pq ha 15 anos se corre de nitro com fromato de corria internacional......
pq ha 15 se formou um grupo e q após 15 anos ainda existe o q melhorar........
o pessoal do nitro deu tempo pra q as coisas acontecessem.......por exemplo......se vc vai mal numa prova vc tem a segunda prova pra se recuperar e ainda assim um exame.......tem 3 chances pra passar com média minima........
se em um ano houve um campeonato horrivel, pelo bom senso deveriamos aguardar algo de nivel médio para daki 2 anos......no entanto se uma etapa de um campeonato é um fracasso isso se torna motivo para q abandonem, ao invés de persistirem para q no proximo ano, ou ainda no outro somente, se atinja um ideal.........
ano passado o campeonato paulsita de nitro foi o pior de todos os tempos, embora houvesse um empenho sobrehumano da diretoria, foi simplesmente desastroso, a começar pelo fato de ter chovido em metade do campeonato, o q acabou decidindo corrida na tomada de tempo........nem por isso neste ano deixou de ter um paulista de superioridade imensurável, o q eu aposto q não ocorreria no eletrico se fossem invertidos os papéis.......
falando em inversão de papéis, 1/10 4x4 existe ha mto mais tempo de 1/10 nitro, so por referencia cronologica, já existiram 4 mundiais de 1/10 eletrico e apenas 1 de nitro......no entanto, bastaram 4 anos para q o 1/10 nitro tornasse a maior categoria do brasil, coisa q em 2000 pertencia ao rc eletrico q simplesmente acabou devido ao fim de uma pista.......eu nem mesmo participava desse grupo, mas sei q tinha corridas com dezenas de pilotos.......
pq com o fim da riverside td mundo largou ao inves de juntar-se e buscar um novo espaço para a pratica???
faltou tanta iniciativa q o nome riverside foi cedido para q se torna-se uma associação, q organizava corridas de nitro e nada de eletrico......
existem outros fatores q despertam maior paixão pelo nitro......barulho, velocidade, pistas como do carrefour e sto andre.......onde ha pelo menos 3 anos circula gente vendo basicamente carros a combustão......
é impossivel negar q alguem quer akilo q os outros tem........o rc eletrico nunca teve um espaço aberto desta maneira, a riverside era uma psita fechada, a lemans tb é........enquanto q o carrefour e sto andré não são......quem passa na rua vê, quem vai fazer compras idem.......
mtas outras coisas devem ser levadas em conta.......o nitro existe aqui ha 20 anos.......em 1987 esteve campeão mundial de 1/8 aqui......ja teve workshops com piloto renomado ha 8 anos atrás (alberto picco).....ano passado teve um campeonato mundial.........
tem mto chão pro rc eletrico percorrer............vamos dizer q tem metade do tempo q o nitro tem aqui, porém, não caminhou metade do caminho q o nitro percorreu, e por ter aparecido depois do nitro, poderia ter caminhado sem cometer os mesmos erros q foram cometidos no nitro.........infelizmente a coisa não aconteceu assim.......
no nitro tb existem mais pessoas com um compromisso com a performance e não com o lazer, o q acaba criando e elevando a competitividade...........rola stress, rola e demais, eu mesmo me descabelo em dia de corrida sendo preparador do piloto marcos mayer, porém basta terminar uma corrida com um trabalho bem feito, não rpecisa nem vencer, apenas ser reconhecido e saber q tinha condições de andar na ponta, já é uma satisfação pra quem busca no r/c superar limites........
é uma coisa mto dificil de explicar, mas q por exemplo uma imagem pode definir td, como caras de 30, 40 anos descerem do palanque chorando após uma vitória, um pai se matar com o filho durante o final de semana e finalmente um abraço pra selar o fim de uma corrida vitoriosa.......é vc pensar 1 mes inteiro como seu adversario arrancou 1 segundos ao longo de 5 minutos na ultima corrida, começar final de semana virando 20 segundos numa pista e terminar o domingo virando 18......
é esse aspecto q eu não vejo no r/c eletrico por aqui......é majoritariamente um lazer.......de maneira algum eu recrimino esse tipo de coisa, afinal existe o entusiasta e o fanático por r/c.......
mas como estamos falando de um campeonato paulista, essencialmente competição e q so pelo nome já nos tras a mente o campeonato mais forte do país, é de mais fanatismo q se precisa......
no nitro esse fanatismo se deixa transparecer na pista, e pra quem olha isso de fora é simplesmente um mundo fantastico, uma formula 1 ao alcance das mãos e do bolso (de poucos, infelizmente)......
não quero q ninguem feche a cara por não ter vencido, ou q bata nos outros por causa de corrida de carrinho.......
se apenas numa corrida cada um seja pra si e busque a vitória de todas as formas, as coisas se tornam diferentes......
não sei se a palavra é certa, mas o r/c eletrico tem um toque de comodismo no q diz respeito a competitividade, a tentar um pouco mais, a desenvolver, etc......
canso de ouvir q motor X é melhor, q carro Y é mais no chão, isso não existe, cada um é um e deve ser preparado e utilizado da forma correta, pode ser q essa forma correta seja mais facil para um ou mais dificil para o outro, mas é inevitavel q o homem se adapte a maquina, pois esta jamais se adapta a nada, quem me dera num dia ruim meu carro notasse q eu estava errando numa curva e passasse a faze-la corretamente ainda q eu errasse insistentemente.......
agora para se adaptar a maquina é preciso mais do q qqer coisa empenho em faze-lo.......vocação e talento é importante, é, mas nada q há prática não supere.......sempre haverá alguem q faça algo funcionar 2 vezes mais rapido q vc, mas isso não é motivo para q vc se contente em ficar pra tras, então treine em dobro, ou o triplo, somente faça por onde chegar na frente.......
qdo isso entrar na cabeça de mais de 50% da galera q corre de r/c, um paulista de eletrico será simples consequencia, virá naturalmente.......
se demorou 20 anos pra ser assim no nitro, e olhem q é mto, mas mto inferior ao cenário internacional, não será nesse ano nem no ano q vem q acontecerá com o r/c eletrico.........so é preciso q quem ja esta na brincadeira mude um pouquinho de postura e q quem entre na brincadeira adquira esse espirito.......
_________________ Cesar Salvadori
Yokomo | LRP | Integy | Team Orion | Ko Propo
|