RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 12:16 am 
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Citação:
O cara fez faculdade com o McGyver!! Muito bom!!
Eu já tentei achar alguma coisa útil pra usar o 3º canal durante uma corrida, mas isso nunca havia me ocorrido... o Sattin acertou em cheio!!



Poxa, o cara não fez curso com o McGyver, o cara é o McGyver! :mrgreen2:
Muito boa essa gambiarra rsrsrs

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 12:22 am 
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PRCG escreveu:
Por que vai parar mestre Masiato????????????


Não vou parar, vou dar um tempo só.
Vou treinar no VRC :mrgreen:
:moto: Em 2011 ninguém me segura!!!

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 7:06 am 
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Como nao houve disputa?
Voce e o Sattin até o parafuso te deixar na mão, disputaram muito.
Eu e o Thobias até a volta 150, mais ou menos, estavamos com diferença de 5 voltas, ou seja uma troca de baterias, e só desandou pra 10 voltas de diferença pois fiz 3 trocas e ele só duas. Nao podemos deixar de mencionar também a perseverança do Luis, do Pompeu e do Carlos (em sua primeira corrida) que com muitos problemas, tentaram até o fim, terminar a prova .
Mas tudo bem, chefe!!!! agora que vc vai treinar de VRC lembre-se que vamos precisar de vc para a telemetria em nossas corridas além de comentarista técnico de nossas provas em 2010.

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 1:11 pm 
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Eu entendo o ponto de vista do Masiato, ao contrário do que ocorre nas baterias de 5min, em corridas longas o primeiro colocado geralmente fica mais voltas na frente último... e isso tira um pouco da competição.

Para diversão eu acho excelente esse formato de corrida... mas pra competir mesmo as regras precisariam ser mais rígidas pra equilibrar mais as coisas, pois com certeza o tempo gasto nos pits (troca de bateria) acabam influenciando muito no final.

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 1:51 pm 
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Exatamente o ponto, Gunz!
Como diversão, 100000%!!! Valeu muuuuito mesmo!
Como corrida, houveram melhores!
Mas sempre que puderem, participem de uma longa duração. É legal pacas!

E Zaranza,
o esquema de fazer a telemetria e de "comentarista técnico" em 2010 não vai dar, velho.
Pra fazer isso eu corria também ao invés de dar um tempo.
Vou passar pela pista vez ou outra? Sim! Com certeza!
Mas sem compromisso!

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 2:30 pm 
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Masiato escreveu:
Exatamente o ponto, Gunz!
Como diversão, 100000%!!! Valeu muuuuito mesmo!
Como corrida, houveram melhores!
Mas sempre que puderem, participem de uma longa duração. É legal pacas!

E Zaranza,
o esquema de fazer a telemetria e de "comentarista técnico" em 2010 não vai dar, velho.
Pra fazer isso eu corria também ao invés de dar um tempo.
Vou passar pela pista vez ou outra? Sim! Com certeza!
Mas sem compromisso!


nossa. se no esquema de 5min. eu ja fico 2 ou 3 voltas atras do lider, com 200 ficaria 100 voltas atras.. rsssss

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 3:46 pm 
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Esse lance de competitividade é complicado

aqui fizemos uma endurance noturna da categoria 1:5.

1 hora de prova sem reabastecimento

sendo que em condições normais de corrida o tanque de 700ml dura entre 30 - 35 minutos...

então foi muita estratégia, e pra falar pra vocês foi a corrida mais disputada de todo o ano!

pensem nisso ao programarem a próxima... definam um numero X de trocas de bateria...e façam a galera economizar!

vai da estratégia de cada um...

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 3:47 pm 
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Cold Fusion escreveu:
nossa. se no esquema de 5min. eu ja fico 2 ou 3 voltas atras do lider, com 200 ficaria 100 voltas atras.. rsssss


Hehe... é por aí...

Em corrida de GP que dura uns 20min é comum o primeiro terminar com 10-20 voltas a mais do que os últimos colocados.

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 3:53 pm 
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gutocolvara escreveu:
pensem nisso ao programarem a próxima... definam um numero X de trocas de bateria...e façam a galera economizar!


Foi isso que eu quis dizer aí em cima... pra ficar mais competitivo as regras tinham que ser mais restritas um pouco, talvez usando só motores de KV próximos e a proibição das gambiarras já sejam o suficiente... assim o fator "estratégia" ia ficar em segundo plano, e em primeiro viria o braço do piloto.

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 4:17 pm 
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Gunz escreveu:
gutocolvara escreveu:
pensem nisso ao programarem a próxima... definam um numero X de trocas de bateria...e façam a galera economizar!


Foi isso que eu quis dizer aí em cima... pra ficar mais competitivo as regras tinham que ser mais restritas um pouco, talvez usando só motores de KV próximos e a proibição das gambiarras já sejam o suficiente... assim o fator "estratégia" ia ficar em segundo plano, e em primeiro viria o braço do piloto.


Motores eu acho que poderia ser livre, e a troca de baterias também. Pois quem quiser andar com um motor 3.5 e fazer 5 trocas pode. Quem quer andar com um motor de 3000 KV e fazer 2 trocas pode. A escolha do motor vai permitir uma estratégia diferente.
Quanto ao negocio das baterias, eu peguei 2 baterias que dão pouco mais de 3000mAh cada e coloquei em paralelo. Se olharmos os regulamentos Brasil afora, é 2S (7,4V) e capacidade livre. A unica coisa que eu ganhei foi mais "peso pra carregar" só que nas primeiras 80 voltas. Ah .. e isso me rendeu voltas 3 segundos mais lentas do que a de muitos pilotos, por isso eu prezei por nao bater e nao errar traçado pra aproveitar o "embalo". :D
Se observarem os tempos de volta, fiz voltas lentas a maioria do tempo. Pra mim, valia mais ser constante do que rápido.Foram poucas as vezes que "dei todo dedo na reta". A única coisa que eu tive que me preocupar, foram os pilotos que estavam atrás. Se eles diminuíssem a diferença, eu acelerava tudo e aí eu saia de 18 segundos por volta e passava para 16 pra manter a distância dos que estavam para trás já que o primeiro nao ia dar pra buscar.
Foi uma excelente corrida que fechou nosso ano, e mostrou que o elétrico cresceu muito nos últimos 2 anos. Para o ano que vem já temos 25 motores encomendados para prováveis 13 pilotos que participarão no nosso campeonato de 2010. :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 4:38 pm 
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realmente eu acho que a estratégia é que tem que ficar em primeiro plano... em paralelo com o dedo do piloto.

mas se a idéia é endurance e não race normal, acho que andar na manha controlando os demais é a melhor solução , economiza equipamento, e nos mantem mais tempo na pista o que no final resultado em colocação melhor!

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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 5:57 pm 
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gutocolvara escreveu:
po... eu tava querendo uma idéia para trocar as baterias rapidamente pra poder correr com os Gp´s aqui!!

tá ai a idéia!!


será que um microservo de torque alto tipo os de heli não ocuparia menos espaço e faria o mesmo sistema funcionar bem ??


gostei muito da idéia!


parabéns!


Guto, na versão1.0 (hehehe) eu cheguei a colocar um micro servo da hobbico de 3Kg, acho que funcionaria bem, mas por causa das chuvas, não tive como realizar os testes de resistência... Como espaço não era problema, eu decidi colocar um low-profile de 6Kg, para não correr riscos.


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MensagemEnviado: Ter Dez 15, 2009 6:24 pm 
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Quanto à corrida, achei muito legal, é uma proposta diferente, você tem que equilibrar potência e durabilidade, daí o surgimento de diversas estratégias. Eu tinha feito um teste que a bateria durou quase 16min. ou seja, eu poderia ter utilizado apenas 4 baterias de 5000, mas como eu não sabia da durabilidade das outras 3 baterias, resolvi andar 13min com cada e com splash 'n go no final. Outro ponto positivo foi que tinha combinado com um amigo para fazer as trocas de baterias, ele acabou furando, e meu filho (que ia passar o FDS com a mãe) acabou ficando comigo, eu ensinei para ele o procedimento de troca 15min antes da corrida, e acabou tudo dando certo. No final, familia feliz e mais um que pegou o "virus do carrinho", ele já tá querendo um carro para competir ano que vem... Tô no sal... hehehehe


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MensagemEnviado: Qua Dez 16, 2009 8:08 am 
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Sem dúvida!! Em corridas longas como essa poupar equipamento é fundamental... o negócio é pilotar com cuidado pra não correr o risco de quebrar um hub ou perder um parafuso, e também ser "generoso" na relação coroa/pinhão para não esquentar demais o ESC... senão bye bye!

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MensagemEnviado: Qua Dez 16, 2009 8:12 am 
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Thobias escreveu:
Para o ano que vem já temos 25 motores encomendados para prováveis 13 pilotos que participarão no nosso campeonato de 2010. :drinks:


Caraca... 13 pilotos??? Putz... se inveja matasse eu teria um treco agora... Hehe.

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