RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 23, 2024 10:43 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 10:52 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Ultimamente eu tenho me perguntado o por que de não haver um Campeonato Paulista de Elétrico, nos mesmos moldes do campeonato de combustão, com várias corridas em diversas pistas de São Paulo e região. O que será que falta? Interesse dos hobbistas? Alguém pra cuidar da organização? Pistas adequadas?

Eu tenho visto neste site várias pessoas interessadas em carros elétricos, mas ainda não consegui entender por que os campeonatos de elétrico não alcançam o mesmo sucesso (em termos de número de participantes) dos campeonatos de combustão. Alguém tem alguma idéia?

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 1:37 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Resposta: Lojistas


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 2:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Boa pergunta, mas eu acho que falta lojistas mesmo. É a Sparc que organiza o campeonato de combustão não é??? Poderiamos agitar lá para fazermos um campeonato de eletricos.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 2:25 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando escreveu:
Resposta: Lojistas

Eu não entendo, o que os lojistas tem a ver com isso? Eles é que teriam que organizar o campeonato? Não são os clubes e associações que fazem isso? Muitos clubes e associações são comandadas por lojistas, mas não são todos. Até onde eu sei, as pístas de Jundiaí e São José, por exemplo, são mantidas por associações, e elas que organizam as competições.

Você acha então que basta um lojista organizar um campeonato de carros elétricos, que o pessoal vai participar?

Acho que os lojistas vendem o que os hobbistas compram. Não adianta querer que eles vendam kits e peças de elétrico se a procura é baixa e se muita gente importa direto de fora. Eu lembro que a extinta MP Raceway tinha várias peças de elétrico, e a ficava tudo encalhado! Se a procura por elétricos aumentasse, aposto como os lojistas não iriam querer ficar sem vender. A alguns anos atrás não se achava nenhum monster truck nas lojas, e hoje tem. Por que? Porque o pessoal começou a procurar e a comprar...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 2:31 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
prcg escreveu:
Boa pergunta, mas eu acho que falta lojistas mesmo. É a Sparc que organiza o campeonato de combustão não é??? Poderiamos agitar lá para fazermos um campeonato de eletricos.

Mas será que ia ter um bom número de interessados em participar? Olha aí o campeonato de 19T, que tá quase parando por falta de participantes! Por que o pessoal não vai?

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 2:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
O porque depende de cada um. Eu não participo porque não tenho um motor 19T e tambem não tenho habilidade para corridas desse tipo. Apos arrumar meu auto começarei a treinar.

To dizendo isso a um tempão....desde que inaugurou a pista do Miltão. Quando eu consigo o semi-eixo estora um rolamento, quando eu compro outro rolamento a coroa vai pro saco, quando compro outra coroa quebra outra peça.
Vou tentar arrumar antes do final de semana para ir correr, se não conseguir terei que adiar de novo...
mas acho que ano que vem ja estarei em condiçoes de participar de algum campeonato que não seje muito estraordinario.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 2:48 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Citação:
Acho que os lojistas vendem o que os hobbistas compram


Não é bem assim.... por que os carros são quase todos cinza?

http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/atual.htm

A mesma coisa acontece com nossos modelos....

Se não compensa pro lojista, pode ser a coisa mais linda do mundo, ele vai falar que não presta...

Claro que existem excessões....

Mas eu usaria a frase "Os lojistas vendem o que convencem o hobbista a comprar"

Daí a enorme quantidade de autos glow, em comparação aos elétricos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 3:32 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando escreveu:
Citação:
Acho que os lojistas vendem o que os hobbistas compram


Não é bem assim.... por que os carros são quase todos cinza?

http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/atual.htm

A mesma coisa acontece com nossos modelos....

Se não compensa pro lojista, pode ser a coisa mais linda do mundo, ele vai falar que não presta...

Claro que existem excessões....

Mas eu usaria a frase "Os lojistas vendem o que convencem o hobbista a comprar"

Daí a enorme quantidade de autos glow, em comparação aos elétricos.

Na minha opinião, o lojista vende o que é mais fácil de vender e dá mais lucro, afinal, é pra isso que ele tem o negócio dele. Não vejo nada de errado nisso, ele tem mais é que fazer o melhor pra manter o negócio dele. Maior lucro e menor risco, é o que todo negociante quer. Assim como é mais fácil vender um carro prata do que um vermelho, verde ou amarelo, é mais fácil vender um RC nitro hoje em dia. Se o lojista achar que vender carros elétricos vai dar mais dinheiro, ele vai vender. Mas hoje eles consideram o risco muito alto, pois não vende.

Parece que os carros elétricos ficaram restritos aos modelos baratos, de iniciantes. Muitos começam a brincar de RC com um elétrico, mas quando vão competir passar pra um nitro. E acham absurdo pagar caro num speed sem limite de voltas, num pack "matched" de 3700, num carregador com detecção de pico ou num kit elétrico de competição. Mas vêem como normal pagar caro num kit nitro ou num motorzinho Novarossi. Equipamento de competição custa caro mesmo, e enquanto tivermos essa "cultura" de que elétrico tem que ser "baratinho", nunca teremos uma categoria de competição forte...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 3:50 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 3:21 pm
Mensagens: 204
Localização: Brasília - DF
Christian escreveu:
Fernando escreveu:
Citação:
Acho que os lojistas vendem o que os hobbistas compram


Não é bem assim.... por que os carros são quase todos cinza?

http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/atual.htm

A mesma coisa acontece com nossos modelos....

Se não compensa pro lojista, pode ser a coisa mais linda do mundo, ele vai falar que não presta...

Claro que existem excessões....

Mas eu usaria a frase "Os lojistas vendem o que convencem o hobbista a comprar"

Daí a enorme quantidade de autos glow, em comparação aos elétricos.

Na minha opinião, o lojista vende o que é mais fácil de vender e dá mais lucro, afinal, é pra isso que ele tem o negócio dele. Não vejo nada de errado nisso, ele tem mais é que fazer o melhor pra manter o negócio dele. Maior lucro e menor risco, é o que todo negociante quer. Assim como é mais fácil vender um carro prata do que um vermelho, verde ou amarelo, é mais fácil vender um RC nitro hoje em dia. Se o lojista achar que vender carros elétricos vai dar mais dinheiro, ele vai vender. Mas hoje eles consideram o risco muito alto, pois não vende.

Parece que os carros elétricos ficaram restritos aos modelos baratos, de iniciantes. Muitos começam a brincar de RC com um elétrico, mas quando vão competir passar pra um nitro. E acham absurdo pagar caro num speed sem limite de voltas, num pack "matched" de 3700, num carregador com detecção de pico ou num kit elétrico de competição. Mas vêem como normal pagar caro num kit nitro ou num motorzinho Novarossi. Equipamento de competição custa caro mesmo, e enquanto tivermos essa "cultura" de que elétrico tem que ser "baratinho", nunca teremos uma categoria de competição forte...


Olha eu venho acompanhando essa estória a algum tempo.

Acho que o que poderia ser feito é que alguma associação ou liga se dispusesse a montar um champ de base (com carros RTR mesmo) a exemplo do que o pessoal aqui em brasília tem feito com o campeonato Inferno RTR.
De que adianta? adianta, em primeiro lugar, dar difusão ao hobby. Em segundo lugar que as pessoas que gostam e se identificam, passam a partir para kit mais sofisticados e com isso os lojistas passam a ter mais procura e consequenteme oferecer mais kits e por aeh vai.
Eu estava doido pra comprar um elétrico, mas como aqui tudo caminha para os nitro tive que me adaptar. Não adianta eu querer ficar brincando sozinho com meu filho.
Acho que essa discussão é extremamente válida. E tem mais um detalhe:
Uma pessoa sozinha não vai conseguir ir muito longe mas se vcs se unirem com certeza logo, logo, o paulista de eletrico estará acontecendo!

[]'s


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2005 4:50 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Citação:
Na minha opinião, o lojista vende o que é mais fácil de vender e dá mais lucro, afinal, é pra isso que ele tem o negócio dele. Não vejo nada de errado nisso, ele tem mais é que fazer o melhor pra manter o negócio dele.


Concordo plenamente. E é a conclusão: eles incentivam o mais fácil, e queimam o resto.

Citação:
Parece que os carros elétricos ficaram restritos aos modelos baratos, de iniciantes. Muitos começam a brincar de RC com um elétrico, mas quando vão competir passar pra um nitro. E acham absurdo pagar caro num speed sem limite de voltas, num pack "matched" de 3700, num carregador com detecção de pico ou num kit elétrico de competição


Por que disso? Muito simples. Consideram que, para competir (segundo o que falou o moço da loja), vai gastar X com um auto combustão. Então o pessoal, é claro, não vai querer gastar com um elétrico o mesmo que vai gastar com a tal da "competição séria".


Citação:
Equipamento de competição custa caro mesmo, e enquanto tivermos essa "cultura" de que elétrico tem que ser "baratinho", nunca teremos uma categoria de competição forte...


Esta parte eu discordo em partes (e olha que eu concordei até aqui!!!). Competição é igualdade de equipamento e boa vontade, e não Visa e Mastercard.

Peguemos o Kart: por que os karts não avançam, com suspensões mais complexas, motores com injeção eletrônica e maiores dimensões, freios abs, câmbio semi-automático acionado por borboletas atrás do volante, controle de tração, etc? Porque simplesmente não é o foco dele: categoria de base.

O mesmo pode-se adequar à qualquer coisa, desde uma corrida de bicicletas, passando pelos autos à combustão e nossos elétricos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2005 7:21 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
É Fernando, mas no fim o elétrico está se tornando uma "categoria de base" do RC. Se o cara quiser evoluir, pegar um equipamento pra andar mais forte, TEM que ir pro nitro, pois no elétrico aqui no Brasil não tem opções.

Quando eu quis dizer categoria de competição forte, estava obviamente me referindo à categoria modified. Forte no sentido de desempenho, não de competitividade. Competitividade dá pra ter até em corrida de carrinho puxado com barbante.... :D E olha que eu já fui bom nisso! :lol:

Mas acho que não adianta culpar os lojistas por esta situação.

Sinceramente, se eu tivesse uma loja (de qualquer coisa) pra sobreviver e pagar minhas contas, também ia preferir vender o que tem mais saída e dá mais lucro... Não ia querer arriscar minha grana num produto diferente, a não ser que achasse que ele ia me dar mais lucro que aquele que eu já estou vendendo. Agora falar mal daquilo que não vende, aí já vai da índole de cada um... Também não gosto qdo vou numa loja perguntar de alguma coisa, e o cara fala mal daquilo que eu tô procurando só por que ele não tem pra vender.

Se alguém (lojista, associação, etc), organizasse um campeonato paulista de elétrico, nos moldes do camp. de combustão (várias corridas durante o ano, em diferentes pistas), será que teria gente interessada? Em que categorias, stock, 19T, modified (obviamente estou falando de 1/10 4x4)?

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2005 4:48 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
O negocio é totalmente relativo no capitalismo. porque não tem muito praticantes do rc eletrico??? POrque não tem muita peça de reposição e nem propaganda. ninguem vai investir dinheiro em peças, kits e propaganda se tem poucos praticantes.

Uma coisa leva a outra. uma solução é alguem que tenha um certo poder financeiro investir e comprar uma lote grande eletricos (com kits e peças). E ele tem q investir muito. Com isso o numero de participantes ira aumentar. Só não se sabe o prazo...

Claro ele não pode aplicar lucro de 50%....tem que ser de 5....assim o valor cai bastante aumentando o numero de participantes e tambem os participantes poderão ter mais kits por causa do preço baixo...

O problema é que o lojista visa muito o lucro...(claro faz parte do sistema). Se ele investisse em vender por praço bom as coisas iriam mudar.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2005 8:28 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 7:51 pm
Mensagens: 995
Localização: Santos-SP
OPA, OPA!

OLHA AQUI O CAMPEONATO DE RC ELÉTRICO 2005!

http://www.arcep.com.br/index2.html

TÁ CERTO Q SEMPRE É NO PARANÁ, MAS PARECE Q LÁ EXISTEM MAIS CLUBES DE ELÉTRICOS E UMA TURMA GRANDE TB.. (ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO!)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2005 11:44 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Legal!

Uma curiosidade: os tempos de 2004 da pista:

STOCK Franco, Fabiano (2004) 11,040 s
F. LIVRE Salinet, Flávio (2004) 10,980 s


Stock e F.Livre com uma diferença de 0,060 s ????

Me parece que tem gente gastando à toa pra correr nessa "força livre" :lol:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 17, 2005 6:56 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
prcg escreveu:
O negocio é totalmente relativo no capitalismo. porque não tem muito praticantes do rc eletrico??? POrque não tem muita peça de reposição e nem propaganda. ninguem vai investir dinheiro em peças, kits e propaganda se tem poucos praticantes.

Uma coisa leva a outra. uma solução é alguem que tenha um certo poder financeiro investir e comprar uma lote grande eletricos (com kits e peças). E ele tem q investir muito. Com isso o numero de participantes ira aumentar. Só não se sabe o prazo...

Claro ele não pode aplicar lucro de 50%....tem que ser de 5....assim o valor cai bastante aumentando o numero de participantes e tambem os participantes poderão ter mais kits por causa do preço baixo...

O problema é que o lojista visa muito o lucro...(claro faz parte do sistema). Se ele investisse em vender por praço bom as coisas iriam mudar.

Pelo jeito o hobby pra crescer precisa de alguns "santos", pessoas que invistam muita grana, em produtos que não são muito procurados, e vendam com pouca margem de lucro, pra que a gente possa se divertir... :roll: Bom, o jeito é esperar sentado, até aparecer essa "boa alma"... :wink:

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB