modo filosofo on:
Ando as voltas com o automodelismo desde 88, ou seja quase 20 anos, e
pistas sempre foram um problema.
As pistas que melhor sobreviveram foram as "sem fim lucrativo" infelizmente nosso hobby não tem volume suficiente de praticantes para o investimento em uma pista pensando em negocio ou lucro, as pistas com maior longevidade ou que ainda sobrevivem foram as construidas em terrenos arrendados, ou emprestados, com baixo custo de manutenção.
Infelizmente varias dessas foram abandonadas ou fechadas por causa de mega-estruturas que apareceram em alguns momentos exporadicos, mas infelizmente as grandes estruturas sempre tiveram alguem (com otima situação financeira, e, normalmente recem chegados no hobby) que bancaram, o problema é que uma hora essas pessoas cansam, de "gastar uma grana pra brincar de carrinho" e acabam abandonando a estrutura, fechando não só sua pista como as pistas antigas de estrutura simples que acabaram abandonadas.
JA vi o caso acontecer com algumas vezes atravez dos anos, e principalmente com os eletricos, male male os combustão tem mantido opções de andar e campeonatos regulares já a alguns anos.
Minha categoria favorita o off eletrico, que teve sua primeira pista inaugurada por aqui por volta de 87 e teve seu auge entre 90 e 91 (com campeonato paulista com 6 categorias e até numeros proximos a 50 carros inscritos por etapa) evaporou em 94 depois de uma dessas historias classicas de pista que citei acima, e chegou a sobreviver com um campeonato paulista realizado inteiramente em campinas durante 2 anos.
O On Road eletrico vem sobrevivendo em São Paulo via Sto André e via Miltão (que depois de lutar com 5 ou 6 pistas que abriu e lutou pra manter abertas, agora se encheu)
Sto André com seu esquema modesto vem sobrevivendo por todos esses anos o que prova minha teoria que apenas esquemas de manutenção de pista bastante baixa conseguem se sustentar.
Os automodelistas tambem são uma raça complicada, juntam-se 5 pessoas pra andar, vai crescendo, chega a 10 já rola um racha (no mau sentido), vai 5 pra cada lado e a coisa vai pro ralo de novo.
Me enveredei pro lado dos combustão a alguns anos pois como sempre gostei de off road acabaram sendo a unica opção, mas de novo a unica pista dentro da cidade onde dava pra se competir com orçamento mais limitado acabou fechando e a bala pra se andar nas competições maiores é bastante inviavel pelo menos no meu caso...
Ainda espero um dia quando tiver uma situação financeira um pouco mais estavel conseguir montar uma pista de off nos arredores de Sampa no esquema light que descrevi acima, mas mesmo assim exige um investimento que não é tão dispresivel, alem de se achar um terreno que propicie esse esquema e do comprometimento de manter a pista aberta e em ordem.
Mas o recado depois de toda essa falação é, deem valor as pistas que existem hoje, sejam elas esquemas totalmente improvisados ou mais profissionais, pois são bancados por amantes do hobby que resolveram encarar a bucha e a enchessão de saco que é se enfiar num negocio desses, porque por lucro seguramente não é.
modo filosofo off...
Comprei uma RC-10 Gt e apesar de preferir muito mais os eletricos aos combustão vou correr em mairiporã que é a unica opção de off que existe hoje em dia e da pra encarar...
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