque tem só uns 3 fabricantes de chassis (Penske, Lola e Reinard, se não me engano...), o resto vai mais mais de ajustes dos carros e pneus que tem poucas marcas disponíveis tbm (e do piloto, claro!)... não é como a F1 onde cada equipe faz o seu carro.

Qual critério vc usaria pra determinar o tempo que um carro leva para dar uma volta na pista? Um piloto ruim pode fazer em 30 segundos mas um bom pode fazer em 25. Complicado isso...

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:32 pm 
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É complicado mesmo...


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 2:33 pm 
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Eu tenho uma dúvida: o que separa as categorias, apenas o motor ou o chassi também tem categoria?

Por que dividir categoria só por motor hoje tá até fácil, motor brushed tá barato pacas, dá pra pegar um modified top por 100 pratas. Eu mesmo tenho 10t (Tamiya TransSpeed), 11t(Tamiya SuperModified 11t), 12t(Yokomo), 13t(Tamiya Dyna-Run SuperTouring), 21t(Trinity Epic Street Spec), 23t (Tamiya SuperStock Type-R), 27t (Epic Stock), latinhas...

Proponho o seguinte: o chassi fica da preferência do camarada, e dividimos só pelo motor, e algo bem elástico. Como por exemplo:
*Categoria Brushed Força Livre: qualquer motor. Ia ser bem legal...
*Categoria Brushless: qualquer um.
*Categoria Latinha: essa na verdade é a que mais me empolga, pois haveria equilíbrio real e as corridas iam ser bastante emocionantes, já que há mais tempo de reação. Seria até mais realista, mais parecido com uma corrida de 1/1, acho eu.
E outras categorias intermediárias, é só listar os motores que a maioria tem. Sabe, fazer algo mais informal, não tão rígido.

Lembro que não é só o motor e chassi que manda, o cara tem também que ser o gatilho mais rápido do oeste, senão não adianta nada. O piloto é que faz a corrida, afinal.
E outra: pode parecer besteira, mas o legal mesmo é correr com bastante gente na pista, eu mesmo só andei com no máximo 4 carros, gostaria de participar de uma competição só por competir, para conhecer a turma e seus carros. É aquele lance de espírito esportivo, o importante é competir. Mesmo.

Poderíamos fazer um encontro do RCElétrico, lá naquela pista do ABC (eu iria aí numa boa, tenho certeza que mais dois amigos daqui iriam) ou ainda melhor, em Indaiatuba (Fazenda Vesúvio, estou louco pra ir lá) durante um fim-de-semana mais pra frente, poderíamos dividir chalés e tal. Faríamos corridas informais, só pra ver quem é o mais foda, tomar cerveja, fazer um churrasco e rir bastante dos acidentes.

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 3:49 pm 
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Pra dividir as categorias por motores teriam que ter basicamente 4 então:

- Latinha
- Stock (basicamente os 27T)
- Brushed (livre)
- Brushless (livre)

No caso principalmente dos brushed, pode acontecer de correr gente com 10T e 6T... o que parece meio injusto... mas temos que levar em conta tbm que o 6T pode ficar sem bateria antes do final... Hehehe.

Eu sou a favor dos campeonatos com Latinha... não tem muita velocidade mas tem muita competitivade. E como não exige muito $$$ muita gente poderia começar por ela.

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 4:22 pm 
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eu acho que tem que ser pelo menos stock

eu explico: os veteranos não vão torcer tanto o nariz pra andar de stock como iam torcer pro latinha, e não é tão mais caro, além de dar pra trocar o carvão, etc


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 4:39 pm 
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Camaradas, o que importa é correr. Latinha, stock, força livre, qualquer um.
Latinha eu acho interessante pois seria bem competitivo. Mas pode ser stock, acho que todo mundo tem um motor stock.
E "força livre" tem esse lance: na pressa de chegar primeiro o camarada pode ficar sem batera no final, mas cada um assume os seus risco, já que é "força livre"...
Mas e sobre fazer o encontro da rapaziada, alguém se interessa? Pois eu acho o mais importante é juntar a turma, como vai ser a corrida é a parte mais fácil, creio eu. Vamos marcar um dia para isso, num feriado ou fim-de-semana, e CORRER! Que tal? Informalmente, quem ganhar é o fodão e quem perder é a mulher do padre! Organizamos as baterias na hora, levamos nossos carros e motores, checaremos quais motores a turma tem e corremos. Simples assim.

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 4:48 pm 
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onde seria?


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 5:02 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Poderíamos fazer um encontro do RCElétrico, lá naquela pista do ABC (eu iria aí numa boa, tenho certeza que mais dois amigos daqui iriam) ou ainda melhor, em Indaiatuba (Fazenda Vesúvio, estou louco pra ir lá) durante um fim-de-semana mais pra frente, poderíamos dividir chalés e tal. Faríamos corridas informais, só pra ver quem é o mais foda, tomar cerveja, fazer um churrasco e rir bastante dos acidentes.


Citando eu mesmo!
Como já dizia Winston Churchill, "O que eu espero, Senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo."
Hehehehe!

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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 7:16 pm 
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Eu gostei da parte "rir bastante dos acidentes"

ahahaahhaha

esta semana mesmo eu consegui capotar de tal forma que o automodelo levandou uns 50 cm do chão :mrgreen:


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MensagemEnviado: Ter Mar 06, 2007 9:27 pm 
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Andar em Indaiatuba com 27T e latinha não da. Tem que ser modfied. onde da pra andar com motores mais fracos em na AARC do ABC.

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