RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 9:48 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 10:30 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Tem, alguem sabendo de alguma coisa ? Qeu eu saiba o eletrico off ta extinto a alguns anos, pelo menos aqui em SP.... infelizmente.

Ta rolando em algum lugar ?

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 12:13 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Guto, infelizmente o off-road elétrico no Brasil parece estar "morto" mesmo. Elétrico em geral já é minoria nas pistas, mas os off-road são praticamente inexistentes. Quem tem, tem modelos antigos guardados na prateleira de casa.

Competições, então, nem se fala. Desde que entrei no RC (a uns 4 anos), nunca vi nem ouvi falar de competição de off-road elétrico no Brasil. Na extinta pista do Sarkis acho que ainda deviam aparecer alguns elétricos, mas ela já fechou a uns 2 anos. E as pistas de off de hoje são muito mais voltadas para os buggys 1/8, com retas longas, jumps altos, etc.

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 12:24 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Christian escreveu:
Guto, infelizmente o off-road elétrico no Brasil parece estar "morto" mesmo. Elétrico em geral já é minoria nas pistas, mas os off-road são praticamente inexistentes. Quem tem, tem modelos antigos guardados na prateleira de casa.

Competições, então, nem se fala. Desde que entrei no RC (a uns 4 anos), nunca vi nem ouvi falar de competição de off-road elétrico no Brasil. Na extinta pista do Sarkis acho que ainda deviam aparecer alguns elétricos, mas ela já fechou a uns 2 anos. E as pistas de off de hoje são muito mais voltadas para os buggys 1/8, com retas longas, jumps altos, etc.


Pois é, isso é o que eu imaginei, cheguei a andar de eletrico no sarkis mas a pista era grande demais, que eu saiba as pistas de eletricos que tinham por aqui (Club Off Road, Off Roaders, Japan) fecharam a anos atras, tomei um susto quando o Galdi me falou que tava rolando até campeonato !? So não descobri ainda onde....

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Fev 14, 2006 11:45 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
eu acho que é só organizar....

"se você construir, eles virão" :lol: :lol: :lol:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 22, 2006 11:04 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
bruno_racer escreveu:
eu acho que é só organizar....

"se você construir, eles virão" :lol: :lol: :lol:


falar é facil, quero ver alguem montar uma pista... o problema sempre são as pistas...

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 12:54 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 26, 2005 10:36 pm
Mensagens: 1619
Localização: Rio de Janeiro/Brasil
Um auto off eletrico rende bem?


Acho que o carro Off té preciso ter uma relação curta " + torque" -> menos velocidade.


como que deve ser o esquema?

eu ja tive um auto off Schumacher acho que era Evo...algo assim todo em fibra..bem interessante o carro..andava aqui na praça do condominio... mas para o carro subir umas rampas era preciso diminuir a relçao .... ou uma maneira um pouco mais razoavel...é botar um motor modified..mas a bateria vai para o saco rapido rapido.

Deve ser por isso que o Off Elétrico é tao fraco..

abração

_________________
NA TERRA E NO MAR.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 7:12 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Carros off-road usam relação mais curta sim, pois precisam de mais torque que velocidade final. Além disso, em geral usa-se motores mais fracos que nos on-road. Mas num off-road, as baterias duram mais que num on-road. O seu devia acabar rápido a bateria pq tava com relação errada, forçando o motor.

A falta de popularidade do off-road elétrico aqui deve-se a outros fatores. Uma, a própria falta de popularidade do elétrico em geral, que perdeu muito espaço pros nitro. E a outra, a falta de pistas e campeonatos da caterogia. Agora só não sei o que veio primeiro: a falta de praticantes, ou a falta de pistas...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 3:16 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Foi a falta de pistas... em 91 chegamos a ter 5 categorias (stock, modified, rally, truck e 4x4) no paulista , totalizando mais de 40 carros em algumas etapas...

Mas as pistas de SP fecharam, ainda insisti e corri 1 ano e meio em campinas, aí caiu muito. Depois disso nunca mais rolou legal.

Pra voce ter uma ideia, uma truck eletrica com modified numa pista de media pra travada engole uma GT a combustão. Os eletricos off andam muito bem imagino como deve ser o rendimento agora com essas baterias modernas, os carros devem ser uns canhões...

Quando for mais bem sucedido na vida ainda terei minha pistinha de off eletrico, sou apaixonado pela categoria.

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 3:46 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Mas por que as pistas fecharam, se a categoria era tão popular assim? Será que o movimento não caiu primeiro (deve ter coincidido com a alta do dólar, que era 1:1 e mais que dobrou de valor), e depois as pistas fecharam, por falta de praticantes? E qdo o dólar baixou, quem se organizou melhor e atraiu os hobbistas foram as categorias nitro...

Acho que um dos maiores problemas hoje pro elétrico é que falta organização e união na categoria (seja de hobbistas, de lojistas ou importadores). As categorias de RC que funcionam no Brasil (combustão on-road e off-road) têm pessoas dedicadas por trás da organização dos campeonatos. Sem falar que os hobbistas participam, mesmo os campeonatos não sendo perfeitos. No elétrico, as poucas tentativas de se organizar campeonatos acabam com 3 ou 4 praticantes. Não há categoria que se sustente assim...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 6:32 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Christian escreveu:
Mas por que as pistas fecharam, se a categoria era tão popular assim? Será que o movimento não caiu primeiro (deve ter coincidido com a alta do dólar, que era 1:1 e mais que dobrou de valor), e depois as pistas fecharam, por falta de praticantes? E qdo o dólar baixou, quem se organizou melhor e atraiu os hobbistas foram as categorias nitro...

Acho que um dos maiores problemas hoje pro elétrico é que falta organização e união na categoria (seja de hobbistas, de lojistas ou importadores). As categorias de RC que funcionam no Brasil (combustão on-road e off-road) têm pessoas dedicadas por trás da organização dos campeonatos. Sem falar que os hobbistas participam, mesmo os campeonatos não sendo perfeitos. No elétrico, as poucas tentativas de se organizar campeonatos acabam com 3 ou 4 praticantes. Não há categoria que se sustente assim...


Não, vou te contar porque deu zica.

A pista que itnhamos quando comecei a andar era o Club Off road, uma pista descoberta, localizada na Granja Viana, o ~esquema era, um terreno que estava parado no fundo da casa do cara ele meio que arrendou, montou um traçado fixo, um palanque de madeira, carregavamos as baterias nos propiros automoveis, ou seja, um esquema rustico de baixa manutenção que funcionava muito bem, o custo pro dono da pista era baixo, ele vendia um sanduiche que a esposa dele fazia no dia da corrida e todo mundo se divertia.

Depois de 1 ano nessa pintou um cidadão que achou que dava pra profissionalizar a coisa, locou um terreno na Luiz Dumont Vilares, construiu um tanque com terra, arquibancanda, alugou uma estrutura tubular e fez uma cobertura, tinha palanque de alvenaria, boxes com fontes... Naturalmente depois de uns 6 meses a pista da Granja fechou porque era muito mais pratico ir no morumbi do que na granja, numa pista coberta e etc... tudo lindo... só que a infra estrutura era muito cara, e no começo a pista foi mantida por socios com grana que não se incomodaram em pagar pra ter a estrutura... porem depois de um ano, os socios com grana começaram a se aborrecer de ter que bancar a estrutura (que começou a pesar no bolso) e, pra encurtar a historia a pista virou um futebol society.

Já vi uma meia duzia de pistas fecharem aqui em SP por causa disso, alguem resolve fazer uma mega estrutura linda, e depois de um tempo qquebra pois o hobby não comporta.

Acho a mega estrutura linda, porem completamente inviavel para a nossa realidade atual do hobby, tanto que as pistas que sobrevivem tem 1 coisa em comum, CUSTO DE MANUTEÇÃO BAIXO. Posso citar o nome de umas 10 pistas que conheci em Sp nesses ultimos 15 anos, e a historia sempre se repete...

O hobby está e sempre estará sujeito a altos e baixos, e ainda não foi espalhado o suficiente para que nos periodos de baixos uma estrutura pesada seja mantida.

A historia da união dos pilotos é linda, mas na pratica não funciona, a coisa só anda quando alguem resolve encarar o rojão de abrir e sustentar um pista, por isso, concordando ou discordando da filosofia, eu pelo menos respeito muito os donos de pistas e mantenedores como o Miltão , o Marcos, (pessoal da AARC do ABC) e etc... se não fosse por eles a gente estaria aqui discutindo com os carros na estante...

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 23, 2006 9:56 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 26, 2005 10:36 pm
Mensagens: 1619
Localização: Rio de Janeiro/Brasil
Esse carros Off elétrico nao rola em pista de combustao/?

_________________
NA TERRA E NO MAR.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 24, 2006 6:55 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Guto Vighi escreveu:
Christian escreveu:
Mas por que as pistas fecharam, se a categoria era tão popular assim? Será que o movimento não caiu primeiro (deve ter coincidido com a alta do dólar, que era 1:1 e mais que dobrou de valor), e depois as pistas fecharam, por falta de praticantes? E qdo o dólar baixou, quem se organizou melhor e atraiu os hobbistas foram as categorias nitro...

Acho que um dos maiores problemas hoje pro elétrico é que falta organização e união na categoria (seja de hobbistas, de lojistas ou importadores). As categorias de RC que funcionam no Brasil (combustão on-road e off-road) têm pessoas dedicadas por trás da organização dos campeonatos. Sem falar que os hobbistas participam, mesmo os campeonatos não sendo perfeitos. No elétrico, as poucas tentativas de se organizar campeonatos acabam com 3 ou 4 praticantes. Não há categoria que se sustente assim...


Não, vou te contar porque deu zica.

A pista que itnhamos quando comecei a andar era o Club Off road, uma pista descoberta, localizada na Granja Viana, o ~esquema era, um terreno que estava parado no fundo da casa do cara ele meio que arrendou, montou um traçado fixo, um palanque de madeira, carregavamos as baterias nos propiros automoveis, ou seja, um esquema rustico de baixa manutenção que funcionava muito bem, o custo pro dono da pista era baixo, ele vendia um sanduiche que a esposa dele fazia no dia da corrida e todo mundo se divertia.

Depois de 1 ano nessa pintou um cidadão que achou que dava pra profissionalizar a coisa, locou um terreno na Luiz Dumont Vilares, construiu um tanque com terra, arquibancanda, alugou uma estrutura tubular e fez uma cobertura, tinha palanque de alvenaria, boxes com fontes... Naturalmente depois de uns 6 meses a pista da Granja fechou porque era muito mais pratico ir no morumbi do que na granja, numa pista coberta e etc... tudo lindo... só que a infra estrutura era muito cara, e no começo a pista foi mantida por socios com grana que não se incomodaram em pagar pra ter a estrutura... porem depois de um ano, os socios com grana começaram a se aborrecer de ter que bancar a estrutura (que começou a pesar no bolso) e, pra encurtar a historia a pista virou um futebol society.

Já vi uma meia duzia de pistas fecharem aqui em SP por causa disso, alguem resolve fazer uma mega estrutura linda, e depois de um tempo qquebra pois o hobby não comporta.

Acho a mega estrutura linda, porem completamente inviavel para a nossa realidade atual do hobby, tanto que as pistas que sobrevivem tem 1 coisa em comum, CUSTO DE MANUTEÇÃO BAIXO. Posso citar o nome de umas 10 pistas que conheci em Sp nesses ultimos 15 anos, e a historia sempre se repete...

O hobby está e sempre estará sujeito a altos e baixos, e ainda não foi espalhado o suficiente para que nos periodos de baixos uma estrutura pesada seja mantida.

A historia da união dos pilotos é linda, mas na pratica não funciona, a coisa só anda quando alguem resolve encarar o rojão de abrir e sustentar um pista, por isso, concordando ou discordando da filosofia, eu pelo menos respeito muito os donos de pistas e mantenedores como o Miltão , o Marcos, (pessoal da AARC do ABC) e etc... se não fosse por eles a gente estaria aqui discutindo com os carros na estante...


Interessante esse seu ponto de vista em relação às pistas. Em geral, qdo se discute esse tema nos fórums, o que mais se vê é gente querendo pistas com "megaestrutura" (palanque, box, compressor, tomadas 110 e 12V, lanchonete, banheiro, etc, etc), e criticando pistas que não tenham tudo isso... E esse é um ponto que eu já citei em outro fórum: as pessoas querem pistas que têm um alto custo de montagem e manutenção, mas ninguém está disposto a pagar por isso!

A "união" dos pilotos funciona sim, quando existe. Muitas pistas lá fora e algumas aqui no Brasil são mantidas por associações de pilotos (como Sto. André, Jundiaí, Tatuapé, S. José). É claro que em geral existe um pequeno grupo, ou mesmo uma só pessoa, que carrega a maior parte do fardo nas costas, alguns poucos que ajudam, e outros tantos que pagam uma mensalidade ou anuidade pro clube, mas têm funcionado razoavelmente bem para estas pistas.

Mas são pistas sem uma infra-estrutura cara, e não vejo como ser de outro jeito, pra pistas mantidas com trabalho voluntário e sem fins lucrativos. Pistas com "megaestrutura" só serão viáveis se um dia o hobby se expandir muito e gerar algum interesse comercial. A pista em si não dá lucro, mas a loja da pista pode dar. Mas sempre vai existir o risco de acontecer o que aconteceu nessa história que vc contou: abre uma pista melhor, o pessoa abondona a pista de "baixo custo", e depois de um tempo a pista nova fecha, pelo alto custo.

Mas acho curioso como o fechamento de uma pista pode praticamente acabar com uma categoria de RC no Brasil... Prova de que o hobby é mesmo um mercado muito instável.

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 24, 2006 1:21 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Out 31, 2005 1:14 am
Mensagens: 342
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro - RJ
Eu tenho pouco tempo de hobby, comecei em julho de 2005.

Aqui no rio vivemos estas situacoes citadas por vcs, temos uma puta pista (eu nunca fui la, mas vou correr o carioca esse ano la) o Sitio Rodeo Drive, so q o atual dono caga e anda pro hobby e depender de um cara q so deixa andar pagando aluguel (alto para um final de seman) e andar so 6x no ano nao rola, assim, com muita luta, conseguimos um espaco no estacionamento do wall mart e montamos uma pista desmontavel com mangueiras de incendio e agora ja temos palanque e passamos a usar uma fita adesiva no asfalta para demarcar a pista substituindo as mangueiras.

A pista nao tem infraestrutura nenhuma, nao tem tomada 110 / 12v, nao tem compressor de ar, nao tem nada (perto da pista do CEBOLÃO) ali nao tem nada é so um asfalto com fita no chao e um palanque, mas é o unico lugar q temos para andar todos os finais de semana, muitos comecaram no hobby ali na pista, outros voltaram pq so tem ali para andar e o sitio fica bem longe.

Uns nao andam la pq falam q estacionamento nao é pista, tudo bem nao é, mas é o unico lugar q temos, infelizmente no hobby tem muita "estrelinha" q prefere ficar com o carro na estante doq ir num estacionamento dar umas voltas e conversar com os amigos e fazer novos amigos.

Infelizmente, para nosso hobby, quem tem mais se acha estrela e nao ajuda a mudar nada e so fica criticando, depois q a coisa cresce aparece para falar mierda do trabalho dos outros.

chega q ja falei demais....

e como eu falo para meus amigos

"...PARA QUEM NAO TEM NADA, A METADE JA É O DOBRO..."

_________________
Flavio Costa
RC12L3

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 24, 2006 3:34 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
O difícil mesmo no caso das pistas é que construir uma dá trabalho e/ou custa caro, por isso precisa de mais gente envolvida. E conciliar os valores e interesses de qualquer grupo de pessoas é sempre complicado (quem já foi em reunião de condomínio, sabe bem do que eu estou falando :roll: ). Cada um tem sua maneira de pensar (e um tamanho de bolso), e não acho que exista certo e errado.

Tem gente que prefere pagar relativamente caro (R$ 20, 30, 50, etc por dia) pra andar numa pista boa, com infra-estrutura, e sem ter que meter a mão na massa (montar, limpar, etc). Tem outros que preferem arregaçar as mangas e aproveitar um espaço gratuito, transformando-o numa pista improvisada. E tem gente que fica no meio-termo. Mas é praticamente impossível conciliar os interesses de todo mundo, por isso parece que sempre tem gente reclamando das pistas.

Se alguém com grana faz uma pista legal e quer cobrar por isso, pra ter algum lucro ou pelo menos recuperar a grana investida, tem gente que fala que é caro e não vai. Se montam uma pista improvisada, em que não se paga nada pra andar, tem gente que reclama que não tem nada na pista e não vai. :roll:

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 24, 2006 7:53 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
fum4ditos escreveu:
Esse carros Off elétrico nao rola em pista de combustao/?


As pistas de combustão que temos no estado (na cidade ja não tem mais nenhuma, as mais proximas são Jundiaí e Mairiporã fizeram uma no Jaragua mas ach oque ta meio abandonada) foram feitas pra os 1/8 combustão, e ficam grandes demais pra andar de eletrico.

fora o fato de serem em outra cidade.

Mudando de assunto,

Pois é Christian, agora voce entendeu do que estu falando, por isso acho que o mais simples é se adaptar a realidade de pista que se tem disponivel, e pensar 2 vezes antes de criticar algo que esteja funcionando, porque pelo menos existe pista de alguma coisa pra gente andar.

Mas que quando eu der certo na vida vou fazer minha pistinha de off eletrico eu vou... 8)

_________________
http://www.gutovighi.com
http://www.g2miniaturas.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB