Guto Vighi escreveu:
Christian escreveu:
Mas por que as pistas fecharam, se a categoria era tão popular assim? Será que o movimento não caiu primeiro (deve ter coincidido com a alta do dólar, que era 1:1 e mais que dobrou de valor), e depois as pistas fecharam, por falta de praticantes? E qdo o dólar baixou, quem se organizou melhor e atraiu os hobbistas foram as categorias nitro...
Acho que um dos maiores problemas hoje pro elétrico é que falta organização e união na categoria (seja de hobbistas, de lojistas ou importadores). As categorias de RC que funcionam no Brasil (combustão on-road e off-road) têm pessoas dedicadas por trás da organização dos campeonatos. Sem falar que os hobbistas participam, mesmo os campeonatos não sendo perfeitos. No elétrico, as poucas tentativas de se organizar campeonatos acabam com 3 ou 4 praticantes. Não há categoria que se sustente assim...
Não, vou te contar porque deu zica.
A pista que itnhamos quando comecei a andar era o Club Off road, uma pista descoberta, localizada na Granja Viana, o ~esquema era, um terreno que estava parado no fundo da casa do cara ele meio que arrendou, montou um traçado fixo, um palanque de madeira, carregavamos as baterias nos propiros automoveis, ou seja, um esquema rustico de baixa manutenção que funcionava muito bem, o custo pro dono da pista era baixo, ele vendia um sanduiche que a esposa dele fazia no dia da corrida e todo mundo se divertia.
Depois de 1 ano nessa pintou um cidadão que achou que dava pra profissionalizar a coisa, locou um terreno na Luiz Dumont Vilares, construiu um tanque com terra, arquibancanda, alugou uma estrutura tubular e fez uma cobertura, tinha palanque de alvenaria, boxes com fontes... Naturalmente depois de uns 6 meses a pista da Granja fechou porque era muito mais pratico ir no morumbi do que na granja, numa pista coberta e etc... tudo lindo... só que a infra estrutura era muito cara, e no começo a pista foi mantida por socios com grana que não se incomodaram em pagar pra ter a estrutura... porem depois de um ano, os socios com grana começaram a se aborrecer de ter que bancar a estrutura (que começou a pesar no bolso) e, pra encurtar a historia a pista virou um futebol society.
Já vi uma meia duzia de pistas fecharem aqui em SP por causa disso, alguem resolve fazer uma mega estrutura linda, e depois de um tempo qquebra pois o hobby não comporta.
Acho a mega estrutura linda, porem completamente inviavel para a nossa realidade atual do hobby, tanto que as pistas que sobrevivem tem 1 coisa em comum, CUSTO DE MANUTEÇÃO BAIXO. Posso citar o nome de umas 10 pistas que conheci em Sp nesses ultimos 15 anos, e a historia sempre se repete...
O hobby está e sempre estará sujeito a altos e baixos, e ainda não foi espalhado o suficiente para que nos periodos de baixos uma estrutura pesada seja mantida.
A historia da união dos pilotos é linda, mas na pratica não funciona, a coisa só anda quando alguem resolve encarar o rojão de abrir e sustentar um pista, por isso, concordando ou discordando da filosofia, eu pelo menos respeito muito os donos de pistas e mantenedores como o Miltão , o Marcos, (pessoal da AARC do ABC) e etc... se não fosse por eles a gente estaria aqui discutindo com os carros na estante...
Interessante esse seu ponto de vista em relação às pistas. Em geral, qdo se discute esse tema nos fórums, o que mais se vê é gente querendo pistas com "megaestrutura" (palanque, box, compressor, tomadas 110 e 12V, lanchonete, banheiro, etc, etc), e criticando pistas que não tenham tudo isso... E esse é um ponto que eu já citei em outro fórum: as pessoas querem pistas que têm um alto custo de montagem e manutenção, mas ninguém está disposto a pagar por isso!
A "união" dos pilotos funciona sim, quando existe. Muitas pistas lá fora e algumas aqui no Brasil são mantidas por associações de pilotos (como Sto. André, Jundiaí, Tatuapé, S. José). É claro que em geral existe um pequeno grupo, ou mesmo uma só pessoa, que carrega a maior parte do fardo nas costas, alguns poucos que ajudam, e outros tantos que pagam uma mensalidade ou anuidade pro clube, mas têm funcionado razoavelmente bem para estas pistas.
Mas são pistas sem uma infra-estrutura cara, e não vejo como ser de outro jeito, pra pistas mantidas com trabalho voluntário e sem fins lucrativos. Pistas com "megaestrutura" só serão viáveis se um dia o hobby se expandir muito e gerar algum interesse comercial. A pista em si não dá lucro, mas a loja da pista pode dar. Mas sempre vai existir o risco de acontecer o que aconteceu nessa história que vc contou: abre uma pista melhor, o pessoa abondona a pista de "baixo custo", e depois de um tempo a pista nova fecha, pelo alto custo.
Mas acho curioso como o fechamento de uma pista pode praticamente acabar com uma categoria de RC no Brasil... Prova de que o hobby é mesmo um mercado muito instável.